metas para realizar em 2018 (ou: por que ter sonhos?)

sonhos para realizar em 2018

o tema do detalhes dessa semana não foi fácil. sonhos para realizar em 2018. como assim? que tipo de sonhos? o que é sonhar? honestamente falando, não sei se posso dizer que ainda quero ter sonhos nesse mundo. sim, eu sei como isso pode parecer estranho para quem vê de fora – uma visão meio acomodada da vida -, mas é que eu não vejo mais graça em sonhar, sabe?

teve um tempo da minha vida que eu passava o dia inteiro sonhando acordada, fazendo listas e mais listas de coisas que eu queria realizar e mais um monte de outras que eu queria fazer. cheguei até a escrever uma lista do tipo ‘30 antes dos 30‘, que não só falhei em cumprir, como também abandonei por completo.

‘puxa, Maki, você tá dizendo que sonhar é ruim?‘ depende. que tipo de sonho? se for pra ficar imaginando um milhão de coisas e uma vida diferente, não, obrigada. prefiro manter os pés no chão e pensar de forma mais objetiva sobre o que é necessário. talvez, por isso mesmo, eu prefira não ter sonhos para realizar em 2018.

o que me fez pensar que eu também não consigo dizer exatamente o que eu quero fazer esse ano, porque eu não sei o que é necessário. ixi, que confuso! como eu posso definir o que fazer, se não sei o que me vai ser pedido nesses 12 meses?

ainda assim… talvez eu consiga colocar em palavras algumas coisas que vou correr atrás de cumprir esse ano. se são sonhos ou não, eu não sei, mas pelo menos são guias que me vão me ajudar à chegar na meta e serão ferramentas pra minha meta, que eu prometi não mudar mais.

1.colocar mais carinho no blog

eu sei que já tem muito carinho por aqui. você me fala isso todos os dias, e o meu coração fica todo se engraçando quando eu recebo um elogio seu. mas, sabe, eu tenho percebido que dá pra ir além do que eu tô indo e colocar mais da minha meta (aquela de cuidar, de amar, de entregar pra vocês uma visão verdadeira da vida) no que eu faço por aqui. dá pra dar aquele passinho extra, sabe? eu me dedico muito ao blog, mas tem aquele passo de acreditar que o que eu faço é importante, e que tá meio em falta. dá pra fazer, eu consigo e eu sei que você precisa disso também, né?

2.voltar a estudar

pode ser ukulele (que eu abandonei, tadinho). pode ser o coreano, que eu tanto sinto vontade de aprender. pode ser o francês, que eu perdi a prática. pode ser a como escrever melhor ou até alguma coisa relacionada a produção de conteúdo pra internet. mas eu quero me capacitar mais e entender melhor o que as pessoas precisam e como eu posso usar tudo o que eu tenho como ferramenta pra meta, sabe? ah, e eu sei que o infinistante, o clube do livro que eu criei com a Mel e a Lominha, vai me ajudar muito com isso. ler também é estudar, é entender o mundo, e isso é muito legal.

sonhos para realizar em 2018

3.servir

vale colocar uma coisa tão abstrata assim como um sonho a ser realizado? mas, sei lá. sabe essa coisa que eu falei de entender o que vai ser preciso, pra daí fazer? então. eu quero colocar na prática o servir. eu quero entender como eu posso ser útil, como eu posso ajudar e o que é preciso pra alcançar a minha meta. mas eu só consigo isso, se eu praticar tudo o que eu já comentei aqui: eu preciso me colocar disponível pra saber o que você aí do outro lado tá precisando ler, entende? ou o que a minha chefe precisa pra ficar bem. servir. servir servir servir. acho que isso é o que eu mais quero esse ano.

eu falei aqui num outro posto que o meu maior desejo pra 2018 é encher o mundo de amor. isso continua valendo. e eu me comprometo também a usar cada uma dessas metas com esse propósito, que é único, sabe? não sei, posso estar filosofando demais em cima de uma coisa tão simples, mas eu fico pensando que talvez o melhor a fazer não seja planejar tanto as coisas, mas só seguir o fluxo, segundo o nosso propósito. fixa o foco lá e vai olhando pra tudo que aparece com carinho, tentando entender se entra ou não no que a gente estabeleceu como A Coisa Mais Importante™, tomando as decisões a partir daí.

parece complexo, mas só porque a gente tem essa mania de complicar as coisas. na verdade é muito fácil. é, acho que esses 3 pontos são o suficiente pra me ajudarem esse ano como um guia pro que eu sei que vai deixar o meu coraçãozinho em paz.

me conta, o que você quer pra 2018? 

este post faz parte do projeto detalhes, uma blogagem criativa criada por desancorando + sernaiotto +serendipity  saiba mais sobre o projeto clicando aqui e confira os posts já publicados aqui.

projeto detalhes novo

8 comentários

  1. Maki, com o tempo, desenvolvi a mesma visão em relação aos sonhos, não consigo direito explicar porquê parei de “sonhar”, mas consegui me identificar com o que você escreveu! Pra 2018 eu coloquei mais coisas como metas, mas nada complicado de conseguir, coisas que eu pudesse realizar e me desenvolver mais como uma pessoa melhor. Espero no fim do ano um post contando como foi a realização dessas metas hahaha

    1. Maki respondeu Jessica Lorena

      pode deixar, Jessica! vou fazer isso, sim! ♥

  2. Brenda Milene comentou:

    Eu nunca pensei dessa forma: ” ficar planejando um milhão de coisas e não sair do lugar”. Isso é realmente um ponto que precisamos saber diferenciar porque sonhar é bom, mas não adianta se não corremos atrás do que desejamos.
    O post me levou a pensar coisas que eu nunca pensei, de um ponto diferente. Foi maravilhoso!!!!!!!!!!! O seu blog é tão fantástico. Você está no caminho certo e vai conseguir chegar onde deseja!!!

    1. Maki respondeu Brenda Milene

      aaaaaa como você é fofa, Brenda! brigada por esse comentário incrível. e é isso mesmo, sabe? o objetivo do blog é fazer você olhar pras coisas de um jeito diferente ♥

  3. Esse blog é certamente o lugar mais cheio de amor da internet, e tenho certeza que você vai conseguir realizar todas as suas metas <3

    1. Maki respondeu Wanila goularte

      afe, Wan ♥ você é muito maravilhosa, sério!

  4. Silmara comentou:

    Gostei do tom realista do seu texto! Eu ainda gosto de criar lista, não necessariamente sonhos, mas coisas práticas que tornam a minha vida melhor e até de outras pessoas. Tenho alguns itens a cumprir, que vão melhorar muito a minha vida. O que coloco como prioridade é dar mais atenção as pessoas que amo. Preciso mostrar que dou valor a elas, muitas vezes fico pensando, com saudades e guardo para mim, deixando que a correria do cotidiano sirva como obstáculo. Preciso mesmo melhorar neste aspecto. Um abraço!!!

    1. Maki respondeu Silmara

      boa, Silmara. tenho certeza que você vai conseguir, porque amor nunca é demais, né?

deixe seu comentário