cotidiano

bom, é isso! chegamos na última semana desse projeto incrível sobre rotinas e o último tema foi como criar hábitos e mantê-los. sabe o que eu acho mais legal? que é tudo tão bem relacionado que eu nem sei o que é só rotina, o que é só hábito, mas tenho certeza que uma coisa não funciona sem a outra.

como criar hábitos

então, sem mais delongas… vem comigo!

como criar hábitos?

antes de mais nada, acho que vale a gente lembrar uma coisa básica, que é: o que é um hábito? daí, eu fui lá na internet e achei essa definição aqui, no Wikipédia mesmo:

um hábito é uma rotina de comportamento que se repete regularmente e tende a ocorrer subconscientemente.

quer dizer, é aquele comportamento que você, muitas vezes, faz sem pensar muito. é uma coisa que já é tão comum pra você, que você pensa mais. tipo escovar os dentes depois de acordar ou passar sabonete no corpo no banho.

sabe, eu já li muito sobre esse assunto (o livro mais recente e queridinho do momento é Mude seus horários, mude sua vida) e sigo achando que é um dos meus preferidos de todos os tempos. a questão é que tudo, tudo mesmo, sempre volta pra uma mesma pergunta:

pra quê você quer fazer isso?

quando a gente fala de hábitos, a gente sempre pensa no resultado ao invés da motivação. eu sei, parece que as duas coisas são uma só, mas não são. normalmente, o resultado é algo que você vê e sente com os seus sentidos, diferente da motivação, que é algo que vem de dentro. é a essência dos seus atos.

é o porquê mesmo. a sua razão maior, entende? então, se você pensa, por exemplo, que parar de fumar vai ser bom pra sua saúde e por isso você quer parar, você tá pensando no resultado e não na motivação. por que você acredita que precisa parar de fumar? isso é algo que você quer mesmo?

dei um exemplo que é bem escancarado, mas muita gente continua fumando porque tem uma motivação pra isso (elas falam que ajuda a desestressar, por exemplo), e o resultado, sozinho, não sustenta uma mudança de hábito.

então, por quê? por que você quer ser mais produtiva, começar a comer melhor ou até fazer mais exercícios?

o que me faz chegar numa segunda pergunta, que é: como esse hábito reverbera no todo?

outra coisa que passa despercebida é como a gente pensa nos hábitos como ações isoladas. você, por exemplo, pensa em acordar às 05h da manhã sem pensar que isso pode não ser o ideal pra pessoa que dorme com você. ou, você tem o costume de olhar as redes sociais o tempo inteiro (o que é considerado um hábito ruim), mas não pensa em como isso afeta as pessoas que trabalham com você ou a qualidade da sua entrega.

e, ó, tem zero julgamentos aqui, viu? o que eu tô querendo dizer é que a gente olha pras coisas sob um microscópio e esquece que tem todo um contexto rolando, que os nossos hábitos e as nossas escolhas têm um baita efeito no quadro geral das coisas.

mas eu nem preciso falar muito porque, dada a situação atual, todo mundo já entendeu que é isso mesmo, né? (eu espero que sim.)

então, a meu ver, a única forma de aprender como criar hábitos consistentes é tendo uma motivação verdadeira, que considera o contexto. fora disso, você até pode manter um comportamento por um tempo, mas é capaz dele sumir depois de algumas semanas ou meses ou você mesma deixar de ver isso como algo realmente importante.

depois vem o passo que torna essa intenção, essa motivação, uma prática simples, olha só:

comece pequeno

um dos meus livros favoritos sobre o assunto chama Micro-Hábitos e foi escrito por um cara muito legal chamado B.J. Fogg. O B.J. explica de um jeito bem didático como tem uma fórmula praticamente infalível pra você colocar um hábito na sua rotina (dica: começa com o passo acima!), mas o pulo do gato é tornar esse hábito o menor possível.

tipo, sabe como eu falo vez ou outra que ao invés de começar as páginas matinais escrevendo três páginas de uma vez, você pode começar escrevendo um parágrafo só? então, é mais ou menos a mesma lógica.

parece que pra ter um hábito bem sucedido, você tem que correr uma maratona completa logo no seu primeiro dia. só colocar a roupa de corrida e calçar o tênis, mesmo ficando em casa, não é suficiente.

mas o B.J. fala exatamente isso. ele diz que você pode começar só calçando o tênis. e buscando se sentir bem com isso, sabe? tipo, “dei o primeiro passo, isso é avanço!“.

porque é mesmo.

é ir trabalhando a sua motivação e escalar esse hábito ao mesmo tempo. é dar um passinho por vez e, principalmente, se divertir no processo. afinal…

hábito é pra você, não pro outro

diretamente falando: um hábito é você quem faz. é uma escolha sua, com base numa motivação sua. mas, se essa motivação for se sentir bem, ter um dia mais gostoso, só com coisas que você ama fazer e que te deixam motivada e inspirada, é meio óbvio que o seu contexto vai se beneficiar disso também, né?

por isso que tem que ser divertido. tem que ser gostoso pra você, tem que despertar aquele quentinho no seu coração, sabe? aquela coisa de “cara, isso é muito legal e eu vou fazer isso com todo meu coração porque vai ser legal pra todo mundo!“.

acho que a gente esquece que os outros querem que a gente seja feliz também, né?

mas, eu fujo do assunto. fato é: criar um hábito significa olhar pra sua motivação, buscar um porquê consistente e que te motive e, depois, começar pequeno.

o hábito pode crescer a partir daí (de “só colocar o tênis de corrida” a “correr pelo bairro“, por exemplo). mas o importante é como ele te faz sentir.

tem mais uma coisa importante aí: onde esse hábito se encaixa. lembra que eu falei ali em cima sobre você olhar o contexto? então. é importante também pensar direitinho o que vai servir de gancho pra esse novo hábito.

tipo, se você deixar pra colocar o tênis de corrida depois que sair do trabalho, quando você tá cansada, pode não ser muito efetivo. mas se fizer isso assim que pular da cama, a coisa pode ser diferente.

por isso, hábitos normalmente não funcionam ou não duram quando:

  1. a sua motivação não é forte/verdadeira;
  2. você começou maior do que o ideal;
  3. o gancho não tá combinando com o comportamento ou tornando ele mais fácil de fazer.

tenha certeza que, se você olhar de pertinho, um desses pontos vai te contar porque você não consegue mudar um hábito ou colocar um novo nos seus dias.

o que, aliás, me leva o último ponto desse post (que não deixa de ser importante):

tá tudo bem com você

tem uma coisa que as pessoas ficam pensando quando se fala nesse assunto que passa por:

  1. não consegui fazer, portanto, sou horrível;
  2. comecei, mas não continuei, portanto, sou horrível;
  3. nem comecei, portanto, sou horrível;
  4. sou horrível, por isso não vou nem tentar.

você já entendeu onde eu quero chegar com isso, né? caso não, eu explico: a gente pensa tão mal da gente mesma, que se deixa a peteca cair por um segundo ou se nem tem forças pra colocá-la no ar, sente coisas horrorosas porque a gente é horrorosa.

mas isso não é verdade. sabe aquele post que eu fiz sobre a rotina da Marie Kondo? então, cara! a rotina dela e os hábitos dela não servem pra você. só você sabe o que vai ser bom pra você e pro seu entorno.

é aí que tá a beleza das rotinas. elas podem ser totalmente personalizadas e personalizáveis, mas o objetivo tem que ser o mesmo pra todo mundo: felicidade, alegria, conforto, bem-estar.

dê o nome que você quiser, mas é tudo a mesma coisa. o foco tem que ser você se sentir bem. então, se um dia você não fez um hábito X, tudo bem! você pode tentar de novo no dia seguinte.

se dê espaço pra ouvir o que o dia precisa de você, e o que você precisa dele também. tem vezes que a minha rotina da manhã é só ficar uns 40 minutos no sofá tomando café.

em outros, a minha rotina da noite é me jogar na cama sem pensar em mais nada.

e tem vezes que a minha rotina de trabalho nem passa pela minha cabeça, eu só vou fazendo o que aparece.

em todos os casos, os hábitos que envolvem qualquer uma dessas coisas fica meio de lado, sabe? mas tudo bem.

porque isso não muda o que eu busco, que é me sentir bem. não vou faar mal de mim porque eu não escrevi páginas matinais por uma semana, vou?

claro que não!

(e aconteceu essa semana, juro!)

e você também não precisa. pensa nos hábitos como um suporte pra uma rotina que você quer ter porque você ama e porque te faz sentir bem. e isso reverbera pra todos os 4 cantos do universo.

tá bem?

pra fechar, a Adri me ajudou a montar mais uma vez um planner (ou melhor, um tracker!) pra você ficar de olho nos hábitos que você quer implementar na sua semana.

a ideia é a de um habit tracker mesmo, mas com alguns “plus a mais“. então, antes de preencher o quadro com os comportamentos que você quer treinar naquela semana lembra de:

  1. pensar no porquê fazer cada um deles;
  2. em quem vai se beneficiar com eles, além de você;
  3. e com quem você vai compartilhar o que tem sentido e descoberto com essas práticas novas.

tenho certeza que você vai curtir preencher! eu pense no formato semanal porque acho mais simples e menos opressor (na falta de uma palavra melhor) do que o tracker mensal. assim, a gente vai dando pequenos passos juntas! ok?

CLICA AQUI PARA BAIXAR O TRACKER

tracker de hábitos

é isso! ufa! foi um mês incrível e eu agradeço, de coração, por você ter acompanhado todas essas ideias sobre rotinas e hábitos e ter dias confortáveis e, claro, criativos. muito obrigada, mesmo!

espero, mesmo, que tenha sido útil!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
12 Comentários
  1. Vero  em abril 28, 2021

    Muito bom! Gostei muito do post e do site em geral, estou a procurar formas de estabelecer hábitos e como usar agendas e diários e encontrei inspiração no seu site!

    Muito grata pela partilha!

    • Maki  em maio 23, 2021

      aaaa que legal, Vero! fico feliz que tenha ajudado!

  2. Camila Bernardino  em abril 26, 2021

    Hello Maki, acabei de descobrir o seu blog, e li alguns posts e estou completamente apaixonada!! Quero o seu tracker de hábitos, mas claro que não vou pagar R$0 por ele, se eu colocar outro valor, o dinheiro já vai automatico pra voce? Você é incrivel, beijossss.

    • Maki  em maio 23, 2021

      oi, Camila!
      ahhhhh que amor, você!
      na verdade, o valor vai pra minha conta no Paypal hehehe. mas ele vai “direto” pra mim sim. muito obrigada pelo carinho!

  3. Luciana Souza  em dezembro 29, 2020

    Estou buscando começar novos hábitos nesse ano que vem por ai, não sei se vai dar certo, eu nunca fui do tipo de finalizar projetos, mas vou tentar. Eu amei as dicas e vou seguir com toda certeza, isso de começar pequeno, aos poucos acredito que seja a chave.

    Obrigada por compartilhar suas ideias conosco 🙂

    • Maki  em janeiro 06, 2021

      Luciana, eu amei o seu comentário! é sobre isso <3
      começa pequeno e vai no teu ritmo. é sem erro!

  4. Lary Zorzenone  em junho 29, 2020

    Olá
    Incrivelmente feliz com essa trajetória sobre hábitos e rotina. Eu tentei começar a acordar as sete, ir caminhar e fazer minha rotina de exercícios, mas isso só funcionou quando meu filho não estava comigo, e isso só acontece a cada 15 dias, logo… nada prático. É como você vem falando, nossa rotina tem que ser adaptável pro que funciona pra gente e pode ser que nem todo dia a rotina seja a mesma. Eu tenho habit tracker há cinco anos, desde que comecei a usar o bullet journal. Estou ruim de ler durante essa quarentena e isso me chateia, por ser algo que amo muito, mas não estou me cobrando. Sei que logo essa bad passa e volto a ler meus amados livros.
    Beijos enorme.

    Vidas em Preto e Branco

    • Maki  em julho 12, 2020

      oi, Lay!
      isso <3 vai com calma, devargazinho e no seu ritmo <3

  5. Nana  em junho 05, 2020

    Que legal seu post! Minha grande dificuldade é com relação a disciplina – sou muito indisciplinada e ansiosa, querendo resultados para ontem de hábitos que estou tentando criar hoje. Daí, é díficil conseguir evoluir. Mas seguimos tentando – o importante é não desanimar!
    Tem post novo no blog – adoraria sua visita 🙂
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    • Maki  em junho 06, 2020

      oi, Nana! acho que não desanimar é sempre muito importante, mas vale super a pena você rever, às vezes, motivações e formatos, sabe? pra você conseguir colocar hábitos novos de um jeito que seja confortável pra você e que dure <3

  6. Mônica  em junho 01, 2020

    Amo vir no teu blog porque a energia que a gente encontra por aqui é sempre muito revigorante 🙂
    Adorei a forma como vc colocou a questão dos hábitos… tudo isso é um grande problema pra mim porque sofro de ansiedade grave e sempre me cobro muito por tudo, até por detalhes que normalmente são insignificantes! E sim, a gente sempre se sente horrorosa, inútil e tudo o mais quando não cumprimos nossas metas. O bom é saber que não estamos sozinhas nessas inseguranças e podemos encontrar conforto com quem se sente do mesmo jeito, pra evoluirmos juntas durante a jornada. Obrigada por esse post maravilhoso, obrigada por ser sempre inspiradora <3

    • Maki  em junho 01, 2020

      aaaa Mônica! não me faz chorar, hein!
      eu fico muito contente que você encontrou um carinho nesse post e espero que ele te ajude quando você se sentir ansiosa de novo.
      devagar e sempre, começa pequeno e se dá um desconto. cê não tá sozinha!