cotidiano

detalhe chá de toda hora

deve ter uns quatro ou cinco anos que eu comecei a tomar chá todos os dias. na época, eu fui numa nutricionista que pediu pra que eu cortasse o café e o leite da minha dieta. eu tinha crise de enxaquecas horríveis e muito problema com sinusite, e esses dois itens tinham uma influência grande nesse estado. na hora, fiquei meio irritada e até confusa: o que eu faço do meu café da manhã sem o tão amado café com leite?

pois bem, foi aí que comecei a experimentar diferentes chás e caí de amores pela bebida. o chá preto segue sendo um dos preferidos, pau a pau com o de limão e mel. todo dia de manhã, eu tomo uma xícara de chá de limão com gengibre, em jejum, pra acordar o organismo. e gosto de tomar uma xícara do meu chá do momento (normalmente é o Lady Grey) à tarde pra me ajudar a relaxar um pouco do trabalho e clarear a mente.

pra mim, fazer uma xícara de chá é como um ritual. eu acordo, coloco a água na chaleira, entro no banho (ou troco de roupa, nos dias de treino), faço a minha caneca e sento por alguns minutos na sala pra aproveitar um pouco do silêncio da manhã. tem dias que já saio fazendo coisas com a xícara na mão – arrumar a cama, fazer fotos pro blog, trocar de bolsa ou dobrar as roupas que eu joguei em cima da cadeira da escrivaninha.

é tipo um abraço, sabe? um lembrete. é um gatilho pra eu dar um passo pra trás, respirar fundo e colocar a cabeça em ordem. é um momento em que eu cuido de mim.

eu tomava chá só com açúcar ou, pelo menos, com algumas gotas de adoçante. mas depois de um tempo descobri a alegria que é tomar um chá purinho, sem nada que mude o gosto da erva ou de, no máximo, colocar um pouco de mel para adoçar (e me ajudar com uma garganta mal-humorada ou o começo de um resfriado).

aliás, eu amo também descobrir por aí lugares incríveis pra tomar chá, e passar as minhas tardes conversando com pessoas que eu gosto enquanto me esquento com uma xícara. eu já falei que sou extremamente friorenta? pois é, eu sinto muito frio. MUITO. FRIO. então um pouquinho de chá é o suficiente pra me esquentar e me ajudar a manter o calor no corpo (pelo menos por um tempo, né). acho que é por isso que eu amo tanto coisas aconchegantes, porque sinto muito frio e preciso me esquentar de algum jeito.

e é gostoso, sabe? você com a sua xícara, esquentando a mão. ouvindo as pessoas na mesa conversando sobre coisas diferentes, se preparando pro dia que vem por aí. ou sair pela casa colocando as coisas em ordem enquanto você leva a caneca com você, de um lado pro outro, sem parar.

eu já contei aqui sobre a minha caneca preferida, né? pois bem, ela perdeu o posto para a minha nova caneca preferida (calma, eu ainda te amo, tá bom? e ainda te uso pros chás da tarde). essa eu ganhei da Lominha, e veio diretamente do país Coreia do Sul. não é a coisa mais lindinha? ela vem com uma colher muito fofinha e um abafador pra você deixar o chá quentinho por mais tempo (e em infusão também). amo demais, e é a minha nova colega de trabalho. pelo menos, nesses primeiros momentos da manhã.

é por isso que eu desejo xícaras de chá pra todo mundo, porque são como um abraço quentinho. você tá lá meio borocoxô e tira uns minutinhos pra descansar a cabeça, rever as suas prioridades, lembrar da meta, sabe. tudo isso com aquele chá que você ama numa xícara que você adora, olhando os carros passando na rua.

ah, hoje tem até um videozinho pra te ajudar a entrar no clima e ver como eu faço todas as manhãs. me diz o que você achou? você pode se inscrever no meu canal clicando aqui

este post faz parte do projeto detalhes, uma blogagem criativa criada por desancorando + sernaiotto +serendipity  saiba mais sobre o projeto clicando aqui e confira os posts já publicados aqui.

projeto detalhes novo

 

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
11 Comentários
  1. Erika/SP  em fevereiro 27, 2018

    Oi Maki!!! Eu AMO chá desde criança, lembro de tomar na mamadeira!!! kkkkk Ultimamente tenho dividido esse amor com café puro, mas é fato que chá me deixa bem mais zen (o café me deixa ligadona!). Um lugar que eu ia te indicar pra conhecer é o Talchá (não sei se vc já conhece!)! É uma casa de chás MARA!!!! Tem no shopping Higienópolis e no Pátio Paulista, eu sempre vou no da Paulista, tem o chá do dia (que eles oferecem gratuitamente num copinho) e um menu de chás maravilhosos!!!!!! Acho que já tomei quase todos!!! kkkkk Você iria amar os chás de lá! Fica a dica! Beijos!!!!! Erika

    • Maki  em março 01, 2018

      menina, eu conheço! tô doida pra experimentar um chá de baunilha que tem lá e que me indicaram, mas é tão difícil eu ir em qualquer um desses shoppings! ahahaha acho que preciso encontrar uma alternativa ♥

  2. Jéssica  em fevereiro 26, 2018

    Eu amo chá, mas morro de preguiça de fazer rsrsrs. Como é esse chá de limão com gengibre? tentei tomar um tempo o chá só de gengibre, mas não curti mto nao. =/

    • Maki  em março 01, 2018

      é muito facinho! só espremer um pouco de limão na xícara, misturar com um tiquinho de gengibre em pó e jogar a água quente por cima 🙂

  3. Rithynha  em fevereiro 25, 2018

    Oi querida!
    Que post fofo! Muito obrigada por partilhar conosco seu momento aconchego.
    Confesso que sou coffeelover, mas no momento que escrevo este comentário, estou com uma caneca de chá de hortelã. Hábito que assumi com minhas irmãs de comunidade, onde todas as noites antes de dormir, partilhamos o chá e o dia…

    Beijos!

    • Maki  em março 01, 2018

      chá de hortela é uma delícia! eu acho muito refrescante ♥

  4. Larissa  em fevereiro 24, 2018

    Que delicia D: deu até vontade de tomar chá, kk. Eu amo bastante, embora tenha tomado apenas o matte, erva-doce e camomila. Acho que vou começar a buscar outros sabores também. Post maravilindo!

    • Maki  em fevereiro 25, 2018

      faça isso, Lari! eu sou suspeita pra falar porque amo muito chá (mesmo!), mas sempre acho que vale a pena experimentar coisas diferentes, sabe?

  5. Mel  em fevereiro 24, 2018

    Oi, estou tentando entrar mais nessa de tomar chá mas confesso que acabo comprando sempre os mesmos sabores (maçã e o de frutas vermelhas) sempre tenho medo de comprar um sabor ou marca que não sejam bons. Adorei a caneca 😀 bjos

    • Maki  em fevereiro 25, 2018

      Mel, experimenta fazer um simples de mel com limão em casa (tem receitinha aqui no blog!) ou então compra um blend de chá preto (eu recomendo o Lady Grey da Twinnings). assim você começa a experimentar sabores diferentes ♥