cotidiano

eu sei, eu sei. tá todo mundo tentando entender pra onde o mundo vai agora. mas, sabe, eu pensei muito – muito mesmo – sobre como falar sobre rotinas agora pode ser importante. tanto pra ajudar você a ter um dia mais tranquilo no meio do caos, quanto pra tirar a sua mente um pouquinho do que tá rolando janela a fora.

por isso, comecei essa semana um projeto de rotinas confortáveis (pelo menos, é assim que eu tô chamando). nesse mês de maio, eu vou postar dicas nos Stories, no feed e aqui no blog sobre diferentes aspectos de uma rotina, bem pensando em como você pode encontrar equilíbrio nesse momento (e em todos os outros!).

e, pra começar, ela mesma, a queridinha do Pinterest: a rotina da manhã.

eu já falei aqui um milhão de vezes que as manhãs são a minha parte preferida do dia. e eu vou explicar o porquê ao mesmo tempo que ajudo você a entender porque ter uma rotina depois de acordar vale a pena

por que ter uma rotina da manhã?

bom, os meus dias são muito longos. mesmo. depois que eu começo a trabalhar, as chances de eu parar antes das 19h são raríssimas. some a isso o fato de que eu tenho aulas ou atividades quase todos os dias da semana à noite, o que significa pouco tempo pra respirar e colocar a cabeça em ordem.

ter uma rotina da manhã foi a forma que eu encontrei de desacelerar. como eu passo o dia indo de uma tarefa pra outra, de uma atividade pra outra, eu senti quase uma necessidade física de ter um momento do dia pra fazer as coisas no meu ritmo mesmo, beeeem mais lento que o do trabalho, por exemplo.

então, pra mim, as duas horas depois que eu acordo são esse respiro, como um grande interlúdio antes da orquesta voltar a tocar. é aquele momento em que eu faço um check-in comigo mesma: como eu tô hoje? o que eu tô sentindo? hoje eu tô mais no clima de café ou chá? (café tem ganhado, confesso.) é um momento de reflexão.

o primeiro passo pra você ter uma rotina da manhã, portanto, é saber por que ela é importante. lembra que eu falei que a rotina da Marie Kondo não é pra você? não adianta seguir o conselho de alguém se aquilo não ressoa no seu coração.

primeiro olha pra você mesmo e vê se isso faz sentido.

em segundo lugar, considere o que é manhã pra você também. a gente vê por aí muita gente defendo o clube das 5 da manhã, das 6 da manhã, das 4 da manhã (!), mas a verdade é que nem todo mundo pode ou consegue acordar nesses horários pra ter uma rotina matinal.

hoje, eu considero rotina da manhã tudo aquilo que eu faço depois que levanto da cama, quer seja 6h da matina ou perto do meio dia. pra saber a hora que é mais legal você acordar pra isso, vale considerar:

  1. a hora que você dorme;
  2. quantas horas você dorme (e quantas são o suficiente pra você);
  3. o real motivo pra você acordar mais cedo.

eu tenho bem claro na minha mente a resposta pra todas essas perguntas, ó:

  1. durmo sempre entre 23h30 e 0h;
  2. durmo, em média, seis horas por noite;
  3. as manhãs são o melhor momento pra eu desacelerar e retomar o foco.

como começar uma rotina da manhã?

pronto, se você tá com aqueles três pontos claros, então, pode passar pra próxima fase! o “como” da rotina matinal foi algo que me perguntaram no Instagram e que eu acho importante responder logo de cara:

como você sentir que deve.

por exemplo, tem um tempo que acordava e já ia logo pras páginas matinais. mas de uns bons meses pra cá, eu percebi como acordava com a boca seca e demorava pra despertar. coloquei então como a primeira coisa da minha rotina da manhã tomar um copo de água assim que o despertador toca.

sim, é assim mesmo que eu começo ❤️

a partir daí, varia um pouquinho de dia pra dia. via de regra, tem quatro passos que eu sigo sempre:

  1. copo de água;
  2. ler uma página do livro Um Curso Em Milagres;
  3. fazer uma xícara de chá de limão;
  4. escrever as páginas matinais.

tem dias que eu como um pouquinho e faço treino (aqueles do CT, lembra?). outros dias, eu faço ioga na sala e deixo pra comer só depois. a segunda parte da minha rotina da manhã (que acontece depois do exercício físico) também costuma seguir a mesma ordem:

  1. tomar banho;
  2. me arrumar;
  3. tomar a segunda parte do café da manhã;
  4. levar o cafézinho pro quarto / local de trabalho;
  5. arrumar a cama.
  6. sentar na frente do computador;
  7. montar a minha lista de tarefas do dia no bullet journal.

parece uma lista enorme de coisas, né? mas eu fui bem detalhada em falar tudo o que eu faço mesmo (considerando dias de semana). de fim de semana, eu costumo pular a parte de arrumar a cama, sentar no computador e tudo mais, hehe. mas o resto continua!

é muito fácil eu falar que essa é a rotina da manhã perfeita pra mim e, provavelmente, é pra você também. só que isso seria mentira. essa é uma rotina que tem funcionado muito bem pra mim e me ajudado a manter o corpo ativo e a cabeça saudável nesse período de quarentena. quando a gente puder sair de casa de novo, pode ser que isso tudo mude (provável) e, aí, a gente só adapta de novo. e tudo bem.

por isso que não dá pra dar uma receitinha de bolo pra você, sabe? a minha dica é: separa um tempinho pra entender o que você sente que te ajudaria a ter um dia melhor. pode ser meditar um pouquinho, talvez alongar o corpo. pode ser pular da cama direto pro exercício ou pra escrever no seu diário. ou pode não ser nada disso e você pensar em outra coisa. aqui, o mais importante é essa investigação interna, entende?

mais algumas coisas sobre rotinas matinais

então, é o seguinte: tem uma coisa que você não pode nunca esquecer na hora de pensar na sua rotina matinal. ela começa na noite anterior. acho que esse é um pulo do gato (eu amo essa expressão!) que muita gente esquece. se você não dorme bem, se não descansa, se não dorme o suficiente pro seu corpo se recuperar, dificilmente você vai conseguir acordar bem pra fazer todas as 357 atividades que você colocou na sua rotina da manhã.

acho que esse é o meu maior “segredo” pra você não querer voltar pra cama depois que o despertador toca e ser mais ativo. você tá descansando o suficiente e bem e, por isso, a hora que acorda já tá pronta pra levantar da cama, sabe?

é todo dia que rola essa disposição toda? claro que não! tem dias que eu durmo mais tarde que o normal, no inverno eu fico mais preguiçosa por causa do frio e tem dias que eu só quero dormir um pouquinho mais mesmo. e tudo bem. no dia seguinte, a gente tenta de novo.

outra coisa: é muito, muito, muito importante você colocar nessa rotina atividades que você gosta e que fazem bem. se você detesta ioga e coloca lá que quer fazer ioga de manhã, as chances de você acordar animada são próximas a zero, né? mas se você ama dançar e se propõe a dançar uma das suas músicas favoritas logo depois de levantar da cama… aí a coisa muda de cara!

me perguntaram essa semana também sobre colocar atividades pra acelerar o ritmo logo cedo. olha, eu sempre amei fazer exercício cedinho justamente porque me dá a sensação de “acordei!”. se eu faço academia, treinos ou ginástica de noite, tendo a ficar bem agitada e tenho mais dificuldade pra dormir (fora que, atualmente, não tenho tempo pra treinar de noite mesmo). então, de novo, o ideal é ver o que você sente.

eu sou super a favor de acordar e já sair pulando pra ficar cheia de energia pro dia! me ajuda demais fazer esses treinos de manhãzinha porque eu “mato dois coelhos com uma caixa de água só”, como brinca a minha avó.

o truque do celular

outra dica que eu dei lá no Instagram e que é sempre válido trazer pra cá de novo (digo isso, porque já devo ter citado aqui em algum momento): eu deixo pra olhar o celular mesmo só na hora que sento no computador.

juro pra você. e é a melhor coisa que eu faço.

isso de ficar lendo mensagens e entrando nas redes sociais antes mesmo de sair da cama começou a me fazer muito mal. eu já levantava ansiosa, cheia de coisa na cabeça, agitada… calma, cara! eu não preciso (tentar) saber de tudo que acontece no mundo antes das nove da manhã.

então, ficou instaurada essa auto-regra. celular só duas horas depois de acordar. no máximo, checo o WhatsApp pra ver se tem alguma coisa urgente. se não tiver, fecho o app e começo a rotina. se tiver, respondo, fecho o aplicativo e segue o jogo.

eita, que post longo!

vamos resumir? basicamente, pra montar uma rotina da manhã de respeito você:

  1. precisa começar na noite anterior (dormindo bem!);
  2. tem que olhar pra dentro e ver a sua necessidade;
  3. tem que buscar atividades que estimulem e animam você;
  4. precisa considerar as suas horas de sono e o quanto você, de fato, precisa acordar mais cedo;
  5. determinar o que é “manhã” pra você.

pronto. estamos de acordo? sim, né?

se, mesmo com esse post, você tá com um pouco de dificuldade de pensar em como começar o seu dia, calma. tá tudo bem! eu pensei nisso e montei uma coisinha pra te ajudar.

eu sou muito fã de bullet journal, mas sei que o método não é pra todo mundo e, numa situação como essa, fazer todo esse processo mental pode ser cansativo (e até meio assustador). então, eu montei um planner de rotina da manhã pra você.

a ideal é você gastar, no máximo, 15 minutinhos pra preencher essa página, seguindo as perguntinhas. eu pensei em cada detalhe com muito carinho pra colocar você num lugar mais presente, de prestar atenção mesmo em você, e acordar melhor.

CLIQUE AQUI PRA BAIXAR O PLANNER

planner rotina da manhã
esse planner foi desenvolvido junto com a maravilhosa da Adrielly Sato

eu espero, de coração, que você goste.

ah, e se você quiser saber um pouco mais sobre rotinas da manhã, tem alguns livros que eu li ao longo do tempo e que me ajudaram a montar o que eu hoje penso sobre o assunto. são eles:

  1. O milagre da manhã, Hal Elrod
  2. Keep Going, Austin Kleon
  3. O Caminho do Artista, Julia Cameron
  4. Essencialismo, Greg McKeown

eu tenho certeza que esse conteúdo todo vai ajudar você a começar o dia de um jeito diferente. tô muito feliz mesmo por compartilhar tudo isso com você. brigada por me permitir fazer isso, tá?

se você tiver qualquer dúvida, pode deixar aqui nos comentários ou dar um alô no Instagram ou no Twitter ❤️

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
12 Comentários
  1. Sheila da Luz  em junho 10, 2020

    Aaaaaaaa…Maki querida…que conteúdo precioso.
    Fazia algum tempo que eu não ararecia por aqui, mas vakiu a pena parar um pouco e ler. Ainda mais pq estamos todos passando por um momento delicado.
    Depois vou baixar essas maravilhas para com certeza usar. Bjus querida

    • Maki  em junho 28, 2020

      Sheila! ❤️ que delícia te ver aqui de novo!
      depois me conta o que você achou dos planners!

  2. Lary Zorzenone  em junho 07, 2020

    Oi Maki
    Seu post ficou simplesmente incrível. Eu estou planejando mudar a minha rotina da manhã. A que estou fazendo agora não está mais funcionando pra mim… A partir de hoje, vou dormir mais cedo, acordar mais cedo e fazer minhas atividades físicas pela manhã, já que sempre que faço isso me sinto muito mais disposta para enfrentar o restante do dia. Eu ando tendo muita dificuldade de concentração nesse período de pandemia e preciso reverter esse quadro.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    • Maki  em junho 28, 2020

      oi, Lary!
      que legal que você gostou, fico feliz! ❤️
      fazer exercícios de manhã é incrível, né? sempre me energizou muito ❤️
      depois me conta como foi essa mudança?
      um beijo

  3. Sophia Oliveira  em maio 18, 2020

    Eu adoro seus textos, da um quentinho no coração kkkk. eu comecei a acordar cedo faz alguns dias porque ainda moro com meus pais e é difícil dizer “mãe eu preciso fazer esse trabalho da facul agora e você está me atrapalhando”. ai eu resolvi fazer um pouco das coisas antes deles acordarem. eu tenho o habito de tomar um copo de agua logo que acordo também, faço um alongamento e já começo com as coisas que tenho que fazer. nos dias que tem aula da facul as coisas mudam um pouco, e eu tomo café antes da aula começar, nos outros dias espero minha mãe pra tomar café junto.

    • Maki  em junho 01, 2020

      Soph, acordar mais cedo tem dessas, né? às vezes, a gente consegue um tempinho pra colocar as coisas no lugar e adiantar o que precisa pra aproveitar o resto do dia da melhor maneira possível, né? eu penso assim, pelo menos <3

  4. Rebeca Stiago  em maio 14, 2020

    que post mais delícia de ler! eu sou a LOUCA das rotininhas e organização. Depois que você começa a se organizar e encaixar certinho o seu ritmo dentro das atividades que faz, FICA TÃO MAIS FÁCIL. Eu também sou igual você, prefiro me exercitar cedinho pra dar um gás no dia e não atrapalhar meu sono de noite. Eu achei esse plnner muito fofo!! Adorei demais esse post – combina comigo. beijos

    • Maki  em maio 14, 2020

      oi, Rebeca! que delícia o seu comentário! brigada <3
      fico feliz que você tenha curtido o planner e o post. gostoso mesmo quando a gente consegue fazer as coisas desse jeito, né? com mais conforto!

  5. […] – Tudo sobre rotina da manhã […]

  6. […] os sinais do seu corpo e se reconectar com ele em tempos de isolamento social – Tudo sobre rotina da manhã – Como eu organizo a minha penteadeira *em vídeo – Dicas úteis para um puerpério […]

  7. Fran  em maio 11, 2020

    Obrigada pelas dicas sobre rotina matinal !

    Voce me colocou pra ler o artigo, respirar, fazer anotacoes e pensar 🙂

    Obrigada e um grande abraco aqui do outro lado do oceano ( Suecia )

    • Maki  em maio 14, 2020

      Fran, que delícia saber que o post te alcançou, aí do outro lado do mundo <3
      brigada pelo seu comentário!