como fazer o fantástico chá de mel com limão da maki

chá de mel com limão

quando eu e a Lominha decidimos os primeiros temas do detalhes, mostrar uma receitinha que a gente ama seria um dos posts. na hora, eu nem pensei muito sobre isso, mas senti a pressão de fazer um post sobre uma receita quando bateu quarta-feira e eu não tinha ideia do que falar.

pra ser bem sincera, eu me viro bem na cozinha, mas não sei fazer nada muito extraordinário. em parte por falta de tempo, em parte por falta de planejamento, eu me mantenho no básico. não fico com fome, mas as pessoas também não pedem pra eu cozinhar pra elas. o que eu posso ensinar, então? a resposta que me veio foi a mais simples: um chá. eu vou ensinar as pessoas a fazer um chá.

o meu chá preferido é de mel com limão. eu não tomo todos os dias, mas sempre que preciso de um afago extra no coração, eu recorro a ele. também é tiro e queda quando eu tô meio resfriada ou gripada e me ajuda a dormir melhor. então, essa é a receita de hoje: como fazer o fantástico chá de mel com limão da maki. o nome foi inventado pra não parecer que a receita é muito mais simplória do que a realidade, mas eu garanto que é bem delicinha. ♥

você vai precisar de:

  1. um limão
  2. mel à gosto
  3. água
  4. uma leiteira
  5. a sua xícara preferida

o truque é cortar algumas rodelas de limão (eu sempre opto por 2 ou 3 porque acho que o gosto de limão fica mais forte) e colocar na leiteira junto com a água para esquentar. eu normalmente coloco o equivalente à uma xícara e meia de água, porque, quando esquenta, ela evapora um pouco e dá a medida certinha pra mim.

chá de mel com limão

 

chá de mel com limão

o segundo truque é não deixar a água ferver completamente. isso ‘queima’ o limão e ele perde as propriedades mágicas e todas as coisas boas que tem dentro dele e que te fazem sentir bem. eu coloco cinco minutos no relógio, com a água no fogo de médio para baixo e desligo quando as bolinhas já estiverem visíveis e subindo.

o terceiro (e último, juro!) truque é colocar o mel no fundo da xícara antes de despejar a água. é bom, porque ele dissolve quando você joga á água por cima e já fica tudo misturadinho e pronto pra tomar. a quantidade vai do gosto, mas eu coloco uma colher de chá de mel.

chá de mel com limão

‘mas, Maki, só chá com limão e mel é bom?’ é, sim! é uma delícia e fica gostosinho pra tomar num dia friorento de frente pra janela, olhando o movimento da rua, ou quando você tá deitada na cama lendo aquele livrinho delicinha antes de dormir.

se você quiser, dá pra complementar com outras coisinhas gostosas: um pouquinho de gengibre (que é ótimo pra garganta e pra quem tem problemas respiratórios) ou um pouco de cravo (eu recomendo uns quatro cravinhos). os dois dão uma mexida no gosto, é só adaptar ao seu paladar, tá bom?

chá de mel com limão chá de mel com limão

e, depois de todo esse processo incrível que leva no máximo 10 minutos (num dia que você tá meio devagar), voilá! tá tudo pronto e você pode passar a sua manhã aproveitando esse cházinho e pensando no quanto é bom começar o dia respirando fundo e que vale a pena a gente desacelerar de vez em quando.

chá de mel com limão

qual o seu chá preferido? me conta nos comentários!

este post faz parte do projeto detalhes, uma blogagem criativa criada pelo desancorando e o Sernaiotto.com. você pode saber mais sobre clicando aqui.

projeto detalhes

14 comentários

  1. Eu amo chás, e sempre vi o chá de limão somente para ajudar a amenizar os sintomas da gripe. Com essa sua receita deu vontade de chegar em casa e já fazer um para mim!
    Beijos

    1. Maki respondeu Aline Amorim

      faz sim! é uma delícia ♥

  2. Vou fazer com certeza, fiquei morrendo de vontade de tomar seu chá. *-*

    1. Maki respondeu Faby Tsukino

      tome e me diga o que você achou depois ♥

  3. Mel comentou:

    Que post mais amorzinho e gostosinho de ler, Maki ♥
    Amei! Amei! Amei!
    Vou tentar fazer o seu chá essa semana aqui em casa *-*
    E já disse e repito, esse projeto de vocês é amor ♥
    :* e um domingo lindo pra você

    1. Maki respondeu Mel

      aaaaaa faz e me conta como ficou? ♥

  4. Sara comentou:

    Eu tenho tanta vontade de viver tomando chá, mas me falta a força de vontade XD
    Saudades quando ainda tava friozinho e meus pais viviam fazendo cházinho pra gente…
    Será que cola tomar mesmo nesse calor de 40°C? Porque fiquei morrendo de vontade de experimentar eue
    A ideia de melzinho com limão parece super aconchegante
    Amei a receitinha <3

    1. Maki respondeu Sara

      menina, eu todo faça chuva ou faça sol! no verão eu só arraso no shortinho pra não morrer de calor, mas de manhã eu tô sempre lá com a minha canecona

  5. Que delícia! Com certeza vou comprar mel essa semana pra tentar fazer :)

    1. Maki respondeu Wanila goularte

      me conta como ficou depois? quero muito saber ♥

  6. Eu realmente não gosto de chá – de verdade, eu sempre associo com quando eu passava mal e minha mãe me dava pra melhorar.
    Mas eu amo limão e mel… Sempre faço limonada e adoço com açúcar mascavo, fiquei com vontade de experimentar adoçar com mel!
    Beijos!

    1. Maki respondeu Laura Nolasco

      experimenta! você vai gostar! e na hora de beber, não pensa em nada. respira fundo e aproveita o momento. tomar um cházinho é uma experiência mesmo!

  7. Loma comentou:

    Esse post me abraçou. Eu me senti ai com vc, tomando um chá! Que receita simples – mas cheia de truques! haha Eu nunca pensei em ferver o limão já com água, na verdade eu não tenho o hábito de fazer chá de limão pois não sou mto fã do azedo. Fiquei curiosa pra testar esse jeito que vc faz! <3333

    1. Maki respondeu Loma

      testa, Lominha! com o mel ele não fica azedo, pelo contrário.fica bem delicinha e é tipo um abraço mesmo!

deixe seu comentário