detalhe: a história da caneca mais usada de todos os tempos

caneca alemã

tem uma caneca que eu uso todos os dias, sem falta. curiosamente, pensando sobre ela, acabei de perceber que tem dez anos que faz parte da minha rotina diária, mesmo que só por alguns minutos corridos pela manhã.

a minha relação com essa caneca toda desenhada começou em 2007, na primeira viagem internacional que eu fiz sozinha na vida. eu tinha 20 anos na época e fiz um mochilão para a Europa junto com uma das minhas melhores amigas. foi um mês de viagem e seis países visitados – a Alemanha sendo um deles.

caneca alemã

caneca alemã

confesso também que foi um dos lugares que eu mais gostei de visitar. sempre tive um apreço por história e ver lugares tão marcantes da história mundial de pertinho me deixou meio sem fôlego (tenho uma foto encostando no Portão de Brandenburgo – é sério). foi nessa viagem também que eu criei o hábito de comprar uma caneca diferente para cada lugar que eu visitava e dentre tantas que eu trouxe de volta na mochila (foi um milagre terem chegado inteiras aqui), essa acabou sendo a mais usada, em todo esse tempo.

ela virou queridinha por dois motivos: o primeiro é que eu amo o desenho dessa ovelhinha! acho tão fofa, tão aconchegante. o segundo é o tamanho – ela é bem maior do que uma caneca comum e cabe muito mais chá ali dentro ♥. virou a caneca de todos os dias justamente porque eu tomo um balde de chá de manhã cedo.

caneca alemã

normalmente, quando tomo café da manhã, eu não sou do tipo que fica na mesa com a caneca, olhando o vazio e esperando o corpo acordar de vez (só de vez em quando). eu levo a xícara comigo pro computador, depois de comer, e ela é a minha companhia pras primeiras tarefas do dia. tem vezes que eu me permito sentar na cama mais uns minutos e aproveitar o meu chá de limão com gengibre (amo demais), outros dias eu queimo a língua, porque o chá tá quente demais eu tô muito concentrada no trabalho pra prestar atenção. tem vezes também que eu faço esse mesmo balde de chá a tarde só pra esquentar a mão, se o dia tá frio (ou pra me incentivar a levantar da cadeira por uns minutos, todos os outros dias).

acho que se eu me desfizesse de tudo o que tenho em casa, deixaria só essa caneca pra poder continuar o meu ritual diário de tomar muito mais chá do que o necessário. pra mim, essa caneca virou sinônimo de um carinho diário, uma lembrança que tudo bem eu dar um passo atrás de vez em quando, respirar fundo, e lembrar que tá tudo bem.

caneca alemã

caneca alemã

você tem uma caneca preferida também? 

este post faz parte do projeto detalhes, uma blogagem criativa criada pelo desancorando e o Sernaiotto.com. você pode saber mais sobre clicando aqui.

projeto detalhes

14 comentários

  1. Que caneca mais fofaaa! Amei! ♥
    Curioso como coisas – objetos – especiais podem passar uma energia gostosa pra gente, né?
    Eu tenho uma camisetinha que comprei na minha viagem pra NY e sempre uso em dias especiais. E ela sempre me dá um “up”.
    Tenho muuuita vontade de conhecer a Europa. Imagino que sua viagem tenha sido um sonho! *-*
    Adorei conhecer o seu cantinho. E achei a sua bio bem divertida! Hahaha :D
    http://www.anotaai.blog.br/

    1. Maki respondeu Bia Souza

      foi uma viagem maravilhosa mesmo ♥ mas eu amo quando a gente faz esses links do ‘bem’ de coisas que nos trazem uma sensação gostosinha, sabe?

  2. Loma comentou:

    Essa caneca é tão fofaaaa! Sem contar o significado tão especial por trás dela, né? Eu também acabo me apegando a coisas, cheiros, sons que me lembram momentos especiais. Esse post foi de aquecer o coração, mana. Que lindo!

    1. Maki respondeu Loma

      nhoooooo ♥ brigada!!!

  3. Muito legal você ter um objeto que te faz lembrar sobre coisas boas. Eu também amo chá, bem quente de preferência!
    E não tenho nenhuma caneca preferida, na verdade tenho apenas uma, mas nem gosto tanto dela, então tomo chás em uma xícara mesmo.
    E a sua caneca é muito lindinha.
    Beijos

    1. Maki respondeu Aline Amorim

      ah, mas na verdade, a caneca só serve mesmo se tiver chá dentro, né? pra mim, não faz sentido deixar ali só enfeitando ahaha

  4. Mel comentou:

    Fiquei com vontade de participar desse projeto lindo de vocês. E agora? Como faço? hehe
    Amei o post, a ideia, tudo! Parabéns pela ideia, meninas :)
    Sempre gostei de registrar detalhes e compartilhar amor <3
    Me coloca no grupinho de vocês? Quero conversar e trocar ideias também hehe quero mais pessoas que pensam assim (como eu) na minha vida :)
    :*

    1. Maki respondeu Mel

      Mel, maravilhosa ♥ a gente já conversou sobre isso no Twitter, mas queria te responder aqui também. cê não sabe a alegria que me dá te ver interessada em trazer mais amor pra internet, SÉRIO. meu olho encheu d’água aqui!

  5. Eu tenho, e nem é porque ela é bonita. Acho até que tenho outras canecas mais bonitinhas, mas acostumei usá-la e agora não vivo sem rs

    A sua caneca sim é fofinha e ainda tem história!

    1. Maki respondeu Claudia Hi

      ahhh mas tudo bem não ser bonita. se você gosta e te ajuda no dia a dia, já tá valendo né? o que importa mesmo é o que a gente coloca ali dentro ♥

  6. sei bem como é <3 tenho uma caneca que ganhei de uma amiga do RJ, ela é enooooorme e uso todos os dias com chá ou café. quando a gente gosta das coisas, fica até mais gostoso o conteúdo, né?! hahahaha

    1. Maki respondeu Wanila goularte

      nossa, com certeza!

  7. yuri s comentou:

    que post fofo, maki ♥ eu amo essas histórias, em detalhes (rs), dos objetos, das nossas memórias e sentimentos que eles guardam. sou bem apegado a várias coisas minhas por isso e acho que ninguém entende ahahaha sou desses que tem bastante apego a coisas materiais, principalmente a coisas como essa sua caneca <3

    xoxo http://www.sextadimensao.com/

    1. Maki respondeu yuri s

      ahahahahah pois é. é um apego de carinho esse sabe? do tipo ‘essa caneca fez parte da minha história e todo dia me ajuda a lembrar de quem eu sou’. mas eu aprendi que a felicidade só é verdadeira quando compartilhada e isso vale pra minha caneca também. vou ficar muito feliz se alguém um dia usá-la e sentir o que eu sinto ♥

deixe seu comentário