eu não lembro exatamente onde vi um comentário desses, mas outro dia apareceu na timeline do Facebook que os blogs estão morrendo e ninguém mais lê o que a gente escreve. que é tudo Youtube, que o que importa são os vídeos e como eles são feitos. que a escrita tá perdendo espaço pro visual e que é isso, é o fim.
de fato, escrever um blog em pleno 2017 parece um desafio e um pouco sem sentido – quem quer ler um textão quando tem tanto vídeo por aí? bem mais fácil apertar o play do que ler 1000 palavras sobre um assunto na internet. tem gente que nem passa do título, num é assim que funciona hoje em dia?
eu sempre fui muito apaixonada pela escrita, e ela já foi a minha maior alegria e maior tristeza ao mesmo tempo, você já sabe disso (se não, pode clicar aqui para saber do que eu tô falando). e, confesso, não tenho muita paciência para vídeos. esse é um dos motivos pra eu ter parado de gravar, há mais ou menos um ano e meio. eu até fazia vídeos pro blog, mas foi uma junção de zero paciência + não tô achando um formato legal que me fez desistir dessa ideia (por enquanto).
é muita ingenuidade nossa achar que só um formato é o ‘certo‘ e que só ele funciona. o Medium tá aí pra não me deixar mentir. mas assim como tem muitos blogs legais e blogs ruins, tem vídeos legais e vídeos ruins. e é bizarro a gente acreditar que todas as pessoas vão receber a nossa mensagem da mesma maneira e pelo menos formato (spoiler: não vão).
o que eu quero dizer com isso é: por que fazer qualquer coisa, se não por um motivo verdadeiro? hoje me caiu a ficha de que ainda existia um lugar de mim que escreve no blog por um benefício próprio, atrás de alguma coisa que eu acho que vai me fazer feliz. eu sei bem o que é isso: reconhecimento. receber o reconhecimento alheio ainda me parecia tentador.
ao mesmo tempo, eu tô vendo que isso não vai dar certo. não vai dar certo porque o que eu tô buscando não tem nada a ver com o blog, e sim com uma sensação. e esse é só um lugarzinho onde eu vou atrás disso.
acontece que eu já sei que eu tenho muita coisa pra entregar pra vocês. eu sei o quanto as pessoas vem aqui atrás de um bálsamo, de uma sensação gostosinha, de um abraço e uma xícara de chá. mas eu tava regulando a água e me limitando batidinhas nas costas à la Sheldon. mas não mais.
não mais porque as pessoas ainda leem blogs, sim. ainda existe um carinho por essas páginas criadas com tanto amor e tantas palavras pessoais. e também tem lugares pra vídeos. tem lugar pra todo mundo, gente. o que importa não é o que você faz, é como faz. com que sensação? o que você tá ensinando pro mundo toda vez que liga uma câmera ou escreve um textão?
pode ser raiva. pode ser rejeição. pode ser um pedido por reconhecimento. pode ser uma vontade de ser aceita. ou pode ser amor. você pode ensinar o amor e ser um ponto de luz num mundo tão, tão, escuro. eu tinha escolhido ficar em cima do muro. até descobrir que o ‘em cima do muro‘ não existe: ou você escolhe por uma coisa ou por outra. eu tava escolhendo continuar pedindo ao invés de entregar.
mas eu quero ensinar amor. eu quero colocar pra rodar uma coisa que existe em mim e que pede todos os dias pra ser ouvida. é um alarme que toca incessantemente pedindo atenção, mas eu viro a cara e coloco uma música alta pra fingir que não tô ouvindo.
como é que você faz pra se distrair do seu alarme? tanto faz se você escreve, se grava, se desenha ou se canta. o que é que você tá ensinando quando faz o que faz? a boa notícia é que se você tava passando uma coisa que não acha que é legal, tá em tempo de mudar de ideia.
então, quem lê blogs hoje em dia? as justificativas podem ser muitas: quem não gosta de vídeo, quem é old school, quem é mais velho e não se dá bem com Youtube, quem também escreve blogs, quem ama ler. ou pode ser mais simples: quem tá atrás do que eu tenho pra entregar. e ponto final.
não é mais uma questão de ‘o que eu quero‘. tem gente precisando de mim. será que eu vou mesmo continuar regulando a água do chá quando tem alguém morrendo de frio na minha frente?
dá um arrepio só de pensar. diante disso, então, eu decido entregar tudo o que eu tenho pra salvar você que tá do outro lado da tela dessa sensação horrível que a gente tanto conhece. e mostrar que existe SIM um outro jeito de viver. e nessa a gente se ajuda e caminha junta pra esse lugar feliz.
o blog deixou de ser um projeto meu pra ser uma ferramenta pra vocês, pra quem precisa, pra quem quer mudar o que sente todo dia, quando acorda atrás do amor que tanto busca. eu decido aceitar a minha missão e ser uma referência.
eu me comprometo a aceitar o amor. e agora me comprometo a compartilhá-lo também.
tomar chá na xícara de café não tem graça, no fim das contas.
Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
95 Comentários
Que lindo ler isso.
“Então, quem lê blogs hoje em dia? as justificativas podem ser muitas: quem não gosta de vídeo, quem é old school, quem é mais velho e não se dá bem com Youtube, quem também escreve blogs, quem ama ler. ou pode ser mais simples: quem tá atrás do que eu tenho pra entregar. e ponto final.”
Simplesmente inspirador. Obrigada <3
<3 <3 <3
Olá! 🙂
Muito grato por esse texto. Sim, ainda há quem leia blogs hoje em dia e por isso nós, que temos estes humildes espaços, mantemos nossas atualizações – às vezes junta uma teia de aranha aqui e ali, mas em algum momento limpamos tudinho. E cá estamos, as palavras da resistência. Tantas plataformas por aí e resistimos com nossos blogs, com nossa escrita. Escrevemos e somos lidos – por um, por dois, por cem, por dois mil leitores. Vida longa aos blogs e aproveitando a deixa, feliz dia do escritor e da escritora. 🙂
isso foi incrível. eu sempre gostei de escrever, expressar o que sinto pelas palavras e pode ser que minha falta de fé em mim mesma possa ter impedido que tentasse algo novo, o seu objetivo não era exatamente esse, mas com as tuas palavras e a sua vontade de fazer diferente, acabei me inspirando e criando coragem para algo novo, compartilhar coisas novas e tentar experiências novas. obrigada por ajudar um leitora amante de café.
aaaaa Layse! que delícia ler isso! brigada, mesmo!
Eis que termino minha meditação, e após alguns insights, pego o celular, faço uma pesquisa e clico neste texto. Realmente, o Universo é maravilhoso. Gratidão pelas tuas palavras, querida Escritora. Me deu algumas respostas das quais eu precisava neste momento. Que te retorne em dobro!
fico feliz que tenha te ajudado ♥
Eu ainda estou nessa luta de escrever em blogs… É uma sina e necessidade.
Moça seu blog é belíssimo, quase artístico, e tem uma expressão muio verdadeira. Continue escrevendo por favor.
pode deixar ♥
É lindo ver como você transborda tudo que tem através das palavras.É tanto amor que consegue ultrapassar a telinha(seja ela qual for) continue com esse amor infinito que eu sempre estarei aqui de coração aberto para receber seus textinhos
fofinha! brigada por essa mensagem tão linda ♥
Sei que os blogs estão perdendo cada vez mais espaço, mas ainda assim resolvi iniciar um agora, na verdade a ideia me surgiu hoje, pois também não tenho muita paciência para vídeos, no entanto sei o quanto é difícil encontrar leitores, mas ainda assim quero prosseguir com a minha ideia e meu sonho de conseguir de alguma forma mostrar a minha arte de expressão que é a escrita, com isso convido vocês a conhecerem meu blog, quem sabe lá vocês encontrem algo interessante.. Começarei a publicar hoje, e ficaria feliz se alguém desse uma passadinha rápida! https://euviajandonaleitura.blogspot.com.br/
Boa tarde. Faziam anos que eu não lia um blog, nem comentava nada fora das redes sociais, e é um exercício estranho escrever em um teclado, e sem aquele imediatismo facebookiano.
Caí aqui porque… bem… longa história: eu faço um programa ao vivo no Facebook com alguns amigos, e um deles reclamou (no ar, claro), que eu tirei do ar meu antigo blog. Ele lembrou alguns artigos que marcaram a vida dele. E eu saí dali disposto a botar todo aquele conteúdo de volta no ar. Foi fácil: eu havia programado todo o site e mantivera o banco de dados intacto, assim como um backup das imagens. Em duas horas, montei uma versão pé-de-boi para os saudosos de plantão.
Não vou continuar meu antigo blog. Na verdade, minha ideia era mantê-lo como página dentro do meu site (onde também estão vídeos, livros, apostilas para download – uma espécie de aglomerado da minha obra).
Só que, daí, me deu vontade de voltar a escrever.
O problema é que não quero escrever PARA NINGUÉM LER. E aí me deu medo de iniciar do zero um novo blog. Uma nova aventura louca no mundo das letras.
Só que, se antes eu escrevia sobre carros, games, poítica, livros, e tudo mais… penso em só escrever um tipo de coisa: pequenas reflexões filosóficas que eu acabo tendo, e que não fico legal explicando em vídeo.
Será que ainda existe leitor para coisas bloguísticas?
Fabio, se esse seu comentário (e o meu blog, como um todo) é qualquer prova, tem espaço pra isso SIM! compartilha o que você gosta, o que te deixa confortável, o que dá vontade, que o público vem. disso eu não tenho dúvidas!
Olá, estava lendo seu blog quando eu vi esse post, foi impossível não clicar, ate por que penso muito sobre esse assunto e esse post foi maravilhoso pois é tudo real o que você diz! E por mais que o youtube seja legal ele nunca vai substituir a magia das palavras e do barulho das teclas ao escrever. Amei muito seu blog, é muito inspirador e um conteúdo único e diferente! Parabéns!!
oi, Nayara! brigada pelo seu comentário! e, concordo, pra mim nada vai substituir o poder das palavras e eu sou louca com esse barulhinho do teclado… mas tem espaço pra todo mundo mesmo! pra quem ama o vídeo e pra quem ama escrever, como a gente ♥
Amei seu texto, penso igual a você, quero compartilhar o melhor em mim. Quero compartilhar e tantas outras coisas boas. Mas sendo sincera as vezes me sinto desanimada por n coisas. Mas quando eu viajo e fico sem blogar parece que fiquei anos fora, parece que falta um pedaço de mim rs
MEU DEUS QUE POST GOSTOSINHO! É por leituras como essa que eu leio blogs, por essa sensação reconfortante de acalanto e empatia, não troco por nada <3
afe, você é muito fofa ♥
Post incrível e sincero, e é o primeiro que leio do seu blog (acabei de conhecer!). Gostei muito do jeito que você escreve e o estilinho do blog ♥ Boa sorte pra nós!
http://www.sextadimensao.com/
<3
UAL” ai eu to apaixonada por esse blog minha gente hehehe
olha eu fiz um post recentemente no meu blog sobre fingir ser algo que não é na blogosfera, e acho que tem tudo haver com o que você escreveu neste post, já ouvir muito isso “NINGUÉM LIGA MAIS PARA BLOGS” mais super discordo, eu leio ligo e prefiro ler do que assistir um vídeo.
Mas ultimamente comecei a gravar vídeos por que sentir uma necessidade de me expressar e fala tudo que tinha pra fala (não estava mais cabendo em palavras) e até gostei da sensação, mas prefiro mil vezes um blog ainda, não levo muito jeito pra youtube mais vou fazendo do meu jeitinho, acho que e importante também nos adaptarmos as novidades, claro que cada um respeitando seu perfil nicho e espaço, que espaço como você disse, tem pra todo mundo!!
Olha….eu muitas vezes prefiro ler blogs interessantes do que que ficar vendo vídeos. Eu prefiro interpretar o texto do que ter tudo pronto na minha frente. Imagino tudo como um livro e o filme do livro(o livro é sempre melhor pq tem muitos mais detalhes). Sem falar que eu prefiro muito mais escrever do que gravar pro meu Canal, porque escrevendo eu sinto que posso ir muito mais além o no vídeo eu tenho que delimitar o que vou falar e cuidar para o vídeo não ficar longo. Mas no meu blog não…lá eu posso falar até de mais! kkkkk
Bjus linda!
Conheci teu blog por meio do blog Querido Deus, Obrigada por me exportar! (http://vivendolaforanoseua.blogspot.com.br).
O teu título me chamou atenção de imediato e não poderia deixar de vim ler. Achei maravilhoso tudo o que tu disse, pois sinto e penso as mesmas coisas.
Há um tempo atrás queria ir junto com a massa e fazer vídeos, fazer posts sobre moda e coisas que não fazem parte do meu mundo, mas aprendi que tem espaço pra todo mundo que nem tu disse e automaticamente também tem público pra todo mundo. Hoje vejo que tenho que escrever pelo mesmo motivo que comecei, por amor e para me ajudar a ser uma pessoa melhor.
Gostei muito daqui, vou salvar aqui pra ler sempre <3
Boa semana, beijos!
é isso mesmo, Nati! tem espaço pra todo mundo nesse mundinho lindo que a gente chama de internet ♥
Tem espaço para todos e gosto para tudo nesta vida. Não é prq fulano faz algo de sucesso que a massa tem que fazer o mesmo, “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (1 Cor 6,12).
Lemos sim e amamos conteúdos de qualidade, bem escritos como o seu. Eu ainda acredito na revolução do bom conteúdo e li recentemente (No Facebook da Martha Gabriel, escritora de livros da área de Tecnologia) que o Google foi obrigado a retirar cortar certos anúncios de vídeos no Youtube a pedido dos próprios anunciantes, por conta de conteúdo de má qualidade e repleto de palavrões.
Seja nos nossos Blogs, seja no Youtube, conteúdo de qualidade sempre fala mais alto e é por isso que os blogs nunca vão morrer.
Grande abraço!
não é? eu concordo muito com você, Daniele!
Adorei seu blog, o tom da sua escrita. Acho que nós ligamos muito para o resultado e esquecemos o prazer do percurso. Eu sou do tipo que acredita que no universo não há lixeira, que tudo tem o seu lugar e que não adianta tentar jogar fora ou esquecer o que quer que seja. Então: ainda tá valendo ler um bom livro tanto quanto assistir um vídeo no youtube. Já fui mais light na minha escrita, hoje me sinto ácida querendo voltar ao doce (estou um docinho de boldo, por enquanto!). Em resumo: escrever blogs é tão bom quanto ler longos e intermináveis livros e assistir séries inteiras ou rever novelas e filmes que valem a pena. O Youtube tem o seu espaço mas, com certeza, não é o universal! E falar também tem sua arte e muitos não a têm – eu canso de muito trololó que poderia ser resumido num minuto. As pessoas se perdem falando. Acho a escrita mais concisa, mais direta por incrível que pareça. É isso: continue blogando, bloguemos juntas!
cris, é isso mesmo! todo mundo tem o seu espaço e cada um que lê um livro, um post ou vê um filme vai atrás daquilo que a pessoa quer passar. tem lugar para todos mesmo ♥ e vamos juntas!
Já são quase 7 anos no mundo dos blogs, mas nunca me encontrei de fato e quando meu quinto blog começou a criar “sucesso”, eu me senti vazia e incomodada com o conteúdo que produzia. Já não estava mais me identificando, sabe?
Então fiz uma longa pausa e em 2016 criei o que tenho hoje. Fiz vários vídeos para o canal até que perdi a vontade e deixei de atualizá-lo por 4 meses. Foi aí que percebi que eu amo escrever sobre comportamento, sempre amei, mas ficar diante da câmera para falar sobre não me empolga tanto, o que é meio estranho para uma jornalista, KKKKKK.
Até pensei em desistir do meu blog, mas aí eu lembrei: tem gente fiel que lê isso aqui. Amei o post, amei sua maneira de escrever, amei o blog e voltarei aqui novamente com certeza!
Um beijo enorme <3
ahh, Karina. volte sempre mesmo ♥ tem gente que se adapta melhor ao vídeo, outras que se adaptam mais ao texto escrito, mas o importante é que sempre tem alguém pra ler/ver o que a gente produz. então vamos escrever pra essas pessoas que acompanham o que gente faz, né?
Me identifiquei com várias passagens nesse post e já vi essa mesma pergunta no facebook. Particularmente eu acho que um vídeo dá muito mais trabalho, principalmente com toda a parte de edição. Um videozinho feito bem bonitinho com trilha sonora e tudo, de 7 minutos, vai levar no mínimo, 1 à 2hrs de edição(isso sem muito trololó).
Eu prefiro escrever rsrsrs!!! Quando solto vídeo, solto bem orgânico mesmo, sem muito rebuscado. Adoro ler e conhecer novos blogs, principalmente aqueles que ainda mantêm um estilo de diarinho. Mergulhar no profundo de outro ser humano é algo que me fascina.
Beijos!
olha, confesso que eu levo mais ou menos o mesmo tempo pra fazer um post viu? sou bem exigente com a minha escrita e escolha de imagens e tudo mais. tem horas que eu fico meio ‘ah, qualquer coisa serve!’, mas na maioria das vezes eu demoro MUITO pra montar um post. então acho que isso é bem relativo mesmo!
Obrigada por salvar a arte de escrever! ❤
Adorei seu texto. A internet é um espaço tão amplo. Tem lugar pra todo tipo de conteúdo e para todos, que gostam de ler, de assistir ou somente ouvir.
não é? eu também acho ♥
Eu leio vários blogs, exatamente pela sensação, eu me sinto abraçada por eles. Sempre fui apaixonada por ler, e quando escrevo no meu blog, sinto que estou passando a mesma sensação para outras pessoas. Vida longa aos blogzinhos ♥
num é? ler blogs é tipo um abraço mesmo <3 eu amo demais
[…] mais chamou a minha atenção! 05. Por que o Neymar ganha mais do que mil professores juntos? 06. Quem lê blogs hoje em dia? Tip – leia outros posts do blog indicado além do que já mencionei. Tem um conteúdo […]
Olá Maki,
Eu não sei se já deixei algum comentário aqui no Desancorando, mas hoje… especialmente hoje, eu cheguei até esse post e parece que você estava falando diretamente comigo. Mal cheguei na metade do post e já comecei a chorar, isso porquê você é incrível. Suas palavras são incríveis. Elas nos passam um conforto sem igual. Obrigada por esse post, Maki. Obrigada por compartilhar palavras de conforto. <3
Eu ainda leio blogs. 🙂
ahahaha como você é fofa Paloma! brigada pelo seu comentário ♥ fiquei muio emocionada!
Minha irmã e eu temos um blog e dia desses, em conversa uma com a outra, fizemos esse questionamento: quem ainda lê blog? Será que estamos falando com as paredes? Será que a nossa voz repercute nesse mundão que é a net? Penso que sim. Ainda há espaço para escrita, para aqueles que que gostam de escrever e para aqueles que gostam de ler blogs. E, o seu post, foi alentador para mim nesse sentido. Não conhecia o blog, mas passo a segui-lo. Se lhe interessa, cheguei aqui por indicação da “linkparty” da Sernaiotto.
isso aí, Rejane! se tem carinho, tá valendo. e tem espaço pra todo mundo mesmo. a internet é um lugar gigantesco. se você quiser entregar alguma coisa de coração, com certeza tem gente que vai querer receber.
Quando o texto aparece no momento certo: foi esse texto.
Eu tive blogs lá pela adolescência, e enrolei MUITO para fazer outro. Por mais que eu quisesse, eu tinha vários “e se…”. Mas, ai um dia, (quase agora) fiz.
Eu realmente acredito que qualquer coisa feita de coração é válida.
A internet é um lugar imenso (infinito, talvez?) e tenho certeza que tem um lugarzinho para todo mundo. Pode sim assistir vídeo no youtube, mas também dá para ler os blogs né?
Ah, e te achei procurando sobre o bullet journal. Fui uma pessoa que tava atrás do que você queria entregar.
Então, se é de coração, vale sim!
Beijos
Débora, que comentário mais FOFO! toma um abraço: *abraça*
é exatamente isso. se é feito de coração, tá valendo. tanto faz se você só quer postar no Instagram, se quer ter um blog ou um canal no Youtube. o formato não interesse se você coloca algo verdadeiro por trás, né? ♥
Nossa estou aqui boba com esse blog. ❤ Gosto muito de ler blog acho um passatempo bem gostoso quando se acha pessoas com uma escrita, com um sentimento que dá para sentir do outro lado igual senti com o seu blog.
Eu há mais ou menos dois anos quis criar um blog, partilhar momentos do meu dia a dia sabe? Aos meus olhos são coisas incríveis. kk Desisti da ideia por vários motivos: assunto, melhorar escrita, nome para o blog e por aí vai… cheguei a pensar ano passado e o que aconteceu? Criei um canal no YouTube para compartilhar tutorias, publiquei uns 4 vídeos apenas…
Não estava me sentindo completa, no início estava aquela ânsia aquela empolgação mas depois desanimei, perdia meus sábados gravando e editando e não estava feliz, o que era para ser um hobby se tornou uma obrigação. Eu tinha noção que teria que postar toda semana, editar e publicar uma coisa de qualidade! Logo vinha aquele pensamento “com um iPhone 4, não vai sair nada de qualidade” e aquilo já estava me deixando chateada, preocupada e nervosa. Foi então que começou os comentários negativos, um em cima do outro e o que aconteceu? O esperado, parei de postar e deixei o canal como está, não estava preparada para nada daquilo! Sem qualidade de vídeos, sem material, sem qualquer paciência e como disse, aquilo se tornou UMA OBRIGAÇÃO. Hoje a ideia do blog voltou, pois minha vida está dando um giro de 360° que tem coisas que tem acontecido nela que para mim muitos vão se identificar e como você pode notar eu adoro escrever e detalhar tudo, com essa virada que minha vida tomou, veio a pergunta: Será que devo?
Foi onde pesquisei e achei seu blog. ❤
Kamilla, eu entendo muito a sua frustração. mas sabe que manter um blog dá tanto trabalho quanto cuidar de um canal diferente. as ferramentas mudam, mas o trabalho é o mesmo, em essência. tem dias que me dá preguiça de pensar em post em foto pro Instagram e por aí vai. mas aí eu lembro que têm pessoas que amam o que eu escrevo e que esperam por um conteúdo que faça com que elas se sintam bem. e aí a motivação volta voando! não importa o que você faça, o que importa é o como. se tiver carinho, então tá valendo. ♥
Te acompanho há alguns meses Maki, e assim como a maioria dos seus leitores, sou contra normose!!
Adoro ler, e fico triste quando entro em algum blog que acompanhava e vejo que migrou para um outro tipo de mídia, fotos ou vídeo…Sem contar que, se muita gente gosta de escrever, outras tantas gostam de ler…♥ Eu sempre gostei, e mesmo tendo 42 anos ainda guardo minhas agendas rs rs
Adoro o modo como escreve, como partilha suas conquistas. Vibrei quando tomou coragem e cortou o cabelo bem curtinho.
Uma ode aos blogs!
beijo.
ah, como você é fofa, Paty! obrigada pelas palavras ♥
não acho que a gente deva ficar chateada porque as pessoas encontraram outras formas de se expressar, só lembrar sempre que têm público pra tudo!
que post mais gostoso! senti-me abraçada. <3 (aqui fala uma old school 😀 haha)
eu ainda leio blogs. quase não comento, mas leio. e os amo. prefiro os blogs a efemeridade das redes. muito se compartilha e pouco se troca. aqui, em espacinhos como este, é tudo tão mais aconchegante e íntimo, pessoal. ♥ mesmo que vídeos sejam mais líquidos, sempre vou preferir o mergulho das palavras de um texto. eu leio. sou leitora. isso muito me define. exatamente porque texto, pra mim, é o que você disse, é entrega, doação. eu me doo quando escrevo, recebo quando leio.
obrigada pelo presente deste texto. 🙂
Amanda, você é muito fofa! sim, eu entendo. essa questão de identificação é muito importante. mas o legal é a gente perceber que essa entrega por acontecer independentemente da forma. pode ser em vídeo, em texto e em um tuíte. é uma questão do que você sente quando faz o que faz, sabe? e, mais importante do que qualquer coisa, tem espaço pra todo mundo fazer essa entrega, mesmo. aí é só as pessoas escolherem o formato mais didático pra receber esse conteúdo. ♥
siiiiim, concordo muito com você! 😀 minha resposta ao seu texto ficou incompleta, mas quis dizer que cada um tem sua própria forma de entrega e/ou sua própria forma de receber aquilo, da maneira com a qual mais se identifica, e que o texto é a minha. 🙂
aos meus olhos, as redes sociais como twitter, instagram e facebook são cada vez mais efêmeras. amo o twitter (10 anos tuiteira!) e gosto bastante de às vezes acompanhar o dia a dia das pessoas através de seus olhos no instagram, mas são momentos. “eternizados”, mas efêmeros. o que aquilo me diz de quem postou é muito pouco ou quase nada, muitas vezes apenas o superficial. mesmo que haja pontos fora da curva, estes são exceções.
vídeos são um ótimo veículo pra certos tipos de conteúdo e eu consumo bastante, mas meu relacionamento com eles é outro, sabe? mesmo os tipos vlog. mas concordo que muita gente tem com eles o relacionamento que tenho com textos.
no entanto, ainda assim, a mim parece que vídeos e instagram sempre vêm com certo apelo de continuidade, um esforço maior em que o produto final seja atrativo, que os textos em blogs pessoais old school não têm. pra mim, a grande maioria desse tipo de conteúdo fica na categoria “entretenimento”, coisas pra passar o tempo.
já o texto em blogs old school sempre me parecem que precisaram ser “paridos”, que vieram de uma necessidade do autor de externalizar algo, e depois que ele está no ar, está. não tem finalidade. a única finalidade daquele texto era nascer. era ser. sabe? e esses são os meus preferidos.
mas, claro, isso tudo é a minha perspectiva, a partir dos meus gostos e minha experiência pessoal, né? haha.
mas acho mesmo ótimo que hoje haja inúmeras maneiras de entrega de conteúdo e espaço pra elas, porque torna tudo muito mais democrático e todo mundo pode aproveitar e fazer suas escolhas, não importa a preferência e identificação ou o tipo de conteúdo que tem mais facilidade ou prazer. 😀
as pessoas procuram o que é mais fácil, mas nem todas, acho que quando a gente descobre o que quer de verdade a gente encontra pessoas que também se identificam com a gente ou elas que encontram a gente. Fico chocada com o tanto de gente abandonando o blog pra ir pra outra plataforma lá por ser mais fácil. Tem muita gente que gosta de ler ainda, que prefere um bom blog old school. Amo ler blogs, amo escrever no meu, e amo quando percebo que outras pessoas gostam do que escrevo
é, a gente sempre encontra aquilo que busca e no formato que é mais didático pra gente, né? a forma que vai nos ensinar mais sobre o que a gente quer saber. ♥
Eu acho que nunca nenhum post resumiu tanto o amor pela blogosfera em geral. Meus amigos dizem que é um vício, que não entendem porque ler se “youtubers fazem a mesma coisa de um jeito mais fácil”. A verdade é que realmente busco o que só é passado pela escrita. Porque, por mais que digam que o vídeo torna-se mais próximo do espectador, eu ainda acredito que nada tem a familiaridade de um blog, do tempo dedicado à escrita pelo blogueiro, pela dedicação à cada novo post. Como você nos ofereceu chá, eu ri sozinha e eu juro por Deus que cheguei a sentir o quentinho por dentro e o cheiro inconfundível de chá de camomila. Sabe, quem lê blogs quer isso: interação com um quê de amizade de longa data. E mesmo que a quantidade de pessoas que curtem esse prazer diminua ao longo dos anos e migrem para uma outra plataforma, essas pessoas nunca serão extintas, porque sempre vai ter gente que prefere o carinho que se é ler textão.
Com carinho,
Conto Paulistano.
Selma, é exatamente isso! pode ser que plataforma mude, mas se a sensação for a mesma, então tanto faz, sabe? se todo mundo sentir esse quentinho no coração que você sentiu, então eu tô mais do que feliz ♥
O Maki! Bom, primeiramente, eu queria dizer que amo seu blog de paixão!Descobri ele faz uns dois meses e realmente amei tudo por aqui. Segundo, Eu tenho o mesmo pensamento que você com relação à leitura e a relação das pessoas com ela. O povo está cada vez mais preguiçoso, né? Tem preguiça de comer direito, de fazer exercícios, de viver além da tela do celular ou do computador, e de ler. Mas ainda existem pessoas nostálgicas como nós que ama o cheiro do papel antigo de um livro do século passado, ou passar longos minutos lendo textos enormes e com um bom conteúdo na internet é acho que é pra essa galera aí que estamos escrevendo. Gente como a gente!
Beijinhos! Fica com Deus! <3
pois é, eu concordo! mas acho que é mais do que isso também. a gente escreve pra quem tá em busca de um lembrete do que é verdadeiro, sabe? e isso independe de geração, de idade, de gosto pessoal ou de qualquer outra coisa. é uma questão de buscar uma sensação que lembre as pessoas de quem são de verdade. é pra essas pessoas que eu escrevo ♥
A grande maioria das pessoas preferem o que é fácil, os vídeos trazem essa características, mas por outro lados essas pessoas não são fieis, basta aparecer outra modinha que elas se vão. rsrsrs
Aprendi que tudo é uma questão de público alvo, de nicho sabe, é fato que o número de pessoas que realmente buscam significado naquilo que lêem ou vêem é menor do que os demais. Eu entendo que blogs em sua maioria possuem um público seleto.
sim, isso é verdade. acho que se você sabe com quem fala, fica mais fácil mesmo. engraçado que eu nunca tive um público certo em mente, mas sempre pensei em conversar com quem busca uma sensação mesmo, um carinho, sabe?
Ai que lindeza de post. Eu não quero largar meu blog e assim como vc eu também quero entregar algo com ele. Esperança no coração! =D
simm ♥ muita esperança que dá tudo certo!
A diferença de quem acha que o blog está morrendo para quem não acha é essa vontade de entregar valor pras pessoas. A fase de fazer por fazer ou pra ficar famosa tá morrendo rsrs. Os que ficaram querem doar em vez de receber e isso me anima a continuar escrevendo <3. Como disseram, você disse o que muitas querem falar e com as palavras mais lindas. Obrigada por isso =*
nossa, é isso mesmo! acho que as pessoas estão entendendo que ficar famosa na internet não é só uma questão de ‘ter um blog’. você precisa ter alguma coisa pra entregar, algo que faça as pessoas voltarem, sabe? ♥
Eu leio blogs diariamente. E não tenho nenhuma perspectiva de parar.
Excelente reflexão! Super concordo!
Sobre o amor: o que acontece, de fato, é que a gente ama conforme foi ensinado a amar. Fico tão feliz e tão mais crente na humanidade quando vejo pessoas dispostas a ensinar os outros a amar.
Aqui tem uma reflexão minha sobre isso: http://somelhora.com.br/index.php/2016/02/16/amor-de-geracao-para-geracao/
verdade, a gente ‘ama’ conforme aprende sobre o que é o amor. mas existe um lugar da gente que teve e sempre terá aquilo que é amor de verdade. acessar esse lugar automaticamente nos coloca em um lugar de cuidador e a gente cuida porque ensina justamente o que é o amor mesmo. e é esse lugar que eu tento colocar em cada palavra que escrevo ♥
Não tenho muita paciencia com videos também… amo escrita e amo ler coisas que as pessoas escrevem. Respondendo à pergunta do titulo do post: eu. eu leio blogs hoje em dia
essa falta de paciência é normal, né? num é um formato que agrada todo mundo. e que bom ♥ fico feliz!
Eu leio blogs hoje em dia e vou continuar lendo o seu sempre e sempre e sempre. Obrigada por mais um post importante na minha vida.
ahaha mano, você é muito fofa! eu não aguento ♥
Obrigada por não negar um chá quando sinto frio aqui do outro lado. <3
jamais ♥ pode tomar quantas xícaras cê quiser!
Maki, que lindo!
Tava querendo também desabafar sobre isso lá no blog, essa onda de vídeos e de que os blogs morreram me deixa tão triste! Porque acredito que tem espaço pra todo mundo e que blog tem outro intuito muito além de “fazer sucesso”, só quem escreve e ama ser blogueiro é que sabe. Aliás, eu AMO teu blog demais <3
Abraço!
pois é, eu fico de cara com essa galera que acha que não tem lugar pra todo mundo… é muito limitante isso né? quem não gosta de vídeo fica como? órfão de conteúdo? claro que não!
você é uma fofa! obrigada ♥
Ó, eu venho aqui, leio os textos e não páro pra comentar, mas gosto muito da sua forma de espalhar amor nessa internê! Eu sou a pessoa que prefere ler textões do que assistir vídeos (na maioria das vezes)…
Tem mesmo um lugarzinho pra todo mundo. Bjo
ahahaha fofinha ♥
brigada pelos comentários, Aline!
Conheci seu blog há pouco tempo. Comecei a ler e fiquei um bom tempo lendo os posts anteriores. É sempre agradável passar por aqui e ver algo novo…fico refletindo. Me identifiquei com muita coisa . Gosto da variedade. Sinto-me em casa!
bem-vinda, Silmara! ♥
É a primeira vez que chego aqui. Nunca havia lido nada seu e amei este texto. Um ‘amô’ de palavras!
Chegar aqui e saber que receberei amor é honroso! Obrigada, moça!
Vou acompanhá-la a partir de hoje.
Até mais <3
PS: Desculpe o elevado número de exclamações, porém é assim mesmo que me sinto.
ahahaha pode usar quantas exclamações quiser, Ana! não tem problema não!
e seja muito bem-vinda! ♥
acho incrível as “coincidências” desse cantinho mágico chamado blogosfera: você tá vivendo, pensando, transpirando um assunto desesperadamente, aí você acessa um blog e tcharaaam, a pessoa lá do outro lado escreveu exatamente sobre aquilo. é uma conexão gostosa que faz a gente sentir que não está sozinho… eu tenho pensado nisso mesmo, porque estou nesse processo de inaugurar um blog em pleno 2017: será que ainda vale a pena? e aí eu lembro que não é necessariamente o resultado que mais importa e sim o processo. o que e quem você agrega no caminho. e eu me sinto parte do seu caminhar. um grande beijo.
você nunca vai estar sozinha nessa, Adriana! que incrível que você decidiu inaugurar seu blog esse ano! faça com muito carinho ♥
Oi Maki!
Nem preciso dizer que eu amei o seu texto e que ele só fala verdades.
Eu me assustei esses dias vendo o mundo de vídeos que estão sendo postados no youtube com diversas finalidades e o quanto muitos blogs estão migrando para a plataforma. Eu, pessoalmente, não tenho muita paciência para assistir aquilo que pode ser escrito e entendido de forma fácil. Vou pro Youtube procurando conteúdo original e mais complexo de ser entendido apenas por texto.
Agora, quero ver o quanto vai subir os uploads nos canais por causa da mudança no Youtube: os vídeos podem ser enviados via celular pro site em breve.
Eu sou daquelas que gosta muito de ler textos e só assisto vídeos de assuntos relevantes (Omelete, Nerdologia, Glocal, entre outros).
Abraços!
é, é um movimento porque o pessoal vai onde eles acham que a audiência tá também né? mas as pessoas esquecem que não é todo mundo que gosta de vídeo… sei lá, eu não tenho muita paciência pra vídeo não, prefiro ler mesmo, mas é questão de preferência. vamos acompanhar, né? mas eu sigo achando que sempre vai ter espaço pra todo mundo ♥
Que amor Maki! ♥
Também acredito que tem lugar pra todo mundo. Ainda tem muita gente acompanhando blogs, gente que gosta de ler textão, gente que se identifica com você.
Seus textos sempre me emocionam. Sempre me dá aquela pontadinha no coração sabe! Continue escrevendo e compartilhando amor querida!
num é? ♥
tem lugar pra todo mundo mesmo, e nisso a gente vê como todo mundo é importante e como toda expressão é válida, sabe?
você é uma fofa. muito obrigada mesmo! ♥
Agora que estou entrando no Youtube e tenho que dizer que sou muito mais escrever hahahaha
Criar conteúdo é maravilhoso (em qualquer formato), mas me sinto livre e melhor me expressando por palavras e fotos, sabe?
Eu amo ler blog! Meu Feed tem uma listinha que nunca diminui e tento sempre visitar os amigos rs..
é uma questão de facilidade também né? a gente praquilo que se identifica mais e com o que se sente mais confortável. mas têm espaço pra tudo e pra todos ♥
Eu ainda leio blogs! A blogosfera não é mais a mesma, muita gente migrou pro Youtube e eu até entendo esse pessoal. Acho vídeos bem legais e dá pra ver muito a personalidade da pessoa neles, mas eu ainda prefiro ler. Gosto de blogar também, e por mais que pareça sem sentido pra alguns, continuo escrevendo porque gosto. E gosto de ler o que os outros escrevem também, e falar o que penso do que eu li. E eu ainda não tinha percebido isso, hoje mesmo estava me questionando porque eu escrevo meu blog, e então me lembrei (de novo). Obrigada pelo post!
é, então, muita gente migrou e se deu muito bem nessa, mas a palavra escrita ainda faz meu coração bater mais forte ♥
e que bom que você lembrou! agora coloca isso nos seus textos e tá tudo certo ♥
Aaaaaaaaaa Maki, que coisa mais linda! Eu me emocionei aqui porque leio muito blog ainda sim! E leio muito o seu blog sim! Até o gif do Sheldon achei que era um texto sobre terminar, mas depois só ri porque é sobre continuar e continuar mais intensamente! Sério, amo você e tudo o que você escreve! Tem me ajudado muito sabe? <3
ahhh, Ana, você é tão fofinha, sério! ♥
brigada por esse comentário. e é isso mesmo, é continuar mais intensamente, é entregar tudo o que eu tenho pra ver você bem ♥
se tá funcionando então eu já sou eternamente feliz e grata!