Na dúvida: uma xícara de chá

Tem pelo menos uns dois anos que o meu lema de todos os dias é ‘na dúvida, uma xícara de chá‘, e ele me acompanha em cada uma das três xícaras (ou baldes) que eu tomo todos os dias. É até estranho pensar que teve uma época em que eu odiava chá.

Mas eu comecei a tomar depois que fui na nutricionista e ela me sugeriu substituir o café por chá. Eu tinha muita enxaqueca e cafeína é um vilão mesmo pra dor de cabeça, então topei tentar e nunca mais voltei atrás. Acho até estranho pensar em tomar café agora. Coisas da vida, né?

Na dúvida: uma xícara de chá

E eu falo tanto de chá nas redes sociais (só não vê quem não me segue no Instagram) (ou no Twitter) que fiquei surpresa quando percebi que não falei nenhuma vez sobre os meus chás preferidos aqui no blog. Tomar chá é uma arte que precisa ir pro mundão, gente, todo mundo tem que adotar esse hábito porque é simplesmente maravilhoso! Então, decidi aproveitar o BEDA justamente pra dividir isso com vocês. Lá vai:

English Breakfast

Um dos chás mais tradicionais britânicos e meu favorito de todos os tempos! É um blend (uma mistura de diferentes tipos de chá) que tem o chá preto como base, ou seja, ele é bem forte e tem um tico de cafeína. É ótimo pra tomar de manhã (a ideia é ele acompanhar o café da manhã inglês, que tem um monte de coisa pesada, como feijão, ovos, etc., etc.) pra dar aquela acordada básica. Eu amo tomar como os ingleses mesmo, com um pouquinho de leite, só pra dar um ‘tchans’.

Baunilha

Eu conheci esse chá quando morei na França e tomei até cair pra trás com tanta deliciosidade (acabei de inventar essa palavra e já amei). Eu comprava um que vendia no Carrefour por lá (se você não sabe, o Carrefour é francês) e era da marca própria e achei muito por aqui. Mas tem um tempinho que eu não encontro. Nem esse, nem o que vendia no Pão de Açúcar, que também era de uma marca francesa chamada Casino. Eu acho que tá empatado com o English Breakfast como um dos meus preferidos, porque é uma delícia!

Hibisco

Chá de hibisco tem um monte de benefícios pra saúde, né? Eu gosto não só porque ele é muito saboroso e bem docinho, naturalmente, mas também porque tem uma cor linda! Eu compro a flor mesmo numa lojinha de produtos naturais aqui perto de casa, e que vende chá a granel, e costumo tomar mais de tarde. Como ele tem um efeito beeem diurético, é melhor tomar quando eu tô acordada e não antes de dormir pra não acordar no meio da noite (já aconteceu).

Camomila

Tem gente que acha chá de camomila meio blé, mas eu amo! É um daqueles que eu tomo a qualquer hora do dia, mas normalmente deixo pra tomar mais pro fim da tarde ou antes de dormir, pra dar aquela aconchegada. É um chá que pra mim parece um abraço, sabe?

O inverno é a minha estação do ano preferida porque dá pra tomar chá sem problemas o dia inteiro, principalmente deitada na cama, debaixo das cobertas, vendo um filme ou lendo um livro. Eu gosto muito de adoçar chá com mel, porque é mais natural, mas normalmente eu coloco uma gotinha de sucralose, tenho o paladar muuuuito doce e preciso de um pouquinho pra adoçar!

Pode parecer muito loucura, mas tomar chá pra mim é uma experiência, é um momento muito gostoso. É aquela hora de esquentar a mão na caneca, me enrolar na coberta ou de me ajeitar pra trabalhar, pra me ajudar a concentrar no meio da tarde… E eu amo compartilhar uma xícara de chá com as pessoas! É tipo dividir um segredo (nem tão secreto assim) com alguém, é uma delícia!

Já deu pra sacar que eu amo muito chá, né?

E você? Gosta de chá? Tem algum preferido?

BEDA2016

RELATED POSTS

12 Comments

  1. Responder

    Ana Cristina

    agosto 16, 2016

    Ai, fiquei querendo provar todos! Acabei que comprar uma caixinha de hibisco. Nos finais de semana de frio, quando vou para casa dos meus pais, é sagrada a mistura de chá preto, cravo, canela em pau e maçãs secas. Fica uma delícia!!

    • Responder

      Maki

      agosto 18, 2016

      gente, que mistura incrível! vou experimentar. e chá de hibisco é muito amor, tomaria todo dia!

  2. Responder

    Mih

    agosto 15, 2016

    Que lindeza de texto! Eu adoro chá, mas nunca fui muito “além”, sempre tomei os mais “básicos” haha. e nossa, você traduziu perfeitamente o chá de camomila: é como um abraço <3

    PS: Fiquei muito curiosa com o chá de baunilha! Não consigo nem imaginar como deve ser, além de delícia haah

    • Responder

      Maki

      agosto 15, 2016

      nossa, é uma delicinha. eu não tenho encontrado no mercado, mas se achar que te mando uma foto! é bem gostosinho, mais docinho assim e o cheiro é de matar! *.*

  3. Responder

    Evana

    agosto 12, 2016

    Oi! Também amo chá, não posso ver um chá novo por aí que já quero provar. :) Dos que você citou no post, o único que não tomei ainda foi o de baunilha, mas está na lista.
    Ah, e eu tomo chá sem açúcar nem nada mesmo. ^_^ Fui acostumada a tomá-lo assim mesmo, e acho ótimo. :)
    Bom fim de semana!

    • Responder

      Maki

      agosto 14, 2016

      então, sabe que tem gente que fala que é uma calúnia eu tomar chá com adocente, né? mas eu não consigo, sou muito formiga, preciso de um docinho, se não, não dá certo ahhahaah

  4. Responder

    Nicas

    agosto 12, 2016

    Eu sou do time do café, mas queria muito gosta de chá (fui parar até em degustação e aula uma vez). Tem uns da Twinings que acho gostosinhos, mas ainda parece uma coisa muito fraca pra mim.

    Teve uma vez que fiquei 30 dias sem comer industrializados e meu paladar melhorou bastante, tomei bastante chá na época, mas foi só voltar pra rotina normal que não deu mais pra competir com café e refrigerante. :(

    • Responder

      Maki

      agosto 14, 2016

      olha, eu também não gostava não, viu? foi questão de pegar o costume mesmo. hoje tomo o tempo todo.
      eu gostaria muito de fazer uma coisa dessas de ficar sem comer industrializados um tempo, mas não vivo sem peito de peru ahahah.
      eu gosto muito dos chás da Twinings. o English Breakfast e o de Baunilha com mel são os melhores, na minha humilde opinião.

  5. Responder

    bÁRBARA fRÓIS BORGES

    agosto 11, 2016

    Adorei esse post HAHAHAHA
    Eu também amo chá, os meus preferidos são hibisco, hortelã, cidreira e um de limão com gengibre que é vida <3
    Fiquei com vontade de experimentar esse de baunilha, amo baunilha também mas ainda não vi, vou procurar da próxima vez que for no mercado ;)

    Beijos

    • Responder

      Maki

      agosto 14, 2016

      ahhh chá de limão com gengibre é MUITO bom! eu amo também ♥
      ah, se você achar me avisa? eu não encontro nem por decreto :(

  6. Responder

    VANESSA BRUNT

    agosto 11, 2016

    Quantas indicações belíssimas! Não conhecia essa variedade incrível e fiquei boquiaberta, além de super curiosa para experimentar. É sensacional o teor metafórico que ‘o chá’ pode indicar, não é? Assim como os pontos mais literais. Adorei!

    http://www.semquases.com

    • Responder

      Maki

      agosto 14, 2016

      oi, Vanessa!
      simmm, tem muita variedade de chá e um é mais gostoso que o outro. não tem nada que uma xícara de chá não resolva, é o que eu sempre digo!

LEAVE A COMMENT