cotidiano

metas para setembro desancorando

meta do mês sempre tem por aqui (graças ao detalhes!), mas esses dias eu descobri que a maravilhosa da Malena Flores também tem um blog (incrível, por sinal), e ela costuma fazer posts com algumas metas pra você desenvolver durante a semana, tipo uma coisa simples por dia, sabe?

eis que em setembro eu vou participar de um desafio de organização bem legal e meio que decidi transformar esse no mês das pequenas metas (completar esse desafio vai ser uma delas, por sinal), e pensei em começar por colocar algumas coisinhas nos meus dias que vão dar um norte e me desafiar a sair da caixinha.

pode parecer bem bobinho, sabe? mas a ideia é tirar alguns minutos pra fazer alguma coisa que me faça sentir bem, que dê aquele quentinho no coração que a gente quer – e sabe – sentir o tempo inteiro. meio que colocar a gente no modo “presta atenção, menina!” e olhar o que você tá fazendo nos seus dias.

a Malena criou esse projeto, que chama #setemetasparasetedias, para o Prosa de Cora, e eu fiquei muito inspirada mesmo em meio que mexer nos pauzinhos e dar uma sacudida na minha rotina – quem me segue no Twitter tá sabendo disso já. eu acho que a gente não percebe o quanto tá repetindo sempre as mesmas coisas e tomando decisões automáticas com base em coisas antigas, às vezes, em ideias que a gente nem acredita mais tanto assim.

quem também serviu de inspiração pra esse post foi a Andrea, do Toffee Drops, que na semana passada aderiu ao projeto da Malena e criou sete metas pra fechar o mês de agosto (e o BEDA!) com chave de ouro!

então, vamos à elas, as minhas metinhas pra primeira semana de setembro:

01/09

arrumar o quarto: daí que eu adquiri essa mania de deixar o quarto uma bagunça o tempo inteiro, com a escrivaninha abarrotada de coisas e a cadeira cheia de roupas (alô, cabideiro improvisado). tem muito mais coisa pra arrumar além disso, e acho que consigo dedicar um tempinho considerável pra arrumar tudo direitinho e dar aquela renovada nas energias. não tô lembrando nem de abrir a janela pra deixar o ambiente arejar de tão desatenta.

metas pra setembro 2

02/09 

ouvir um podcast inteiro: eu tô com mil podcasts alinhados no Spotify pra ouvir, e nenhum que eu terminei. já comecei vários, procurei tantos outros, mas ainda não me acostumei com a ideia de ter alguém falando no meu ouvido por uma hora (hehe). domingo eu provavelmente vou pra casa da minha mãe e tenho uns bons 40 minutos de transporte público até lá, então, é o momento perfeito pra ver qualé que é.

03/09

acordar às 06h: tem um tempo que eu comecei a fazer uns tratamentos diferentões e parei de tomar a pílula e, como resultado, meu corpo tá bem maluco e eu ando bem desleixada com o horário, com o corpo preguiçoso mesmo. de vez em quando, tenho me permitido dormir um pouco mais sem culpa, mas segunda é um dia que fica muito confuso se eu não acordo às 06h. eu tenho treino às 07h e um dos remédios que eu tomo exige meia hora de jejum, antes de comer. ou seja. se eu durmo 15 minutos a mais, fico atrasada pro treino, como correndo e passo o dia meio estranha.

04/09

morning pages (de verdade): também tem um bom tempo que eu não consigo fazer as morning pages direito, mas tem umas duas semanas que eu encontrei um formato que funciona pra mim: escrever direto por 10 minutos, independente do quanto isso rende, em termos de número de folhas.  aqui, quero focar um pouco mais nesse exercício, entende? prestar atenção no que eu tô fazendo mesmo.

05/09

saudação ao sol: eu tô com essa coluna no meu habit tracker tem muitas semanas, mas ainda não consegui colocar na rotina o hábito de alongar de manhã ou à noite. pensei na saudação ao sol, porque é um exercício muito legal pra acordar o corpo e movimentar bem os músculos, sabe? quarta é um dia mais tranquilo pra mim, eu tenho a noite livre, então consigo colocar isso nesse dia! (oremos!)

06/09

tomar 2 litros de água: seja efeito do inverno ou da rotina meio confusa das últimas semanas, eu percebi que estava tomando menos água do que o normal. já tô tentando mudar isso aos poucos, colocando alarmes pra lembrar de encher a garrafinha, mas quis deixar como meta do dia tomar dois litros de água certinho. se passar disso, beleza!

metas pra setembro

07/09

escrever uma história: eu tenho ideias de histórias na minha cabeça, mas parece que eu não acho tempo pra colocar cada uma delas no papel (mentira, claro, é só falta de motivação mesmo), então, pensei em separar 40 minutos pra escrever o que vier na cabeça dessas histórias, sem pretensão nenhuma. só exercitar esse músculo mesmo! <3

na hora que pensei nesse post, me deu um certo receio de não conseguir fazer coisas tão pequenininhas, mas, agora, com o texto pronto, nem parece tão difícil assim, né? vou até fazer uma tabelinha no bullet journal pra acompanhar a evolução da semana e vou tentar compartilhar tudo nos Stories.

a gente bem que podia começar o mês super motivada, né? e acho que é possível a gente ter esses dias gostosos e com coisas que ajudam a gente a lembrar de parar um tempo pra se reconectar e colocar mais vida no que faz, né?

já pensou em colocar uma pequena meta em cada dia da semana? quais seriam as suas mini-metas? me conta nos comentários!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
18 Comentários
  1. Karoline Lima  em setembro 14, 2018

    Olá. Ainda não tinha pensado sobre criar mini-metas diárias para a semana.
    A minha cama é uma bagunça, e não me pergunte como consigo dormir com vários papéis e livros na cabeceira haha, minha mãe sempre chama minha atenção sobre isso e sei que ela está completamente certa sobre arrumar isso aqui, talvez eu preciso fazer disso uma meta.
    Ah, e sobre podcasts, eu comecei a ouvir o “Hodor Cavalo” que é sobre os livros de As Crônicas de Gelo e Fogo, minha nova paixão szszsz, são poucos minutos cada capítulo então não fica tão difícil de acostumar a ouvir. Acho que você primeiro tem que começar com podcasts curtos e depois que se acostumar ouça os maiores. Boa sorte nisso 🙂

    • Maki  em setembro 28, 2018

      olha, arrumar a cama é uma mini-meta incrível (inclusive, preciso fazer isso com a minha hoje heheheh)
      e acho que é isso mesmo, tentar logo com os podcasts longos foi uma questão ahahahah

  2. Karina Catellan  em setembro 05, 2018

    Olá, cheguei aqui pesquisando sobre bullet journal mas estou adorando esse seu cantinho =) Me identifiquei com algumas das suas metas e percebi que tô precisando me organizar pra fazer o que precisa ser feito e o que quero fazer. Até =)

    • Maki  em setembro 10, 2018

      oi, Karina <3 bem-vinda! espero te ver mais vezes por aqui!

  3. Carolina Benevides  em setembro 05, 2018

    Tenho pensado muito em voltar a fazer essas metas, para ver se me organizo melhor e consigo melhorar alguns hábitos… na verdade, faz tempo que estou querendo fazer um monte de coisa. Acho que se fosse escolher sete pequenas coisas para começar seriam 1. organizar refeições da semana no domingo para ver se me alimento melhor; 2. iniciar minhas atividades físicas na segunda; 3. assistir uma aula do eduk; 4. voltar a ler meus livros, que estão há um tempo me esperando; 5. revelar fotos; 6. fazer uma feirinha de frutas, verduras e flores no mercado são josé na sexta; 7. fazer uma bela de uma arrumação no meu quarto e no meu guarda-roupa no sábado. 🙂

    • Maki  em setembro 10, 2018

      amei as suas mini-metas, Carol! espero que você tenha conseguido cumpri-las!

  4. Laura Nolasco  em setembro 03, 2018

    Ai, adorei isso!
    Semana passada dei um sacode por aqui, limpei o quarto inteiro, joguei muita coisa fora, separei meia tonelada de roupas pra doar… E me senti tão absurdamente bem com isso que fiquei sentindo que 1- não queria deixar as coisas se acumularem daquele jeito de novo e 2 – queria me sentir viva daquele jeito com mais frequencia. Acho que essas metas pra semana são um jeito bom, né? Gostei muito, acho que vou aderir!
    Beijos!

    • Maki  em setembro 10, 2018

      é tão mais fácil, né? colocar pequenas coisas pros dias da semana, funciona muito bem! daí é muito uma questão de você se disciplinar pra priorizar o que é importante e que voc6e sabe que pode ser feito. e deixar tudo isso leve… eu adorei a experiência!

  5. Malena Flores  em setembro 03, 2018

    Que amor! Muito obrigada pelas palavras gentis e pela sensibilidade. Me sinto honrada por este post. <3 Adoro o seu blog, conheci através da Melina no fim do ano passado e desde então estou sempre vindo aqui. Obrigada por tudo mesmo. Semana linda para nós! Bisous :-*

    • Maki  em setembro 10, 2018

      aaaa Malena <3 sério, brigada mesmo por isso! (confesso que tomei um susto quando percebi que você me conhece hehehehehe) você é muito fofa e eu fico muito feliz de acompanhar o seu trabalho <3

  6. Bruna  em setembro 02, 2018

    Eu adorei a ideia das pequenas metas, dá a sensação de que estamos fazendo algo mesmo quando os dias estão tão corridos. Eu tenho vários post-its com “tarefas” minhas da semana penduradas no meu armário… é sempre um alívio poder ir tirando uma a uma hahaha
    Vou guardar essa ideia de post com carinho pra mim, talvez um dia eu consiga me organizar dessa forma também!
    Te desejo uma ótima semana! Abraço

    • Maki  em setembro 10, 2018

      Bruna, tenta sim! às vezes a gente coloca uma “metona” pra semana, mas se quebrar essa mesma metona em metas menores… fica muito mais fácil! a gente subestima o poder de fazer pequenas coisas nos nossos dias…

  7. BA MORETTI  em setembro 02, 2018

    eu adoro essas listinhas. e o gostoso de começar com coisas simples é que a gente vai sentindo nosso ritmo aos poucos, sem se cobrar muito sabe 🙂 e uma coisa que eu queia ter na minha rotina é de pelo menos me alongar em casa, fazer algum exercício simples. problema que só lembro disso quando tô na rua AHAHAHHA

    • Maki  em setembro 10, 2018

      menina, SIM! mas sabe que eu tô lendo o Milagre da Manhã e ele dá umas dicas interessantes, tanto que achei um jeito de incluir esse alongamento na rotina. tem que ser a primeira coisa do dia mesmo, se não eu esqueço totalmente!

  8. Geysla Martins  em setembro 01, 2018

    Adorei o post, vou aderir e começar tentando alongar no início e no final do dia também

    • Maki  em setembro 10, 2018

      alongar é tão bom, né?

  9. Ana Lívia  em agosto 31, 2018

    Mana, que post pontual! Estava precisando ver isso. Se importa se seguir também? hahaha
    Adorei as metas, acho que os pequenos detalhes fazem a diferença. Depois conto como foi a experiência.

    Beijinhos,
    Ana.

    • Maki  em setembro 10, 2018

      claro, Ana! só lembra de dar os créditos pra Malena, já que o projeto é dela <3