bullet journal

buller journal bonito

pois é, eu sabia que chegaria o momento em que falar sobre isso seria inevitável. mas 10 entre 10 comentários que eu recebo ou leio sobre diários em tópicos tem a ver com a estética do bichinho. é a coisa mais comum de todas alguém soltar numa foto sobre bullet journal alguma coisa do tipo ‘eu nunca vou conseguir fazer um bujo bonito assim’.

bom, a primeira novidade do dia é:

o seu bullet journal não precisa parecer uma foto do Pinterest.

pronto, falei. e é verdade, sabe? as pessoas usam o bullet journal pra muitas coisas, uma delas é tornar os seus dias mais organizados e fluídos. mas – e aí entra a segunda novidade – quem foi que disse que organização precisa ser visualmente linda?

um total de ZERO pessoas.

ninguém disso isso. inclusive, os exemplos que o próprio Ryder Carroll, criador do sistema, dá no seu site são mega simples e práticos, pra você fazer com um papel e caneta e pronto. tá tudo certo, bola pra frente, follow the baile.

bullet journal bonito

acontece que muitas pessoas que lidam com arte, que gostam de desenhar e de colocar o lado artístico pra rodar, usam o método não só pra organizar os seus dias, mas também para extravasar um pouco da sua energia criativa, que está sempre procurando uma forma de deixar a sua marca em todos os lugares. daí, essas pessoas criam bujos que representam essa sua característica – o resultado disso são todas aquelas referências cheias de desenhos e cores que a gente também vê lá no próprio Pinterest (e no Instagram).

um adendo: todas as pessoas são criativas. TODAS. o que muda é o quanto essa sua criatividade é estimulada. nada de usar isso pra falar que você não é criativa, ok? ok.

deixar o seu bullet journal bonito é uma questão de colocar quem você é em cada coisinha que escreve. se você só quer se organizar, e usa o método única e exclusivamente pra isso: parabéns, o seu caderno já é a coisa mais bonita do mundo. se você usa pra extravasar, pra desestressar, e enche as páginas com desenhos e colagens, parabéns também, o seu caderno também é a coisa mais bonita do mundo.

a questão que eu percebi é que as pessoas amam mostrar que são piores do que as outras em algum aspecto. ‘o meu bujo não é tão bonito assim, ele não funciona’. ‘eu não sei desenhar, então, nem vou tentar fazer’. ‘eu nunca vou conseguir fazer igual a você’.

vou contar uma coisa: se você já leu esse post aqui, deve saber que quando eu comecei o meu bullet journal, ele não era tão bonito assim. e tudo bem, sabe? o meu objetivo com ele sempre foi usar essas páginas para me organizar – e funciona bem até hoje. a questão é que, com o tempo, com a prática (são quase três anos de diário em tópicos!), eu comecei a ter mais firmeza na mão e buscar referências diferentes pra deixar essa coisa toda mais com a minha cara.

eu comecei a arriscar algumas coisas, eliminei outras. eu fui tentando, sabe? mas o principal é que eu sempre coloquei um pouquinho de mim em cada linha que fazia.

hoje eu me arrisco a brincar com outras coisas. eu imprimo imagens do Pinterest em papel adesivo e vou juntando um monte de fotos diferentes pra criar um moodboard. eu separo algumas horas no domingo ou na segunda de manhã pra sentar com o meu caderno e montar a minha semana com calma. eu uso canetinhas diferentes, eu treino letras que eu vejo na internet, eu faço contornos e, muitas vezes, eu erro.

mas tudo bem, porque ele é bonito só de ter o meu carinho em cada página.

bullet journal bonito

e é isso que faz o seu diário em tópicos ficar bonito. é o quanto de carinho você coloca em um projeto que vai otimizar o seu tempo e te ajudar a ser mais organizada. é o quanto você está disposta a pegar papel e caneta e escrever as suas tarefas do dia, ou separar uma página pra tirar as loucuras da cabeça. é isso que faz um bujo bonito, oras!

agora se você…

… quer fazer letterings lindos? treina.

… quer decorar com ilustrações bonitinhas? treina.

…  quer spreads com colagens que parecem página de revista? treina.

… quer títulos elaborados? treina.

num tem muito mais a ser dito do que isso, sabe? é o que eu comentei nesta newsletter (já assina a news do blog? clica aqui ó). a gente não se permite ser ruim de vez em quando e aprender. a gente quer fazer um lettering maravilhoso quando não pega numa caneta tem décadas (em tempos de internet, é isso mesmo!). que sair desenhando, sendo que nunca desenhou na vida. quer uma colagem maravilhosa na capa do bujo, sendo que nunca nem tentou pra ver como fica.

tem que ter paciência, tem que ter carinho e tem que querer de verdade. o seu bujo já é lindo só por ser seu. se você quer deixá-lo mais bonito ainda, então, vai precisar de um pouquinho de treino.

óbvio, né?

ou você acha que eu saí por aí fazendo esses spreads bonitões sem treinar e fazer milhares de rascunhos antes? sabe de nada, inocente.

resumindo: como faz pro meu diário em tópicos ficar bonito? coloca amor. e pronto.

bullet journal bonito

paaaara com essa mania de ficar comparando o seu com o do outro. paaaaara de achar que o seu é ‘pior’ porque não tem um monte de desenho. paaaaaara de se colocar pra baixo só porque você não sabe fazer ilustrações de aquarela e não consegue gastar R$ 50 em washi tape. tá tudo bem usar só papel e caneta. tudo bem fazer tudo bem simples. e tudo bem fazer cheio de carnaval também.

tá tudo bem. é só lembrar do propósito e colocar carinho. a receita perfeita pro bujo mais lindo de todos os tempos.

52 pontos banner

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
12 Comentários
  1. Teresa  em janeiro 06, 2021

    Levando em consideração o que te falei hoje no Instagram, esse texto foi muito importante para mim. Quantas vezes comecei o negócio e parei justamente pela ideia de que não estava “bonito” o suficiente.

    • Maki  em janeiro 06, 2021

      ahhhhhh Teresa! se o post te ajudou a entender isso, já tô feliz demais <3

  2. Larissa Zorzenone  em março 30, 2019

    Meu Deus, melhor post sobre bujo. Quando eu comecei, demorei um tempão porque estava preocupada procurando referências no Pinterest e pensando em como eu faria pra deixar ele bonito. Tentava não usar nada além de caneta e lápis de cor, mas acontece que não sei desenhar. Ai, com o tempo, 4 anos de bujo, aprendi que o meu estilo é usar colagem, adesivos, washis, canetas coloridas e o caramba a quatro. Enfim, hoje amo o meu bujo e acho ele lindão do jeitinho dele.

    Vidas em Preto e Branco

    • Maki  em abril 14, 2019

      aaaaa Lari, que legal saber disso! eu amo colagens também, sabia? mas ando meio sem tempo pra elas, infelizmente. o mais importante é que o método esteja funcionando pra você!

  3. Gaby  em junho 16, 2018

    Que bom que já peguei a série concluída!
    Ia ficar ansiosa de ter que esperar por mais uma postagem e li tudo de uma vez.
    Vou começar com meu caderninho e caneta e ir treinando a mão, o foco é se organizar mesmo e conseguir aproveitar melhor as horas de cada dia.

    • Maki  em junho 17, 2018

      exatamente, Gaby! e aproveita! esse é um hábito prazeroso. sem pressão, sabe?

  4. Juliana  em junho 11, 2018

    Obrigada por essa dica carinhosa!
    Comecei o meu faz pouco tempo e tá uma coisinha feinha 😀
    Mas com o passar do tempo vai ficar mais colorido que 🌈!
    Bora botar a mente para trabalhar!!!
    Bjão :))

    • Maki  em junho 17, 2018

      siiim! com a prática vai ficar maravilhoso ❤️

  5. Stephanie Ferreira  em abril 06, 2018

    Eu recebo muito da mesma dúvida ~como faz pro planner fica bonito? E eu sempre respondo que a ideia não é ser bonito, é ser um organizador… Se ta te ajudando a se planejar, então ta lindo. Se vc decorar ou não, foco em se organizar…
    Claro que, eu uso mil coisinhas pra deixar uma corzinha, mas tudo questão de treino tbm. Minhas primeiras semanas no planner era um cocozinho socorro kk

    • Maki  em abril 09, 2018

      exato, Ste! e você vai pegando o jeito com o tempo, sabe? a organização fica tão firme que você abre espaço pra fazer outras coisas, brincar com frases e tals ♥

  6. Laura Nolasco  em março 20, 2018

    Ameeei esse post, já compartilhei!
    Comecei o Bujo bem sem muito frufru também e aos poucos comecei a brincar com decorações.. Sempre falo quando me perguntam: Como faz um buJo bonito assim? “Tenta! Mas não tenta 1 dia, tenta todo dia, toda semana, todo mês… Ficou ruim? Tenta de novo!” porque acho que é muito isso mesmo, né? Não tem fórmula mágica, é tentar, praticar, se soltar…
    Beijos!

    • Maki  em março 20, 2018

      nossa, com certeza, Laura! é isso mesmo. tem que tentar, se arriscar e brincar mesmo, sabe? sem pressão ♥ por isso que fica tão legal!