bullet journal

por que ter um diário em tópicos

foram quase sete meses (sério!) de projeto e eu ainda não consigo acreditar que tirei uma ideia do papel e executei ela de verdade verdadeira, com prints e imagens bonitinhas pra provar e tudo mais. sim, esse é o último post da série 52 pontos. a gente falou sobre muita coisa, né? como encontrar um propósito pro seu bullet journal, como montar um planejamento semanal, até como deixar ele mais bonito. agora, só falta mesmo o arremate, a pergunta final.

afinal, por que ter um diário em tópicos?

depois de tudo isso, pode ser que a gente tenha entendido um monte de coisa sobre o método, mas não saiba exatamente se ele é pra gente. não tem muito um segredo a respeito disso ou uma fórmula mágica, sabe? você precisa começar a praticar e ver se funciona ou não. mas isso só acontece se a sua motivação estiver naquele lugar gostosinho, de tentar alguma coisa porque ela vai te ajudar de alguma maneira, seja tornando a sua rotina mais organizada, seja colocando mais hábitos bacanas no seu dia a dia ou só te ajudando a tirar as ideias da cabeça mesmo, entende?

por isso que eu repito tanto a palavra propósito quando eu falo em diário em tópicos. porque não adianta você ter o caderno mais bonito do mundo, se ele não tem um propósito, se ele não vira um parceiro na sua jornada (alô, frase de filme da Sessão da Tarde). você precisa manter um propósito em mente e checar, de novo e de novo, se o seu caderno está de acordo com isso.

‘ah, mas o meu propósito mudou.’

tudo bem, ué. aliás, é bem normal que isso aconteça mesmo. se esse for o seu caso, então é importante você rever a sua rotina e o que você quer com esse método. pode ser que ele saia de um lugar de organização e vá pra um de inspiração mesmo, cheio de moodboards e imagens inspiradoras. E TUDO BEM, SABE? não tem problema você começar a fazer uma coisa diferente com isso. parece que é proibido, mas não é, viu?

‘ah, mas eu acho que o bullet journal não tá mais funcionando pra mim.’

tudo bem, também. lembra quando a gente falou sobre você abandonar o seu bujo por um tempo e depois não saber se valia a pena voltar com ele ou não? tá tudo bem se ele não deu certo pra você e você achar um outro método (que seja digital, por exemplo), e que funcione melhor. e tudo bem você rever tudo e montar o seu caderninho de um outro jeito, que não tem nada a ver com tudo o que eu mostrei até agora aqui, mas que funcione pra você. o importante é você fazer algo com que você se sinta confortável.

aliás, vamos falar um pouco sobre conforto?

você pode pensar ‘meu deus, essa menina tá louca, o que conforto tem a ver com fazer um caderno de organização?‘. tem tudo a ver. quantas vezes você já fez alguma coisa que não gosta ou que não se sente bem só pra fazer parte de um grupo, pra se sentir aceita por uma galera? (eu já usei salto alto, por exemplo).

pois é.

com tanta gente falando sobre bullet journal, com tantas referências no Pinterest e fotos no Instagram, parece difícil mesmo você fazer outra coisa que não isso, né? parece que você se sente de fora se não tiver um bujo à tiracolo pra levar por todos os lados. mas ó, eu tô aqui pra te contar um negócio.

você já é aceita e amada por muitas pessoas incríveis.

e não precisa se esforçar pra fazer um caderno (seja bonito ou funcional) só porque todo mundo está fazendo. você não é obrigada e isso não é uma bola de ferro amarrada no seu tornozelo que grita o quanto você é errada se não fizer o que ela manda. não tem nada disso tá bom? não quer fazer, tudo bem! tentou fazer e não deu certo? tudo bem também, pode abandonar, fazer outra coisa com esse tempo, sei lá. não precisa ficar pirando com isso.

então, por que fazer um diário em tópicos? porque você quer, ué. porque você se sente bem. porque você gosta e isso te acrescenta. é um momento que você para pra pensar em você e nas coisas que gosta de fazer e porque te ajuda a ter um dia a dia mais tranquilo. porque você coloca ali adesivos e uma imagem bonita e coisas que você ama. e pronto. não tem ninguém te obrigando a fazer isso, não. respira fundo, tá tudo bem.

faz porque você quer. porque você se sente confortável dedicando esse tempo a fazer as coisas a mão e porque o método te ajuda a ter uma vida mais confortável e gostosa. independentemente do formato, faça porque você quer e só porque VOCÊ quer. e não porque você se sente pressionada pelo mundo a fazer alguma coisa.

e, se fizer, faz do jeito que você se sente bem, viu? não tem essa de querer deixar uma coisa perfeita só porque você ‘viu no Pinterest‘. ali você pode usar como uma fonte de inspiração de coisas pra você tentar e pra experimentar. mas não precisa se comparar com quem treina a mil anos letterings e ilustrações sendo que você tá começando nesse mundo agora. tudo bem você ser aluna por um tempo e se deixar aprender.

por fim, acho que tudo o que eu tenho é dizer é: coloca carinho, sabe? tanto quanto eu coloquei em cada um desses textos. tanto quanto a Duds colocou em cada um dos freebies incríveis que ela criou pro 52 pontos. só coloca carinho e cuidado e amor e usa esse tempo pra você cuidar de você e pensar no quanto você gosta de tirar uns momentos pra organizar os seus dias.

aliás, por conta disso, eu e a Duds pensamos num starter pack, tipo um kit incrível cheio de frases legais, doodles e outras coisas úteis pra você rechear o seu bullet journal. tem até molde de tracker pra você não precisar fazer todos os quadradinhos à mão e modelos de listas ‘to do’ pra você colar na página e escrever as suas prioridades.

pra conseguir isso, é muito simples: tudo o que você precisa fazer é pagar um cafézinho pra gente, clicando no botãozinho que tá ali em baixo. você pode pagar o valor que a gente sugeriu ou quanto você achar que o nosso trabalho vale, mas o mínimo é esse que tá aí, de R$ 3,50. 


CLICA AQUI PRA COMPRAR O SEU SUPERPACK PRA BUJO

sim, pois é! a gente tá cobrando um valorzinho simbólico por tudo isso, algo bem simples só pra valorizar todo esse trabalho que a gente teve ao longo desses meses, de pensar em conteúdo, fazer os textos, pensar nos freebies, desenhar… por isso, a gente acredita que seria um ato de carinho (tanto quanto qualquer outro), você não divulgar esse conteúdo pra outras pessoas, sabe? a gente colocou muito amor nisso, não é legal que o nosso trabalho seja valorizado assim também?

no mais, a gente só tem a agradecer por você, que acompanhou toda essa série e fez questão de deixar o seu carinho nos comentários, de mandar um ‘alô’ pra gente pelas redes sociais e por baixar os freebies incríveis que a gente colocou por aqui. eu não tenho nem palavras pra descrever o quanto tudo isso foi maravilhoso. então, brigada mesmo, viu?

‘mas, maki, isso tá parecendo um adeus! tá tudo bem?‘ claro que sim! é só que esse é um projeto muito legal que chegou ao fim, e agora é o momento da gente focar em outras coisas. o objetivo do 52 pontos é te guiar pela produção de um diário em tópicos e agora a gente tem muita confiança que você já sabe fazer isso com maestria. então, aproveite, tá bom?

se você perdeu algum texto (ou esqueceu quais são), eles tão listados bem lindos aqui, ó:

1.como encontrar um propósito pro seu diário em tópicos?
2.como funciona um diário em tópicos?
3.pra que serve um índice?
4.como funciona a legenda do diário em tópicos?
5.o que é e pra que serve um log do futuro?
6.o que é e pra que serve um log mensal?
7.como funciona o planejamento semanal?
8.quando (e como) usar um habit tracker?
9.como funciona o daily log?
10.como funcionam as collections?
11.abandonei o meu diário em tópicos, e agora?
12.como faço para ter ter um diário em tópicos bonito?

52 pontos banner

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
3 Comentários
  1. Larissa Zorzenone  em março 30, 2019

    Oi Maki
    Estou conhecendo o projeto agora e já separei vários posts pra ler e deixar um amor. Adorei isso de encontrar um propósito para o Bullet Journal. Eu comecei pra anotar minhas memórias, e meio que continua assim, mas agora também uso pra organização do blog, da vida e para inspiração. também é o meu momento de relaxar. Quando sento para fazer o planejamento de um mês, é o meu momento. Adoro.

    Vidas em Preto e Branco

    • Maki  em abril 14, 2019

      Lari, que legal que você tá conhecendo o projeto agora! (e curtindo, claro <3)
      fico feliz que esteja te ajudando!

  2. Manuela  em abril 08, 2018

    Maki, eu nem sabia o que era o Bujo, e contigo aprendi tudinho…li todos os seus post sobre, serio mesmo, meu marido vivia perguntando o que tanto eu lia no computador,kkkk. E o Bujo era