daí que essa coisa de bullet journal tem aparecido muito pra mim. pode ser aquela questão de visão seletiva, tipo quando você quer comprar um carro azul, e vê carros azuis em todos os lugares. mas pode ser também que o bujo está ficando ~famoso~ e as pessoas estão se interessando de verdade por esse caderninho maravilhoso.
então, seguindo essa ~tendência~ e atendendo a pedidos, decidi fazer um passo a passo de como montar um bullet journal, pra você ficar mais organizada em 2017. a ideia inicial era fazer isso em formato de vídeo, mas achei que em texto ia ser mais didático e mais fácil de acompanhar (e vocês bem sabem que eu amo um textão).
para todos os efeitos, eu vou usar para esse ~tutorial~ a versão original e mais simples do bujo, aquela criada pelo Ryder Carroll, essa pessoa maravilhosa (e linda!) que salvou a minha vida da eterna pilha de ‘coisas a fazer‘.
1.propósito
acho que o primeiro passo para você fazer qualquer coisa é saber o porquê de você querer isso, qual o seu objetivo, sabe? se a sua meta é ficar mais organizada, então o seu bujo vai servir para isso. se você quer uma coisa mais diário, para desabafar, fazer desenhos, pinturas, etc., então o seu foco é esse e não a organização, entende? isso te ajuda a não ficar frustrada quando você percebe que não tá conseguindo o que (acha que) quer com o caderno e consegue ficar motivada.
2.escolha o material
você precisa saber também que tipo de material vai usar no seu bullet journal. um caderno quadriculado ou pontilhado? um caderno em espiral ou no estilo brochura? canetas stabilo ou esferográficas? pode ser que no começo o melhor a fazer é pegar o que você tem a mão e colocar o bujo em prática, mas também vale a pena colocar um pouquinho mais de carinho no que você vai usar, porque esse caderno vai ser a sua vida a partir de agora. para quem está começando, a minha sugestão é um caderno quadriculado de tamanho 13×21 cm, grande o suficiente para você escrever à vontade, mas do tamanho perfeito para ir sempre na bolsa – o quadriculado é mais para você conseguir dividir tudo o que precisa direitinho.
3.faça um planejamento
parece loucura você fazer um planejamento para montar a sua agenda, mas esse tópico está aqui para o caso de você pensar em colocar outras coisas no seu bullet. pode ser um tracker, uma página de finanças, uma de informações importantes… por isso, coloque numa folha de papel a ordem das páginas que você pensa em colocar no bujo antes de montar o bichinho propriamente dito.
4.primeiro o índice
independentemente de quantas páginas você vai colocar no seu bullet, a primeira precisa SEMPRE ser o índice. sem ele, o sistema perde a função. é com o índice que você mantém as suas coisas organizadas, que sabe onde vai cada página e cada ‘extra’ que você coloca ali no meio. não dá pra ter um bujo sem um índice.
5.depois a legenda
na hora de montar a legenda, o principal é você ir pelo que é mais prático. de nada adianta você colocar um milhão de símbolos ali se só vai usar dois ou três e esquecer a função da metade. lembre-se que essa legenda é algo que você precisa identificar só de bater o olho, então opte pela simplicidade, ok? ainda mais se for a sua primeira vez testando o método. se você quiser, pode saber mais sobre isso clicando aqui.
6.aí vem o future log
em seguida do índice vem o future log: é aqui que você coloca a visão dos próximos seis meses do ano (ou do ano inteiro), e onde você vai anotar informações e eventos futuros (tipo um casamento que vai acontecer daqui alguns meses). essa é uma daquelas páginas que você vai revistar sempre que for montar um monthly log no seu caderno. e falando nele…
7.a visão do mês
e terceira seção do bullet é o monthly log, ou a visão geral do mês. na versão original, o ryder monta essa página como uma lista, muito simples e fácil de checar. já eu prefiro fazer um calendário mesmo, ocupando pelo menos uma página, porque sinto que é mais fácil de visualizar o mês todo. vai do gosto do freguês.
8. o daily log é o fim!
por último, é hora de setar o seu daily log! é aqui que você vai colocar os dias e as suas tarefas diárias e onde boa parte da sua organização acontece, de fato. é o básico: você escreve a data (tipo: sexta, dia 6) e lista as tarefas e compromissos do seu dia, sempre checando o monthly log para ter certeza que você não está pulando nenhuma data importante.
quem seguir o bullet do Ryder não precisa de mais de meia hora para montar o caderninho inteiro, é fácil assim! a questão é que o objetivo do caderno é ser uma ferramenta de organização, as pessoas o transformaram em uma forma de arte além disso. isso significa que você não é obrigada a fazer um caderno todo colorido e cheio de desenhos e letterings espalhafatosos. essa não é a função do bujo. se a sua meta é se organizar, então não importa se o seu caderno é colorido ou não, cheio de desenhos ou só em preto e branco. a motivação não tem que vir da aparência, viu?
o que você achou? ficou fácil montar um bullet journal, não é?
Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
55 Comentários
Quero saber como faço para executar bullet point?
Ótimo texto!
Simples, direta e funcional.
Já li em milhares de blogs várias formas mirabolantes de começar e usar, mas achei todas tão sem nexo pra mim que acabei deixando essa vontade de lado. Seu texto me inspirou, adaptei o BuJo ao material que eu tinha disponível (claro que isso pode – e vai!!! – melhorar muito) e vida que segue.
Parabéns pela clareza de expressão. 😊
obaaaa! que bom que te ajudou, Monique!
Oi, eu estou querendo montar um bujo, mas não sei com quantas páginas deve ter o caderno para o meu bujo.
Obrigada
oi, Carol, não tem um limite de páginas, não! você pode usar qualquer caderno. acho que o que muda é só o tempo que ele vai durar. mas isso é por causa de muitos outros fatores, tipo o tamanho da sua letra, quantas collections você cria… depende mesmo, mas não existe uma regra pra isso!
Oiii, super amei o post!! Esse ano minha meta é montar uma bujo para a turma se organizar ( principalmente pq ninguém gosta de trocar conteúdo quando os outros faltam ) mas também queria fazer um pessoal pra mim, buut, o Colégio disponibiliza as agendas escolares no início do ano e eu queria personalizar a minha para ficar parecido com um bujo ou um planner.. Bem que podia rolar um post ajuda hein… ♡♡
pra transformar uma agenda em bullet journal? olha eu posso pensar nessa possibilidade, sim. porque não deixa de ser uma forma de você adaptar o método pro que você pode usar, né?
Acabei de comprar meu caderninho brochura para montar meu BuJo! Comprei sem pauta, pontinhos ou quadriculado, por que tá muito difícil de encontrar! E vou comerçar a partir de março, porque to enrolada com meu TCC. Mas super animada pra montar, e esse post me ajudou muuuuuuuuito (apesar de eu já ter lido inumeros blogs e assistido um outro tanto de vídeos)! Até salvei no meu link de favoritos pra consultar sempre.
Gratidão pelo seu carinho conosco! Sucesso sempre! <3
aaaa Solange, que legal! tomara que dê super certo, vou torcer! ♥
Oiii, eu queria saber se eu consigo usar uma agenda para fazer meu bullet journal? Vc poderia fazer um post sobre ❤️ eu adoraria
oi, Evy! que dúvida legal! eu posso pensar em fazer um post sobre isso, sim! olha, você consegue colocar algumas coisas do método numa agenda pronta (como em um planner), mas a essência do bujo, essa parte de mobilidade e flexibilidade, de montar páginas com anotações aleatórias ou coisas assim, fica bem mais difícil. porque a agenda vem com um layout pronto, que você não consegue mexer, né? mas a parte dos bullets e do planejamento diário dá para adaptar sim!
Adorei!Sou dona de casa e adoraria fazer um! Será que dá certo ?
oi, Fátima! que bom que você gostou! se você sente que precisa se organizar, ou pelo menos ter um registro das suas tarefas diárias, não vejo porque não funcionaria pra você. é questão de tentar mesmo!
Olá, gostei muito do post. Busquei informações sobre como iniciar um Bujo e achei muito confuso, você conseguiu simplificar. Obrigada por isso. Abraço!
brigada você por esse feedback incrível, Aline!
Oiii, adorei o tutorial! Estava muito confusa por onde começar, e o seu me chamou mais atenção por ser prático e simples. Você poderia me dizer como faz aquelas listas de tarefas, filmes, séries…etc? Elas vem antes dou depois dos meses? Fico grata. Um abraço!
oi, Carla! eu acho que depende de você mesmo. eu coloco as minhas antes dos meses porque não tenho lido muito ou visto muitos filmes ao londo do ano… então não preciso de uma lista mês a mês. mas se você é do tipo que lê bastante ou que acompanha muitos filmes e séries, talvez uma versão mensal dessas páginas funcione bem!
Amei seu texto. Realmente inspirador.. Mas fiquei pensando no nome da página… Eu poria/imaginaria a âncora de cabeça para baixo… Como que saindo d’água. Rs rs rs. Bjos e obrigada!
Achei seu blog muito claro e objetivo, e isso é raro, parabéns! De tudo que eu li sobre bullet journal, seu post foi o que mais me ajudou, obrigada!
brigada você, Adriana!
Moça, você me ajudou muito! Não tenho talento nenhum pra desenhar e estava desistindo do meu Bujo. Com suas dicas vou começar a montar um 🙂 Adorei o blog
arrasa, Giovanna! o importante é ele funcionar para o que você precisa ♥
Também estava pesquisando sobre o bujo quando vim parar aqui.
Achei ótimo você lembrar que bujo não é apenas um caderno bonitinho cheio desenhos e colagens nada práticos (para quem não tem habilidade/tempo). Não consigo fazer no papel porque sou muito perfeccionista, mas com ajuda do seu post adaptei esse esquema para o Google Keep. Fica melhor no meu caso, já que o celular sempre anda comigo.
Mari, que ideia ótima! nossa, eu fico MUITO feliz que você tenha conseguido adaptar a ideia pro que funciona melhor pra você. porque esse é o objetivo MESMO! o bullet journal é um método analógico, mas você pode tirar inspiração pra se organizar de outros jeitos também, né? ♥
Que legal, queria ver cm ficou
Oi, estava pesquisando sobre quais materiais usar na montagem do meu bujo e tropecei aqui… to adorando seus posts sobre e achando super didatico, parabens! Minha duvida é: onde voce comprou o seu caderno? eu ja rodei toda internet e nao acho, so acho pelo valor de um rim + uns $$ kkkkk
é isso, parabens pelo seu blog <3
oi, Nathaly! então, na verdade, você pode usar qualquer caderno, não tem uma regra. mas a preferência pelas versões pontilhadas e quadriculadas ganharam mais fama mesmo – e acabam saindo mais caros, né? os da cícero eu acho um preço justo e qualidade bem boa também, mas tem que ser um mini-investimento mesmo ♥
De tds as marcas q pesquisei, achei um quadriculado da spiral por 30,00. Amei. Sempre achava em torno d 70,00 🙁
❤❤ estou maravilhada, obrigada por este post, amando cada descoberta do bullet journal, até q enfim um passo a passo em português.
que bom que você gostou, Raquel!
Nossa, Maki! Amei esse post! Adoro esse meio de organização mas nunca consegui colocar em prática, ainda tenho um caderninho sobrando e vou usar esses métodos para montar o meu!
Muito obrigada por compartilhar esse conteúdo! Amei o seu blog! <3
boa, Iza! começa devagar que eu tenho certeza que vai te ajudar muito ♥ depois me conta se deu certo?
Maki, de todos os blogs/sites/matérias sobre a criação de boju que li até agora (já foram vários) o seu é o mais didático. Vou aproveitar e colocar o link do seu blog em uma página que adm no Facebook. Suas dicas são ótimas. Bom trabalho! Abs.
que bom que você gostou Ynajá! obrigada <3
Oi, Maki! Tudo bem?
Achei o seu blog por causa do seu post no blog da kipling.
Meo, como o seu blog é lindo. Um encanto ficar aqui. Conteúdo bacana e fotos bem produzidas.
Parabéns! Você é inspiradora.
Vou recomendar esse post do bullet pra uma amiga.
Sucesso,
Hida
http://www.blogdahida.com
oi, Hida!
que delícia o seu comentário, obrigada mesmo! ♥
[…] ✩ Dois ✩ Três ✩ Quatro ✩ […]
Oi Maki! Gostei da nova carinha do blog, mas confesso que fiquei com saudades do azulzinho e da ancorazinha antiga.
Bom, um post detalhado do Bujo, objetivo e prático! Eu montei o meu nesse inicio de ano e procurei aqui no blog as tuas postangens, tuas dicas com os sinais e tudo o mais <3 eu até usei a tag bujo pra procurar tudo haha
Obrigada por estar sempre compartilhando sobre ele, tu é a pessoa que eu sempre indico quando alguém me pergunta do amorzinho em forma de caderninho, foi aqui que encontrei dicas, ideias, e conheci o método mais a fundo.
Ainda to esperando uma postagem sobre o tempo que tu morou na frança 🙁
beijão! obrigado por tudo.
ô meu Deus, eu tô mesmo devendo esse post. confesso que esqueci dessa ideia, mas já anotei aqui de novo pra fazer. prometo que uma hora ele sai. e fico feliz que você gosta dos posts sobre bujo <3 eu faço com muito carinho mesmo.
sabe que eu tbm sinto falta da ancorazinha? tô pensando em colocar de volta. vamos ver.
Olá Maki, com a tua ajuda e de outras meninas construí também o meu Bullet Journal e já estou a utilizar! É como se fosse um diariozinho e agenda ao mesmo tempo, feito à nossa medida:) Obrigada! Beijinho *
não é? ele é 100% personalizável! eu amo muito! que bom que você está gostando também!
Primeiro, que bonito ficou isso aqui ein!
Então, eu acabei desistindo das entradas diárias do meu BuJo e criei um modelinho para fazer entradas semanais! E nos meses coloquei outras páginas que eu queria acompanhar.
Eu percebi que com a minha rotina maluca de trabalho acabava ficando complicado planejar dia por dia então eu coloco tudo o que quero/preciso fazer na semana e vou marcando. E durante o mês eu uso ele de rascunho de posts porque eu percebi que sentar e escrever no papel me deixa muito mais criativa do que ficar olhando pra tela do computador! Testei isso no final do ano e funcionou bem, então comecei 2017 assim! Outra coisa que coloquei de volta (agora em 2017) foi o tracker, mas estou usando ele pra monitorar as metas do 101 em 1001. A vantagem do BuJo é essa, a gente pode adaptá-lo para nossas necessidades e estilo de vida 😉
Adorei seu tutorial de BuJo, principalmente porque conheci o caderninho do amor aqui no Desancorando!
Um beijo,
Aline
oi, Aline! ahhh que incrível! sim, é isso mesmo! o lindo do bujo é que ele pode ser adaptado pro que você quiser! o importante é o sistema funcionar e você conseguir se manter organizada. fico muuuito feliz de saber que tá funcionando ♥
Amei o post, porque também estou vendo gente para todos os lados falando do BuJo, mas esse foi o primeiro post que me surgiu sobre como ir do começo e montar um. Eu sempre fui toda expectativas e zero ação nessa questão organizacional. Esse ano prometi a mim mesma me dedicar mais com uma agenda/planner normal, porque um BuJo pra mim seria um desperdício, já que eu ainda não consegui criar o hábito de escrever e, principalmente, SEGUIR as metas, tarefas e objetivos que estipulei para mim mesma nas datas certas. Talvez no futuro eu consiga usar um BuJo direitinho. <3
oi, Marcela! isso, não desanima! o mais importante é você ter um sistema que funcione pra você e atenda as suas necessidades. se você não se dá bem com o formato do bujo, não tem problema. e também não precisa estipular metas, viu? não é uma obrigatoriedade. o Ryder Carroll, criador oficial do bujo não coloca uma parte pra ‘metas’ no layout original! 🙂
Oi Maki. Estou há alguns dias procurando o tal do caderninho quadriculado e não encontro em lugar algum e olha que estou em São Paulo. Alguma dica de onde encontrar? Obrigada.
oi, Carolina! então, eu estava com dificuldade de encontrar o meu também, então acabei comprando online na Livraria Cultura. você pode tentar lá também ou na Saraiva, Kalunga online, etc. pela internet eu tenho achado mais fácil de encontrar.
Olá,
Naquela parte de metas e tarefas na visão do mês, não consegui ler o que está escrito no lado direito da página.
oi, Amanda. esse é o meu tracker. tem só alguns hábitos que eu quero ficar mais de olho, tipo os dias em que posto no blog, se estou tomando minhas vitaminas, etc. 🙂
Amo este post e vou protegê-lo pra fazer um BuJo bem bonitinhos que nem o seu, miga <3
nhaiii faça isso. e depois me manda fotos plis pois Babee inspiradora da vida!
amei o post, maki! eu tenho lido tanto sobre organização pelo buJO que tô ficando com vontade de tentar tb! na vdd, eu comprei uma agendinha semanal pra voltar a anotar coisas (sem ser em apps), mas tô realmente tentada e fazer um bujo pra organizar coisas do blog/trabalho de fotografia… meu problema atual é que: não encontro caderneta quadriculada 🙁 tá muito dificil, sério, hahaha. e me conheço, se eu pegar uma sem pauta, vai começar a ficar tudo torto, meu toc será ativado e vou acabar largando, HAHAHA / enfim, tirando essas minhas loucuras, achei seu post super didático. tb acho que tem que ser funcional, não precisa ficar pilhado em fazer 50mil antes nele (até pq tem gente que não tem ~dom pra isso e pode acabar se frustrando, né?). beijos e adorei o novo lay 🙂
K., você já tentou comprar pela internet? eu não tava achando também daí encontrei na Livraria Cultura um da Cícero. acho que a moda do bujo acabou com os caderninhos quadriculados do mundo ahahhaha
e é uma ótima ideia pra você que também tem bastante coisa pra anotar, tem me ajudado muuuito mesmo ♥
fico feliz que você gostou do post! (e do layout!)
Sou apaixonada por bujos! No meu, costumo exercitar a criatividade, ao invés de controlar tarefas. Como trabalho com criações, pra mim é super importante manter a imaginação ativa. Onde você compra seus cadernos? Tô atrás de um com espiral, mas sem pautas 🙂
oie! sim, então. o legal desse método é cada pessoa usa de acordo com as suas necessidades, né? eu preciso mais de um controle pesado de tarafes porque tenho muita coisa para fazer! o meu atual, da Cícero, eu comprei pela internet na Livraria Cultura! mas é um de brochura simples, né? acredito que em lojas de artes você encontra modelos em espiral e sem pautas!