O que é um bullet journal e como adotar esse método

Semana passada eu mostrei no Instagram uma foto explicando que tinha decidido começar um bullet jornal para me organizar. Há algum tempo eu estava beeeem incomodada com a minha falta de organização, principalmente porque trabalho em casa e estava dando muita trela para a procrastinação.

bullet-journal

No Twitter eu perguntei sobre dicas para mudar esses hábitos chatinhos e uma leitora/amiga querida falou sobre o tal do bullet jornal. Fiquei curiosa e fui na hora pesquisar sobre.

O que é um bullet journal?
Um bullet jornal nada mais é do que um caderno que você usa fazer uma coisa chamada rapid logging, ou seja, anotar rapidamente as suas tarefas do dia. O objetivo é tornar as suas listas de afazeres em uma coisa prática e fácil. Quanto mais esforço você coloca, mais parece ser uma obrigação e você logo desanima.

Com um bullet jornal você tem uma forma rápida e organizada de anotar tudo o que você precisa fazer e tem ainda um sistema que te ajuda a manter a sua agenda em ordem.

Como funciona?
Toda página do seu caderninho tem um título (por exemplo, 17 de Novembro) em cima e um número indicando que página é aquela (página 1, 2, 3, 20, 40, etc) no canto inferior. Isso serve para que você identifique de forma rápida o que você precisa olhar naquele momento (se é um dia específico ou uma página X que tem um conteúdo Y).

Além disso, você tem os bullets, que são os símbolos usados para identificar cada uma das anotações que você vai fazer no caderno. Eu criei um sistema que melhor se adaptava às minhas necessidades, mas, o criador do sistema, Ryder Carroll, tem um sistema universal que você pode usar:

  • Uma bolinha (‘•’): é uma tarefa. Serve para qualquer coisa que você tenha que fazer, como ‘buscar roupas na lavanderia’, ‘terminar a matéria sobre beleza’, ‘ir ao mercado’
  • Um ‘X’: significa que aquela tarefa foi terminada.
  • Um sinal de maior que (‘>’): significa que a tarefa migrou para outra data
  • Um sinal de menor que (‘<’): significa que aquela tarefa ganhou um dia e horário novos
  • Um círculo (‘○’): indica um evento. Algo como ‘festa da Joana’, ‘jantar com o André’, etc.
  • Um tracinho (‘-‘):sinaliza uma nota. São ideias, pensamentos observações… O que você quiser anotar, mas que não seja um evento ou uma tarefa.

Esses são os símbolos básicos de identificação de um bullet jornal. Se uma tarefa ou evento for uma prioridade, você pode usar um asterisco (‘*’) junto, se for uma inspiração você pode usar um ponto de exclamação (‘!’) e se for algo que você precisa pesquisar sobre ou saber mais a respeito, pode usar um ponto de interrogação (‘?’) e assim vai. Isso fica a seu critério. Esses símbolos secundários te ajudam a definir a ordem de importância de alguma coisa.

Sendo assim, um dia no seu bullet jornal pode ficar com essa cara:

17 de novembro
* • Terminar a matéria sobre beleza
X Buscar a roupa na lavanderia
° Jantar na casa do André
< Planejar férias
> Jantar com a família (no mês que vem)

Para tornar tudo ainda mais organizado, um bullet jornal é divido em módulos:

  • Index: lembra que eu falei que cada página tem que ter um número? Isso serve para você montar um índice do seu caderno. Aí quando você quiser procurar um mês, por exemplo, pode olhar no índice em que página esse mês está. Nem preciso explicar que ele fica logo nas primeiras páginas do caderno, ?
  • Future Log: nessa parte, você separa algumas linhas para escrever datas importantes, feriados, eventos que já estão marcados com muita antecedência de cada mês do ano. Por exemplo, nós estamos em novembro, mas você sabe, com certeza, que o natal rola em dezembro. Você pode anotar ‘Dia 25 – Natal’, no seu future log pra esse mês.
  • Monthly Log: assim como o future log, ele é uma página que você usa para anotar todas as datas de um mês e eventos ou coisas importantes que vão acontecer nele. O sistema de anotação é assim: em uma coluna, você coloca todos os dias do mês, e na outra (normalmente atrás das que estão os dias), você coloca a inicial do dia da semana (S – segunda, T – terça, etc). Exemplo:

T 17 – Aniversário do André
Q 18
Q 19 – Pagar fatura do cartão
S 20 – Buscar a mamãe no aeroporto

  • Daily Log: é onde você anota as tarefas que você tem para fazer naquele dia específico, como eu mostrei ali em cima. Uma dica importante é não planejá-los muito antes (tipo, planejar o dia 1º de dezembro, se você ainda está no começo de novembro). Você não sabe o que vai aparecer ao longo do dia para fazer, o ideal é pensar cada dia na noite anterior.

Para finalizar, lembra que eu coloquei ali em cima os sinais de ‘<’ e ‘>’? Então, eles são usados para um sistema chamado de ‘Migração’. Isso quer dizer que, quando você usou um deles para qualquer tarefa, você tem que, imediatamente fazer uma dessas coisas:

  1. Colocar a tarefa no ‘Future Log’ de acordo
  2. Colocar a tarefa no Monthly Log do mês, se ela ainda for válida para o mês de vigência.

Eu imagino agora você olhando para a tela do computador e pensando ‘WHAT THE DAMN HELL?’. Mas, acredite, é muito mais fácil do que parece.

TOO LONG DIDN’T READ: não se preocupa, tem um vídeo bem explicativo sobre isso:

Você pode usar qualquer caderno que você quiser para o seu bullet journal. Não precisa ser um específico. E pode decorar do jeito que quiser. Eu coloquei muito amor no meu porque que ele fosse a agenda perfeita para mim. Pretendo mostrar o meu aqui com mais detalhes depois.

Quer um lugar de inspiração? O Pinterest! Eu criei uma pastinha por lá com algumas ideias de bullet journal, lembrando que você pode colocar nele o que você quiser. Se você precisa de um espaço para o seu blog, joga lá, se você quer criar uma área de metas, joga lá também. Vai da sua cabeça!

Follow Maki’s board BULLET JOURNAL on Pinterest.

Alguém por aí se interessou em criar um bullet journal?

36 comentários

  1. Sheila comentou:

    Muito legal mesmo o post!
    Comecei meu bullet journal neste exato momento, mas estou confeccionando para o mês de junho, pois já estamos na metade do mês. Dái dah tempo de dar uma boa arrumada nele ates de começar a escrever minhas coisinhas nele. Hehehe
    Bjus!

  2. Laura comentou:

    Adorei a explicação. Parabéns pelo blog <3

    1. Maki respondeu Laura

      obrigada <3

    1. Maki respondeu Raquel Yopán Costa

      de nada <3

    1. Maki respondeu Camila Neves

      oi, Camila! faça, isso, ele é incrível! <3
      feliz ano novo!

  3. Yasmin yamauti comentou:

    Eu estou há dias procurando sobre o método e tentando entender e aprofundar mais pra começar o meu, mas eu não encontro cadernos pontados e/ou quadriculados, só sem pauta, que fica muito ruim… Você pode me indicar algum/onde comprar por um preço acessível? Por enquanto eu vou testar mesmo por um caderno normal, mas os BoJu são muitos fofos e uma folha pontada ou quadriculada ajuda muito, ainda mais pra quem é metódico…

    1. Maki respondeu Yasmin yamauti

      Oi, Yasmin, tudo bom?
      Ó, eu falei sobre isso nesse post aqui: http://bit.ly/1RNfRfA
      Mas, para ser mais fácil, eu comprei o meu caderno quadriculado na Kalunga, é um da marca Pombo, que tem um preço mais em conta (em comparação com um Moleskine) e capa dura. É bem bonitinho!
      Espero ter te ajudado!
      Beijos!

  4. Eduarda rosa comentou:

    oi Maki! descobri teu blog tentando entender esse metodo e achei super tri!
    Esse método me lembrou um pouco um “caderninho da organização” que o blog morando sozinha meio q criou. Achei muito amor! Pretendo aplicar, e obrigada por explicar tudo mto miudinho :3 Tu tens aderido ainda em 2016 ou tu deu uma modificada? (ps caso eu ache outra coisa no blog e comente desconsidere essa pergunta haha)

    1. Maki respondeu Eduarda rosa

      Oi, Eduarda!
      Então, sabia que eu tentei usar o caderninho de organização da Fran? Mas pra mim não deu certo porque com as separações por aba, eu esquecia de olhar as outras coisas. O BuJo foi bem melhor pra mim porque eu consigo me organizar bem, sem precisar ficar indo e voltando no caderno!
      (e vi que você achou mais informações no blog e desconsiderei a sua pergunta! hehehehe)

  5. Adorei a ideia, quero muito começar o ano com este tipo de organização. Normalmente organizo-me com evernote, mas é método muito digital e não sei se sou só eu mas preciso de algo mais “paupável” Emoticon smile Adorei o blog, estou a seguir as dicas!! Descobri pelo instagram , também tenho um blog mas conciliar com trabalho por vezes fica dificil. Por isso, queria muito tentar este método!! Obrigada pelas dicas!!

    1. Maki respondeu Adriana Gonçalves

      Oi, Adriana!
      Que bom que você gostou. É, eu nunca me dei bem com métodos online, como o Evernote. Sou muito visual e preciso de algo bem palpável mesmo para me organizar, se não não funciona mesmo! Tomara que dê certo para você!

  6. Livia comentou:

    Olá!
    Descobri seu blog pelo pinterest buscando inspiração para o meu Bujo. =)

    Eu tenho utilizado esse método de organização há alguns meses, mas ainda faço pequenas adaptações vira e mexe.

    Tenho um problema com o caderno… o meu tem páginas muito finas, não consigo usa cores. Você tem esse problema?

    1. Maki respondeu Livia

      Oi, Livia, tudo bom?
      Então, o caderninho que eu comprei, da Pombo, tem folhas um pouco mais grossinhas, mas dependendo da caneta que eu uso, ela mancha do outro lado. Então depende de que tipo de cor você vai usar, sabe? Eu uso algumas canetas da Papermate que são de ponta de feltro, sabe? E dependendo da força, ela mancha mesmo. Mas nada absurdo.

  7. Chell comentou:

    Eu to usando isso mas uso o app WUNDERLIST, é bom que ele me envia notificações no celular e no e-mail pra não ter desculpa =D

    1. Maki respondeu Chell

      Aiiiii, eu já tentei usar esse app. Mas não adianta, gente, qualquer coisa no celular eu não sigo. Não sei porque. Deveria ser o contrário, né?

  8. Paty comentou:

    Eu adoro essa ideia do Bullet Journal! Eu sempre fico com dó de desperdiçar as folhas das agendas, porque não tenho tantos compromissos assim, então, quando encontrei o site do bullet journal foi amor à primeira vista, hahaha. É muito prático e o mais legal é que fica com a sua cara né, um amor só <3

    1. Maki respondeu Paty

      Ai siiiiimmm! Tô tão feliz com o meu! Tá muito a minha cara mesmo sabe, com tudo o que eu preciso. Tô amando!

  9. Eu já sabia que tu ia fazer um post sobre isso porque recebi uns spoilers básicos do seu pinterest! estou encantada, pela praticidade e pela fofura. Deu uma vontade louca de escrever no meu journal! vou ver se fico com a minha agenda ou se começo o bullet journal!
    beijosss maki

    1. Maki respondeu Katharine Padilha

      AHAHAHA super dei spoiler no Pinterest. Mas ok.
      Ai eu tô AMANDO o BuJo. Dá até pra adaptar e fazer um journal junto, sabe? sei lá!AHAHA
      beijos!

  10. DivANA comentou:

    oI mAKI!
    mE LEMBROU UM PLANNER, MAS MAIS SIMPLES COM AS IDEIAS JÁ PRA COLOCAR NO INÍCIO.
    eU MEIO QUE JÁ ESTOU NO PLANEJAMENTO DE UM, E ESTÁ, POR ENQUANTO, CORRENDO MUITO BEM.
    aBRAÇOS!

    1. Maki respondeu DivANA

      É então, eu tava super a fim de comprar um planner. Mas achei essa ideia mais prática e barata!
      Beijos!

  11. Camila comentou:

    Oi maki!
    eu usei o Bujo até bem pouco tempo (até fiz uns posts sobre ele), mas acabei largando por dificuldade de carregar pra cima e pra baixo! pesou na bolsa e tô no trio: evernote, todoist e sunrise mesmo.
    mas acho o bujo um método maravilhoso! e ainda roubei a ideia do index pra vários cadernos que uso no trabalho e pra estudar.
    bjo

    1. Maki respondeu Camila

      Oi, Camila!
      Ai, sabe que eu pensei nisso? Na dificuldade de carregar? Mas a minha bolsa é sempre cheia de trabalhas, então tá tranquilo. Eu nunca me dei bem com aplicativos de organização… E olha que experimentei vários!
      O index é demais mesmo! eu tô apaixonada por isso. E é uma coisa tão simples, né?

  12. Caramba, que legal. Sempre busco coisas que me ajudem a me organizar melhor e esse é tão simples. adorei!
    bjs

    1. Maki respondeu Stephany

      Stephany, é simplesm mesmo,né?
      E ajuda demmmaaaiiiss!

  13. Mariana comentou:

    Makiiii, você sempre me surpreende positivamente com seus posts!!!! Estou te seguindo em tudo, no armário cápsula, na autoaceitação e melhora de nós mesmos, e agora ameiiii essa ideia do bullet journal!
    Sério, você é uma grande inspiração pra mim viu?
    Poste sempreeee!
    Xero

    1. Maki respondeu Mariana

      Essa ideia é muito incrível, né?
      E você é MUITO FOFA! Dá vontade de te apertar! <3

  14. - Procurei em Sonhos

deixe seu comentário