bullet journal

tem tempo que eu não escrevo sobre bullet journal por aqui, né? eu sei. mas esses dias eu tive conversas muito legais e recebi um pedido: se eu podia falar sobre como o bujo pode funcionar como um grande agrupador de todas as informações da nossa vida.

agrupar bullet journal

mas, antes… se você tá caindo de paraquedas por aqui e não tem ideia do que é um “bujo”, vale a pena dar uma olhada nestes três posts que falam bem direitinho o que ele é:

ah, sim, às vezes eu chamo bullet journal de ‘diário em tópicos‘, mas é a mesma coisa, tá?

essa dúvida, sobre como agrupar tudo, surgiu quando alguém comentou que usava três cadernos pra funções diferentes, e, às vezes, era complicado dar conta de tudo e acompanhar todas as funções em lugares diferentes.

de fato, não é simples quando você tem as suas informações de trabalho num lugar, do seu projeto paralelo em outro e da sua vida pessoal em outro ainda. como saber exatamente o que tá onde e o que é prioridade?

aliás, essa palavrinha é importantíssima aqui: prioridade. eu comentei que tô relendo o livro do Ryder Carrell, o criador do bullet journal, sobre o método? sei que falei sobre isso em algum lugar, mas o que importa aqui é que, se você perceber, ele passa o livro inteiro falado sobre propósito e como ele é essencial pra você descobrir as suas prioridades.

ele também fala sobre como o bullet journal só funciona mesmo se você confiar nele pra ser um repositório de tudo o que tem na sua mente (e, por consequência, na sua vida). ou seja, ele foi pensado pra você colocar tudo ali dentro e dar suporte no que é prioritário, em qual o seu foco pra aquele mês ou semana e garantir que você não esqueça de nada.

pra isso, você precisa seguir o básico do que o método propõe, que é ter um log do futuro (pras suas entregas ou eventos a longo prazo), o log mensal (com a visão do seu mês) e as tarefas pra aquele mês, e o log diário, além de estabelecer uma boa revisão.

como agrupar toda a sua vida no bullet journal

as revisões diárias, semanais e mensais é o que vão garantir que você tenha um panorama claro do que precisa ser feito em cada área da sua vida.

outra coisa: se você é do time que gosta de colocar tarefas muito rotineiras (tipo arrumar a cama) no seu bullet journal, ou se você tem atividades que se repetem com frequência ao longo dos dias, pode considerar montar um habit tracker semanal com essas atividades.

essa dica é legal quer você esteja buscando colocar novos hábitos da rotina e economizar tempo escrevendo essas tarefas todos os dias (basta checar o seu tracker!), ou se você está lidando com alguma questão de saúde mental e quer acompanhar o seu status com essa ferramenta. colocar atividades básicas como arrumar a cama, escovar os dentes e até tomar banho podem ajudar você a celebrar as pequenas vitórias e serem um sinalizador de quando você não tá bem.

(mas isso pode ser assunto pra outro post, né?)

continuando… tem uma dica que também vale muito você considerar, se você é do tipo que tem MUITA COISA MESMO pra colocar num mesmo lugar: usar um código de cores.

pegando o exemplo que eu citei ali em cima, você pode diferenciar as áreas da sua vida com cores diferentes: azul para as tarefas de casa, vermelho pro projeto pessoal e verde pro trabalho. assim, quando você montar a sua agenda diária usando essas cores (que podem ser marca-textos ou a cor da caneta com a qual você escreve a tarefa), você já vai saber imediatamente de qual área ela é.

e o principal é lembrar também que num dia você precisa ter as suas prioridades, e o que não der pra ser feito, com certeza pode ser relocado pra outro momento, sabe? buscar equilíbrio é o mais importante.

por isso que eu acredito que colocar tudo no bujo é uma boa ideia: você consegue visualizar melhor qual área está sendo priorizada e se isso precisa mudar. se for o caso, você readapta. se não, você reorganiza o que está em segundo lugar pra não ficar esquecido, mas também não tomar espaço da sua prioridade.

e fica tudo bem ❤️

Processed with VSCO with e5 preset

agora, se você não tem ideia de como começar esse agrupamento, eu recomendo fortemente que você leia o livro do Ryder, porque ele descreve um passo a passo perfeito pra fazer isso – e nada melhor do que pegar a informação completa da fonte original, né?

eu posso te dar um adianto, que é: faça uma lista com absolutamente tudo o que você tem pra fazer. faz um chá gostoso, pega uma tarde livre, uma folha de papel e uma caneta que você gosta e coloca tudo ali, sem neura, sem desespero. separa por áreas, observa o que é prioridade em cada uma e vai montando o seu bullet journal em cima disso (os posts lá de cima podem te ajudar).

ufa! ficou longo, mas acho que deu pra entender, né? o principal é você confiar no sistema e que ele vai garantir que nada seja deixado de lado. pode levar um tempinho pra ajudar o bujo às suas necessidades diárias, mas começando pelo básico do sistema e evoluindo a partir disso, é certeza que vai funcionar!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
2 Comentários
  1. Cintia Hakamada  em julho 07, 2020

    Eu parei agorinha com mais calma, com uma vela de lavanda acesa e toda calma do mundo só pra ler o que li antes como muita velocidade!
    Você tava falando do meu caso, Ma? hehehe
    Ai… eu vou parar e tentar fazer tudo o que você sugeriu para ver se funciona comigo!
    Adorei a questão do sistema de cores, nem tinha passado pela minha cabeça!
    Pensando agora se eu compro os livros pra firmar melhor os conceitos e o que pode ser adaptado a minha vida.
    Beijinhos!

    • Maki  em julho 12, 2020

      Ci, eu tava sim <3 espero que tudo bem citar você, porque pensando muito em como te ajudar!
      olha, eu recomendo muito os livros pra ajudar a deixar mais claro esse processo <3