cotidiano

acordar cedo desancorando

eu acho que já falei aqui alguma vez sobre acordar cedo e como eu fazia pra conseguir levantar na hora. nas últimas semanas, rolaram algumas mudanças de rotina e eu comecei a treinar de manhã, ou seja, precisei adaptar o meu horário de acordar das 07h pras 06h. não parece muito mudar uma hora no despertador, mas se você também não muda o seu horário de dormir – que é o meu caso – a diferença é enorme.

eu nunca tive muito problema em acordar cedo porque sempre estudei de manhã. a coisa meio que desandou quando eu entrei pra faculdade, porque os primeiros dois anos do curso de jornalismo do Mackenzie eram à tarde, obrigatoriamente, e eu fiquei meio confusa. trabalhar e estudar não é fácil, né? e eu fiquei com o sono todo desregulado. desde então, acordava cedo por obrigação mesmo e não por gosto.

mas, tem pouco tempo, eu percebi um movimento meu de querer acordar mais cedo e aproveitar melhor os meus dias. não fazer as coisas correndo e, principalmente, regular as minhas horas de sono. eu trabalho bastante, tenho aulas à noite e dificilmente vou pra cama antes da meia-noite. eu tava com aquela mania de tentar compensar o sono durante os finais de semana, daí já viu. ficava um tempão dormindo, acordava me sentindo mal e ficava o resto do dia meio dopada.

então, decidi testar acordar às 06h todos os dias e não só nos dias de treino – e isso também inclui finais de semana. tem uma certa flexibilidade. outro dia eu voltei pra casa umas 03h e contei seis horas pra, pelo menos, dormir o mesmo tanto que eu tava dormindo durante a semana. outros finais de semana eu me deixei dormir uma hora a mais porque sabia que estava cansada e o descanso seria bem-vindo.

 

no geral, tem sido uma experiência muito legal. ter manhãs mais longas me torna mais produtiva e eu funciono muito bem nesse período antes do almoço. mas é aquela coisa: você precisa de um pouco de disciplina pra acordar cedo. tem que ter uma motivação e tem que criar um hábito, acostumar mesmo.

e tem algumas coisas que me mostraram que esse era o caminho certo, sabe? tipo assim:

  1. eu comecei a fazer morning pages e só tenho a manhãzinha pra fazer esse exercício gostoso (e o melhor, isso ‘me obriga’ a passar um tempo longe do computador)
  2. eu começo as minhas tarefas mais cedo, o que significa que eu também termino mais cedo
  3. é muito bom aproveitar o silêncio da casa pra escrever e tomar um chá e observar onde a minha mente tá, e que eu posso colocá-la num posicionamento verdadeiro pro dia
  4. o dia rende mais e eu ganho tempo
  5. eu tô me sentindo mais descansada e menos sonolenta (mas eu também ajustei a minha alimentação, e sei que isso ajuda).

acordar cedo desancorando

tem dias que eu tô um pouquinho mais sonada do que outros? tem, sim. mas acho que é normal, né? depende também da hora que eu vou dormir. mas, no geral, tem sido incrível acordar cedo mesmo nos finais de semana e ter mais tempo pra fazer as coisas que eu preciso, sem que isso afete a minha vida social. porque, sim, às vezes eu ficava trabalhando de final de semana e deixava de fazer algumas coisas por causa disso. mas se eu acordo cedo, faço as coisas cedo e termino cedo, não tem porque, né?

é tudo uma questão de flexibilidade também. acordar às 06h não é uma bola de ferro amarrada no meu pé, uma regra em que eu me prendi (e olha que tô começando a me juntar à Melzinha no #5amclub, o clube das pessoas que acordam às 05h, mais para ajustar algumas coisas e fazer alguns testes).

acho que o principal é bem simples: eu me sinto bem acordando esse horário. eu me sinto mais produtiva, fica mais fácil seguir o meu planejamento e eu não acho que tô correndo contra o tempo o dia todo, sabe? tá tudo mais tranquilo.

mas é aquela coisa, você precisa de um propósito. o meu é fazer tudo com mais calma e focar nas morning pages e no meu café da manhã tranquilo. é ter aqueles minutinhos de silêncio e paz e zero trabalho em que eu treino focar no que eu sou e não nas coisas que eu fico pensando, sabe? é, sim, um momento de meditação.

a minha sugestão? se você quer começar a acordar mais cedo, comece devagar. ajuste o seu horário de dormir e acordar aos pouquinhos, meia hora por vez, até chegar no horário que você quer. se você é do tipo que dorme às 02h e acorda às 09h, concorda que vai ser meio frustrante tentar levantar às 06h de um dia pro outro (e não conseguir ou ficar tão cansada que você desiste depois do primeiro dia)? pois é.

vai com calma, ouve o que o seu corpo tá te contando, como ele reage, e faz as coisas com calma e tranquilidade, sabe? não precisa se forçar a nada, isso não é uma lei, não funciona pra todo mundo e você faz só se sentir que tá confortável e que funciona pra você. tá bom?

acordar cedo desancorando

você é do tipo que acorda cedo? me conta como é a experiência pra você?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
28 Comentários
  1. […] MK Grupo, Medium, Papo de Homem, EAD Box, Well Ness play, Desancorando, Cevisa, Receita do dia, Clic São Lourenço, Simplifique, Alto […]

  2. Su  em abril 11, 2018

    sabe que eu sou bem contraditória? eu tenho uma dificuldade ENORME de levantar da cama, mas eu SEI que eu funciono melhor pela manhã (inclusive faço meus treinos pela manhã também). acho que o meu problema maior é que não tenho um horário fixo, sabe? nos dias de treino acordo mais cedo e nos outros me permito dormir mais, e parece que meu corpo não acostuma e quando eu tenho que levantar mesmo, é triste, HAHAHA

    • Maki  em abril 13, 2018

      então, a minha solução foi acordar no mesmo horário todos os dias, mesmo os que não tem treino. isso me ajudou a criar uma rotina mais consistente, sabe?

  3. Marcela  em abril 01, 2018

    Não sei se eu daria conta de acordar cedo assim não!
    Mas, primeiramente: VAI MACKENZIE!
    Eu comecei a faculdade morando no interior e estudando de manhã, então por um ano eu era do *4AM* Club muito a contragosto, e a rotina acordar de madrugada/trânsito infinito/aula cedo/mais trânsito/almoço tarde acabou com a minha saúde e desgraçou meu sono todo! Sem falar que eu sempre fui muito mais produtiva à noite, então sabe quando você -finalmente- se sente super acordada e pronta pra mover a economia mundial, mas percebe que já é tipo meia noite e suas horas de sono estão em contagem regressiva? Dói bastante.
    Mesmo hoje em dia, acordando num horário mais normal e amigável pro meu corpo, eu fico bem zumbizinha todo o período da manhã, só começo a funcionar mesmo depois do almoço.

    • Maki  em abril 05, 2018

      menina, te entendo! mas é isso, sabe? tem que respeitar o corpo mesmo, ouvir o que ele tá te contando, prestar atenção em quando você se sente melhor. tudo bem acordar um pouco mais tarde e dormir um pouco mais tarde. só faz o que te deixa confortável, sabe?

  4. Hidaiana Rosa  em março 31, 2018

    Maki, estou com grande dificuldade de acertar os meus horários. Trabalho em redação entro 10h e saio 18h na teoria porque tem dia que saio 20h, 21h etc
    Não estou fazendo exercício físico e isso me chateia muito.
    Agora estou pesquisando uma academia pra eu fazer algo na parte da manhã e ver meu dia render mais.
    Mas é um exercício complicado e que requer disciplina.
    Beijo,

    Hida

    http://www.blogdahida.com

    • Maki  em abril 03, 2018

      oi, Hida. é mesmo. mas não precisa ser sofrido, sabe? vai ouvindo o seu corpo, presta atenção no que ele tá te dizendo e vai aos pouquinhos mesmo. não precisa ficar frustrada e forçar uma barra. faz com carinho!

  5. Denise Silva  em março 31, 2018

    OI, eu comecei há pouco tempo a acordar às 5:00 e tem sido muito empolgante. Antes eu costumava faz uma lista de tarefas e só conseguia fazer metade ou nem isso durante o dia, pois simplesmente eu tinha outras obrigações e meu tempo acabava ficando escasso. Eu também não fazia coisas que gostava, como ler e meditar, agora ficou mais fácil e me sinto mais motivada para continuar o dia. É tudo uma questão de hábito. Sempre fui acostumada a acordar cedo, por causa do colégio eu levantava às 5:30, e recentemente fiz um curso e tinha que acordar às 4:30. Então 5:00 é até razoável para mim. Entrar pro 5am club foi maravilhoso e está me ajudando na área do autoconhecimento. ^^

    • Maki  em abril 03, 2018

      oi, Denise! que incrível saber disso ♥ o mais legal é ver que é possível e que você se sente bem com isso, né?

  6. Amanda Caroline  em março 25, 2018

    Oii, tudo bem?
    Eu sempre acordava ás seis para ir estudar, como estou estudando online, eu me sinto mais produtiva de madrugada e to acordando 10h e isso me incomoda, quero fazer o possível para mudar meus horários, de acordar antes de todo mundo para ter um tempo pra mim com livros, chá, natureza, etc, não consigo fazer isso quando tem alguém acordado, porque dai tem barulhos e distrações! Vou ler os posts que você citou e também acho que preciso mudar minha alimentação e dormir mais cedo… Faria bem para meu estar hehe
    Beijos
    http://www.mandyliine.blogspot.com

    • Maki  em março 26, 2018

      oi, Amanda! vai com calma! escuta o seu corpo e faz o que você se sente mais confortável, aos pouquinhos. mudar tudo de uma vez nunca é bom porque fica difícil você manter todos esses hábitos novos. escolhe um e começa por ele, depois acrescenta os outros!

  7. Paloma  em março 23, 2018

    Bom você ter falado no assunto! Ainda estou em processo de acordar às 6h todas as manhãs. Li O milagre da manhã do Hal Elrod e ele traz umas rotinas matinais muito boas que envolvem além de escrever, ler algo para seu autodesenvolvimento, fazer exercícios, meditar, fazer afirmações e visualizar. Confesso que minha rotina mudou muito com esses exercícios. E não precisa nem de uma hora pra fazer tudo. Os dias mudam completamente. No meu caso, eu só preciso me planejar melhor mesmo. Quem sabe depois eu entre no clube das 5h!

    • Maki  em março 24, 2018

      menina, ouvi falar MUITO sobre esse livro essa semana. acho que quero ler também pra ver qual que é ♥ mas as morning pages meio que entram nisso, porque eu sei que escrever um diário faz parte do Milagre da Manhã, né?

  8. Emy  em março 23, 2018

    Oi Maki!
    Tenho ouvido bastante sobre o 5am club… Até pensei em aderir, maaaaaaaaaaas… 5am ainda é muito radical pra mim! (até porque meu sono começou a ficar melhor só agora, depois que minha filha completou 3 anos.. Lembro que quando ela era mais novinha eu dormia em qualquer cantinho, kkkk)

    Mas pelo menos já acordo antes das 7 sem o despertador. E nos finais de semana eu e minha filha acordamos juntas, por volta das 8:30 (o que já é uma evolução e tanto para quem acordava depois das 10 antes da maternidade! kkk)

    E é bem como você disse mesmo, cada um tem que respeitar o seu ritmo e fazer de acordo com o que se sente bem. Eu ainda quero acordar mais cedo, para poder aproveitar o dia, mas vou indo com calma.

    Beijos e bom final de semana!

    • Maki  em março 24, 2018

      isso, Emy! vai com calma, respeita o seu corpo e faz o que te deixa bem, sabe? se acordar às 5h é muito radical, tudo bem, você encontra um horário que funciona pra você e pra sua pequena! o importante é não se cobrar esse tipo de coisa, sabe?

  9. Marília  em março 22, 2018

    Eu não sou uma pessoa da manhã. Funciono muito melhor à tarde e à noite e até comecei a fazer um horário de trabalho mais tardio (10h-19h). Mas também sinto essa necessidade de começar a manhã com calma e focar-me no que interessa. E graças a ti, comecei a escrever as morning pages 🙂
    Marília de Portugal 🙂

    • Maki  em março 24, 2018

      Maríliaaaaa que delícia receber o seu comentário ♥ tomara que as morning pages estejam te ajudando e sendo um exercício gostoso!

  10. Sandra  em março 22, 2018

    Dar crédito às suas inspirações era muito bonito também.

    • Maki  em março 22, 2018

      oi, Sandra! desculpa, eu não entendi. o que você quiser dizer com isso? eu não dei crédito para alguém? se for o caso, por favor, me avise!

  11. Gabriela Sofia  em março 22, 2018

    Eu descobri o seu blog por acaso, apareceu a postagem sobre morning pages no meu pinterest. Ainda não tive tempo de ler tudo, mas tô apaixonada. Parece até que poderia ser eu fazendo, a paleta de cores, os temas, tudo… Isso numa primeira percepção rápida. E quando vi que está atualizadinho (essa postagem foi de ontem <3). Que perfeição! Salvando aqui na barra de favoritos pra conhecer melhor. Espero que tenha um ótimo dia! Forte abraço! <3

    • Maki  em março 22, 2018

      aaaa que legal saber como você chegou aqui. Gabriela! fiquei muito feliz mesmo ♥

  12. Fernanda Maria  em março 21, 2018

    Eu nunca gostei de acordar cedo desde a época da escola.
    Eu acordava ás 6 para estar na escola ás 7(era do lado de casa praticamente) dai durante todas as aulas eu ficava sonada, caindo de sono e as aulas não ajudavam,
    Quando tinha aula de história e o professor falava e falava nossa senhora que sonoooo
    No café da manhã eu nem tomava café, minha mãe demorou até deixar eu pegar esse vicio dai era dificil,
    Aprendi muito pouco por conta disso, acordar cedo, professores que só passavam decoreba e ainda por cima eu fui passada de ano naquela bela época que o governo ordenou que as escolas passassem todo mundo de ano mesmo com notas baixas e era para eu ter repetido.
    Ok,
    No ensino médio teve um ou dois anos na escola que ia de tarde e era o paraisooo
    Como era bom acordar ás 9, ver desenho, fazer nada e ir pra escola ás 2 da tarde, ficar lá até o por do sol, eu tinha pique, tinha energia, estava mais feliz…
    Mas no ano seguinte eles acabaram com o horario da tarde e fui obrigada a voltar a acordar cedo.
    O problema é que preciso de 9 horas de sono e é um fato, se durmo uma hora menos fico grogue, igual um zumbi, nem todo café do mundo me acorda.
    Pode ser que isso mude, pode ser que encontre motivação e consiga dormir mais cedo até mas não sei…fico na duvida entre dormir e acordar tarde e ter mais tempo…mas fico com aquela sensação de ser obrigação sabe?
    Admiro muito quem acorda cedinho, tem pique, nossa, é bom mesmo, minha nutricionista acorda ás 4 da madruga porque ela prepara comidas, palestras, ajuda o marido nos treinos(são corredores) e ainda está fazendo faculdade de educação fisica…e, ainda vai na casa dos clientes…essa tem energia e de dar inveja mesmo hahaaha quem sabe chego lá né ou não, quem sabe a minha é essa.
    Meu problema é um unico:
    A maioria dos empregos normais não tem horarios flexiveis, a grande parte você é obrigada a acordar cedo, chegar em casa para jantar e dormir só e isso tem me angustiado bastante para falar a verdade…
    É, eu sou da noite total, mas ainda penso em mudar, quem sabe né…

    • Maki  em março 22, 2018

      eu acho que você precisa respeitar o seu corpo, sabe? fazer isso por obrigação, de verdade, não é legal mesmo e você não faz de bom grado, sabe? fica uma coisa bem forçada. mas se você sente que não é a sua, então tudo bem! você encontra a melhor forma de ser produtiva de outra maneira. pra mim, acordar cedo tem sido a melhor forma ♥

      • Fernanda Maria  em março 24, 2018

        Eu acho que ainda tenho salvação hahahaaaa mas apenas quando tiver bem com meu corpo sabe? mente sã corpo são …ainda chego lá…
        Mas to amando ver você e a Mel acordando cedo, isso inspira a gente sabe? da vontade de fazer o mesmo eheheee
        Bjs

  13. Diego Bonadiman  em março 21, 2018

    Nossa, sou super fã de acordar cedo. De tempos em tempos dou uma bagunçada no meu ritmo por causa de alguma entrega da faculdade ou algum job mais intenso mas sempre tento voltar ao meu normal que acordar entre 6:30-7:00 da manhã pra poder tomar meu cafézinho com calma, ler um pouco e dar tempo pro motorzinho do cérebro começar a aquecer sem pressa antes de partir pras tarefas do dia.
    Adorei o post. Beijo grande! 😊

    • Maki  em março 22, 2018

      nossa, sim! é a melhor coisa. eu lembro de acordar mega cedo pra entrar no trabalho às sete, há uns anos, mas só pra ter esse tempo de comer direitinho, ler um pouco, acordar de verdade, sabe?

  14. Stefhanie  em março 21, 2018

    Eu gosto muito como o dia rende quando acordo cedo. No domingo eu costumava acordar as 11h/12h para “compensar” o sono durante a semana, mas hoje em dia acordo as 8h, tomo meu café com calma, saio pra correr e isso me faz tão bem pra começar uma nova semana.

    Mas é bem como você falou, temos que ir aos poucos. Observar nossa mente, nosso corpo, pois existem pessoas que simplesmente não funcionam dessa forma e tá tudo bem também!

    Um beijo,
    Sté

    • Maki  em março 22, 2018

      num é? tipo, tentar fazer mudanças bruscas nunca é positivo! o melhor é ir ouvindo o seu corpo e adaptando a sua rotina aos poucos. eu tinha dessas de querer ‘compensar’ o sono durante o fim de semana (apesar de nunca conseguir) e sempre ficava meio mal depois. agora eu gosto muito de acordar mais cedo e aproveitar o dia mais tranquila, sabe? mesmo que seja pra dormir uma horinha à tarde, pelo menos eu sei que to fazendo isso com consciência e gosto ♥