como se manter motivada para acordar cedo

eu nunca fui dessas que aperta o botão soneca umas 40 vezes antes de acordar de verdade. sempre acordei bem fácil, tinha o sono leve, e o despertador era sinal de que eu tinha mesmo que sair da cama, sem nem pensar duas vezes. de uns tempos pra cá, eu confesso que ando mais preguiçosa, e dormir quase uma da manhã pelo menos três vezes na semana não me ajuda a acordar às 6h sem apertar o snooze pelo menos uma vez.

agora, eu estou no processo de voltar a acordar na hora sem ficar chorando pelos tais ‘só mais 5 minutinhos‘. não é fácil, confesso. nos dias em que eu durmo cedo, parece que o sono multiplica por mil e nos que eu durmo tarde ele desaparece. mas a gente vai ajustando a rota conforme o andar da carruagem.

encontrar a motivação pra sair da cama na hora certa, parece uma missão impossível, mas depende de uma única coisa: propósito. eu já falei muito disso aqui no blog, mas não canso de reforçar o quanto é importante você saber porque você faz o que faz. se você tem uma meta certa, um objetivo verdadeiro, então levantar da cama no horário X não é um problema e, sim, uma dádiva! e se você precisa de uma ajudinha a mais, eu separei algumas dicas pra gente conseguir acordar sem medo de assustar as pessoas com o nosso bom humor:

1.tenha um propósito

eu já citei ali em cima, mas vou falar de novo: saiba porque você está acordando cedo. se for só por acordar, sem uma meta, não vai dar certo. por que você quer mudar isso? é pra ter mais tempo pra tomar café da manhã? pra tomar banho antes do trabalho? pra ter mais tempo com a sua família/namorado/marido? é pra não chegar no trampo querendo deitar na mesa e dormir de tanta preguiça? é pra ir pra academia antes do trabalho? saiba o porquê. isso, por si só, já vai te motivar.

2.estabeleça um hábito

dizem por aí que a gente precisa de 21 dias pra estabelecer um hábito. isso significa que a prática é essencial para que você consiga o que quer, então, se o plano é acordar todos os dias às 6h, use um aplicativo, um calendário, ou até mesmo o seu bujo para anotar os dias que você conseguiu esse feito. quanto mais você pintar quadradinhos (no caso dos trackers do bujo), mais motivada você vai se sentir para continuar pintando, até que você nem precisa mais anotar.

3.pense em algo gostoso

uma das coisas que me ajuda a sair da cama, sem brincadeira, é pensar no café da manhã. é uma das minhas refeições preferidas, e eu amo preparar o que eu vou comer. normalmente, o café da manhã é a única refeição que eu consigo fazer longe do computador (a sina de quem é freela), então essa é mais uma vantagem. sentar na mesa da cozinha, comendo a minha tapioca de peito de peru e tomando o meu chá, ou comendo meu mingau de aveia… é uma das coisas mais gostosas do meu dia!

4.não se culpe por não conseguir

apertou a soneca? dormiu mais 10, 15, 20 minutos ou meia hora? tudo bem! essas coisas acontecem, tem dia que a cama é muito mais confortável mesmo, e a gente precisa desse tempinho a mais. não tem problema você acordar um pouquinho mais tarde, só não deixe isso afetar o seu dia inteiro. não faz sentido você achar que o dia todo vai dar errado só porque você não acordou na hora. tá tudo certo, viu?

acostumar a acordar super cedo pra mim foi muito fácil, porque eu sempre soube muito bem queria tempo pra tomar o meu café direitinho e pra ‘acordar’ antes de começar a trabalhar. a pior coisa pra quem trabalha em casa é acordar cinco minutos antes e cair no computador direto. o dia não rende e parece que tá tudo meio confuso. sabe como é isso?

me conta como você faz pra se manter motivada e acordar cedo? 

8 comentários

  1. Natalia comentou:

    Ótimas dicas! O que funcionou pra mim foi criar uma rotina pela manhã, hoje eu acordo cedo numa boa até no final de semana (o que me dá raiva já que posso aproveitar para dormir mais rs!) mas o corpo se acostumou. :)

    1. Maki respondeu Natalia

      hahahahaah entendo bem. eu tô assim também. acordo cedinho até de domingo (mas até que é bom ♥)

  2. Mayara comentou:

    Dicas muito boas, acho que ouvir uma boa música e relaxar uns 5 minutos tb ajuda muito a voltar pro foco e manter a motivação.
    Beijos
    http://www.desencana.com

    1. Maki respondeu Mayara

      sim, total! tomar um copão d’água pra ajudar a acordar também, né?

  3. Adorei as dicas.
    Confesso que não é nada fácil acordar cedo pra mim.
    Mas como você disse, criei um propósito e estou conseguindo.
    Quero tomar meu café em casa para poder economizar e eu odeio chegar atrasada no trabalho. Me sinto agoniada/ ansiosa com isso. Então esses dois motivos me fazem ter forças pra acordar cedo.
    E eu tb adoro tomar café com uma tapioca de peito de peru. <3
    beijos!

    1. Maki respondeu Jeniffer Geraldine

      nossa, chegar atrasada nos lugares gera muita ansiedade, é horrível! e se a gente pode evitar esse estresse a mais, porque não fazer né?
      tapioca melhor pessoa, né? ♥

  4. Eu sofro muito pra acordar cedo. Meu celular toca eternamente até eu finalmente sair da cama. Mas realmente pensar no café da manhã é uma grande motivação pra levantar! haha

    1. Maki respondeu Claudia Hi

      nossa, pra mim é a melhor todas! eu foco no meu chá e no meu mingau de aveia e pulo da cama (mas deixar o celular bem longe ajuda também – aí eu tenho que levantar pra desligar o despertador ahahhaha)

deixe seu comentário