inspiração

morning pages desancorando maki de mingo

quem me acompanha no Twitter sabe que eu comecei a fazer um tal de morning pages, e que fiquei meio obcecada por isso nas últimas duas semanas. não é que eu fiquei louca (provável), mas eu percebi o quanto esse hábito é incrível e como ele me ajudou a ser mais criativa. aliás, deu pra perceber que essa é a minha palavra do mês, né? acho que nunca vi tanto post sobre esse assunto junto-num-mesmo-lugar.

mas vamos, primeiro, ao que interessa:

afinal, o que são morning pages?

eu falei tanto sobre isso, mas ainda não expliquei o que é. morning pages é o nome que a gente dá pro exercício de escrever em três páginas tudo aquilo que está na nossa cabeça, logo que acorda. é uma coisa meio diário, só que sem filtros, num processo que também pode ser chamado de stream of consciousness.

você levanta da cama, vai no banheiro, toma uma água, pega papel e caneta e vai transcrevendo absolutamente tudo o que passar pela sua cabeça, sem editar ou tentar fazer bonito. não precisa ser com letra incrível, não precisa ser tudo gramaticalmente correto, não precisa nem fazer sentido. o objetivo é você escrever três páginas inteirinhas com o que tem na sua cabeça.

inclusive, se você não tem ideia do que escrever, pode soltar um ‘blá blá blá não sei o que escrever lá lá lá lá ainda não sei o que falar aqui mas tenho que preencher três páginas etc. etc. etc.‘. parece besta? parece. dá preguiça? um pouco, afinal são TRÊS PÁGINAS. mas acho que foi um dos exercícios mais incríveis que eu já fiz.

quem criou o conceito das morning pages foi a Julia Cameron, que escreveu um livro incrível chamado O Caminho do Artista (sério, você precisa ler!). esse livro é tipo um curso: são 12 capítulos com um monte de exercícios pra você fazer, e o objetivo é despertar o seu verdadeiro poder criativo. dentre todas as coisas que ela propõe, essa de escrever diariamente é obrigatória. você deve fazer todos os dias pra ajudar no processo.

eu comecei a fazer esse trabalhinho antes de ler o livro, porque a Lavendaire fala sobre isso nos vídeos dela. logo que comecei, achei bem difícil: escrever A MÃO, três páginas, é um desafio na era dos computadores e da internet. mas já era uma vontade minha sair um pouco desse ambiente virtual pra experimentar e treinar outros formatos de escrita. ou seja, a ideia veio em boa hora.

tem dias que eu não consigo fazer três páginas por uma questão de tempo – meus horários são bem apertados e eu escrevo meio devagar. mas sempre que posso tento ao máximo preencher as três páginas e, claro, escrevo todos os dias. é incrível como o hábito já se estabeleceu e agora é algo que eu nem penso pra fazer. já acordo e pego meu caderno pra levar pra cozinha e começar enquanto faço o chá.

com esse exercício, o que a Julia propõe é que você comece a analisar o que tem na sua cabeça. você pode começar escrevendo pequenezas do tipo ‘não tenho ideia do que colocar aqui então vou falar que dormi mal essa noite‘, mas uma hora você começa a escrever coisas mais profundas, que revelam sobre o que você pensa – sobre si mesma, sobre os outros e sobre o mundo. você começar a entender quais são as suas travas, sabe? e destrinchá-las aos poucos.

não à toa, as morning pages são 100% confidenciais. você não deve mostrá-las a ninguém. é um exercício seu, que vai te ajudar a ter mais foco, controlar ansiedade e deixar a mente mais clara. por isso que é tão legal: você coloca no papel tudo o que tá na sua cabeça e meio que deixa ela limpa, menos confusa. a Julia até fala que é uma forma de meditação. quando você tira da sua mente tudo o que te incomoda, é óbvio que você vai ficar mais tranquila, né?

 

e como que faz esse exercício incrível?

bem, em O Caminho do Artista, a Julia diz que a melhor maneira de fazer morning pages é escrevendo os seus pensamentos em três páginas avulsas e guardá-las em um envelope depois, que você deixa em algum lugar ‘secreto‘. mas, sério, quem tem tempo pra isso? no meu caso (assim como no da Aileen), eu escrevo em um caderno que achei aqui em casa – há algum tempo eu fui num evento sobre bullet journal e ganhei dois cadernos meio grandes da Moleskine que nunca usei. pronto, achei um uso pra eles agora.

aliás, falando em bullet journal, não confunda uma coisa com outra, tá? aqui não tem firulas, não tem melindres, não tem colagens, não tem nada disso. é só você, papel e caneta, descarregando tudo o que tem na sua mente, como uma forma de entender melhor a maneira que você pensa e quais são as suas travas criativas. não vale perder três horas escrevendo uma página perfeita com cores diferentes, adesivos e sei-lá-mais-o-quê (ou usar essas coisas pra ocupar espaço nas suas três páginas). é um exercício de mão no papel mesmo e pode ser bagunçado, confuso e sem sentido.

aliás, a sua mão vai doer, viu? bastante. a gente desacostumou a escrever no papel e vai ser incômodo essa coisa de redigir três páginas. ah, você também vai achar três páginas muita coisa e vai demorar um pouco mais de tempo do que o comum nos primeiros dias. mas tudo bem, tenha paciência que a coisa melhora com a prática.

mas, se você não vê qualquer apelo em escrever à mão, ou se acha que a sua mente pensa rápido demais pra isso (tipo, se você é muito ansiosa e a sua cabeça fica rodando nessas espirais de pensamento à la Aza de Tartarugas Até Lá Embaixo), existem opções digitais de fazer isso, olha só:

  1. 750 Words: é um site pago, em que você tem 30 dias de teste grátis, que te permite escrever as três páginas (sim, 750 palavras = 3 páginas). é bem completo e com uma interface simples, sem distrações. tem estatísticas do quanto e quantos dias você escreveu, um calendário que marca quando você foi lá logar os seus pensamentos, é 100% privado e só você tem acesso ao que escreve.
  2. Daypage: é uma versão gratuita, mas não te dá um número específico de palavras para escrever, você vai contando conforme evolui. ele tem um calendário que marca os dias que você logou, te manda lembretes ou resumos por e-mail e você pode fazer uma versão pessoal ou em grupo, pra várias pessoas escreverem juntas.
  3. Write Honey: é gratuito, tem uma interface beeeem bonitinha, avisa se você chegou nas 750 palavras do dia, tem estatísticas da sua escrita e evolução no projeto… bem parecido com o daypage, mas mais fofinho e simples, sem muitas interferências que te distraem do objetivo de escrever.

muito, muito, muito obrigada Lominha pela ajuda com essa pesquisa digital ♥ (ela optou pelo log online e eu, pelo old school! haha). não testei esses sites ainda, mas confesso que, para mim, a versão analógica das morning pages têm sido incríveis e um merecido descanso das horas e horas que eu passo na frente do computador. de fato, eu digito muito mais rápido do que escrevo à mão, mas prefiro passar esse tempo olhando pro que eu penso sem a tentação da internet a um clique de distância.

ah, um dado importante: qualquer que seja o formato que você escolha, pelo computador ou no papel, esse não é o tipo de coisa pra você ficar lendo depois. não volte para as suas morning pages, esse não é o objetivo do exercício. é só uma maneira de você extravasar tudo o que pensa, sem filtro – e se você relê o que escreve, com certeza vai filtrar e julgar as suas próprias palavras.

esse exercício quer dar um olé muito bem dado no seu ego e no seu intelecto, e te permitir acessar um outro lugar de criatividade, que não tem nada a ver com as coisas que você acha que são importantes ou não. é não filtrar, não julgar, só esvaziar a sua mente e entrar em um fluxo.

mas isso funciona?

olha eu tenho algumas coisas a dizer sobre isso: primeiro, é muito divertido sentar na cozinha, de manhãzinha, com uma xícara de chá e um caderno e uma caneta e escrever milhares de coisas que eu tô pensando e depois soltar um ‘meu Deus, eu nem sabia que tinha tudo isso aí‘.

segundo, eu percebi uma disposição maior pra fazer as cosias no tempo que têm que ser feitas, sem eu ficar me distraindo tanto com a internet – e o meu calendário ficou mais fácil de ser seguido desde que eu comecei as morning pages. eu tô mais em dia com o que eu escrevi lá no planejamento semanal da Aileen, sabe?

terceiro, isso virou um baita incentivo para eu levantar na hora que o meu despertador toca, às 6h, porque eu fico animada pra escrever no caderno e ver o que vai sair da minha cabeça. já tive vários insights sobre mim mesma, várias ideias de coisas que quero fazer e projetos que quero tirar do papel e uma fluência de escrita muito incrível que tá me deixando até meio assustada.

ou seja: ‘maki, você recomenda morning pages?SIM, PELO AMOR DE DEUS FAÇA MORNING PAGES PORQUE É INCRÍVEL E VOCÊ VAI AMAR E VAMOS VIRAR MIGAS DE MÃOS QUE DOEM E ESCREVER TRÊS PÁGINAS POR DIA (OU QUASE ISSO) ÀS 6H DA MANHÃ.

pronto, é isso que eu tinha pra dizer. ahaha. deu pra entender agora porque eu ando tão apaixonada por essa prática? além disso, o livro da Julia Cameron é incrível demais e eu tô recomendando ele pra todo mundo que eu conheço na vida e acho que você deveria ler também (mas isso é assunto pra um outro post e eu prometo escrever depois que terminar de ler, daqui 11 semanas hahaha).

 

esse post tá longo demais, eu nem li tudo’

tudo bem, aqui vai um resumão pra você:

  1. morning pages é a prática de escrever 3 páginas por dia, todas as manhãs, depois que você acorda;
  2. você escreve tudo o que está na sua cabeça, sem filtros ou firulas (não é um bullet journal);
  3. você pode fazer esse exercício com papel e caneta (o recomendado) ou online (tem três sites legais pra isso aqui, aqui e aqui);
  4. tem que ser feito todos os dias, sem pular nenhum;
  5. essas páginas são confidenciais: você não mostra pra ninguém e nem relê o que escreveu.

ufa! pronto. agora é só colocar a mão na massa. amanhã de manhã, quando você acordar. levanta uma meia hora mais cedo, pega aquele caderninho que você nunca usou e tá guardado, uma caneta confortável de escrever, faz um chá e transcreve tudo o que tem nessa cachola aí até a fonte secar. você pode até colocar as morning pages no seu habit tracker, no bujo, pra te ajudar a estabelecer esse hábito de verdade e você não esquecer de fazer nas primeiras semanas. e aí é só deixar a mágica acontecer.

ficou animada pra fazer as morning pages também?

me conta nos comentários o que você achou da ideia! já conhecia? já faz? como é pra você esse exercício? quero saber de tudo, tá bom? e, se você começar a fazer, depois vem aqui me dizer o que você tá achando!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
72 Comentários
  1. Daniela  em julho 17, 2022

    Eu adorei! vou comprar o Livro da Julia
    Mas acho importante reler o que escreveu, pois acredito que o exercício seja para analisar seus pensamentos mais frequentes.
    Mas adorei mesmo, estou buscando hábitos para colocar nos meus exercícios de manhã e para que eu possa me conhecer mais e buscar motivos para viver!

    Adorei seu Blog

    • Maki  em setembro 18, 2022

      o livro é muito legal, viu? vale mesmo a leitura!

  2. Pedro Gomes  em abril 19, 2022

    Oi Maki, tudo bem?

    Sobre as Morning Pages, adorei demais as suas recomendações, eu estava procurando um conteúdo a mais sobre esse assunto. Um tópico importante que eu acho que você deveria dar uma olhada é que as Morning Pages não são recomendadas para serem lidas só no começo do “curso” da Cameron, mas pro final ela explica que devemos voltar lendo tudo que escrevemos e a partir daquele momento sempre reler, todos os dias, e sublinhar ações que devemos tomar, que estão se repetindo muito nas páginas.

  3. Lilian Damião  em março 14, 2022

    Gratidão gigante pela partilha.
    A Arteterapia recomenda o livro dos sonhos como prática. Sou Arteterapeuta e resolvi praticar depois de 20 anos.
    Sua abordagem é delicada e precisa.
    Já virou um hábito muito prazeroso.
    Haja papel!!!

    20 anos de recomendação aos pacientes. Sua

  4. Lilian Damião  em março 14, 2022

    Gratidão gigante pela partilha.
    A Arteterapia recomenda o livro dos sonhos como ppratica

  5. Arquimedes Diniz  em julho 13, 2021

    Estou fazendo esse exercício que é mais que um exercício. É uma oxigenação da mente. E estou adorando. Minha irmã artista plástica que me recomendou. E fui pesquisar sobre o tema e achei seu blog. Prazer meu nome é Arquimedes Diniz e escrevo poemas e outras coisas já alguns anos no blog Limite Poético. Enfim, obrigado por compartilhar as suas reflexões!

    • Maki  em agosto 07, 2021

      nossa, Arquimedes, eu amei isso “é uma oxigenação da mente”. essa é a sensação que dá mesmo, né?
      e prazer, seja bem-vindo! ♥︎

  6. Leticia  em junho 24, 2021

    Olá Maki, obrigada pela dica! O que achou dos demais exercícios do livro? Ainda não li, só peguei dicas do morning pages, mas queria saber a sua opinião sobre o restante do livro.
    Beijos

    • Maki  em agosto 07, 2021

      oi, Leticia!
      nunca cheguei a terminar o livro completo (parei no penúltimo capítulo), mas eu sempre achei os exercícios interessantes porque te tiram demais do l ugar comum, do que você pensa e do que você acha que gosta. é muito legal, mesmo!

  7. Sabrina Nunes  em abril 04, 2021

    Oi, Maki! Cheguei no seu post hoje. Você ainda continua praticando? Espero que sim! Uma coisa apenas não ficou muito clara pra mim. Se não é pra ler depois, por que guardar as páginas escritas em um envelope “secreto”? Seria melhor escrever e jogar fora, não?

    • Maki  em maio 01, 2021

      oi, Sabrina!
      sim, ainda escrevo as páginas! é que, assim, no livro, a Julia Cameron propõe um exercício de releitura das páginas depois de oito semanas. é o que eu costumo fazer também. a cada dois meses dou uma olhada pra ver se algo me salta aos olhos! mas é como um diário. você não precisa reler, se não quiser, mas você guarda porque um dia vir a servir pra algo, né? no caso da Julia, a coisa do não ler tem muito a ver com a narrativa e os exercícios que ela propõe mesmo!

  8. Agatha Oliveira  em março 26, 2021

    Olha, ameeei essa ideia. Cheguei aqui pelo perfil da Mycaela Borges, no IG, devorei esse conteúdo e super me animei em começar amanhã de manhã. Já vou sair aqui do meu Studio hoje com um caderno na mão. Obrigada por compartilhar! Ah e amei o jeito que você escreve! Bem leve e divertido. 🙂

    • Maki  em abril 20, 2021

      aaaa que legal, Agatha! e como foi a experiência? me conta?

      • Cintia Cristiane  em agosto 07, 2021

        Olá Maki!
        Amei post!

  9. Ana Caroline  em março 23, 2021

    Comecei as morning pages faz uns 10 dias! As mãos doem mesmoooo hhahaha tomara que eu consiga continuar com esse exercício, as vezes dá muita preguiça mas eu vou com preguiça mesmo.
    Algum direcionamento especifico do que fazer após as 8 semanas sem ler? Acho que é esse o tempo recomendando sem reler né?!
    Não cheguei a ler o livro, só li a dica do exercicio pela internet mesmo.
    Obrigada!

    • Maki  em abril 08, 2021

      oi, Ana!
      aaaaa sim, é meio isso mesmo. daqui a pouquinho você acostuma!
      olha, o exercício de ler as páginas depois de 8 semanas é bem específico do livro… eu por exemplo, não faço mais o Caminho do Artista, mas conscientemente não leio as minhas páginas… só quando sei que anotei algo importante que quero usar de inspiração pra outra coisa depois (normalmente, já anoto em outro lugar na hora mesmo, pra não esquecer!). acho que o principal é transformar isso num ritual, sabe? num momento gostoso seu com você mesma ❤️

  10. Heloisa  em janeiro 06, 2021

    Fiquei animada para fazer

    • Maki  em janeiro 06, 2021

      faça! é um exercício incrível mesmo!

  11. […] e quote escrito de qualquer jeito só pra ver se aquilo entra na cabeça. Pensei também em morning pages, mas ainda não tenho certeza. A questão é: vale tudo o que der na telha, e por isso resolvi […]

  12. […] 3 páginas de um caderno (o que dá mais ou menos umas 750 palavras). A Maki explica super bem em um post sobre o Morning Pages e confesso que depois que li fiquei mais tentada ainda em […]

  13. […] fim. Passou. Assim, como poeira no vento. Aliás, comecei a fazer morning pages por influência da Maki do desancorando (se quiserem saber mais é só clicar aqui). Sinto que isso me ajudou bastante durante esse […]

  14. Letícia  em abril 27, 2018

    MEU DEUS EU TÔ MUITO ANIMADA PRA COMEÇAR MINHAS MORNING PAGES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Não tenho nem caderninho sobrando pra isso, mas vou pegar um que sobrou da época da faculdade que eu só usei metade. O objetivo é não ler depois, mesmo, então não tem que ser o caderno mais lindo de todos, né?

    OBRIGADA MAKI <3

    • Maki  em maio 05, 2018

      EXATO! só escreve, menina! depois me conta como foi 😉

  15. Annie Fontoura  em março 26, 2018

    Oiê!!
    Eu vi o link desse post em I’m outro post seu e amei muitoooo a dica!!
    Eu tenho muita vontade de ter o hábito de acordar cedo, mas acho muito difícil pois o meu melhor horário é a noite. talvez as morning pages consigam me manter mais focada em fazer isso. Ainda mais porque gosto muito de escrever!!!
    Fiquei curiosa para ler o livro e achar mais exercícios. Beijos!!

    • Maki  em abril 02, 2018

      oi, Annie! tenha o hábito de acordar cedo só se isso funcionar pra você mesmooo. não vale a pena se forçar se o horário em que você funciona melhor é a noite, sabe? testa, vê se funciona e, se não funcionar, descarta! é sem neura mesmo!

  16. Dacira  em março 21, 2018

    Nossa…. adorei a ideia… estou tentando me conectar com a minha criatividade…. sempre achei que não era uma pessoa criativa, mas sinto que isso não é verdade…. só preciso treinar…. rsrsrs…. vou tentar, embora precise me disciplinar para acordar mais cedo…. depois eu conto tudo !!!

    • Maki  em março 22, 2018

      Dacira, tenta sim! é uma ideia ótima e vai te ajudar a destravar essa criatividade, você vai ver só! ♥

  17. Chell  em março 18, 2018

    Acho que isso não é nada mais nada menos que diários não? =D
    Eu tenho há tempos um caderno pra jogar meus pensamentos e preocupações, coisa que até a terapeuta falou pra manter. Ajuda demais tirar as coisas da cabeça, como se fosse uma Penseira – OI HP!.
    Mas adorei saber desses logs ai pra fazer on-line, apesar que sou como vc e prefiro old-school rssss

    • Maki  em março 18, 2018

      é um tipo de diário mesmo! mas o objetivo não é você contar o que aconteceu no seu dia, né? (o que é bem comum nos diários), mas transcrever o que tem na sua mente mesmo, explorar o que tá no seu inconsciente, coisas assim! amei a referência da penseira ahahahahahaha
      pois é, o online é legal, mas nada bate mão no papel pra mim!

  18. Su  em março 15, 2018

    acho a prática bem legal, mas me parece algo que eu vou fazer durante uma semana e largar depois, sabe?? haha sou muito dessas 🙁 mas vou testar, arranjo qualquer desculpa pra usar papel e canetas, hehe ♥

    acho que só não curti o fato de não poder reler… vai que eu tive uma ideia maravilhosa na hora e me esqueço depois? hahaha

    • Maki  em março 18, 2018

      ahahaha você pode anotar esse ideia em outro lugar depois, Su! tipo uma agenda, um bloco de notas… alguma coisa com a qual você tenha um contato mais direto, sabe?
      e, olha, como alguém que já desistiu de muitos, muitos, MUITOS, diários no passado, parece que eu não vou desistir das morning pages tão cedo, viu.

  19. Laura Nolasco  em março 15, 2018

    Aaaah, adorei!
    Eu sou uma pessoa old school e 50% dos posts do blog são escritos à mão, pra depois digitar – principalmente os mais elaborados, porque minha mente funciona melho com papel e caneta.
    Além disso, escrevo no mínimo umas 2 paginas por aula na faculdade.
    Vou tentar a partir de amanhã de manhã – tô em casa com o pé quebrado, então com tempo de sobra. Tentar transformar num habito, porque parece muito interessante mesmo… Vez ou outra eu sento pra escrever tudo que vem na mente sem filtros e tal – quando a vida tá pesada demais – mas não deixar acumular e não deixar apenas pros momentos ruins parece incrível.
    Adorei o post, super completinho como sempre!

    • Maki  em março 18, 2018

      ah, que legal, Laura! tomara que esteja funcionando pra você! pra mim tem sido um exercício muito incrível mesmo ♥

  20. Leticia  em março 14, 2018

    Gente amei essa ideia 😍😍 Já vou começar a botar em prática😄 Ah e o post ficou muito bom☺

    • Maki  em março 18, 2018

      obaa! depois me conta o que você achou!

  21. Aninha  em março 14, 2018

    eu estava fazendo morning pages e nem sabia! :O
    eu sempre tive diário ou, como costumamos chamar depois que crescemos, caderno de pensamentos.
    sempre que tinha uma crise existencial, estava chateada ou precisava conversar, corria pro caderno. Mas com a correria da vida adulta fui espaçando os dias em que escrevia e de repente não era raro ter se passado 8, 10 meses entre uma escrita e outra. Portanto, resolvi que ia escrever todo dia. E o método mais confortável para fazer isso foi de manhã, tomando o primeiro café do dia. Como sempre é muito cedo e o horário também é curto, nunca passa de 2 ou 3 páginas.
    Voilá!
    Eu sei que a proposta é outra, as morning pages não são para contar o que aconteceu e relatar sua história pra ler no futuro. Mas ainda assim, tem muitos elementos semelhantes. Só sei que esse hábito me traz um alegria tremenda!
    Agora vou misturar um pouco disso e daquilo e ver no que dá. Dá pra sentir mais amorzinho pelas manhãs? 🙂

    • Maki  em março 18, 2018

      aaaaa que legal, Aninha! é meio isso mesmo, né? o mais importante é que te faz e te traz alegria! eu fico feliz mesmo que esteja funcionando pra você! ♥

  22. Caroline de Freitas  em março 14, 2018

    Boa tarde Maki. Conheci o blog e o insta há pouco tempo, mas já amo seu conteúdo, queria saber se você acha interessante usar essas páginas na terapia, entendi que a proposta é não serem relidas, mas gostaria de entender se isso é prejudicial ao propósito do projeto. Pelo que você contou seria uma excelente ferramenta de acesso a pensamentos que sejam úteis para uma terapia. Obrigada e acho que vou aderir ao projeto!

    • Maki  em março 18, 2018

      oi, Caroline! acho que a ideia da Julia Cameron é você não reler as páginas para não julgar a si mesma ou se sentir mal. mas não sei dizer como seria esse processo com o acompanhamento de um psicólogo ou terapeuta, sabe? às vezes, pode ser interessante sim. ou, no mínimo, você pode levar para ela coisas que escreveu e que ficaram marcadas na sua cabeça. acho que pode ser um exercício válido – mas ter esse acompanhamento é interessante pra você não entrar numa espiral de julgamentos, entende?

  23. Karin Paredes  em março 14, 2018

    eu não sei nem o que comentar…. queria muito poder fazer esse morning pages.
    Desde que a Loma falou nos Stories dela sobre os aplicativos para escrever eu fui atrás procurar.
    Mas encontrei dificuldade para poder executar essa tarefa.
    Minha rotina da manhã é muito corrida. Acordo muito cedo e não há tempo hábil para poder parar e escrever.
    Acho que um “night pages” seria o ideal para mim nesse momento, heheheh!

    Amei o post Maki, super completo e esclarecedor. Vou estudar a possibilidade de aplicar a técnica no meu dia a dia. Vamos ver! Continua trazendo mais coisas legais como essa para a gente!
    Mil beijos

    • Maki  em março 18, 2018

      Karin, às vezes você consegue fazer à noite mesmo? antes de dormir? pode ser até um incentivo pra você sair de perto de eletrônicos antes, sabe?
      aaa brigada pelos elogios, prometo que vou continuar ♥

  24. Lais  em março 14, 2018

    Oii,
    Me apaixonei pela ideia ❤️❤️.
    Vou tentar fazer isso . Tirar da cabeça um montão de coisas que fica rondando .
    Lindo post

    • Maki  em março 18, 2018

      tenta, sim, Lais! tenho certeza que vai ajudar ♥

  25. Maria Tereza  em março 13, 2018

    Oi Maki, I love you. O que mais gosto e admiro em você é a sua generosidade.
    Você já me ajudou muito. Obrigada, beijos. Que Deus te abençoe

    • Maki  em março 18, 2018

      brigada você por esse comentário tão fofo, Maria! ♥

  26. adrielly  em março 13, 2018

    estava exatamente pesquisando sobre como ser mais criativo e esse post me serviu direitinho. so uma uma duvida: ttes folhas frente e verso?

    • Maki  em março 18, 2018

      oi, Adrielly! então, são três páginas! acho que é bem comum as pessoas confundirem isso. seria uma folha frente e verso e mais a frente de outra folha ahahaha mais ou menos isso

  27. Clara Rocha  em março 13, 2018

    fiquei com muita vontade de fazer. ♥

    • Maki  em março 18, 2018

      tenta e depois me conta como tá sendo ♥

  28. Ana Beatriz Ferreira  em março 13, 2018

    Nossa que interessante. Eu costumo ficar com um papel ao meu lado para anotar os pensamentos que surgem quando estou tentando manter o foco. Mas tem dia que é muito difícil kkkkk Esse exercício deve funcionar como uma catarse liberando espaço para as coisas boas do dia e ajudar a manter o foco no agora.
    Gostei bastante, acho que vou tentar fazer.

    • Maki  em março 18, 2018

      é isso mesmo, Ana! é um processo bem catártico mesmo, eu tô apaixonada! vou fazer um acompanhamento depois, pra contar como está sendo!

  29. Lavínia  em março 13, 2018

    Incrível!!

  30. Luciane Yan  em março 12, 2018

    Que maravilhosa vc, por compartilhar esse assunto… ler sobre td isso hj e descobrir o seu blog foi o meu presente do dia.
    Lendo tudo aqui, fiquei pensando aqui de onde te encontrei… Sigo seu insta que foi o que me fez chegar até aqui, e provavelmente foi por conta do boullet journal que por mt tempo NÃO consigo colocar em prática 🙁 Mas gostei dessa técnica de liberar a mente, acho que isso vai me ajudar muito depois de ler todo seu relato… amo escrever, mas isso ficou um pouco p/ ttrás depois dessa era digital. Inicialmente achei que fosse pra reler e eu mesma buscar algumas respostas no que eu mesma escrevi… mas já li que não kkkk vou tentar!
    Amei muito!!! Assim que começar a praticar eu volto aqui, CERTEZA!
    GRATIDÃO ENORME ❤

    • Maki  em março 18, 2018

      aaa que fofinha você Luciane! tenta sim, garanto que é muito legal! ♥ e não se pressiona, é pra ser um exercício relaxante, viu?

  31. Loma  em março 12, 2018

    Eu tô amando tanto esse exercício diário! Nem sei como agradecer por sugerir um dia o morning pages pra mim no nosso chat, sem nem ter ideia do quanto ele me ajudaria! Minha escrita está fluindo melhor e a ansiedade está ficando nas pages, todas as manhãs. Escrevo coisas sem sentidos, sonhos, medos que trago do dia anterior, medos das coisas que podem acontecer no dia, anseios, dúvidas, agradecimentos. Tudo que vem na cabeça, vai pras páginas! Me ajudou bastante a controlar a ansiedade até agora. Obrigada por esse post, eu espero que essa prática ajude muito mais gente a desintoxicar a cuca todo dia pelas manhãs!

    • Maki  em março 16, 2018

      aaaaaaaaaaa você é tão lindaaaaa! eu te amo muito ♥ eu fico MUITO feliz que tenha te ajudado, de verdade, e adorei saber que está sendo bom pra sua ansiedade!

  32. Nathalia  em março 12, 2018

    Estava muuuuuuuuuito ansiosa para ver o que você ia escrever sobre o morning pages! (já que tinha visto vc falar sobre isso no twitter). Agora não tenho mais motivos para adiar a prática, já vou começar amanhã. (antes usava metade do bujo como diário, e registrada tudo em tópicos – ironia haha – mas acredito que o morning pages seja bem melhor.)

    • Maki  em março 16, 2018

      aaaa Nat! que bom que você gostou do post. depois me conta como foi a experiência pra você? quero saber ♥

  33. lary  em março 12, 2018

    ano passado ganhei um livrinho de uma amiga. nele, só posso escrever o que for bom. é tipo um caderninho da gratidão – no meio de outros que tenho. mas esse que você indicou eu não conhecia <3 vou começar amanhã mesmo. já tenho até um caderninho esperando esse momento.

    obrigada, Maki!

    • Maki  em março 14, 2018

      aaaaa que incrível, Lary! tomara que funcione pra você ♥

  34. Yasnaya  em março 12, 2018

    Que massa!! Eu uso meu app de notas do celular toda manhã pra anotar os sonhos que tive, porque sonho todo dia, infelizmente, parece até que não descanso o cérebro.
    Se eu for fazer isso, acho que provável eu pular alguns dias, por conta do horário do trabalho, mas achei tão interessante que vou tentar.
    Tenho tentado também, todo dia, antes de dormir, escrever o que aprendi, pensamentos, aleatoriedades… Isso tem me ajudado na forma de me expressar e desenvolver mais o tico e o teco rs

    Guardar esse post na minha lista de links a compartilhar
    xero

    • Maki  em março 14, 2018

      tem alguns dias que eu escrevo menos do que o ideal por causa disso também! e tudo bem, sabe? o exercício funciona igual ♥ acho mais importante manter o hábito, desde que ele te ajude, e ficar ligada pro que ele te mostra sobre você! pode ser uma boa ideia, né? e essa coisa de anotar antes de dormir é ótima também, achei incrível!

  35. Paula  em março 12, 2018

    Olha, a idéia é boa mas eu acho que pra mim ia ser bem sofrido viu hahahah Será que vale adaptar a tecnica para 300 palavras? Outro ponto que me pega é que vai ser mais um caderno que eu vou guardar e não ler depois, assim como os meus trocentos diários da adolescencia que moram numa caixa e nunca consegui jogar fora, mesmo não olhando nunca pra eles – sim, preciso exercitar mais o desapego!

    • Maki  em março 14, 2018

      ahahaha olha. eu acho que ter um propósito é muito importante. mesmo pra isso. eu faço porque é algo que me ajuda a ficar mais centrada e focada – e você pode sempre fazer a versão online! não tem papel acumulado e você com certeza digita mais rápido do que escreve à mão, né?

  36. duds  em março 12, 2018

    AMIGA AMEI DEMAIS, com certeza vou fazer esse método acontecer na minha vida hahahaha

    • Maki  em março 14, 2018

      FAÇA E DEPOIS ME DIZ O QUE VOCÊ ACHOU! ♥

  37. Sophie  em março 12, 2018

    Eu amei! Uma vez inventei de fazer algo assim, mas antes de dormir. Era tipo um diário, mas não exatamente um. Acabei largando no primeiro mês. Agora vou tentar de manhã e ver se eu não largo hahahahaha
    Realmente amei, assim como todos os seus posts.
    Beijos!!
    http://sophiesamiesarfati.blogspot.com.br/

    • Maki  em março 14, 2018

      fazer isso de manhã é melhor do que à noite, pra mim. à noite eu ficava muito cansada e só de pensar em fazer qualquer me dava preguiça. daí não funcionava também. mas de manhã deu muito certo ♥ fora que é mó gostosinho tirar uma meia hora só pra escrever e tomar um chá e respirar fundo!

  38. Diana Orecchio  em março 12, 2018

    Ahh, eu adoro a ideia do Morning Pages!
    Comecei a praticar dia 26 de fevereiro, mas acabei parando porque não tinha certeza do que estava fazendo 🙁
    Mas depois desse seu post, descobri que estava no caminho certo. A única coisa que fazia de diferente era estipular 30 minutos ao invés de três páginas, mas, no fim, dava na mesma já que a minha média de escrita eram exatamente as três páginas 😀
    Como já fiz um monte de coisas hoje, vou recomeçar amanhã assim que acordar, mas só as 7h30. Definitivamente não faço parte do grupo que acorda as 6h XD

    PS. Amo o seu blog! ele é muito xuxuzinho e só amor 💕

    • Maki  em março 14, 2018

      oi, Diana! aaaaa sim, tá fazendo certinho! ♥ continua sim porque é um hábito ótimo. e acorda num horário que você se sente bem e faz no seu ritmo, sabe? tá tudo certo! brigada pelo apoio e pelos elogios,fico muito feliz que você goste do blog! ♥

  39. Mel  em março 12, 2018

    Aaaaah que post maravilhoso, amiga!
    Sério!
    Eu já tava animada com as morning pages de ouvir você falar no nosso grupinho (inclusive avisei que iria começar amanhã), mas esse post me fez ter o poder de voltar no tempo pro horário que acordei hoje só pra poder começar hoje mesmo haha acho que tô escrevendo de forma confusa nesse comentário, mas tudo bem 😛
    Parabéns pelo conteúdo incrível!
    Ah e O caminho do artista está no meu kindle bem lindinho <3
    :*
    ps: amei as fotos *-*

    • Maki  em março 14, 2018

      aaaaaaaaa Melzinha ♥ eu espero que essa prática te ajuda muito, mesmo! tem sido incrível pra mim e um exercício de escrita muito maravilhoso!
      brigada por sempre me incentivar tanto ♥ eu te amo muito!