cotidiano

seguir planejamento desancorando

no começo de fevereiro, eu comentei que queria muito começar a seguir um planejamento mais ajeitadinho, até para os dias e semanas não ficarem assim tão cheios e atribulados, e eu ter mais tempo para dedicar a outras coisas. daí que eu fiquei muito empenhada nessa meta mesmo, e posso dizer com muito orgulho que deu certo.

é claro que eu ainda tenho muitas coisas para ajustar nisso tudo – por exemplo, eu ainda não consigo fazer os posts do blog com tanta antecedência quanto quero (continuo fazendo do jeito que expliquei neste texto aqui, mais ou menos), e ainda tenho muita coisa para fazer durante o dia. mas agora tem uma diferença – eu já não fico trabalhando tanto quanto antes.

foi assim: quando eu decidi seguir um planejamento, eu tinha algumas coisas em mente. primeiro era abrir espaço na minha agenda para outras atividades (ler mais, voltar a estudar, conseguir passar mais tempo tirando fotos), e organizar o blog (escrever com antecedência, criar um banco de ideias que eu olhasse sempre e conseguisse organizar quais seriam os próximos posts). pra cumprir com isso eu fiz o seguinte:

1.repensei a minha semana

antes de mais nada, eu assisti este vídeo da Lavendaire, que é a minha youtuber favorita do mundo, e imprimi o planejamento semanal perfeito que ela ensina a usar. sentei com papel e caneta na mão e coloquei na agenda da semana absolutamente tudo o que eu tinha pra fazer que já era fixo (hora de acordar, as aulas na Coexiste, horários de trabalho, etc.).

depois, eu olhei pra todo o tempo livre que teria nessa minha semana ideal e comecei a encaixar coisas que gostaria de fazer. coloquei meia hora de leitura ali, meia hora de estudo ali, estabeleci horários pra olhar os meus e-mails e pra ler os links que eu sempre deixo esquecidos no meu navegador. pensei em horas para ter livre e terminei com esse formato, ó:

tudo bem coloridinho e desenhadinho pra ficar claro que é possível fazer o que eu tenho vontade.

2.procurei saber mais sobre planejamento de conteúdo

eu comentei no post sobre o meu processo criativo (ou em algum outro que não lembro qual é) que eu tinha certeza que planejar o conteúdo ia acabar com a minha inspiração e espontaneidade, certo? pois é, eu percebi que isso não é verdade.

para entender melhor como isso funciona, eu fui lá no canal da Lavendaire de novo para ver como ela faz o planejamento de conteúdo dela. é tudo online e fica tudo salvo no Google Drive, mas ela tem a ajuda de uma ferramenta que eu já conhecia do trabalho e que chama Trello. a melhor forma que eu encontrei para explicar o que é o Trello é: ele é uma ferramenta de organização que ajuda no fluxo de trabalho.

então, lá fui eu criar um quadro pro blog: tem uma coluna pros próximos posts, tem uma pros que já foram publicados, tem outra pras ideias que eu achei incríveis, outra pra ideias no geral, uma pra cada projeto que eu tenho com a Loma e a Mel, além do 52 pontos, e uma última para vídeos. ufa.

no que isso me ajudou? bom, eu joguei todas as minhas ideias de posts e temas lá e fico movendo os cards de uma coluna para a outra, dependendo do status. uma ideia que eu li e achei incrível vai pra coluna de ideias legais, e depois para a de próximos posts. isso meio que ‘me obriga’ a seguir uma ordem de publicação e eu já sei com antecedência quais posts vem a seguir. legal, né?

3.colocar em prática

depois que eu fiz tuuuudo isso (levou uma tarde inteira), eu precisava tirar as coisas do papel e colocar na prática. foi aí que eu comecei a perceber o quanto eu me distraia durante o dia, como perdia tempo colocando energia em lugares vazios e como era possível reverter essa situação. por mais que eu não tenha seguido à risca os dias de fazer as coisas (como tá no planejamento da semana ideal), eu já consegui fazer muito mais do que antes – inclusive terminar de trabalhar mais cedo e fazer as coisas mais tranquila.

significa que eu parei de me perder no Twitter ou no Instagram? não, mas o meu tempo nisso diminuiu bem, porque eu entendi uma coisa:

o meu trabalho (todo ele) tem uma mesma meta: ajudar as pessoas a ficarem bem.

como eu posso me distrair se tenho uma meta como essas na minha mente? pois é. foi um treino de me lembrar constantemente que eu criei aquele planejamento por um motivo, que tem um objetivo ali, algo que eu quero colocar em todas as milhares de palavras que eu escrevo por dia, e não só no blog.

por isso, voltar a estudar e a ler são importantes, me ajudam com essa meta. a entender melhor o mundo e saber o que está se passando na cabeça das pessoas. também me dá mais referências para me comunicar com as pessoas e conversar com elas sobre o que elas sentem de jeitos diferentes. a prática de focar numa única tarefa me mostrou que eu consigo cumprir o que me propus em muito menos tempo do que levaria antes.

tô contente? tô, sim, porque isso me abriu um leque de possibilidades. essa nova organização me mostrou que o planejamento é um amigo e eu senti que os posts do blog ficaram muito mais completos e incríveis com a ajuda disso tudo. agora, o meu foco vai ser implantar esse mesmo planejamento para o meu trabalho e tentar adiantar coisas que podem ser adiantadas para ficar com os horários mais flexíveis e maleáveis, mais abertos para o que surgir, sabe?

você já tentou fazer um planejamento assim antes?

me conta nos comentários como foi para você! é sempre legal descobrir formatos e táticas novas de planejamento ♥ ah, e se você tiver algum link ou vídeo que fale sobre planejamento de conteúdo, compartilha comigo! eu vou adorar ler/ver.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
9 Comentários
  1. Simone Montilares  em março 16, 2018

    Maki, eu me obriguei no começo do ano a criar meu próprio calendário e planejamento, é difícil e não é. Porque criar um banco de ideias onde você pode movimentar e estruturar o que você tem que fazer te ajuda demais, inclusive em pesquisa ou em cenas e fotografia. É bem gostosinho ver no final que a gente tá conseguindo otimizar nosso tempo. Amei o post <3

    • Maki  em março 18, 2018

      que processo legal, Simone! fico feliz que está te ajudando!

  2. Farhan  em março 11, 2018

    💛🙏 Obrigado pela partilha!!!

  3. clara rocha  em março 08, 2018

    aaaaaaaaaaaah lavanderie é uma das minhas youtubers favoritas também, amo como ela explica e faz as coisas. a voz dela doce me acalma, toda vez que eu vejo um vídeo dela. Ela dá dicas incriveis. Ainda não consegui imprimir o semanal dela, mas fiquei com vontade ao ver que deu certo rpa você, até porque preciso estabelecer um horário fixo de estudo do coreano. hehehehe. Amei esse post maki. De uma forma que você não tem noção. Vou guardá-lo no coração.

    • Maki  em março 09, 2018

      aaaa clarinha! a gente é muito gêmeas de inspiração! amo isso demais, e a Lavendaire é maravilhosa ♥ tenta imprimir o planner dela, sim, me ajudou muito!

  4. Bruna  em março 08, 2018

    Tô com muita vontade de fazer um planejamento semanal assim. Tentei pelo computador mas tava parecendo que eu precisava de 30 horas por dia ahsuahsu ACABEI de comprar um caderninho pela internet pra fazer de bullet e espero muito que me ajude a colocar os estudos em dia, certeza que vou pegar umas dicas por aqui haha
    beijo beijo
    N E O D E S V A R I O

    • Maki  em março 09, 2018

      Bru, então! esse é o esquema, daí você percebe que precisa priorar só o que você quer fazer de verdade e abrir espaço na sua agenda pra isso. daqui há 3 meses, você revê isso, revê as suas prioridades e monta de novo ♥

  5. Wanila  em março 07, 2018

    Acho que esse post veio num momento que tô precisando muito! Como trabalho e estudo em casa, vivo me perdendo nos horários e no fim do dia tô sempre cansada demais pra fazer algo por mim mesma, sabe? Vou ler um pouco mais sobre esse tipo de planejamento e vou inserir na minha rotina, tenho certeza que vai me ajudar <3

    • Maki  em março 09, 2018

      miga, eu entendo MUITO isso, real. mas é questão de planejamento MESMO! estuda um pouquinho, monta o planejamento ideal pra você e tenta seguir o máximo que você conseguir ♥ você vai ver a diferença!