esses dias, eu tava revisando as ideias de posts que vocês me deram nessa foto do Instagram, e pensei que eu nunca fiz um post explicando exatamente como funciona o meu processo criativo, como eu faço para escrever posts. eu devo ter comentado por cima em algum momento (eu acho), mas nunca falei diretamente como é brincar de escrever no desancorando.
como você pensa nas ideias pros posts, Maki?
eu gostaria de dizer que tenho um super banco de ideias, que faço sessões de brainstorming e deixo tudo planejado com antecedência, mas não. se você viu o post do primeiro detalhes do mês, sabe que a minha meta é, justamente, mudar isso – e tem rolado aos pouquinhos! – mas o que acontece, por enquanto é o seguinte:
- eu tenho três dias pra postar: segunda, quarta e sexta
- eu acordo num desses dias e penso no que tô a fim de escrever
- eu sento e escrevo
- fim.
lembra que eu comentei que tinha um probleminha com planejar posts porque achava que isso acabava com a minha espontaneidade e inspiração? pois é. é por isso que normalmente eu tenho as ideias no dia mesmo. é claro que com o 52 pontos e o detalhes (e até com o amorzices) isso não é 100% assim. eu tenho temas que foram pré-definidos (com a Mel e a Loma, no caso do amorzices e do detalhes; e por mim mesma, no caso do 52 pontos) que eu desenvolvo no dia que a postagem tem que ir ao ar.
mas, sim, é basicamente uma questão de eu colocar o bumbum na cadeira e escrever o que me der na telha. como eu tenho muita prática pra escrever – alô, são mais de 15 anos de treino – é fácil eu pensar num assunto que tem cutucado a minha cabeça e escrever um texto inteirinho. quando a inspiração está em alta, um texto sai em pouco mais de meia hora (é sério).
a questão é: por causa desse meu hábito de pensar o tema no dia e sair escrevendo na hora que eu consigo, no meio dos meus trabalhos todos, o texto nem sempre sai do jeitinho que eu imaginei e eu fico com aquela sensação de ‘nossa, fiz tudo correndo hoje’. entra aí esse meu desejo de seguir um planejamento melhor (que eu prometo contar mais sobre no futuro), e deixar os posts prontos antes, com, pelo menos, uma semana de antecedência (amém) – assim eu não fico tão sobrecarregada durante a semana! (amém de novo).
e as fotos?
eu sempre faço as fotos antes de escrever o texto, porque amo a luz da manhã. normalmente, é a primeira coisa que eu faço depois de acordar. coloco a água do chá pra ferver e já pego a câmera pra pensar na imagem (porque a essa altura eu já sei qual vai ser o texto do dia). eu sempre tento pensar em uma imagem que tenha alguma relação com o assunto (tipo quando eu usei a minha luminária letreiro pra me ajudar com o post de I Am Not a Robot) ou que remeta à uma reflexão (tipo a desse post sobre gentileza ♥).
é engraçado porque, quando eu defino o tema do post, a imagem já vem automaticamente na cabeça, então, esse processo todo é bem fácil e rápido, pra mim. levando em consideração que o meu tempo é curto, eu costumo ser mais ágil e não fazer 33 mil fotos pra um post só. me limito a cinco ou seis, no máximo, pra não ser tão difícil de escolher na hora da edição.
já aconteceu de eu fazer fotos correndo na hora do almoço porque demorei pra definir o tema? já, sim. já aconteceu também de eu fazer fotos com o celular, pra poupar o tempo de usar a câmera? também. ainda assim, eu não deixo de tirar um segundo que seja pra pensar no que eu tô fazendo, na minha intenção com isso e tentar tirar a melhor foto possível. até agora, tem funcionado!
depois de tudo isso, é hora da edição!
essa é a hora de ler e reler o mesmo post umas 3 ou quatro vezes pra ter certeza que tá coerente e que a grafia está toda corretinha (às vezes, a visão cansada ataca, não desistam de mim se isso rolar, tá bom?), se as tags estão certas, se o título tá sem erros (que morte horrível publicar post com o título errado, né? mas já aconteceu), e se o SEO tá do jeitinho que eu quero. como os meus textos são mais reflexivos, eu sou um pouco mais relaxada com essa parte, a não ser com os do 52 pontos e outros que ache que são um conteúdo mais completo e que pode me gerar acesso pelo menino Google. de qualquer maneira, não custa nada deixar tudo nos trinques, né? (tem horas que me sinto uma senhora de 60 anos escrevendo essas gírias, meldels).
é nessa fase que eu coloco os links e banners nos textos (se for necessário) e tiro alguns minutos para editar e inserir as imagens também (vocês pediram e eu juro que vou fazer um post sobre como eu faço essas edições, só preciso me acertar com um tipo, porque estou testando vários agora pra mudar o feed e deixar tudo mais consistente).
depois de todo esse processo, o post é publicado, uhul! daí vem a última parte:
hora de mandar tudo pro mundo
eu comecei a usar esse ano um planner de divulgação que é a coisa mais maravilhosa da vida, porque eu FINALMENTE consegui criar um padrão de divulgação nas redes sociais. o meu foco é Instagram, Twitter e Pinterest, então eu crio datas de postagens pra cada uma dessas redes, com um espaço de tempo de um dia, uma semana e um mês.
quando eu termino um post, eu vou lá no planner, coloco o título e as respectivas datas de postagens do lado e aí é só sair agendando. eu uso o Buffer pra me ajudar com isso, principalmente com o Twitter) – Pinterest e Instagram eu faço na mão mesmo. é um trabalho bem mecânico e que costumava me dar muita preguiça (e certo medo – lembra que eu falei isso nesse post sobre o livro do Austin Kleon?), mas hoje eu entendo a importância que é dedicar alguns minutos do meu dia pra isso, sabe? e tem dado resultados também! ♥
depois de tudo… pronto! post no ar, publicado nas redes, com fotos bonitonas e sensação de missão cumprida. mesmo que eu ainda esteja aparando as arestas na forma como eu produzo conteúdo pro blog, eu faço cada postagem com muito carinho em mente e sei que dá certo quando eu vejo o seu feedback, sabe? pode ser na correria, mas não deixa de ser com amor e, como eu falei no começo do ano, a ideia é colocar ainda mais amor em tudo isso – e eu sinto que tô conseguindo! yay! no mais, tem também esse post incrível da Lominha que é tipo um checklist e que me ajuda muito a lembrar se eu tô seguindo todos os passos pro post ficar legal nos momentos de loucura !
me conta o que você acha de posts desse estilo?
curte? tem dúvidas sobre como rola a produção de um post? deixa um comentário aí embaixo me contando o que você achou, eu vou adorar saber!
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20 Comentários
É tão gostoso como blogueira ser este tipo de post pra ver como é o processo criativo de outro blogueiro, eu já não consigo produzir nada de manhã, quer dizer, as vezes são 3h da manhã e estou escrevendo mas acordar cedo e escrever não funciona comigo, tem que ser a tarde.
Eu amo seus posts e seu jeito maki <3
nossa, pois é! eu também amo muito esses textos ♥ o melhor é descobrir quando você funciona melhor mesmo ♥
Ai Maki, queria eu ter essa praticidade toda que você tem! Às vezes eu sinto vontade de escrever, sento o bumbum na frente do computador e nada. É meio frustrante, rsrs Mas espero conseguir driblar isso com o tempo e não desanimar.
Já falei que amo teu blog? rs ♥
Beijos
Emy, você já tentou começar a escrever tudo o que tá na sua cabeça? é o meu truque pros dias de ‘bloqueio’. deixo só a mão começar a digitar o que tá na minha mente, uma hora o texto começa a ir pra onde eu quero e eu só edito depois. é tipo uma forma de você começar o processo e dar esse primeiro passo!
e brigada pelo elogio ♥
Queria ser prática dessa forma, às vezes pra sair um post demora dias, e isso que na maioria das vezes eu nem tiro as fotos, eu pesquiso do google mesmo… Eu sei que isso é um erro, mas é o que temos por enquanto. Vou tentar ser mais prática assim. Gostei do seu post, beijos
Carol Justo | pink is not rose
oi, Carol, não é um erro não! aliás, é super legal você buscar fotos no Google. às vezes, o que você pode fazer é procurar sites que divulguem fotos em alta resolução de fotógrafos profissionais (tipo o Unsplash) pra você colocar umas fotos mais legais, sem precisar pegar na câmera. é só lembrar de crédito e fica tudo bem! (e lá tem umas fotos incríveis, vale a pena xeretar!)
Adorei o post, Maki!
Meu processo de escrever pro blog era parecido – ultimamente tem sido um caos e tô tentando voltar
Adorei essa coisa do planner de divulgação.. É uma das partes mais complexas pra mim! (Junto com o fotografar… e olha que sou fotógrafa! Conciliar post e fotos sempre é meio complicadinho prq gosto de fotografar gente, e meus posts não combinam tanto com isso… aí dou o meu melhor no resto, mas ainda não tô 100% satisfeita).
Beijos!
menina, tô percebendo que todo mundo tem uma dificuldade real com isso de divulgação. que louco, né? tipo, é o nosso trabalho, deveria ser uma prioridade, né? vai entender … e eu tbm tenho dificuldade com fotos as vezes, porque sinto que acaba ficando tudo igual. ahuhauhauha
Um texto repleto de carinho e amor. Me sinto como se estivesse muito próxima a você. Mesmo não comentando nunca, e peço desculpa por isso. Há quase um ano venho seguindo seu blog e acho de uma coerência e de uma humanidade linda.
Parabéns 🙂
Wellen, que comentário mais fofo ♥ brigada!
AMEI MUITO ESSE POST!!!!! MEU DEUS!!! O que eu mais tenho gostado que vejo você fazendo : as divulgações no stories, hoje em dia o seu stories é um dos primeiros que eu gosto de acordar e ver no instagram, porque sei que vão ter mensagens boas e positivas e porque as suas ideias de divulgações para o post no tt são maravilhosas demais! Estou aprendendo muito com você.
Queria usar coisas de organização como o Google calendário ou outras coisas do tipo. mas não tem funcionado pra mim. O que funciona de verdade é o seguinte : ANOTAR UM POST IT BEM GRANDE E COLAR NA PAREDE DO NOTEBOOK.
O meu sistema de organização funciona mais ou menos assim : anoto todas as ideias do blog que tneho em uma pagina do meu bujo e aí conforme eu vou escrevendo e tirando foto eu vou ticando esses tópicos, mas também tenho anotado na parede os dias que quero postar e posts fixos como por exemplo : versus versos.
O que ando querendo fazer é deixar meu instagram o leuxclair mais ainda a extensão do blog e por isso vou me dedicar muito e trabalhar muito para tentar fazer dar certo. E quem sabe aprender a fazer stories mais legais. Estou estudando ter uma padronagem para o stories hehehe
menina, cê jura que curte meus stories? eu acho tão bagunçado! ahahahahahah tô tentando fazer coisas mais bonitinhas, até pra manter uma consistência do que quero passar com o instagram e o blog como um todo! bom saber que tá rolando ♥ que legal saber um pouco como funciona o seu processo criativo! amei saber ♥
Maki, não pude deixar de reparar: QUE LETRA LINDA VC TEM!!!!!! 🙂 Bjs!!!!!!!!
ahhahahaha brigada ♥
Eu adoro posts nesse estilo!
E também sou dessas que planejo, planejo… e no fim estou com vontade de escrever sobre outra coisa. Vai muito do ~mood~, né?
Enfim, fiquei feliz em saber do seu método de divulgação. Ainda estou naquele bloqueio que posto algo e tenho vergonha de mostrar. Pra isso o livro do Austin Kleon ajudou muito (valeu meninas, obrigada Infinistante *-*).
Ahh! E não posso deixar de comentar que você sempre mostra links maravilhosos e compartilha trabalhos bem legais (como no final dos e-mails ou esse link da Lominha). Obrigada por isso. E que atitude lindinha, bem inspiradora.
Boa, Maki! :*
aaaaa Aninha, que legal esse seu feedback ♥ brigada mesmo! fico muito feliz que você tá curtindo o infinistante e que o livro do Austin te inspirou! olha, eu também tenho vergonha às vezes, mas acho que é uma questão de treino, sabe? quanto mais a gente faz, mais se sente bem fazendo ahuahuha
Amei saber um pouquinho mais sobre seu processo criativo aqui no blog Maki. Fiquei impressionada em como você escreve (e fotografa) tudo no dia da publicação! Isso que é profissionalismo. Tenho que aprender a ser mais dedicada você rs
menina, tô chocada que vocês tão achando isso super incrível. pra mim é um processo meio atribulado e louco? mas acho que é porque eu tô muito envolvida, né? ahahahaha mas que bom que você curtiu o post, brigada ♥
Conheci seu blog a pouco tempo e desde então tenho achado esse lugar tão aconchegante. Eu sou um desastre quando se trata de organização de postagens, sempre tento defini um dia, mas acabo procrastinando. Adorei seu post, pois pude conhecer um pouco mais sobre sua maneira de criar postagens.
Tchauzinho e até logo.
Ana, fico feliz que você tenha gostado! foi um desafio pra mim escrever esse post 🙂