tem um livro com as melhores dicas pro seu bullet journal

diário em tópicos

eu contei há um tempo, lá no Instagram, que ganhei da Editora Sextante o livro Diário em Tópicos, da maravilhosa Rachel Miller. foi a primeira vez que eu recebi qualquer coisa de uma editora e fiquei animadíssima, porque esse é um tema que eu amo muito. (mas isso você já sabe, né?)

demorei um pouquinho para ler, mas finalmente consegui, no começo desse mês. esse não é um livro que você precisa ler do começo ao fim do jeito tradicional, mas eu escolhi fazer assim para garantir que ia seguir a linha de pensamento da Rachel e entender direitinho todas as informações que ela passa.

o que eu percebi, logo de cara, é que esse foi um livro feito com muito carinho. a autora explica, logo no começo, que fez cada uma da páginas de bullet journal que aparecem fotografadas no livro. tudo à mão, ela mesma. e conversando com a editora no Brasil, ela me contou que as páginas foram refeitas aqui para  terem o mesmo efeito. diz se isso não é um baita cuidado?

diário em tópicos

eu já fiquei com o coração quentinho aí, porque, para mim, esse é o objetivo de um bullet journal. é fazer um negócio com carinho, que vai te ajudar a ter um dia mais organizado e produtivo. em seguida, a Rachel logo explica outra coisa que eu amo sobre esse método: você é livre para montar o seu caderno como quiser e do jeito que quiser. não tem essa de seguir regras, sabe?

até por isso, um dos pontos positivos do livro são as opções de páginas que ele oferece. ele mostra como você pode fazer o seu daily log, como criar uma página para acompanhar as suas finanças, opções de habit trackers, de calendários mensais… são várias ideias, com opções diferentes para cada uma. o legal disso é que você pode testar e ver qual se adapta melhor ao seu estilo de vida e ao que você precisa.

outro ponto muuuito legal é que a Rachel fala sobre usar o bujo também como um diário, o que ela faz. inclusive, as primeiras opções de páginas diárias que ela passa são todas pensando nisso, deixando um espaço para você escrever o que aconteceu no seu dia. tipo, com a ideia de deixar um registro da sua vida mesmo – porque a gente bem sabe que esse caderninho também é uma memória, né?

diário em tópicos

a Rachel dá umas dicas legais para quem está começando um bujo, tirando algumas dúvidas sobre o que acontece se você errar (inclusive, esse quadrinho do livro me inspirou para esse post aqui), como ter uma letra mais ‘bonita‘ para escrever no caderno (o que não é obrigatório, mas eu sei como tem gente que sofre com isso) e curiosidades sobre o uso de um diário ao longo da história (fala até da Anne Frank!).

ele é um guia prático completinho e muito lindo, visualmente falando. dá vontade de testar tudo o que ela dá de dicas – inclusive, eu já mudei o meu bullet journal de setembro, mas vou mudar mais algumas coisas em outubro, para testar algumas das inspirações dela. tô vendo que esse meu caderno novo vai ser um super caderninho de experimentação! (amo/sou)

a Rachel até mostra todas as canetas que ela usa no bujo dela, as washi tapes, as Tombows e os marcadores e outros acessórios. eu acabei comprando uma das canetas que ela indica no livro, a Pilot Frixon Ball Slim (mas a minha é 0.38 e a dela, 0.40), porque seguia em busca da caneta perfeita e tô completamente apaixonada. acho que finalmente encontrei a caneta pra mim. ♥

enfim, se você quer aprender um pouco mais sobre bujo e ter inspirações bem mais palpáveis desse método, num livro lindão, com tudo bem mastigadinho, eu recomendo DEMAIS o livro da Rachel. ela, aliás, é editora de estilo de vida do Buzzfeed gringo e já fez vários posts sobre o assunto por lá. ela inclusive tem um blog bem mara, que você pode conhecer clicando aqui.

falando em ‘clicar aqui’, você pode comprar Diário em Tópicos neste link maravilhoso (que me ajuda a  ganhar umas moedinhas!). ah!, e obrigada Editora Sextante por esse presente incrível. esse post não é patrocinado, mas isso não significa que eu não possa agradecer o carinho, né? tão bom quando as pessoas veem uma coisa legal e lembram da gente, né?

você já leu Diário em Tópicos? me conta o que achou aí nos comentários!

18 comentários

  1. Ai mas esse livro parece ser tãaaaao lindo! Já quero um pra mim, hahaha. Tô me animando novamente com meu bujo (seu blog tem ajudado bastante!) e acho que o livro pode ajudar mais ainda. :)

    1. Maki respondeu Wanila goularte

      ahhh que bom, Wanila! me conta depois como tá indo? às vezes, tudo o que você precisa é entender como o método se encaixa na sua rotina, sabe? tem horas que demora um pouquinho mesmo!

    1. Maki respondeu Lívia

      é mesmo, Lívia! eu também achei!

  2. Thais comentou:

    Fiquei com vontade de ler, achei interessante o jeito que ela mostra o bullet e você disse que tem dicas? tô dentro, vai pra minha meta de leitura do ano.

    1. Maki respondeu Thais

      leia sim, Thais! tem muitas dicas incríveis!

  3. Paula comentou:

    Frixion é vida! Eu já vi esse livro na livraria e fiquei com vontade, parecia tão lindo – mas eu não faço Bujo né, então me controlei. Acho o método lindo mas eu preciso de uma coisa mais engessada se não eu me perco toda.

    1. Maki respondeu Paula

      eu tô muito apaixonada por essa caneta DE VERDADE! entendo, eu achei que não rolaria pra mim, mas, olha, a agenda tradicional eu acho que nem consigo usar mais!

  4. Que lindeza de livro!! Achei muito fofo isso dela ter feito as páginas todas pra fotografar…
    Muito legal a ideia também, fiquei mega curiosa pra ler!
    Beijos!

    1. Maki respondeu Laura Nolasco

      ele é um amor mesmo ♥ super bem-feitinho, sabe?

  5. Su comentou:

    quero muito ler! por enquanto o bullet journal não tem dado certo pra mim, tenho muita preguiça em criar layouts e tudo o mais, mas ter inspirações sempre ajuda, né? ♥

    1. Maki respondeu Su

      nossa, com certeza! fora que essas coisas do layout não fazem tanto parte do original, né? às vezes, começar pelo mais simples é sempre o melhor caminho!

  6. Carla comentou:

    Aiii mais um livro que serei OBRIGADA a comprar! Adorei o livro da Shinda que você indicou! Adoro seu textos! ❤️

    1. Maki respondeu Carla

      aiii o livro da Shonda não é maravilhoso? eu amo demais ♥

      1. Carla respondeu Maki

        Simm! E ainda dei o meu de presente pra uma pessoa com depressão e está ajudando ela a sair dessa! ❤️

  7. Pretendo fazer, mas tenho um pouco de preguiça. Não sei por onde começar. Eu uso um caderno para os meus planos, de maneira caótica mesmo.
    beijo, querida! obrigada pela dica, vou comprar esse livro em breve.

    1. Maki respondeu Bruna Bueno

      Bruna, aqui no blog tem vários posts ensinando como fazer um bujo! você pode dar uma lida e ver se te interessa, se é pra você mesmo! é mais fácil do que parece!

deixe seu comentário