dá para não errar no bullet journal?

errar no bullet journal

semana passada eu li Diário em Tópicos, o livro da Rachel Miller (e que vai ganhar um post só para ele mais pra frente) sobre bullet journal, e me deparei com uma parte que fala sobre cometer erros no caderno. eu já percebi que as pessoas que começam um bujo tem essa questão: elas ficam desmotivadas se erram um título, uma linha do calendário ou algum detalhe.

eu não tô isenta disso. depois que comecei a fazer o calendário vertical, errei 99% das vezes nos primeiros cinco meses desse formato novo. agora eu acho que peguei o jeito, mas deixava errado mesmo quando não fazia tudo certinho: uma coluna mais larga que as outras ou uma linha mais fina que as demais.

fazendo as coisas à mão, é óbvio que você vai errar algumas vezes. tem horas que a gente escreve rápido demais, outras tenta fazer uma coisa direto à caneta porque calculou mentalmente o espaço e aí na prática não dá certo (euzinha toda). ou você erra uma data ou uma tarefa e precisa corrigir. tem jeitos e jeitos que você pode acertar esses detalhes (não vou chamar de erro porque não precisa), mas o ponto que eu quero chegar com isso é: tudo bem você errar de vez em quando.

bonito é você fazer uma coisa com carinho, mesmo que não tenha saído com todas as linhas retas e todas as cores certinhas. mesmo que a caneta preta tenha borrado um pouquinho. mesmo que o pincel da tonbow tenha manchado a página porque você passou por cima da tinta preta (euzinha, de novo). você não precisa se sentir desmotivada e chateada só porque errou.

eu lembro, na época do colégio, como eu sofria de verdade quando eu cometia um erro. do tipo ‘vou comprar outro caderno e passar tudo a limpo DE NOVO pra ficar perfeito’. mas nunca ficava do jeito que eu tinha na minha cabeça. de certa forma, o bujo foi uma maneira que eu encontrei de sair dessa cilada. fico tão motivada em me organizar, que acabo não ligando pros errinhos. eles viram parte da minha arte também.

errar no bullet journal

se você escreveu alguma coisa numa grafia não-correta, se fez um lettering e comeu uma letra, se trocou as cores ou se errou uma linha, eu pensei em algumas formas de você ‘acertar‘ esses detalhes, ó:

1.transformar o erro num desenho;
2. passar um branquinho e vida que segue (eu uso aqueles em fita, amo!);
3.colar um adesivo por cima;
4.fazer uma segunda arte com um pedaço de papel colorido por baixo (tipo assim ó);
5.colar uma folha por cima da original (um pedaço de cartolina ou folha sulfite ou o que você achar melhor);
6.fazer um ‘X‘ bem grande pra mostrar que tudo bem zoar uma página inteira;
7.fazer uma brincadeirinha (tipo a Boho Berry com os títulos dos dias da semana);
8.colocar um pedaço de washi tape por cima.

nem tudo está perdido se você fez alguma coisa que considera errada no seu bujo. eu já errei todas as datas de um calendário inteirinho, daí tive o trampo de passar corretivo em todas e acertar depois. e tudo bem, eu não refiz o calendário ou desisti do caderno por causa disso (dá um trabalhão fazer essas páginas e ain’t nobody got time for that).

uma diquinha esperta que eu peguei desde o começo do meu bujo é sempre fazer os títulos principais (tipo do calendário do mês ou algum lettering grande de meio de página) em lápis primeiro. faço o traço depois passo as canetas por cima. isso não é 100% de garantia que eu não vá errar no meio do processo (já aconteceu, quando eu tava muito distraída), mas é uma forma de você reduzir esses errinhos em páginas e detalhes importantes do seu caderno.

no mais, relaxaaaa… você tá montando uma agenda inteira à mão e isso é incrível! tudo bem se cometer um errinho aqui e outro ali! eles te ajudam a aprender também, como planejar melhor as páginas, testar canetas antes e até a treinar melhor o seu lettering com a lapiseira primeiro.

me conta: o que você faz com o seu bujo quando erra alguma coisa?

19 comentários

  1. Sofro desse mal de ficar bolada quando erro ao no planner, mas ai coloco um post it, uma washi tape, adesivos ou só passo um risco de caneta e ta tudo bem mesmo que pareça estar tudo errado ):
    Beijos maki

  2. Esses “improvisos” a gente vai aprendendo com o tempo né!
    Eu odiava errar na minha agenda e ter que consertar. Hoje eu já não ligo mais, e normalmente os adesivos que ganham finalidade. Beijos

    1. Maki respondeu Aline Amorim

      nossa, total! eu ficava meio noiada no começo, mas fui acostumando também!

  3. Marina comentou:

    Quando erro no meu Bullet, colo um post-it bem bonitinho! Ganhei vários de uma amiga faz uns 3 anos e são no tamanho exato para cobrir uma palavra. Meus erros ficam fofinhos hehe :)

    1. Maki respondeu Marina

      aaaaaa que fofinha! sim, eu faço muito isso também!

  4. comer letras no lettering, deveria ser um club
    eu faço isso 75% das vezes e não arrumo, só admiro meu fracasso colorido
    ótimas dicas de como consertar os erros c;

    1. Maki respondeu Gabriela

      AHAHAHAHAHAH não é? ‘meninas que comem letras no lettering, me add’

  5. Sthela comentou:

    Quando eu conheci o método do Bullet Journal um dos maiores empecilhos para começa-lo foi justamente isso, eu pensava que o meu nunca ia ficar igual aqueles do Pinterest perfeitos, sem nenhum errinho se quer, até que vi uma postagem falando sobre como que o Bullet Journal é um meio de se organizar melhor e de auto conhecimento e não uma competição pra ver de quem é o melhor, desde então adotei o método, faz pouco tempo (apenas 2 meses) mas estou amando, amando, amando e uma das pessoas que fez eu amar o Bullet foi você Maki, o meu Bullet é cheio de erro mas nem ligo e nem faço questão de disfarça-lo. Já estive aqui algumas vezes mas nunca comentei por achar que nunca tinha nada a acrescentar, mas estou mudando de postura e sempre que quero comentar um post de algum blog eu comento mesmo se for para dizer o obvio. Parabéns linda, seu blog é maravilhoso.

    1. Maki respondeu Sthela

      Sthela, que incrível ♥ acho maravilhoso que você viu isso e decidiu começar o seu bujo. de fato ele não é uma competição, a gente porque tem um propósito, sabe? e isso é o mais legal de tudo <3

  6. Daniela comentou:

    Nossa, meu bujo é cheio de erros, CHEIO! E sabe de uma coisa, estou super bem com isso. O que me pega mesmo é que eu não consigo manter ele na linha. Ou melhor, eu não consigo usá-lo de verdade, todos os dias. Minha rotina é bem estabelecida (trabalho com horários) e tudo o que eu tenho que fazer eu devera anotar nele, mas acabo criando notas mentais. Tudo isso por pura preguiça.

    1. Maki respondeu Daniela

      Dani, sabe que fazer um planejamento semanal me ajudou muito com isso? porque às vezes, você saber o que você tem que fazer na semana dá uma visão melhor do que por dia, sabe? tem me ajudado muito!

  7. viniciusregozijo@gmail.com comentou:

    parece muito legal isso. estou seriamente pensando em fazer um pra mim.

    1. Maki respondeu viniciusregozijo@gmail.com

      faça sim!

  8. Eu uso branquinho várias vezes no meu e nem ligo. depois que cheguei a conclusão que não teria Bujo de Pinterest as coisas fluiram muito mais! E sou muito adepta do adesivo e washi pra cobrir os erros também aahaha

    Beijos.
    Karine
    http://www.docesuburbia.com.br

    1. Maki respondeu Karine Amaral

      e mesmo os bujos do Pinterest também tem errinhos às vezes, né? mas é isso, deixar as coisas fluírem e não colocar uma pressão em cima de fazer uma coisa perfeita

  9. Paula comentou:

    Se eu fosse me estressar cada vez que eu escrevo alguma coisa errada no meu planner eu estaria mooorta! Hahahaha
    Mas uma coisa que me ajuda e fazer menos bagunça é escrever com canetas Pilot Frixion, pq elas são apagáveis!

    1. Maki respondeu Paula

      nossa, eu tô maluca atrás dessas canetas! quero muito testar!

  10. Meu planner não é bujo, mas quando eu erro eu passo um washitape bonitinho por cima ♥ “bonito é você fazer uma coisa com carinho, mesmo que não tenha saído com todas as linhas retas e todas as cores certinhas” ahhhhh, eu concordo!!! Bjs

    http://www.blogflorescer.com

    1. Maki respondeu Jaqueline

      num é? e fica mó bonitinho com washi tape ♥

deixe seu comentário