como eu coloco exercícios no dia a dia

eu acho que nunca vou esquecer da vez que li Madame Charme, da Jennifer L. Scott, e o quanto esse livro me marcou. foi com ele que aprendi, pela primeira vez, o conceito de armário cápsula, porque ali a autora falava sobre como os franceses não tinham essa mania que a gente tem de abarrotar o armário com roupas que a gente não precisa.

esse livro também me ensinou sobre um outro conceito que eu nunca tinha visto antes. ele fala sobre a importância de colocar os exercícios físicos no seu dia a dia. é claro que fazer algum tipo de atividade física com frequência (tipo eu, que treino três vezes na semana) é muito importante, mas você não precisa pensar nisso só na hora que está se arrumando para ir na academia.

basicamente, a autora explicava que os franceses têm esse visual mais magro e em forma porque eles têm esse costume de se exercitar com coisas do dia a dia. e, quando eu morei lá na França, percebi que isso era verdade mesmo – principalmente porque muitos dos prédios não têm elevador, você precisa subir e descer de escada (eu subia seis lances todos os dias).

assim como começar a cuidar da alimentação é uma questão de cuidado e carinho, comigo mesma e com os outros, manter o corpo ativo também. um corpo saudável é uma ferramenta muito importante para cumprir a minha missão no mundo e, querendo ou não, ele fica muito melhor quando está sempre ativo.

colocar exercícios no seu dia a dia não significa que você precisa sair por aí fazendo maratonas diárias ou então levantando pesos nas horas vagas. é só uma questão de lembrar de usar o seu corpo quando você tem a oportunidade. e dá pra fazer isso de várias maneiras:

exercícios no dia a dia

você pode começar andando mais

eu não dirijo, então tudo o que eu faço é ou a pé ou de transporte público. mas eu confesso que com o surgimento de uber, cabify e afins, eu comecei a boicotar um pouco esse projeto para ir de carro toda vez que eu saía de casa. além de pesar no bolso, isso não fazia muito bem para a minha saúde. eu fico muito tempo trabalhando sentada e andar um pouco durante o dia, ter esse movimento de ir até o ponto de ônibus, pegar o transporte, andar até o destino e tals era uma forma de me exercitar e algo que me fazia movimentar o corpo. eu mudei esse hábito e comecei a me programar para andar mais. me organizei para não precisar pegar um carro toda vez que saio (só mais à noite ou voltando para casa tarde) e tenho me proposto a ir trabalhar mais em outros lugares. sair andando pelo bairro, além de ser um delícia é um exercício (e sob o sol de inverno é a coisa mais gostosa do mundo).

e optar pelas escadas também

eu moro no primeiro andar e tenho a ~sorte~ de morar num prédio sem elevador. ou seja, obrigatoriamente eu tenho que pegar as escadas. subir um lance de escada pode não parecer muito, mas é um baita exercício (principalmente se você tá com o computador na mochila). fora isso eu tento também optar pelas escadas sempre que posso e deixar a preguiça de lado, tipo saindo do metrô ou quando preciso subir um ou dois andares em algum prédio comercial (faço sempre). eu treino com frequência, mas isso não significa que eu preciso ser mega preguiçosa todos os ouros dias da semana, né?

a gente pode também alongar um pouquinho

sempre me falam sobre a importância do alongamento para quem fica muitas horas sentada, e eu sempre esqueço desse exercício tão gostosinho. alongamento é exercício, sim, e ajuda com a circulação, a elasticidade, força e resistência do corpo (ou seja, só coisa importante). eu tirei o último fim de semana para organizar o meu dia e coloquei um descanso de meia hora para, além de tomar meu cházinho, alongar as costas, pernas e os punhos e até descansar um pouquinho a vista. vamos fazer isso juntas?

a gente subestima bastante o bem que faz andar um pouquinho todos os dias ou então subir um lance de escadas vez ou outra (até carregar aquela sacola de compras com as frutas da semana). é mais uma forma de você pensar em como manter o seu corpo ativo e funcionando sempre. pra mim, dá super certo e é uma maneira de desconectar também – alô, cabeça sempre maluca e que tá o dia inteiro ligada nas redes sociais.

você tem o costume de colocar exercícios no seu dia a dia? me conta como?

11 comentários

  1. Bia comentou:

    Sãp ótimas ideias mesmo, ainda mais para quem não tem tempo de ir na academia (convenhamos que é bem chato tbm..). Eu preciso voltar a fazer exercícios URGENTE! Estou só na comilança 😬😬😬, me alimentar melhor tbm eu confesso..

    Bjus!

    1. Maki respondeu Bia

      olha, eu achava insuportável fazer academia. hoje eu amo! porque eu tenho essa coisa do cuidado em mente. meu corpo precisa da atividade pra ficar bem, sabe? ele sente os efeitos de ficar parado o tempo inteiro. e é um exercício diário lembrar dessa necessidade (e dos benefícios!) e também cuidar da alimentação.

  2. É nessa hora que percebo o quão sedentária eu estou. Eu até gosto de andar, mas tenho entrado em um casulo dentro d aminha casa e não tenho saido daqui por quase nada. E É NESSAS horas que percebemos que temos que mudar.

    1. Maki respondeu Clara Rocha

      maaaana, sim! vai andar na beira da ilha (dá pra fazer isso? ahahahah), ver a paisagem. é tão gostoso <3

  3. Eu adoro Madame Charme, foi um livro do qual eu não esperava nada antes de começar a ler, mas que mudou minha concepção para várias questões! Sobre adicionar exercícios no dia-a-dia acredito que é algo que já faço, moro perto da universidade e os supermercados, farmácias, cinema e todos os estabelecimentos que fazem parte da minha rotina também ficam pela redondeza, no que acabo sempre indo a pés mesmo! Mas o que quero de fato é adicionar uma atividade física pra fazer na semana, tenho cogitado Natação (que também fica perto de casa e posso ir à pés) ou em comprar uma bike (quem sabe até os dois, mas eu iria precisar de um pouco mais de planejamento) anyway, as possibilidades são inúmeras, agora só resta botar em prática mesmo hahaha

    1. Maki respondeu Rafaela Pinheiro

      isso, Rafa! você já se mantém bem ativa durante o dia, agora é só refinamento, né? e reservar umas horinhas por semana só pra se exercitar mesmo faz um bem danado ♥

  4. Su comentou:

    eu tenho carteira de motorista, mas ODEIO dirigir, tenho pânico mesmo, sabe? então tudo que faço é sempre caminhando. ajuda que moro no centro de uma cidade pequena e tenho tudo pertinho até, hehe
    e como trabalho em casa também, a maioria das vezes fica fácil de encaixar um tempinho pra me exercitar, a única coisa que tenho que combater mesmo é a preguiçinha! haha

    beijo <3

    1. Maki respondeu Su

      num é? tem dias que ela parece muito maior do que a gente, néam? ahahahha preguiça é danada demais.

  5. Silmara comentou:

    Até 7 anos atrás eu fazia muitas coisas com transporte público, independente do clima. Levo e trago muitas coisas pesadas e volumosas do trabalho para casa e vice-versa, e também trabalho do outro lado da minha cidade, na época eu também tinha que acordar muito cedo, então com o tempo e a estabilidade no emprego resolvi tirar a habilitaçāo e providenciei a compra do carro, para facilitar a minha vida. Por outro lado, deixei de me movimentar como antes, a caminhada até o ponto, até o supermercado, ou a padaria, o açougue…e tantos outros destinos. O pique não é mais o mesmo, nem a circulação, o corpo mudou…Hoje levei o carro para revisão e só vou tê-lo de volta amanhã a tarde. Sempre quando tenho que fazer isso, me dou conta do quanto estou dependente. Parece que estou ilhada…rs. E as pessoas que convivo acostumam também, quando chego nos lugares sem carro, parece que é algo digno de pesar, rs. Sempre perguntam se meu marido vai me buscar, se preciso de carona, se vou ter que enfrentar a terrível saga de pegar o ônibus. E é tão tranquilo, só leva mais tempo, mas é realmente tranquilo. Preciso realmente me programar para andar mais, deixar mais o carro na garagem quando é possível ir caminhando. Até meu cachorro está precisando ser mais ativo, rs. Mas morro de medo de ir dar uma volta com ele e aparecer outros cães. Esta parte fica para o marido e consequentemente, para o dia que der. Pelo menos no meu trabalho mudei de andar e tenho que subir alguns degraus de escada, nāo tem outro jeito. Texto motivador o seu!!!!! Muito bom para refletir (e praticar! aiaiaiai) rs. Bjs

  6. Eu to amando me alongar todos os dias, e tambem to amando caminhada. Mesmo indo na academia 4 x por semana eu tento encaixar as caminhadas. De final de semana eu procuro caminhar no sol, porque nosso corpitxo sente muita falta de sol tbm =)

    1. Maki respondeu cintia de melo

      siiiiim. gente, e nesse solzinho de inverno é TÃO bom. eu amo também. alongamento é uma delícia, mas eu vivo esquecendo. aliás, só de ler o seu comentário, eu lembrei que precisava e já levantei aqui ahahahah

deixe seu comentário