como manter o foco quando a sua cabeça está maluca

eu trabalho muito. não é o tipo de coisa do qual eu goste de me gabar por aí ou pela qual sinta orgulho. é um fato: eu trabalho muito. mas  nas últimas semanas, trabalhar tem sido uma tarefa meio difícil. parece que a minha cabeça não cala a boca e eu pareço constantemente aquele cachorrinho de UP, que vive se distraindo toda vez que vê um esquilo.

eu sei que já falei sobre isso aqui antes, dando algumas diquinhas pra gente não se perder na internet e cair naquele buraco negro cheio de memes da Gretchen e vídeos de gatinhos. mas vez ou outra é sempre bom a gente aumentar o nosso repertório e buscar novas formas de manter o foco.  eu ainda estou tentando descobrir, confesso, e a boa notícia é que a gente pode se ajudar nessa.

separei algumas coisas que tem me ajudado nos últimos dias, e espero que ajude você também ♥

1.respirar fundo

não é exatamente uma técnica, né? mas me falaram recentemente que quando a gente está com dificuldade de manter o foco, é porque a cabeça está muito cheia de ideias, muito doidinha, tentando sabotar a gente, sabe? respirar fundo, fechar os olhos um minutinho, e lembrar do propósito é um jeito de se reconectar e focar de novo. tem me ajudado demais!

2.colocar uma playlist de músicas que eu não conheço

eu percebi que sempre que coloco uma playlist com músicas que escuto sempre, que gosto muito, eu me distraio cantando, paro para rever um clipe que gosto… enfim, a música me distrai ainda mais e não me ajuda a focar. o meu truque tem sido procurar por playlists no Spotify que sejam de músicas desconhecidas, num estilo que eu curto. foi a melhor coisa. como eu não conheço as letras, consigo focar e trabalhar por mais tempo sem parar para fazer outras coisas. uma dica também é explorar playlists de música clássica! é maravilhoso pra concentração.

3.fechar todos os chats (todos mesmo)

quer distração maior do que ficar com o Messenger, o Whatsapp e o Slack abertos? quando eu preciso focar mesmo para terminar uma matéria ou para editar um texto, a melhor coisa que eu faço é fechar os chats todos. assim não tem desculpas e não me distraio com o barulho das notificações. já teve dias que eu passei uma hora indo de um chat para outro por causa das mensagens. pesado.

4.colocar o celular longe

eu  já falei alguma vez sobre essa dica aqui, mas meio que burlei a minha própria regra nessas semanas mais recentes. o trampo agora é, de novo, colocar o celular bem longe para não ficar olhando as notificações que chegam e me distraindo com o Instagram. colocar a música mais alta no fone me ajuda, porque eu não escuto nem o celular tocar (se você me ligou e eu não atendi, ou se mandou uma mensagem e eu levei muito tempo pra responder, é por isso!)

5.fechar todas as abas que não estou usando

tenho um problema sério com muitas abas abertas no navegador. ficava tudo aberto. emails, redes sociais, textos que eu queria ler, chats, páginas de pesquisa. e eu tenho síndrome do dedo nervoso no teclado, uso vários atalhos para ir de uma página para a outra e isso me causava muito mal-estar. eu pulava de aba para aba o tempo inteiro e ficava até com dor de cabeça. é tipo um tique. agora eu estou tentando lembrar de fechar tudo o que eu não estou usando mesmo. e evitando mudar de página sempre que paro cinco segundos para esperar alguma coisa carregar.

6.fazer uma pausa pro chá

ainda não encontrei remédio melhor para a falta de foco do que fazer uma pausa para o chá. infelizmente, eu não posso fazer isso toda hora que tô desfocada (será, hein?), mas tem horas que só parando mesmo e combinando uma boa xícara de chá com umas belas respiradas fundas para focar de novo. na verdade, tô pensando inclusive em voltar a fazer pausas de meia hora no meu dia de trabalho pra ver se me ajuda a ficar mais focada quando preciso trabalhar mesmo.

 

acho que é um aprendizado, né? a gente vai testando e vendo o que funciona e não funciona, e sugestões são sempre bem-vindas! a dificuldade de focar anda braba por aqui. mas, tudo bem. aos pouquinhos a gente vai entendendo o que acontece e treina manter o foco um pouquinho por vez.

me conta como você faz para se concentrar e manter o foco?

 

16 comentários

  1. Grazi comentou:

    Adorei o post! Eu me distraio muito fácil, essa dica da respiração aprendi com uma professora, mais o que acontece é que sou tão ansiosa e nervosa que essa é a dica mais difícil kk mas vou tentar.

    1. Maki respondeu Grazi

      Grazi, eu entendo essa ansiedade e nervosismo. mas é questão de treino e concentração mesmo. fecha os olhos uns minutinhos e se concentra só no inspirar e expirar. me ajuda muito!

  2. Melhores dicas. E a respiração funciona basicamente para tudo, é comprovado já. ♥
    Adorei a dica de playlist com músicas que você não conhece, eu realmente faço isso, mas nunca reparei que de fato, quando o faço eu consigo ter mais desempenho quando estou fazendo algo. E isso é muito bacana. obrigada pela dica.
    Agora a tarefa mais dificil : ficar longe do celular, ficar longe de chats.
    Essa é uma tarefa bem difícil, porém significativa. ♥

    1. Maki respondeu Clara Rocha

      ai, sim! eu sou viciada nos chats, é praticamente impossível ficar longe deles. mas vale a pena pelo bem da produtividade, sabe? ahhaha

  3. Estava precisando muito ler isso. Tem acontecido muito comigo: falta de foco. Eu tenho esquecido afazeres, me perdido num mundo de trabalho e isso tem me afetado muito. Profundamente. Obrigada por compartilhar estas dicas!

    1. Maki respondeu Isabella Marques

      brigada você, Isa! eu espero que elas te ajudem. respira fundo, lembra do seu propósito e bola pra frente ♥

  4. Eu faço tudo isso, às vezes nossa cabeça está tão cheia que não conseguimos concentrar algum pensamento ou ação. A única coisa que eu faço de diferente dessa listinha é: ao invés de colocar músicas que não conheço, eu coloco música clássica, mas é porque funciona melhor comigo desse jeito hahah.

    1. Maki respondeu Ingrid Marc

      pois é, eu também gosto muito dessa ideia. mas tem horas que a música clássica me incomoda, eu sinto falta de uns ‘yeah yeahs’, uns ‘wow wow’ etc. ahah

  5. Estou aprendendo a meditar e estou achando um ótimo jeito de “descansar” a mente.

    Hum! Uma pausa para um chá com um pedaço de bolo caseiro (ou biscoitos) é ótimo! Adoro!

    1. Maki respondeu Claudia Hi

      meninaaaaaaa, não me fala em bolo caseiro que tô doida por uma fatia :~ mas vou deixar pra comer só no fim de semana pra ficar na minha alimentação saudável durante a semana. mas a combinação é maravilhosa ♥

  6. Ótimas dicas Maki! Você já conhece o método pomodoro? É bem simples e fácil, você estabelece alguns minutos para focar e descansa entre um período e outro de foco. Eu uso o Tomato Timer pra me ajudar: https://tomato-timer.com/ Geralmente funciona comigo porque ficar longos tempos tentando se concentrar não funciona não, então separando com um intervalinho de, sei lá, 5 minutinhos já ajuda.

    <3

    1. Maki respondeu Ana Bonfim

      Ana, eu conheço sim! já usei muito inclusive. mas confesso que depois de um tempo eu esqueço de colocar o timer pra rodar. mas, não custa tentar de novo, né?

  7. Yuri S comentou:

    Dicas de ouro, viu? Tem dias que eu fico assim também e é horrível.
    A mania de abrir várias abas no navegador é igual! haha Vou tentar lembrar dessas dicas.

    1. Maki respondeu Yuri S

      não é um horror? eu fico mudando a cada cinco segundo, é péssimo! mas tô cuidando pra isso não acontecer mais ♥

  8. Maki, eu adorei as diquinhas e já faço algumas delas, principalmente a playlist de músicasemana clássicas (apesar de que uma das playlists de música clássica do spotify é tão boa que acabei aprendendo os ritmos e agora ela não serve mais, acredita? Kkkk o nome dela é Music For Concentration), e a do chá foi uma que passei a fazer agora no período que se passou na faculdade, apesar de gostar muito de chás eu nunca havia parado para beber um com esse propósito de realmente dar um tempinho das obrigações e depois voltar. Fiz e amei ♡

    1. Maki respondeu Rafaela Pinheiro

      vou super atrás dessa playlist que você falou, brigada pela dica!
      e chá é vida ♥

deixe seu comentário