inspiração

É fato que o armário cápsula mudou muito do que eu penso sobre estilo. Principalmente, sobre o meu estilo, claro. O método, que eu usei por três temporadas, me ajudou muito a conhecer mais sobre o que eu gosto e não gosto e sobre o tipo de visual que eu quero seguir.

9 coisas que eu aprendi com o armário cápsula

Mas, assim como os meus gostos para moda, a minha relação com o armário cápsula mudou e eu acho que, oficialmente, estou dando fim a esse processo. Isso não quer dizer que eu vá começar a comprar compulsivamente, ter mais roupas que eu não uso do que as que eu uso no armário, mas que eu não vou mais me limitar por uma estação ou um número.

Também não significa que eu vou deixar de falar sobre o assunto no blog, afinal, eu sei que você tem interesse nisso. E, de verdade, ele me ensinou muito. Por conta disso, queria dividir com você tudo o que eu aprendi nesse tempo de AC:

  1. Ter menos de 50 roupas no armário assusta, mas é fácil de acostumar com o espaço extra;
  2. ‘Passear’ no shopping não tem sentido algum e é só uma forma da gente se atacar e sofrer (quem nunca passou vontade?);
  3. A importância de peças de qualidade;
  4. Conheci lojas incríveis e online com produtos ótimos e com um preço justo;
  5. Entendi a importância de buscar referências e aprender sobre os meus gostos;
  6. Vi que não tem problema nenhum ser básica;
  7. Também aprendi que não tem problema não curtir estampas ou muitas cores, o básico é legal!;
  8. Vale a pena pensar um pouco mais no que eu quero vestir;
  9. Ainda assim, é difícil não cair num uniforme de todo dia.

Acho que, agora, o meu foco mudou o que eu busco na hora de me vestir é passar a imagem mais confortável o possível. O que eu quero dizer com isso é que eu quero que as pessoas olhem para mim e se sintam confortáveis, não se sintam incomodadas, e eu só consigo isso estando, também, confortável e de acordo com o que eu sinto que é melhor para mim.

Pensando sobre isso, eu acho que agora eu vou buscar o seguinte:

  1. Não me limitar mais a comprar roupas a cada 3 meses, mas quando eu sentir a necessidade e ficar com uma peça na cabeça;
  2. Pesquisar muito sobre o que eu quero usar e procurar sempre nas lojas nacionais antes de nas de fast fashion;
  3. Eleger uma peça para explorar ao máximo (quem sabe com alguns desafios).

Esse último ponto é algo que eu estou desenvolvendo ainda, mas sei que, mesmo com poucas roupas no armário, eu ainda tenho uma certa limitação com como usar essa ou aquela peça. Então, eu quero tentar explorar ao máximo todas as combinações que eu possa fazer com ela. Se vou fazer isso em um desafio (lançado no blog ou só no mundo offline mesmo) ou algo do gênero, eu ainda estou decidindo.

Mas, e você? Já foi adepta do Armário Cápsula? O que você aprendeu com ele?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
8 Comentários
  1. Ana Barbosa  em abril 01, 2016

    mAKI, GOSTO MUITO DA IDEIA DO ARMÁRIO CÁPSULA, PORÉM EU COLECIONO MELISSAS, E GOSTO DE COLECIONÁ-LAS. sERÁ QUE USAR A IDEIA DO ARMÁRIO CÁPSULA APENAS PARA AS ROUPAS FUNCIONA? PQ PELO QUE EU ENTENDI, O CONCEITO É PARA TODAS AS ÁREAS DA VIDA E NÃO APENAS PARA MODA, É ISSO MESMO? BEIJOS!

    • Maki  em abril 01, 2016

      Oi, Ana, tudo bom?
      Então, o conceito do armário cápsula não é um formato fechado, rígido. Você usa da forma que for melhor pra você. Se você quiser focar só nas roupas e excluir os sapatos, não tem problema! Porém, vale ter em mente que o AC é um método de autoconhecimento e de consumo consciente, então é intressante você parar para pensar no que, realmente, vale a pena você gastar o seu dinheiro!
      Espero ter ajudado!
      Beijos!

  2. Denise  em março 04, 2016

    Terminei o primeiro mês do armário cápsula gostando muito da experiência. Não sou Nada básica e consegui manter o uso das minhas peças statement no dia a dia.
    Sigo para o segundo mês, com outras peças [pois o tempo está completamente diferente de fevereiro], esperando que continue sendo um bom exercício. Beijos.

    • Maki  em março 04, 2016

      Oi, Denise!
      Que legal! É um exercício ótimo mesmo! Boa sorte 🙂

  3. Elisa  em março 03, 2016

    Oi! Quais são as lojas incríveis e online com produtos ótimos e com um preço justo? Vc pode indicar? É sempre bom conhecer lojas assim 🙂

    • Maki  em março 04, 2016

      Oi, Elisa, tudo bom?
      Eu pretendo fazer um post sobre isso no futuro, mas uma das lojas que eu mais amei conhecer é a Vert. Meu tênis branco é de lá e os produtos da marca são incríveis, ela tem produção totalmente brasileira e é vegana ♥
      Uma outra que eu conheci online, mas acabei adotando offline também é a Youcom, que tem peças super confortáveis e bem mais o meu estilo!

  4. Jade Maranhão  em março 03, 2016

    eu tetei aderir ao armário cápsula. Pensei: sou formada em moda, vai ser FÁCIL!
    Não, não é nem um pouco. Eu aprendi com meu armário cápsula fracassado que eu não sou básica, nem um pouquinho. não que eu precise de muitas roupas, mas me limitar me fere demais. Achei melhor aceitar isso.

    • Maki  em março 03, 2016

      Oi, Jade!
      Então, realmente não é pra todo mundo. Mas você pode estabelecer aquilo que você mais gosta de usar e girar em torno disso, sem comprar mais do que o necessário, né? O importante é você ter uma funcionalidade pra tudo que tem no armário!