livros

milagre da manhã desancorando

vira e mexe, eu lia sobre o livro Milagre da Manhã por aí. já vi em blogs. surgia num vídeo que eu tava vendo. alguém falava sobre nas redes sociais. enfim, ele aparecia pra mim com certa frequência. eis que, certo dia, vi que ele tava em promoção na Amazon e decidi comprar. até aí, tudo bem.

semana passada eu terminei de ler O Conto da Aia pro infinistante e tava precisando de uma coisa bem levinha pra sair daquela discussão densa. lembrei que o livro tava no Kindle e lá fui eu entender o que tanto as pessoas falam sobre o tal Miracle Morning e qual é a de fazer 13452638 coisas logo depois de acordar.

se você tá caindo de paraquedas nessa conversa, eu explico um pouquinho. o Milagre da Manhã é um livro escrito por um cara chamada Hal Elrod, que criou um método de desenvolvimento pessoal com base em uma ideia central: tirar o máximo proveito da primeira hora do seu dia. pra isso, ele selecionou seis atividades (silêncio, afirmações, exercícios, escrita, leitura e visualização) que te ajudam na tarefa de ser a sua melhor versão de si mesmo.

confesso que a minha primeira impressão desse livro foi: meldels, eu tô lendo um roteiro de comercial da Polishop. o Hal faz jus ao histórico de vendedor-super-bem-sucedido-que-deu-a-volta-por-cima e se vende o tempo inteiro. mesmo. mesmo mesmo mesmo. daí o ‘parecer um comercial da Polishop‘, e a minha necessidade de fazer uma edição mental de exatos 85% do que ele escreve, porque cada parágrafo soa como um “E TEM MAIS!” que me deixou com um tremor na pálpebra esquerda e um ponto de interrogação na testa. mas por que diabos as pessoas falam tanto desse livro? eu não conseguia entender.

mesmo assim, o tal livrinho me prendeu, e eu já de cara comecei a colocar em prática algumas das dicas que ele dava. acho que o que mais me marcou foi uma informação que pode passar meio batida, mas que pra mim foi impactante – e, curiosamente, não tem muito a ver com a rotina matinal em si:

afinal, qual a intenção que você coloca na hora de dormir? 

pensa numa mente explodindo. euzinha, quando li o capítulo em que ele fala sobre quantas horas de sono a gente precisa de verdade. pois é, eu, que tava bem incomodada com o fato de dormir tarde, acordar cedo e me sentir sempre cansada, nunca tinha parado pra pensar na intenção que eu coloco na hora de dormir, se eu tava usando isso pra descansar mesmo ou pra ficar ainda mais ansiosa e cansada.

corrigi isso na hora. na sexta-feira, quando li essa parte, antes de deitar eu meditei por alguns minutos, fiz uma oração e não deixei a mente ficar maluquinha, imaginando coisas. foquei em agradecer pelas horas de sono que eu teria e pelo descanso, pedi por uma noite tranquila e mentalizei isso até cair no sono. no dia seguinte eu acordei tão bem que nem acreditei (e olha que acordei cedo porque tinha que trabalhar!).

acho que, só por esse insight, a leitura já valeu a pena, mesmo com toda a dificuldade e ceticismo. a gente meio que subestima mesmo o poder dos nossos pensamentos e talvez isso tenha sido a coisa mais positiva que eu tirei dessa experiência.

dito isso, tem mais algumas coisas que eu já coloquei na minha rotina matinal e que tô curtindo bastante:

  1. o silêncio (ou meditação): tô fazendo algumas orações do curso que eu faço na Coexiste e aproveitando pra pensar com carinho no que quero pro meu dia.
  2. exercícios: acho que finalmente encontrei um jeito de colocar o alongamento que eu tanto queria no meu dia a dia, e é isso que tô fazendo!
  3. escrever / diário: já tava voltando com as morning pages, e agora só institucionalizei isso dentro do meu ‘milagre da manhã‘ (não consigo nem escrever isso sem automaticamente me sentir num comercial dos anos 90 com dublagem ruim).
  4. leitura: se eu tinha dificuldade pra encaixar a leitura na minha rotina antes, agora eu tô lendo que é uma maravilha e já foram três livros só essa semana. (curtos, mas ainda assim, três livros – !!!!)

a parte das afirmações e da visualização têm sido uma questão, porque eu honestamente não consigo pensar em uma maneira de afirmar coisas sobre mim ou visualizar coisas que eu quero sem me sentir em conflito e meio estranha – mas isso é assunto pra um outro post. por hora, acho que tá bem legal o que eu tô fazendo.

mas vamos para a pergunta que não quer calar:

‘maki, você tá acordando mais cedo?’

você lembra da época que eu tentei acordar 5h30 todos os dias, né? (talvez não.) pois é, não deu muito certo, porque a minha rotina é bem maluca e os meus dias são longos e eu não tenho como dormir antes da meia-noite na maioria dos dias da semana. ou seja, receita para o desastre.

voltei a acordar às 6h e, desde então, a minha dificuldade tem sido em conseguir levantar mesmo nesse horário, sem apertar o botão de soneca loucamente. talvez eu nem precise dizer que o botãozinho tem ganhado de mim na maior parte dos dias e fica aí esse dilema existencial pra gente resolver.

a minha ideia com isso é só de conseguir parar com essa mania de ‘dormir mais cinco minutinhos‘, porque isso gera toda uma sensação esquisita que me deixa ansiosa e ninguém precisa disso, não é mesmo? em resumo: não tô acordando mais cedo, apenas tentando acordar todos os dias no horário que eu já estabeleci pra mim mesma como ok e otimizando esse tempo com essas práticas. se antes eu perdia 20 minutos enrolando por mais tempo na cama, agora eu uso esse tempo pra fazer umas dessas atividades. substituição mesmo.

e sem pressão, sabe? a ideia agora é tentar o plano de 30 dias que ele fala no livro, pra ver o que acontece. experimentar mesmo e ver os efeitos que isso tem. seguir uma orientação e ver o que rola, como eu me sinto, entende? mas tudo bem tranquila. não vou me obrigar a acordar às seis da manhã no fim de semana e nem me martirizar por ter tirado uns minutos a mais de sono durante a semana (aconteceu ontem e eu até perdi o treino).

no mais… senti que o Hal poderia ter dado bem mais embasamento pros dados que ele apresenta no livro (a minha sensação é que ele tirou tudo da cabeça dele ou de uma das poucas pessoas que ele cita até cansar), e falar de fontes e estudos reais de onde ele tirou as coisas que ele escreveu. acho importante sabe?

e também tem que ter discernimento. muito do que ele fala, dá pra perceber, vem de uma intenção sincera, boa, mas também de um lugar de tentar uma receita mágica que não necessariamente se encaixa pra todo mundo e que não considera um contexto. tem bastante daquele discurso de “você só não tem uma vida incrível porque não quer“, e tem coisas muito profundas a serem levadas em consideração antes de falar uma coisa dessas. e não precisa disso pra incentivar as pessoas a se curtirem mais e fazerem coisas pra elas se sentirem bem, sabe?

essa foi uma daquelas leituras que me deixou meio confusa, meio em conflito, mas que eu tentei tirar o máximo proveito mesmo assim. colocar esses detalhes na minha manhã me deixou mais motivada e empolgada com a ideia de acordar no horário, e me levou pra um lugar de treino mais sério, de prestar atenção na minha mente, me comprometer com buscar ter um dia gostoso e ensinar isso pras pessoas. nunca é demais, né?

se você também ficou intrigado, pode ler O Milagre da Manhã, do Hal Elrod, clicando no link (lembrando que eu recebo uma pequena comissão se você compra ali, ok?) e depois me contar o que achou!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
20 Comentários
  1. […] Descobri uma pessoinha super fofa: a Maki, do Desancorando. Me apaixonei pela escrita dela. Recomendo você ler o post dela sobre não se sentir parte de clubinhos e sobre o Milagre da Manhã; […]

  2. Carol  em setembro 27, 2018

    Eu fiz alguns dos exercícios do livro e muita coisa me ajudou. Mas eu ainda preciso melhorar minhas manhãs, me dar um pouco mais de tempo em outras atividades que não sejam pegar o (maldito) celular… Eu odeio o papo auto-ajuda-você-pode-tudo-se-quiser-o-segredo – não encaixa na minha vida e no meu ceticismo rs, mas ao mesmo tempo eu notei que meus pensamentos tem poder sim e eu tenho focado em pensar coisas essencialmente boas, seja pra dormir ou para acordar 🙂

    • Maki  em setembro 28, 2018

      isso! é focar a nossa energia no que é útil mesmo, no que ajuda. e não no que coloca a gente pra baixo!

  3. Cristiane Vieira  em setembro 23, 2018

    Oi. Maki!
    Bem, eu tenho o miracle morning no bujo desde sei que comecei a usar esta ferramenta incrível há uma vida atrás (alguns anos, quase 10). Descobri por meio do boho berry e percebi a importância do meu início do dia para o resto dele. Eu já gostava da idéia de me exercitar, ler e meditar, mas durante o dia, sempre tinha algo que atrapalhava fazer qualquer uma dessas coisas. E principalmente, eu precisava me concentrar em trabalhar, em escrever e como sou ansiosa, me dividia entre o que eu queria fazer por mim e as atividades que eu precisava fazer, querendo ou não. Aí, eu li no boho berry sobre este livro, li ele em inglês mesmo e comecei a colocar em prática todos os dias. Para mim, foi uma momento único de felicidade. Nas manhãs, tudo está mais quieto e é quando eu posso me focar plenamente apenas em mim mesma. E eu acredito que para todas e todos nós, é sempre válido quando encontramos uma nova maneira de nos reposicionarmos no centro de nossas vidas. Porque, em geral, o mundo e suas necessidades esperam ser este centro, mas se não o formos primeiro, não seremos capazes de ajudar, nem mesmo um pouquinho, a tornar este mundo um pouco melhor. Por isso, foi com prazer que li que você está também tornando suas manhãs “miraculosas”.rs
    Mas é preciosa está atitude e fico feliz em saber que cada vez mais, as pessoas estão criando oásis de tempo para sentirem-se unas consigo mesmas.
    E continue porque vale que pena!
    Bjo, Maki, e até mais!

    • Maki  em setembro 28, 2018

      Cris, é muito legal mesmo, viu? eu tenho achado bem legal e muito importante pro meu processo de descobrimento <3

  4. Mariana Riguetti  em setembro 22, 2018

    Oie, então, sempre tive muita curiosidade para ler este livro, mas ficava com medo de ser “comercial da Polishop” como você mesma disse rs.
    Também sinto muita dificuldade de acordar/levantar no primeiro toque do despertador e isso me deixa MUITO frustrada, sem falar no cansaço que sinto o dia todo.
    Vou dar uma chance para o livro, obrigada =)

    blogdeaventuras.com ♥

    • Maki  em setembro 25, 2018

      vale a pena ler porque algumas dicas são bem interessantes mesmo. eu tenho percebido mudanças, inclusive!

  5. […] – Vamos falar sobre o Milagre da Manhã […]

  6. Nathalia  em setembro 20, 2018

    Tudo que você falou sobre o livro parecia que era sobre o The Happiness Project Book. Esse livro que comentei foi o primeiro que li em inglês. Comecei ele muuuuuito empolgada, mas tinha muito do discurso “você só não tem uma vida incrível porque não quer”, fora as fórmulas mágicas e a autora ainda dava uma entoação no texto que parece que ela tá dizendo “olha só como minha vida é perfeita”. Acho até um pouco triste essa crítica, mas não deixa de ser verdade…

    • Maki  em setembro 25, 2018

      super entendo! é uma visão bem rasa de tudo, né?

  7. Divana  em setembro 17, 2018

    Oi Maki!
    Eu vi esse livro na Amazon hoje enquanto pesquisava sobre livros de educação financeira (será que tem algo a ver ou só indicação mesmo?). Achei até bonitinho e deixei na minha lista pra depois, verificar mais sobre ele.
    Eu sempre tenho receio de comprar livros que podem não ser tão interessantes como dizem. Lendo o seu texto, me faz pensar que se eu lesse o seu blog, que tem a ver com o assunto do livro, eu não preciso comprar o livro, sabe? Hahahaha
    Abraços!

    • Maki  em setembro 28, 2018

      aaaa Divana, que coisa legal que você falou! juro que fiquei muito feliz!
      acho que foi só uma indicação mesmo, porque não tem muito a ver com dinheiro… ele fala de metas pra você ser mais abundante e tals, mas nada diretamente sobre grana ahahaha

  8. Mari de Moura  em setembro 15, 2018

    Olá, Maki!!
    Olha, isso de acordar cedo não é pra mim também, principalmente por eu ser uma pessoa noturna. Eu chego em casa do trabalho e é nesse momento que tenho vontade de fazer todas as coisas que poderiam ter sido feitas de manhã/tarde hahahah (eu chego do trabalho quase 23h). Mas eu sou assim, não tem como me forçar a ser completamente diferente, acordar as 5h30? Nem pensar, mas tentar não apertar a soneca quando o alarme toca as 9h já está de bom tamanho.
    Adorei o post e a opinião sobre o livro. Não fiquei com vontade de ler, sinto que suas palavras meio que me resumiram sobre o que o livro se trata hahahaha

    Beijos e até a próxima!

    • Maki  em setembro 28, 2018

      Mari, sabe que o livro questiona muito isso de existirem pessoas “da manhã” e “da noite”? mas, de qualquer maneira, é o que você falou, a gente tem que fazer o que sente confortável e deixa a gente mais feliz <3

  9. Grazy Bernardino  em setembro 14, 2018

    Eu sinto um pouco dessa tentativa de formular magicamente a vida perfeita seguindo passos em livros. Sei como é a sensação pois lembro dela de quando li “O Segredo”. Mas acredito que cada leitura nesses livros de “ajuda” acaba somando algo, nem que seja pequenininho, para a construção de um eu melhor. Não é uma fórmula pronta, mas uma construção.

    • Maki  em setembro 28, 2018

      isso, Grazy! eu acho que a sempre pode experimentar pra ver no que dá sabe? ver o que a gente acha que encaixa na vida que quer viver e ir trabalhando em direção a isso!

  10. Liz Souza  em setembro 14, 2018

    O que me incomodou bastante no Milagre é esse lance meio Polishop mesmo. Me cansou de tal forma que nem conseguia me atentar aos pontos bons. Quando soube que você estava lendo-o, fui lá reler e ouvi um podcast sobre ele. No final das contas, ele fala do que o livro A Grande Magia, da Liz Gilbert, também nos traz: investir um tempo do seu dia para fazer algo além do seu “trabalho regular”. Por exemplo, se você é uma atendente de telemarketing, mas tem o objetivo de escrever um livro, você vai tirar trinta minutos ou uma hora do seu dia para se dedica àquela atividade paralela, saca? Em O Milagre da Manhã a dica é que você faça isso pela manhã, antes do mundo acordar. Comecei a fazer isto essa semana: estou acordando uma hora antes para escrever ou dar conta de alguma atividade além do trabalho no escritório. Falhei hoje, confesso. Mas acredito que o legal é percebermos que dá para fazer o que gostamos, ter atividades além daquelas que executamos para pagar os boletos, basta olhar para nossa rotina com mais carinho e irmos adequando as dicas à nossa realidade.

    • Maki  em setembro 28, 2018

      cara, eu tô LOUCA pra ler A Grande Magia. é o próximo que eu vou engatar depois de Sobre a Escrita do Stephen King. mas é isso mesmo, bem essa coisa de colocar na rotina um tempo pra você focar em coisas diferentes e se desenvolver além do que você acha e não pode fazer

  11. Eloá Moraes  em setembro 14, 2018

    Aaaaaahhh adorei sua descrição “Polishop” do livro 😂😂😂
    E é exatamente o que você disse, não dá pra se martirizar pq um dia na semana não deu pra acordar e fazer tudo, ou pq no final de semana vc quer dormir um pouco mais. Cada pessoa tem um corpo, cada corpo tem seu ritmo. E é preciso respeitá-lo! 😉

    • Maki  em setembro 28, 2018

      isssssooo! e tudo bem fazer mais tarde também, sabe, se der vontade mesmo. tem que ser sem pressão!