cotidiano

o que é coexiste desancorando

a Coexiste é a embaixada do Céu na terra.

é, eu sei o que você está pensando agora, fitando a tela do computador ou do seu celular com um olhar incrédulo e uma expressão de ‘até parece‘, obviamente imaginando que eu estou sob o forte efeito de drogas ou alucinógenos, ou ainda que comi doce demais e estou falando asneiras sob aquele torpor característico que só um bom e velho sugar rush pode proporcionar a qualquer um. e, há três anos, eu concordaria com você. fecharia com violência a janela do navegador e passaria o resto do dia resmungando que o mundo está cheio de loucos e que a gente precisa parar de alimentar a loucura alheia.

acontece que, como você bem sabe, há três anos eu estava depressiva, com fortes tendências suicidas, e o que eu mais fazia era passar o dia comigo mesma e os meus pensamentos infantis, ao mesmo tempo que xingava muito no Twitter sobre assuntos absolutamente irrelevantes para a humanidade. e digo isso com toda a tranquilidade que um coração razoavelmente curado pode dizer, porque são os fatos.

daí que, de dentro dessa minha bolha esquisita, com sensações horríveis e muitas lágrimas derramadas sobre a fronha já encardida do meu travesseiro, eu fui convidada pra assistir uma palestra em um lugar diferente, que eu só sabia que era muito longe da minha casa, e que iria até tarde. não lembro muito das conversas sobre o assunto, só que eram com uma das minhas melhores amigas de todos os tempos na época e eu confiava nela a ponto de contar todas as doideiras que passavam na minha cabeça – então, talvez, eu devesse dar atenção ao que ela tava falando.

foram seis meses do que eu imagino ser insistência dela e resistência minha até eu ir no tal lugar longe. até então, a minha cabeça era uma chuva de ‘nãos‘. ‘não dá, é muito longe‘, ‘não dá, acaba tarde‘, ‘não dá, tenho outras coisas pra fazer‘, ‘tenho que trabalhar‘ (mentira), ‘tenho terapia‘ (mentira), se pá cheguei a dizer uma vez que minha avó tava doente e tinha que ficar em casa (também era mentira).

mas eu fui. numa noite de janeiro, eu usava um moletom surrado e os óculos e tinha olheiras e tava com uma cara horrível. se vir o vídeo da minha primeira participação no programa A Verdade Está No Ar, eu acho que começo a chorar imediatamente por causa do meu estado – e é capaz de eu nem aparentar estar tão mal assim, mas eu sei exatamente o que eu sentia naquela época.

uma das primeiras frases que eu ouvi de verdade dentro da Coexiste era uma citação de Einstein (se minha lembrança não falha), e dizia algo sobre como era absurdo não duvidar das coisas, principalmente o que estava ouvindo ali, e eu pensei ‘fodeu, porque nada do que as pessoas estão me falando aqui parece absurdo’. na verdade, tudo me pareceu bem razoável e eu fiquei meio chocada com o dia seguinte – porque foi a primeira vez em muito tempo que eu vi cores.

não tô nem exagerando, e lembro de dizer pra minha amiga que eu tava enxergando tudo em HD. mal sabia eu que ali começava um processo que, três anos depois, me tornaria tutora de dois alunos mais novos do mesmo curso que eu completei no final de fevereiro (e tem até um vídeo contando um pouquinho do Jantar Romântico, lembra?).

foi ali, no dia 8 de janeiro de 2015, que eu dei o primeiro passo em direção a cura. ‘da depressão?‘, você me pergunta? não, da mente. a nossa mente precisa de cura, porque é ela, e só ela, que está doente. o que a Coexiste me deu de presente naquele dia de verão, e também em todos os outros desde então, foi a oportunidade de viver de um jeito diferente do que eu conhecia e do que eu achava que era verdade. do que eu acreditava. eles me mostraram que tudo o que eu sentia tem saída (isso mesmo, tem, no presente) e que é possível olhar pro mundo com outros olhos. enfim, é com olhos bem marejados, em plena madrugada de terça-feira, enquanto escrevo esse texto, que eu digo que eles me lembraram do meu propósito no mundo e porque diabos eu decidi vir pra esse lugar maluco.

é tudo sobre uma vivência (e a gente mostrou isso bem detalhadinho num vídeo incrível que explica sobre o lifestyle da Coexiste), sobre fazer junto e sobre entender que a gente não está sozinho. que temos companheiros fortes com a gente e anjos por todos os lados, que garantem o nosso retorno seguro pra casa.

talvez eu tenha conseguido a sua atenção com esse texto e você esteja se perguntando porque eu decidi fazer um post sobre isso agora, três anos depois de entrar de cabeça nisso tudo. eu também não sei dizer. mas alguém comentou no Instagram que gostaria de ver um post sobre no blog, e eu olhei e falei ‘bom, talvez seja hora mesmo‘, e aí eu cheguei em casa depois de mais uma aula incrível (a primeira que eu assisto pra observar um tutorado e ver como ele aceita o conteúdo) e a inspiração veio, o texto começou a tomar forma sozinho na cabeça e eu pensei ‘Ixi, será que vou ter que escrever isso agora e dormir tarde de novo?‘.

é, acho que sim.

então, cá estou. desconfortavelmente sentada na cama, com a luz do abajur acesa e tentando entender como as palavras estão surgindo na minha mente pra falar sobre um assunto que eu vi com tanta clareza um dia antes, durante o Treinamento de Tutoria, onde eu oficialmente virei tutora e recebi dois alunos pra cuidar.

bom, pra começar. a Coexiste é uma escola. e ela me ensina, todos os dias, a verdade sobre quem eu sou e sobre o que eu vim fazer aqui. e todos os dias, ela me convida a desistir das coisas horríveis que eu penso sobre mim e sobre o mundo pra viver de outra maneira. e, na maioria das vezes, eu topo. em outras, eu fico meio de birra, resisto um pouco, olho torto e tento ficar longe. mas não dura, sabe?

porque o principal que eu aprendi por lá foi a amar e ser amada.

amar quem?‘ todo mundo. ‘mas todo mundo mesmo?‘ isso, todo mundo mesmo. e é um treino constante, viu? não é tão simples quanto diziam os hippies (que provavelmente se irritavam com a falta de banho ou brigavam uns com os outros eventualmente). é um exercício diário de olhar de novo, e de novo, e de novo, até eu aprender que tudo o que eu vejo é um reflexo do que eu penso, e pra ver coisas diferentes, eu preciso mudar esse sistema de pensamento doidinho.

é difícil de entender? será que você consegue entender tudo o que eu expliquei até aqui ou será que te perdi em algum ponto do caminho? bom, se você precisa de algo mais palpável pra entender, eu posso dizer com todas as palavras que esse blog – sim, esse mesmo – é um diário do meu processo. olhando lá do começo até hoje, ele conta a minha história e o meu trajeto e tudo o que eu vi nesse meio tempo, começando pela terapia tradicional e depois no curso da Coe, e tudo isso apareceu aqui também – tipo a primeira vez que eu senti o amor.

também escrevo esse post – que já passa das 1200 palavras, diga-se de passagem – agora porque ontem firmei um compromisso com meus tutorados de que ajudaria cada um deles a colocar na prática o que a gente aprende em aula e que eu já vivo hoje. é isso. prática e treino. mas um treino alegre, um treino feliz e um treino junto. nunca sozinho e nunca solitário.

cada palavra que eu escrevi aqui nesses quase quatro anos de blog mostram de onde eu saí e onde eu cheguei – e ainda tem chão pela frente, viu? mas tudo bem, porque eu sei que vai ser feliz e eu sei que isso é o que eu mais quero.

a Coe foi um facilitador do meu processo. sabe essa coisa de você encontrar alguém incrível que faz tudo o que você sempre quis fazer e ainda tem disposição pra te dar umas dicas? ela dá as dicas, eu aceito conforme me permito fazer parte dessa vivência.

talvez esse post esteja com cara de publipost (não é), mas é impossível falar sobre isso sem querer que todo mundo vá pra lá já, porque todo mundo merece viver o que eu vivo e saber que a vida é feliz e que as coisas ruins que a gente sente têm saída. tem mesmo, sabe.

tem gente que já olhou pra mim e disse que eu sou uma pessoa iluminada. eu fico feliz, porque, apesar de ainda não ter chegado nesse patamar, esse é mesmo o meu objetivo e eu vou levar com muita alegria no coração aqueles que quiserem seguir esse caminho também junto comigo. ah, pronto. lá vou eu firmando mais um compromisso com você. mas eu já falei antes que esse blog é um lugar sem segredos e sem melindres, então agora você sabe.

senta direitinho na cadeira, pega uma xícara de chá e respira fundo. eu sei o quanto tudo isso parece loucura e eu tô meio que falando muito mais do que pretendia e o sono tá batendo e nem sei mais quem é que tá escrevendo esse texto de verdade (acho que é meu coração), mas eu só queria dizer que a gente pode fazer parte desse processo juntos. talvez você não queira nunca ir até a Coexiste (e tudo bem), pelo menos você consegue pegar um pouquinho dessa vibe, dessa vivência, com as coisas que você lê por aqui – e se uma palavrinha que seja fizer morada no seu coração, eu já serei eternamente grata pelo caminho que trilhamos juntos.

agora, se você quiser ir, tem jeito, viu? dá pra ver o A Verdade Está no Ar pelo Youtube ou presencialmente (tem só que fazer uma inscriçãozinha aqui – mas calma, que é de graça!), dá pra fazer o Workshop A Verdade Presencial, que é tipo um fim de semana inteiro só falando tim-tim por tim-tim tudo o que a gente aprende por lá, e que é a introdução pro curso básico, A Verdade Presencial. a gente abriu três turmas novas em abril, mas vão abrir outras mais pra frente, fica tranquilo.

ah, mas eu não moro em São Paulo‘. tudo bem, dá pra fazer o curso online (que tecnológico, né?). dá pra ser aluno presencial também. dá pra acompanhar só os programas e a gente pelas redes sociais. dá pra pegar a vibe por aqui. dá pra fazer um monte de coisa com a gente porque a gente é seu e você é nosso.

acho que isso resume bem, sabe? vamos num estilo palavras-chave: inclusão, verdade e amor. é isso que a Coexiste ensina. e é isso que eu tenho aprendido nos últimos três anos e pretendo continuar aprendendo por muito tempo ainda.

e o que me deixa de coração tranquilo é que todo mundo, mais cedo ou mais tarde vai ficar sabendo que existe um jeito amoroso de viver, de cuidar das pessoas que a gente ama e, sim, de amar todo mundo da mesma maneira – e é isso que deixa o nosso coraçãozinho em paz.

quase 2000 palavras de texto e só queria finalizar, já com as pernas dormentes e os olhos fechando, que a vida que eu levo hoje é infinitamente mais feliz do que três anos atrás. hoje, onde eu via tristeza, eu vejo uma oportunidade de correção. se antes eu fugia das pessoas, hoje eu conto os segundos pra ficar perto delas e corro do meu quarto vazio e escuro. se eu tinha medo até da minha sombra, hoje eu entendo que as pessoas são amorosas e confiáveis e eu não preciso temer. tá tudo bem com a gente. a gente só precisa de um lembrete, de um momento santo que nos faz acessar aquele lugar escondidinho da mente e que diz assim:

eu te amo, e isso é tudo‘.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
30 Comentários
  1. Robson S.  em junho 23, 2019

    É possível que não seja por acaso que depois de 1 ano e 1 mês eu tenha vindo parar aqui vendo alguns vídeos no YouTube (onde encontrei a citação e um link para o canal da Coexite) sobre depressão e síndrome do pânico, tentando encontrar algo para preencher esse vazio, acalmar essa ansiedade ou receber um sinal de que há algo além desse desconforto que sinto.

    Cheguei a entrar no canal, mas minha ansiedade não me permitiu assistir mais que alguns segundos do vídeo inicial do canal e logo fui para o Google pesquisar “o que é a coexiste” (nem usei interrogação na pesquisa… rs), e do resultado até aqui foi apenas um clique no botão do mouse.

    Depois disso só sei dizer que tive que fazer um certo esforço para conseguir me manter focado no texto. Da primeira vez, depois dos primeiros parágrafos dei uma lida por cima do restante do texto e fui até os comentários. Não consegui continuar. Parei, jantei e voltei decido a ler o texto todo e todos os comentários.

    O resultado é que, ainda sem ter a certeza se vou chegar a ir na Coexiste [e tudo bem ;)], me emocionei com tudo que foi escrito, tanto no seu texto quanto nos comentários. Senti que são palavras carregadas de amor, alegria, emoção, doação, esperança… E claro, seu jeito de escrever dá um toque especial ao conteúdo que fica menos impessoal, mais próxima da gente.

    Agradeço por compartilhar um trechinho da sua vida e também a cada um que deixou seu comentário, vocês ajudaram a, por um momento, preencher esse vazio, acalmar essa ansiedade e acreditar que há algo além desse desconforto que sinto.

    • Maki  em julho 01, 2019

      ô, Robson… que coisa mais linda esse seu comentário. nem sei como responder.
      mesmo que você não chegue a ir na Coe, saiba que esse caminho tá aberto – e eu garanto que ele tem todas as respostas que você busca. a boa notícia é que, mais cedo ou mais tarde, todos nós vamos de encontro a essas respostas, e eu garanto também que a felicidade que elas geram é inevitável.
      espero que você fique bem <3

  2. Caroline Abreu  em agosto 13, 2018

    Maki, eu não conhecia a Coexiste (ainda, pq agora já tô loucamente pesquisando sobre! haha) mas consigo me identificar muito com tudo o que você escreveu. Tô aqui ‘maratonando’ o seu blog que, aliás, é uma delícia de ler. Não nos conhecemos mas já me sinto sua amiga, sabe? haah obrigada (pelo que exatamente eu não sei, mas sinto que preciso escrever isso aqui!) <3

    • Maki  em agosto 23, 2018

      aaaaa já somos amigas sim <3 e que legal que você curtiu. tem muito da Coe aqui, sabe?

  3. Manuela  em junho 03, 2018

    Maki pela sua descrição Esse lugar é igual colo de mãe!! Me apaixonei pelo lugar a forma como você o descreve dá vontade de a gente sair correndo e ir para lá fazer o curso!! Você é uma pessoa muito iluminada de um coração muito amoroso, sigo vc a pouco tempo mas quando você escreve sempre toca a minha alma, em muitas partes somos iguais e às vezes a gente acha que está sozinha nesse mundo. Tá aí quem sabe logo logo eu apareço na Coexiste!!! muito obrigada pela sua dedicação ao blog!!😘😘

    • Maki  em junho 11, 2018

      Manu, se você puder, venha conhecer mesmo <3 é incrível! e fico feliz de verdade que o post conseguiu passar essa sensação!

  4. Rita Fernandes  em maio 28, 2018

    Eu também tenho depressão à mais de 20 anos e uso medicamentos até hoje. Temho dias ótimos e outros nem tanto
    Fases que acho que não vou dá conta…e vou seguindo minha caminhada. Vou procurar ver sobre o coexiste no youtube.
    Obrigada pelas palavras que me deram esperança.

    • Maki  em maio 31, 2018

      Rita, veja sim! eu tenho certeza que os vídeos vão te deixar mais em paz.

  5. Jennifer Constantino  em maio 28, 2018

    Que texto incrível Maki ❤ tenho curiosidade pra saber como funciona a Coexiste, e esse post matou um pouquinho dela. Fico feliz em saber que eles te ajudaram nesse processo de sair da depressão e tudo o mais. Muito amor pra você ❤😘

    • Maki  em maio 31, 2018

      Jennifer, é muito legal, né? que bom que deu pra entender um pouquinho melhor! quem sabe um dia eu não te vejo por lá?

  6. Renata  em maio 26, 2018

    Eu te amo e isso é tudo <3

  7. Eliziane  em maio 25, 2018

    Suas palavras tràs uma paz tão grande no coração💜

    • Maki  em maio 31, 2018

      hahahaha fofinha!

  8. Marjory  em maio 24, 2018

    PENSA na minha alegria de ver esse texto porque esses dias eu pedi (sim, foi eu kkkkk) e você disse que ia escrever, aí eu pensei: Nah! Ela não vai não… Mas eu queria tanto saber o que é isso, parece uma escola do amor, as fotos dela brilham de amor e paz absoluta… O que é isso???” Ai eu linda e bela que tô sempre atrás de você e da energia boa que você emana por aqui por entre esses aparelhos, pesquei a foto e já pensei, ” algo importante… Sim, ela vai falar do Coexiste!!!”hahahahaa em cheio. Você começa o texto brincando que “é difícil acreditar e que a gente pode te achar louca”, mas é impossível não botar fé em qualquer coisa que você diga! Sei que devemos questionar, mas de você emana uma verdade tão “abusada e cara de pau” que a gente fica besta! Você é SIM, iluminada! Eu quero essa vida ai que você citou, eu quero amar, ser amada, eu quero um pouco de bondade a minha volta… Aconteceram coisas na minha vida que rendem um livro bem grande kkkk e eu sei que eu carrego o peso delas dentro de mim todos os dias e isso faz mal! Desde o dia que comecei a te seguir por causa da Loma, eu vi algo, e quando pesquisei sobre você e li alguns textos do blog fiquei impactada. “Essa menina aqui é a minha pessoa virtual” kkkkkk eu vou procurar os vídeos no YouTube e ver o endereço dessa escola não importa se for longe. Eu agradeço muuuuuuuito por esse post, agradeço muito por ter parado pra escrever ao invés de ter dormido na hora que chegou, e meu coração agradece sua existência! Você me deixou feliz hoje kkkk ❤️

    • Maki  em maio 29, 2018

      MARJORY, PARA DE ME FAZER CHORAR! nossa, que emoção lendo o seu comentário, sério! leva isso para você mesmo, porque você merece essa vida tanto quanto eu ♥ saber que você tá lendo os meus textos e tirando esse tanto de carinho de cada um é muito incrível, sério. fiquei muito emocionada!

  9. Renatinho  em maio 24, 2018

    ❤️

  10. Ane Sobreira  em maio 24, 2018

    Que incrível… por acaso achei seu ig no insta e por acaso acessei seu blog e tão igual li este post… senti muita paz muita mesmo nessas palavras…quanta doçura ❤

    • Maki  em maio 29, 2018

      aaaaa, Ane! que bom que você gostou! fico feliz ♥

  11. Lucimara de Morais  em maio 24, 2018

    Cada palavra sua, me lembra o meu processo também, grata por expor em palavras o que eu apenas sei “sentir” obrigada por partilhar essa experiencia…estamos juntos nessa!!!

    • Maki  em maio 24, 2018

      tamo muito junto! <3

  12. Raone Araujo  em maio 24, 2018

    Que lindo, Maki! Sempre tive curiosidade de saber mais a respeito do curso, adorei a proposta. Realmente te acho uma pessoa muito iluminada e inspiradora, isso contagia quem te acompanha nas redes, através dos teus posts e textos. Obrigado por compartilhar tudo isso com a gente! ❤

    Beijos.

    • Maki  em maio 24, 2018

      Raone, você é muito fofo! brigada mesmo por esse comentário incrível e por todo apoio <3

  13. Debby Pierobom  em maio 24, 2018

    Obrigada meu Amor por tudo expressado até aqui e que tranquilidade ao coração!
    Você é corajosa e determinada é isso o que vai trazer as pessoas até nós!!
    Obrigada pela sua doçura, sua determinação, sua gentileza, sua amorosidade e disponibilidade.
    Ti Amu 😉

    • Maki  em maio 24, 2018

      aaaaaaaa, Debby! eu te amo tanto <3 brigada por fazer parte disso comigo!

  14. Claudia Hi  em maio 24, 2018

    Que coincidência, eu me peguei esses dias mesmo (stalkeando seu storie) pensando sobre esse curso. Já salvei esse post pra assistir todos os vídeos linkados! rs

    Maki, eu queria mudar um pouco de assunto e dizer com os mais sinceros sentimentos que em algumas postagens que eu leio, você me deixa mais animada pra começar meu dia (eu sempre leio na parte da manhã, quando chego no trabalho rs). Eu não sei explicar exatamente, mas parece que por entre as linhas das suas frases fofas, tem um pozinho mágico que me deixa bem. Quando termino de ler e fecho a aba do seu blog, eu sinto que posso tudo, que o dia está ótimo e tem tudo pra dar certo. Hoje eu tive esse sentimento lendo esse texto. Tive que abrir essa página novamente pra escrever esse depoimento.

    Então obrigada por, de alguma forma mágica, me inspirar e deixar minhas manhãs mais felizes ♥

    • Maki  em maio 31, 2018

      aaaaaaaa Claudiaaaaa, o que que eu faço com você? tô chorando muito aqui com o seu comentário. brigada por isso, brigada por me acompanhar e por comentar sempre e brigada por fazer parte da minha vida e por ler os meus textos. saber que eles te deixam mais otimista e feliz de alguma forma é tudo o que eu sempre quis, mesmo. só sei te agradecer por tudo isso <3

  15. bianca d rogatis  em maio 23, 2018

    como você é incrível e importante meu amor … muito emocionada 😍🙏
    te amo 🌷

    • Maki  em maio 24, 2018

      eu te amo muito!