rotinas com afeto

bom, vou ser 100% sincera aqui e dizer que esse post não tava no planejamento. não é que a ideia surgiu “do nada” e parecia mais interessante do que o que eu tinha planejado pra hoje, é que eu esqueci mesmo. simples assim. esqueci de escrever do post da semana.

post improvisado
uma foto igualmente improvisada, pós-almoço, com o único objetivo de mostrar minha camiseta do BTS

pra ser sincera, esse, pra mim, é um daqueles grandes sinais™ de que algo não está indo muito bem. e eu nem precisei interpretar o sinal pra saber que era isso mesmo – o caos externo tava combinando com um caos interno, e a única vontade que eu tinha era de ficar deitada em posição fetal na minha cama, abraçada no meu cachorro, tentando entender o que tava acontecendo comigo.

não foi tão dramática assim, a forma como as coisas se desenvolveram (na minha cabeça veio a imagem da Bella Swan sentada naquela cadeira olhando pela janela enquanto o tempo passava em Lua Nova), mas eu optei por seguir o meu ritmo. o que, pra mim, é muita coisa. tipo mesmo.

então, cá estou, com um post não planejado, apenas para manter o compromisso comigo mesma de colocar toda semana, aqui, um pouco do que tá na minha mente e no meu coração. semana que vem voltamos com a programação normal, prometo.

como não sabia muito bem o que fazer, o que dizer, ou que caminho seguir, decidi também acompanhar o meu ritmo e o que me deu vontade e falar um pouco do que tem ocupado os meus dias e como tenho mantido a minha cabeça acima da água nesses dias tão sombrios. aliás, alguém me perguntou sobre isso no Instagram no último final de semana e não cheguei a responder a pergunta diretamente. vou fazer isso agora, o que acho mais do que válido.

  • depois de um momento em que eu – literalmente – chorei de cansaço, decidi que precisava de alguma coisa que me tirasse completamente a cabeça do trabalho. a minha solução foi voltar a jogar videogame e eu tô completamente apaixonada por Final Fantasy VII. a gente aqui em casa pegou o remake no Playstation 5 no começo da semana passada e foi a melhor decisão que eu tomei por mim mesma nos últimos tempos.
  • outra coisa: voltei a me apaixonar pelas manhãs e agora consegui retomar o hábito de acordar às 06h, que sempre foi um horário super bom pra mim. levanto, vou no banheiro, volto pra cama e passo os próximos 25 a 30 minutos escrevendo páginas matinais. outra decisão que eu considero “a melhor que eu tomei por mim mesma nos últimos tempos“.
  • desde semana passada eu comecei a sentar na mesa da sala pra fazer as refeições. parece óbvio, mas eu tava comendo de pé na cozinha, na frente do computador ou numa posição estranha no sofá. sentar na mesa, deixar o celular longe e aproveitar a comida é algo tão importante que passa batido. e vamos combinar que todo mundo tem 20 minutos (o que é pouquíssimo) pra comer direito, né, gente?
  • outro pequeno ritual que tem sido muito importante pra mim é a pausa da tarde. pego meu cafezinho e fico olhando um tempo pela janela. juro que cheguei a marcar um pomodoro (ou seja, 25 minutos) pra ficar de boa, sem fazer nada, sem olhar pra nada mais e só aproveitar esse momento. com tanta reunião online, num dá pra dizer que eu to errada, né?
  • ainda não terminei de ler nenhum os 4 (!) livros que tô lendo ao mesmo tempo, o que me deixa levemente nervosa, mas tem sido bem incrível poder variar a leitura ao longo da semana e ler o que eu tenho vontade naquele dia. separar 30 minutos pra isso, todos os dias, tem sido essencial também. por enquanto, os meus favoritos têm sido Grande Magia e Romancista como Vocação.
  • dormir tem sido es-sen-ci-al pra lidar com o cansaço, tanto físico, quanto mental, então estabeleci pra mim mesma que o horário limite é 23h. a essa altura, eu já tenho que estar na cama, bonitinha, de luz apagada, o que significa que tô me dando um máximo de telas / trabalho de até às 22h. fico feliz em dizer que tem rolado quase todos os dias.
  • voltei a conversar com pessoas e isso parece bobo, mas é o mais importante de tudo. acho que quando o medo bate a gente tem uma tendência a se fechar e tentar lidar com tudo sozinho, mas a verdade é que a gente não é sozinho. então, voltar a trocar, a querer saber sobre as pessoas e retomar contatos foi salvador.

acho que é isso. fica aí essa pequena atualização da minha vida, enquanto eu re-organizo as coisas por aqui pra voltar com a agenda normal. por um lado, gostaria de ter escrito o post programado, que é de um tema que eu amo. por outro, orgulhosíssima por ter aparecido aqui mesmo assim, mantendo a promessa que fiz pra mim mesma. segue anexo um troféu por participação que eu me dei, mas estendo pra você, que me lê: *🏆*.

se cuida, tá bom? cuida dos seus também. e fica bem.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
18 Comentários
  1. Bianca  em março 29, 2021

    chega a ser engraçado como esse post mesmo sendo fora do planejado ressoou muito comigo, acho que pelos pequenos hábitos que você implantou serem bem semelhantes aos que eu tento colocar em prática na minha vida! cada vez mais sinto a importância dessas pequenas coisas para sobreviver no meio desse caos.

    • Maki  em abril 20, 2021

      menina, SIM! é exatamente isso <3

  2. Camila Faria  em março 28, 2021

    O post não foi programado ~ mas foi super aprovado! 🙂
    Engraçado que eu também me estipulei esse horário de estar na cama até às 23h ~ maaaas, como eu leio antes de dormir, acabo esticando esse hora´rio a´té meia noite (dependendo da empolgação com a leitura). Tem funcionando para mim, então estou mantendo.
    E pausa da tarde é essencial mesmo (infelizmente pra mim não tem rolado ~ imagina uma pessoa com o filho de 2 anos que resolveu não tirar mais a soneca da tarde. puxado.)!

    • Maki  em abril 20, 2021

      ai, amiga. mandando forças pra você e pro seu pequeno!
      eu tenho tentado ler antes de dormir tbm, mas esses dias ando a própria vovó e indo dormir mais cedo ainda do que às 23h.
      acontece, né? hehehehe

  3. BA MORETTI  em março 27, 2021

    tá tudo bagunçado demais no mundo e nada mais normal do que essa bagunça bater na gente. bom quando a gente percebe esses sinais e reorganiza a rotina, as ideias, né? e nada como ter momentos, mesmo que pequenos, pra contemplar a própria existencia ou até mesmo o nada HAHA ♥

    • Maki  em abril 20, 2021

      AMIGA, É SOBRE ISSO!
      “contemplar a própria existência” define bem o que eu faço haha

  4. Letícia Wexell  em março 27, 2021

    Oi Maki! Que bom que você conseguiu cumprir a sua meta de postar hahahha fico feliz também que esteja fazendo todas essas coisas super saudáveis pra vc. To doida pra mudar de casa, que vou ter espaço pra uma mesa de jantar legal, pra poder comer na mesa também! <3

    bjs e fica bem

    • Maki  em abril 20, 2021

      ai, Letícia, torcendo pra essa mudança rolar <3 é uma coisa tão simples, né? sentar pra comer na mesa, mas faz muita diferença. pra mim tem feito um monte, aliás!
      beijos e fica bem você também!

  5. Jae  em março 24, 2021

    Oi Maki!

    É bem chato qnd o ambiente consome a gente né? Eu tô há uns dois meses numa rotina frenética q eu divido entre faculdade e estudos pessoais, e eu /quase/ perdi o tempo pra mim.
    Mas mesmo assim, eu me encontro em péssimas condições (kkk). Dormindo muito tarde, acordando muito cedo, vivendo em função da minha schedule, meu corpo pedindo socorro e eu dizendo “aguenta mais um pouco”. E eu /sei/ que isso não se faz. Mas a ideia de deixar alguma task sem fazer me tira o sono. Essa semana eu tô tentando me organizar melhor, voltar a ler todos os dias, dormir mais cedo… Mas o universo parece estar contra mim, eu simplesmente não consigo /parar/.
    Seu post me inspirou a tirar um tempinho para mim. Eu acho q descanso também faz parte da produtividade, e eu q lute com as vozinhas da minha cabeça apskdopaskd

    Obg pelo post dnv, Maki!!!

    • Maki  em abril 20, 2021

      Jae, é meio isso! ahahah
      às vezes, a falta de foco vem mesmo de uma falta de descanso, sabe? de relaxamento mesmo. a gente fica tanto tempo focado em mil coisas que esquece que a cabeça também precisa sossegar pra gente assimilar tudo o que tá estudando e lendo, né?
      fico feliz que o post tenha te ajudado <3

  6. Carol Justo  em março 24, 2021

    Ai eu amei muito esse post. Sou fã de blogs com essas postagens mais pessoais, sobre o dia a dia mesmo.
    Amei o fato de você tirar um tempo para simplesmente não fazer nada, por mais que eu não tenha sido produtiva eu nunca consigo esse tempo. Percebi que a maior parte do meu cansaço do dia a dia era culpa de me cobrar por ser produtiva o tempo todo, por isso preciso desse tempinho.
    Hoje era um dia que não ia fazer nada, mas seu post me motivou, de alguma forma que nem sei explicar, então vou levantar a bunda do sofá e fazer uma aula de dança.

    muito obrigado por ter escrito
    beijos
    Carol Justo | Justo Eu?!

    • Maki  em abril 08, 2021

      meu Deus, você ARRASOU! espero que a aula de dança tenha sido ótima, Carol! ❤️

  7. Mari  em março 24, 2021

    Makii!!! Como você está? Espero que bem (no máximo de “bem” que podemos estar num momento como esses). Posts assim enchem meu coração de alegria, sabia? É leve e gostoso e cotidiano. Muitas vezes, apenas isso da uma acalmada, uma alegria em ler. Saber que nem todos estamos bem, mas vamos levando.

    Que seu dia seja incrível!!

    Mari.

    • Maki  em abril 08, 2021

      aaa Mari ❤️ eu tô bem, sim! mantendo a alegria e o amor vivos no coração (e é isso que me mantém firme!)
      que seu fim de semana seja ótimo! brigada pelo comentário tão carinhoso!

  8. Emerson  em março 24, 2021

    Como é ótimo revermos nossa rotina. Que bom que isso tem feito bem para você. A minha rotina está bem pesada e quase não tem sobrado tempo.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    • Maki  em abril 08, 2021

      oi, Emerson! espero que você consiga encontrar um pouco de calma e descanso na sua rotina!

  9. rita zerbinatti  em março 24, 2021

    makiiiii,

    esse post me trouxe paz e leveza! to aqui tomando meu café e li seu post, foi um momento TÃO gostoso. é muito bom a gente ter esses momentos e obrigada por proporcionar algo tão bom.

    vc ter compartilhado essas pequenas coisas, que podem parecer pequenas mas são gigantes, me fez pensar bastante aqui.

    • Maki  em abril 08, 2021

      A HONRA DE TER VOCÊ AQUI, SENHOR!
      amiga, é sobre isso! pequenos rituais, pequenas coisas, pequenas alegrias desses tempos tão complexos, né?