escrita criativa

ou: “como eu organizo a minha produção de conteúdo com o Notion“.

confesso que escrevo esse post pra você com um pé atrás. veja bem, não é que eu tenha dúvidas sobre o que eu vou falar a seguir, mas é que as coisas mudam tanto e eu já falei tantas vezes sobre planejamento e organização por aqui que o medo de cair em contradição é grande. ao mesmo tempo, me sinto mais segura pra falar sobre o que tá no meu coração hoje do que há um ano, e sei que esse espaço foi criado com o objetivo único de compartilhar os meus processos.

produção de conteúdo com o Notion

a boa notícia é que processos mudam, evoluem, se atualizam… o que significa que essa contradição, no fim das contas, não será tão contraditória assim (se chegar a acontecer!), mas vai demonstrar uma ideia que evoluiu.

você percebeu que eu enrolei, né? pois é, enrolei um pouquinho enquanto organizo as ideias por aqui pra tentar explicar uma coisa que nem eu mesma sei contar como aconteceu. na minha mente, eu olhava pro desancorando, pro meu desejo de ter um clube de escrita no apoia-se, pro meu Instagram e pensava: OLHA AÍ A FACE CRUEL DO FRACASSO. até que teve um dia que eu gritei um BASTA! mental e coisas começaram a acontecer de um jeito diferente.

como é que se explica isso, meu Deus?

tá, mas vamos lá. prometo que eu vou tentar. já adianto que tudo começa láaaaaaa em meados de dezembro, quando eu tive uma epifania doida em que olhei pra minha vida e pensei: gente, não é possível que eu não consiga terminar uma mísera coisa que me propus a fazer, da maneira como eu idealizei.

chame de auto-boicote, de síndrome do impostor, de qualquer nome da moda, mas eu parei pra refletir no tanto de tempo que eu perdi usando coisas que eu amava pra falar mal de mim, entende? um projeto que eu amo, que é o desancorando, tava sendo usando de maneira falsa e mentirosa pra dizer que eu não era boa o suficiente.

e não para por aí. o meu trabalho, que eu adoro tanto, tava andando de um jeito que me trazia mais dor de cabeça do que sossego no coração. eu tava fazendo uma coisa pensando em outra, fazendo outra coisa pensando numa terceira e fazendo essa terceira pensando em dormir até o próximo milênio.

não tava legal.

daí, que nesse dia fatídico (que eu não lembro exatamente quando foi), eu tava sentada na minha cama (ou foi na frente do computador? nem lembro mais!), e pensei comigo mesma: “eu preciso ser fiel ao que me proponho”. não pelos outros, não pelo mundo, mas por mim mesma. eu, por mim, preciso fazer isso. se der errado, maravilha. se der certo, maravilha também. mas eu PRE-CI-SO fazer isso.

isso o quê, você me pergunta?

isso aqui. o meu projeto, o desancorando. o meu trabalho, mas de um jeito confortável. o descanso de verdade. o fazer outras coisas que não sejam feitas na frente de uma tela. o investir nas minhas relações. isso.

eis, então, que eu fui atrás de uma ferramenta que me ajudasse com isso. eu já usava o Notion há algum tempo, e já tinha inclusive um monte de abas bonitas e subutilizadas tanto pro desancorando quanto pras outras áreas da minha vida. tirei o pó de lá e comecei a escrever. comecei mesmo. de verdade.

“isso aqui é legal pra ir nesse dia”. “isso vai aqui”. “esse texto aqui, vai lá”. tudo com data, com editoria marcada, com planejamento prévio. os primeiros dois posts desse ano surgiram assim, nesse dia. desde então, criei um sistema pra não deixar essa peteca cair (e marcar os Xzinhos no meu calendário!).

mas teve um pulo de gato.

quando eu pensei com os meus botões que eu precisava fazer isso acontecer, eu pensei também: “qual é o mínimo que eu posso fazer pra que esse projeto ande e eu tenha orgulho do que tô fazendo?”. aliás, fazendo jus aos startupeiros de plantão: qual é o mínimo produto viável?

cheguei no que eu chamo (desde esse exato segundo, em que pensei nesse nome) de “regra do um”: um post por semana no blog, um post por semana no Instagram, uma newsletter aberta por mês. o que sair a mais, é um lucro imenso, mas essas três coisas são inegociáveis e têm que acontecer da melhor maneira que eu puder fazer.

depois, peguei o meu calendário do Notion e marquei: toda quarta-feira vai ser dia de post no blog e no feed do Instagram (e não me preocupo nem um pouco que as duas coisas saiam no mesmo dia e potencialmente com temas diferentes). a newsletter já tem um dia fixo pra sair, todo dia 23.

quanto ao apoia-se, a minha proposta foi a mesma, qual é o mínimo que eu consigo fazer? duas newsletters por mês + o grupinho no telegram. pronto. tá montado o meu planejamento.

é louco porque parece que é só estabelecer coisas e colocar tudo num calendário bonito com tags coloridas e bem definidas e hashtags pré-escolhidas e tudo mais. mas acho que já comentei tantas outras vezes por aí (sem contradições nesse ponto, pelo menos!), que a organização é uma ferramenta e não uma meta. a minha meta era fazer algo do qual eu me orgulhasse, que eu tivesse prazer em apresentar pras pessoas porque eu sabia, no meu coração, que isso seria importante pra elas.

pensando em retrospectiva, acho que foi aí que começou a tomar forma a minha palavra do ano, compromisso. porque eu montei um planejamento lindo, mas agora era um compromisso comigo mesma segui-lo.

bom, se você está lendo esse post, posso dizer com muito orgulho que ele está funcionando, já que completei um mês inteirinho de postagens no blog e no Instagram todas as quarta-feiras (e a newsletter saiu no fim de semana passado, uhul!).

esse fim de semana, me peguei falando pra alguém que virei minha blogueira favorita. que alegria que me dá perceber que é isso mesmo. finalmente.

enfim, sobre os pormenores dessa organização, acho que consigo resumir assim:

exemplo card notion 2
calendário Notion
  • monto o planejamento no próprio calendário do Notion;
  • se tenho uma ideia nova, coloco na próxima quarta-feira disponível com a tag “ideia”;
  • indico no título de qual editoria aquela ideia é: [escrita] ou [rotinas];
  • desenvolvo a ideia ali dentro mesmo. quando o texto tá terminado, mudo a tag pra “formatação”;
  • depois que faço as fotos e edito, esse card vira um com a tag “pronto”;
  • depois de postado, ele muda pra “postado”.

me deu mais trabalho pra descrever aqui do que é, na verdade, mas já virou algo bem orgânico pra mim. se tô com muita vontade, mudo a visão do calendário pra board, pra ficar no estilo “kanban” e mudar os cards de um lado pra outro. raramente faço isso, mais pra limpar o que tá esquecido por lá ou que deixei passar em algum momento. via de regra, fico só com a visão do calendário mesmo.

no fim de semana, faço sempre uma revisão geral do que rolou nos últimos sete dias, inclusive o que tá desatualizado nesse calendário, se tem alguma ideia anotada em outro lugar que preciso passar pra lá, checo qual o post da próxima semana e revejo os analytics de tudo, só pra ter uma ideia das respostas.

(um parenteses: desde essa decisão, não olho mais likes, nem salvos, nem enviados, nem nada depois que um post entra no ar. só vou olhar mesmo no domingo – foi a melhor coisa que fiz por mim mesma.)

esses cards com as ideias e textos dos posts teve uma atualização recente. a maravilhosa da Karine postou nos stories que colocou dentro de cada card um checklist com coisas que têm que fazer relacionadas aos posts dela. eu acabei adaptando pras minhas necessidades, porque tinham algumas coisas que tavam sendo esquecidas no meio do caminho.

eu amo o Notion porque é uma ferramenta super completa que tem me ajudado demais com esse planejamento todo. uso ele junto com o bullet journal pra me manter organizada como um todo, e tem sido ótimo.

mas, sabe, não queria que esse post terminasse focado só numa plataforma de organização bonita. como eu falei ali em cima, todo e qualquer planejamento depende de uma única coisa: compromisso. eu sinto que entendi, de verdade, porque isso era tão importante pra mim e que eu mereço ver o resultado de um compromisso com algo que eu amo tanto. quer dizer, mal não vai fazer, né?

por isso o título desse post é “o dia que eu decidi levar o planejamento a sério”. porque é sobre isso. é sobre eu ser fiel ao que eu me propus a fazer e usar as ferramentas disponíveis pra cumprir com a minha própria palavra. nada mais, nada menos.

uma dica final: se você quer entender melhor e aprender mais sobre o Notion, recomendo o canal da Clara Bousada, que tem vídeos ótimos e super explicativos sobre o assunto! (brigada pela indicação, Clarinha <3)

pra salvar no Pinterest <3
Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
8 Comentários
  1. Thamara Laila  em janeiro 28, 2021

    Só pra dizer que AMEI e me reconheci, praticamente, em cada palavra. Ao virar o ano, passei pelo mesmo processo. E todo dia é sobre honrar a minha palavra comigo mesma e fazer isso por amor a mim. Já vou pegar umas dicas e dar uma reorganizada lá no meu notion também. Obrigada, Maki 🙂

    • Maki  em janeiro 30, 2021

      aaaa brigada você por esse comentário lindo, Thamara! de coração, é muito gratificante ver que algo que compartilhei aqui foi útil pra alguém!
      (e aproveite o Notion, ele é mara MESMO!)

  2. Danielle  em janeiro 27, 2021

    Maki, isso era tudo o que eu precisava ler. Até favoritei o e-mail! <3 Obrigada.

    • Maki  em janeiro 30, 2021

      ahhhh que bom saber, Dani! fico feliz <3

  3. Luciana Souza  em janeiro 27, 2021

    eu tenho lido muito sobre o notion e tenho buscado uma inspiração interna para conhecê-lo mais a fundo, a verdade é que já tentei diversos sites e apps que prometem ajudar na organização mas nada foi para frente, até mesmo bujo tá me dando trabalho, mas ach que e por culpa minha mesmo que fico passando uma tarefa na frente da outra, vou tentar conhecer o notion melhor e ver se vai me ajudar no que preciso, pois como tu eu preciso me organizar e fazer os projetos funcionarem da forma que eu quero que aconteça, amei o post 🙂

    • Maki  em janeiro 30, 2021

      Luci, antes de mais nada: seja gentil com você! você tá dando o seu melhor o tempo todo!
      em segundo lugar, às vezes, o mais importante é a gente fazer uma organização interna pra depois encontrar a melhor ferramenta pra isso! vai ver tudo o que você precisa é entender quais as suas prioridades e o que é importante pra você agora! daí, procurar a ferramenta que mais se encaixa com isso!
      em tempo: o notion é maravilhoso e eu super recomendo! precisa só de um tempinho pra entender como funciona mesmo.

      • Lari  em fevereiro 27, 2021

        que bacana seu texto Maki. esse começo de ano, na verdade desde o fim do ano passado, eu tenho passado por uma mudança gigantesca interna. as ferramentas começaram a ficar num lugar mais de ferramenta o conhecimento no lugar do conhecimento e os objetivos no lugar dos objetivos e por quês. E SIM, o ânimo de concretizar de fato é essencial! Auto estima para finalizar projetos é um negócio muito importante e várias vezes difícil de alcançar. adoro ler sobre isso e sobre esses processos nas pessoas. Ieep going

        • Maki  em março 01, 2021

          aaaaaa que legal, Lari! brigada pelo seu comentário <3
          nossa, isso que cê falou é bem importante mesmo: autoestima pra finalizar projetos. é isso, né? porque tem que ter uma crença em si mesmo e no seu potencial quanto gostar de si o suficiente pra aceitar o retorno disso <3