52 pontos: o que é e para que serve um log mensal (a.k.a monthly log)

log mensal

tá bom: há algumas semanas a gente começou a conversar um pouquinho melhor sobre como cada parte do diário em tópicos funciona (clica aqui se você ainda não leu os outros posts dessa série maravilhosa!), e hoje – finalmente – começamos a falar de uma das partes mais populares dele.

por mais que o future log seja mega importante para algumas pessoas, para tantas outras ele não funciona – é aquela tal coisa de trabalhar com muitos eventos e prazos longos e nem todo mundo tem um trampo (ou uma vida) que é tão pré-planejada desse jeito. mas o log mensal, ou o monthly log, é o tipo de página que funciona para praticamente todo mundo no planeta (juro!).

se você não sabe o que ele é, exatamente, eu explico: o log mensal é tipo um planejamento do mês. é uma página em que você vai escrever todos os dias do mês e as entregas e eventos que vão acontecer ali. é diferente do future log – a gente não olha tão para frente, mas para o nosso mês e o que tem de importante nos 30 dias seguintes. tipo, se você tem um casamento para acontecer no meio do mês ou se tem que fazer uma apresentação no trabalho no dia 25, você anota ali e isso vai ser importante para o seu log diário mais para frente.

então, é mais ou menos assim: vamos montar um monthly log para o próximo mês. as letras do lado esquerdo indicam os dias da semana, e os números, os dias do mês. fazer nesse esquema de lista é o tradicional, na versão do bullet journal desenvolvida pelo Ryder Carroll, e é esse que eu vou ensinar para você saber o básico, antes de sair por aí arrasando nos calendários feitos a mão (caso eles funcionem para você, claro!):

Janeiro 2018
S 1 – almoço de ano novo na casa da Duds
T 2
Q 3
Q 4
S 5 – amigo secreto (atrasado!) da galera
S 6 – pagar conta de celular
D 7
S 8 – volta ao trabalho!
T 9
Q 10 – pagar o aluguel
Q 11 – jantar de aniversário da Déa
.
.
.

e assim por diante. deu para entender a mecânica, certo? você anota ali todo e qualquer compromisso ou data importante para você, para ter uma visão geral de como está o seu mês e quais são os seus prazos. por um tempo, o log mensal foi o meu melhor amigo, e eu usava muito para saber das minhas entregas de matérias e reuniões externas. eu até costumava postar no Instagram os meus calendários, lembra? agora, depois que rolaram algumas mudanças profissionais, o melhor para mim é montar as minhas semanas – e não pensar no mês – e por isso deixei de usar esse tipo de formato para me organizar semana a semana.

antes de sair por aí vendo milhares de referências no Pinterest e achando que você não tem ‘talento’ para fazer um montlhy log decente, eu aconselho você a começar pelo básico, como eu mostrei ali em cima. pega uma página, coloca os dias do mês identificados junto com o dia da semana, anota as coisas mais importantes que vão acontecer nos próximos 30 (ou 31) dias e pega o hábito de olhar esse calendário todo dia.

quando isso acontecer, você pode começar a buscar um formato que melhor se encaixe ao que você precisa (e lá na minha pastinha de #bujo no Pinterest tem um montão de inspiração). mas não é difícil, certo?

aproveitando que estamos na última semana do mês (e que esse é o último post do #52pontos DO ANO), eu e a Duds pensamos que seria muito legal ajudar você a montar o seu diário em tópicos para 2018 cheio de coisas lindas e inspirações maravilhosas. e ela, que é muito talentosa, criou um pacote de bordas, doodles e títulos de dias da semana para você imprimir, recortar e colar onde quiser! ah, a inspiração veio da cor do ano da Pantone, a ultra-violet, e o tema é o universo, então fica mais legal se você imprimir colorido, viu? (mas nada te impede de imprimir em preto e branco e pintar como você quiser!).

como esse é um pacote especial de fim de ano, um presente nosso pra você, a gente pede só que você ajude a gente divulgar esse trabalho tão incrível trocando o freebie por um tuíte. pode ser? nem é tão difícil assim, vai? é só clicar no link aí embaixo:

CLICA AQUI PARA BAIXAR O SEU FREEBIE FABULOSO

ou nesse botãozinho azul:

ah, e promete pra mim que você vai compartilhar o seu log mensal de janeiro usando a hashtag #meus52 no Instagram? assim a gente consegue ver, curtir e comentar também! vamos nos ajudar a ter um mês maravilhoso, já começando com essa organização super fofinha?

deu para entender como funciona um log mensal?

52 pontos banner

10 comentários

  1. Cintia comentou:

    gostei bastante do artigo. eu tenho umas duvidas meio boba rs….
    no log mensal vc coloca 1 acontecimento por dia? e se tiver mais?
    no log futuro, onde vc anota as coisas?

    1. Maki respondeu Cintia

      oi, Cintia! depende do formato que você faz, o log mensal tem mais ou menos espaço. depende da sua necessidade mesmo. eu não uso um, mas costuma montar num estilo calendário porque tinha espaço para escrever mais!
      não entendi sua dúvida sobre o log futuro… quando você separa a página pelos meses do ano, já fica com espaço para escrever o que você precisar!

  2. Loma comentou:

    Vocês duas e esse projeto, viu? QUE ORGULHO. Vocês estão arrasando tanto!

    1. Maki respondeu Loma

      aaaaaa ♥

  3. giiu comentou:

    Eu fiz tudo bonitinho, tweet postado e nao veio download :(

    1. Maki respondeu giiu

      Giuu, você fez o processo pelo celular? porque se foi, ele não baixa mesmo, o arquivo é grande :~

  4. iza comentou:

    Gente, eu amei a ideia, eu já tinha visto mas não sabia muito bem como montar e usar. Tô maravilhada com isso e com certeza vou por no meu bujo 2018!
    Eu estava usando um calendário mensal comum sabe? Ai fazia bolinhas nas datas importantes e anotava o evento flutuando na data pq ainda não estava na semana do bujo.
    Amei mesmo!!! ♥

    1. Maki respondeu iza

      Iza, dá pra montar o log mensal de várias maneiras, né? acho que o mais difícil é encontrar o que melhor funciona pra você mesmo… eu demorei pra entender qual ficava melhor pra mim! tem que ir testando mesmo ♥

    1. Maki respondeu Yael

      Yael, você fez o processo pelo celular? porque, se fez, aí o arquivo não baixa mesmo, porque ele é muito grande!

deixe seu comentário