bullet journal

 

log do futuro

a primeira vez que eu li sobre bullet journal, no site do Ryder Carroll, o que eu achei mais divertido foi como ele criou um sistema em que você, com certeza, não perderia de vista os prazos ou coisas que teria para fazer no futuro, mesmo sem uma agenda convencional.

uma das ferramentas que ele usou para isso foi o future log, ou log do futuro, em português. funciona assim: você usa uma ou duas páginas para colocar uma visão geral dos próximos seis meses (ou do ano todo, se você preferir) e anota ali os compromissos ou datas importantes que você já tem reservadas.

dá pra fazer isso de várias maneiras: colocando calendários menores numa página e circulando as datas importantes, colocando o calendário de um lado e deixando um espaço ao lado para anotações, separando duas páginas em seis para escrever um pouquinho sobre cada mês ali, fazendo uma montagem de doze quadrados com os meses do ano e colocando os compromissos de cada mês ali dentro… vai do que funcionar melhor para você e for mais prático de fazer!

log do futuro exemplo

a ideia é você ter uma ideia de como está o seu ano (ou os meses seguintes) e não esquecer ou perder de vista prazos ou compromissos que vão acontecer só mais para a frente e você não tem onde anotar. então, por exemplo, se estamos em dezembro e você tem um casamento em fevereiro, você tem um lugar para escrever esse evento e não se esquecer dele quando fevereiro chegar.

assim como o seu índice, você precisa lembrar de olhar o seu log do futuro com uma certa frequência – se não, de nada adianta você anotar as coisas ali, se esquece de ver e de colocar no mês / semana / dia (vamos falar disso um pouquinho mais pra frente! <3). olhar o future log precisa virar um hábito tanto quanto qualquer outro.

especificamente falando, eu não uso um future log. não tenho entregas de trabalho ou eventos marcados com tanta antecedência assim, por isso a página ficou um pouco obsoleta no meu bujo. é importante você ter em mente o seguinte: o log do futuro vai funcionar muito bem se você é tipo de pessoa que trabalha com entregas a longo prazo (tipo, tem muitas conferências para ir, viagens de trabalho e coisas marcadas com antecedência), se trabalha com eventos ou é o tipo de pessoa que tem muitos compromissos (casamentos, festas, essas coisas!).

pra mim, que trabalho com entregas a curto prazo, não tem muito sentido manter um future log, mas não deixa de ser uma ideia legal pra você ter uma noção de como está o seu ano, né?

ah, hoje a gente tem um freebie fabuloso criado pela Duds para ajudar com o seu log do futuro: é um calendário com todos os meses de 2018: você pode imprimir e colar como quiser no seu caderno. se você ficou em dúvida como deixar um espaço para anotações, o arquivo final vem duas colunas ‘livres’ para você escrever o que quiser e entender melhor como esse sistema funciona.

CLICA AQUI PARA BAIXAR O SEU CALENDÁRIO FABULOSO 

deu para entender como o log do futuro funciona? me conta nos comentários se você ficou com alguma dúvida!

52 pontos banner

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!