cotidiano

Toma aqui, menina, é pra você. Um presente.

Ah, não, nem começa. Que história é esse de ‘não precisa’? Mania doida essa que as pessoas têm. O que isso quer dizer? Não precisa? Como assim? É seu aniversário, é claro que precisa. Aceita e não reclama, tá bom? Recusar presente é feio.

Diário#52 - Aceita que dói menos

Mas aceitar parece que é também, né? Por que a gente fica tão sem graça quando recebe um presente? Parece que é proibido, eu hein. E não é só com presente não, viu? Elogio também. Ninguém aprendeu muito bem como faz pra receber um elogio de boa.

Aliás, a gente aprendeu o contrário. Que a gente não é boa o suficiente pra receber qualquer coisa que seja. Olha, não sei você, mas meu lado pseudo-budista acredita que isso aí é Karma ruim. Parece que tá todo mundo vivendo num purgatório, que ninguém pode se sentir bem e, se sentir, tem que logo ganhar um balde de água fria na cabeça. Afinal, ninguém é perfeito nesse mundo, não é mesmo?

Ai, sério, para com isso. Não é questão de gastar dinheiro com você ou não. Você é uma pessoa importante pra mim, porque não posso te presentear? E outra, porque tem que ser só no aniversário? E nem vem com essa de mendigar presente – e dinheiro – pra depois vir com ‘ah, mimimi, não precisa’.

Isso é mentira. A gente precisa aprender a aceitar as coisas. Sabe? Aceita o carinho que eu tô te dando. Não fica pensando que uma hora o cafuné vai acabar porque eu tenho que ir pra aula hoje. Aceita. E agradece. É isso que a gente tem que fazer.

Ficar travando o fluxo das coisas só alimenta a sensação de que a gente tá sempre errada. Conhece essa sensação? Parece que a gente nunca acerta e que tudo o que a gente faz não é bom o suficiente. A gente acredita que não é boa o suficiente. Mas, gente, isso é mentira. MENTIRA. MEN-TI-RA.

Você merece, sim. Merece ganhar presente no aniversário. Merece ser elogiada sempre. Se eu falar que você tá bonita, não vem com essa de ‘mas só hoje?’. É. Só hoje. O resto do ano você tá horrorosa. Um monstro. Devia ficar encolhida embaixo de uma pedra em alguma montanha no Tibet de tão feia.

Ah, para! Sério, não vou dar bola pra essas coisas que você fica falando, não. Para de tentar me fazer confirmar que você não merece nada disso. Não vai rolar. Não mendiga elogio pra depois dizer que é feia, burra, que não é esforçada e o diabo a quatro. Já falei que isso é mentira.

Aceita, amiga. Aceita tudo o que te é dado. Pode ser um presentão que nem esses. Pode ser um abraço. Pode ser uma bala depois do almoço. Pode ser um ‘eu te amo’. Aceita o que te é dado. Dádiva não é só presente, não viu? Não é um salário gordo, não é o ‘trabalho dos sonhos’ que te paga cinco dígitos no fim do mês. Dádiva é toda oportunidade de aprender uma lição. De corrigir uma coisa que você pensa sobre você.

Aceita essa dádiva que eu tô te dando, sabe? E, tudo bem, pode ser que eu não entenda 100% ainda como é que essa coisa toda de dádivas funciona, mas eu já entendi que aceitação é muito mais do que ficar de boa com o meu corpo.

É não fechar o fluxo. E confiar numa coisa que eu não vejo com os olhos do corpo, mas sinto com o coração. É agradecer. E agradecer, agradecer e agradecer mais um pouco. É entregar de volta.

Então, só aceita. Quanto mais a gente aceita, mais a gente ganha, e mais a gente entrega de volta. A gente tem muito pra entregar, sabe? Ficar controlando o que vale ou não a pena aceitar só mata a outra pessoa de pouquinho em pouquinho. A gente não deixa ela desfrutar do que a gente é de verdade também, sabe?

Aceita. Só aceita. Tá tudo bem. Você merece. Poxa, olha só pra você. Você é forte. É tão bonita. A sua presença é o maior presente que você pode dar pra alguém. Então aceita e aproveita. Desfruta. Não fica imaginando coisas na sua cabeça sobre o que tá acontecendo. Fica aqui comigo. E aceita.

E, sabe, enquanto a gente não entende totalmente o que é essa coisa de ‘a nossa presença ser a coisa mais importante do mundo’, fica com esse pacotinho aqui, é a única forma que eu sei, agora, como agradecer pela sua presença e por ter você na minha vida. Eu vi numa lojinha bonitinha aqui perto de casa, achei que combinava com o seu quarto novo. Aceita, é seu. Vai combinar com aquela decoração que você tem em casa. Aceita. Tá bom?

Obrigada. De nada.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
4 Comentários
  1. Beatriz  em maio 26, 2016

    Sim. Aceite tanto coisas boas como ruins. Minha família brigou, não tenho mais contato com algumas pessoas que foram importantes pra mim, só em tribunal mesmo, e eu ficava muito chateada. Pq comigo ? Não aceitava nem coisas boas nem ruins. Achava que pra me acharem bonita eu teria q ser mais magra, ou mais inteligente, ou me ferrar emocionalmente …. mas assim como vc diz … passei a aceitar, aceitar que posso ser a pessoa mais maravilhosa da minha vida. Aceitar que merdas acontecem. E se não podemos fazer nada, aceitar que a vida continua. Que eu continuo e aceitar que coisas boas podem acontecer é aceitar que eu posso merecer que elas aconteçam.

    Um beijão

    • Maki  em maio 27, 2016

      Oi, Beatriz!
      Sabe, a gente acha que a gente precisa que coisas ‘ruins’ aconteçam pra gente aceitar as ‘coisas boas’. Mas acho que mais do que isso, a gente tem que aceitar TUDO e simplesmente não julgar o que nos está sendo entregue. Em toda cena existe uma lição a ser aprendida e considerar alguma coisa como ‘boa’ ou ‘ruim’ é já fazer um julgamento sobre isso, e, julgando, a gente não vê essa dádiva pelo o que ela é! E, sim, você merece tudo o que a vida tem a te oferecer todo tempo, aceite! ♥

  2. Aline  em maio 17, 2016

    Oi Maki,
    Que texto incrível! Realmente a gente se sente desconfortável quando é elogiada ou presenteada. Acho que isso acontece por dois motivos: um é a idéia (errada) de que não merecemos aquilo, e o outro é o medo de parecer arrogante, aquela velha história de termos que nos diminuir para não parecermos arrogantes, o que é outra bobeira, porque se a pessoa está elogiando, ou presenteando é porque ela quer que a gente escute ou receba aquilo. Só não seria assim se o outro estivesse mentindo, mas aí já é com o outro!

    Podemos e devemos aceitar o elogio, mesmo quando a Gente não acredita muito naquilo, pois existem características nossas que nós não conseguimos ver, mas o outro enxerga de forma clara!

    Parabéns pelo texto! Um beijo.

    • Maki  em maio 18, 2016

      Oi, Aline!
      Pois é, essa coisa de que a gente não merece receber um elogio ou um presente é muito errado. Claro que a gente merece, se não, não estaria ganhando/recebendo pra começo de conversa. Todo mundo merece saber que é incrível e receber o carinho do outro, sabe?
      Beijos!