cotidiano

Lembro um dia que pensei que tudo estava dando errado e eu não sabia muito bem o que que estava acontecendo. Lembro até mesmo de achar que o problema, na verdade, era eu, e soltar um ‘não é possível, eu sou toda errada!‘.

Claro, na hora era um drama digno de palco, mas eu reparei que muitas vezes sinto que eu estou toda errada. Sabe? Aquela sensação de que você nunca acerta, de que alguma coisa de tudo o que você faz sempre está errado, que você sempre atrapalha, que sempre incomoda. Enfim, que está sempre errada?

você não é errada

Eu vi outro dia no Facebook, se não me engano, uma postagem que dizia pras pessoas pararem de pedir desculpas e começarem a agradecer aos outros pelas coisas. Por exemplo, se você chega atrasada num compromisso, não chegar falando ‘Poxa, desculpa o atraso, é que tava trânsito,o elevador parou, eu quebrei o salto, blá, blá,blá‘, mas, sim, dizer ‘Obrigada pela sua paciência, sei que a sua agenda é complicada e agradeço por você ter me esperado‘.

Na hora que li, eu pensei, ‘quanta bobagem!‘. Mas depois parei para pensar e percebi que existe um fundamento nisso. Pedir desculpas é tipo o hino de quem se sente errado. Tudo é ‘desculpa‘ pra cá, ‘foi mal‘ pra lá… Já parou para refletir em como essas palavrinhas afetam a sua autoestima?

Pedindo desculpas você assume o tempo todo que está errada. Que não acertou de alguma forma. E a verdade é que essa é apenas mais uma ideia na mente, uma ideia de que estamos sempre faltando alguma coisa, que nunca acertamos por completo, mesmo quando parecemos estar super felizes. É, justamente, essa sensação do erro.

Tirar essa ideia da mente não é fácil – é um trampo para ser feito em conjunto (eu já topei, e você?) -, mas tem que ser trabalhado aos poucos. Pare de achar que você está errada! Você não está, nem é errada! Não pense que você incomoda, porque isso não é verdade. Você também não atrapalha.

E eu também não. Já reparei, de uns tempos para cá, que tenho uma sensação basal muito forte de ‘estou sempre errando‘. Sempre falando as coisas erradas, no lugar errado, na hora errada, com as pessoas erradas (não numa conotação ruim, é bom deixar claro). Já tomei bronca de chefe porque fiz a coisa como achei que era pra ser feito porque tive medo de atrapalhar e perguntar. De fazer uma pergunta besta (errada!), de ele não ter tempo pra esse tipo de coisa, de responder a minha pergunta achando que eu sou burra… Olha o nível da noia!

Mas eu não sou errada. Nunca fui. Nem nunca serei. E também nunca errei. Eu garanto que estava dando o meu melhor devido às circunstâncias (mentais, inclusive) do momento. Não vale a pena achar que o erro me define.

Você não é errada. E eu também não. Então, vamos trabalhar de vez pra acabar com essa ideia sem sentido?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
8 Comentários
  1. Luciane  em agosto 12, 2018

    Simplesmente me acabando em lágrimas e com celular na mão me deparo com esse texto maravilhoso, infelizmente tbm acho que estou atrapalhando tudo e TDS e cara isso dói.Mas vou procurar aprender a lidar com essa situação de um outro jeito.
    Parabéns pelo texto

    • Maki  em agosto 17, 2018

      Luci, acho que uma das coisas mais libertadoras do mundo é tentar colocar o que esse texto fala na prática, sabe? você não é errada ❤️

  2. Wanila  em janeiro 19, 2016

    Amei tanto esse post! <3 Também vi isso no facebook e pensei a mesma coisa. É com ações simples assim que a gente vai mudando.

    • Maki  em janeiro 20, 2016

      É mesmo! E mudando pensamentos assim, a gente muda o mundo <3

  3. KARINE  em janeiro 19, 2016

    Muito bom seu post, Maki (como sempre, haha). Ainda não tinha lido isso sobre agradecer ao invés de se desculpar, e realmente tem sentido. Vou tentar adotar pra minha vida <3

    • Maki  em janeiro 20, 2016

      Não é? Eu andei pensando nisso hoje (até vi essa tirinha de novo no Tumblr sem querer!) e é uma ótima ideia pra tirar essa ideia da mente.

  4. Mariana Santos  em janeiro 19, 2016

    Amei o seu texto! Preciso me acostumar a pensar assim, sempre acho que estou incomodando ou atrapalhando os outros, e tenho muita ansiedade por conta disso. vou guardar o texto para ler sempre que precisar me lembrar disso <3

    • Maki  em janeiro 20, 2016

      Oi, Mariana!
      Isso, é um treino! Acredite que você não incomoda em nada! Você é incrível!
      <3