cotidiano

Outro dia eu estava doida atrás de um jeito de melhorar a minha produtividade e aproveitar melhor o meu tempo. Trabalhar de casa, como eu comentei, pode ser um caso de amor e ódio, e eu estava brigando com o relógio para cumprir o que eu precisava.

método-pomodoro

Daí eu tive uma ideia: há um bom tempo, eu li sobre o Método (ou Técnica) Pomodoro de produtividade, e decidi tentar aplicá-lo novamente para trabalhar com mais foco.

‘Mas, Maki, o que é o Método Pomodoro?’

Eu explico.

Essa técnica de gerenciamento foi criada por Francesco Cirillo no final dos anos 1980, e me chamou a atenção porque é muito, muito, simples. Basicamente, você precisa manter o foco em uma única tarefa por 25 minutos, antes de tirar um intervalo de 5 minutos. A cada quatro períodos de 25, você faz uma pausa maior, de 15, e assim por diante.

Não importa a tarefa. Eu, normalmente, escolho uma das matérias que eu tenho para entregar para redigir e me comprometo a passar 25 minutos nela. Para ajudar, eu baixei um aplicativo para o celular que chama ClearFocus (para Android) que funciona nesse sistema e calcula exatamente o tempo.

Ao final desse bloco, eu tiro um intervalo de 5 minutos e aproveito para checar as redes sociais (se for o caso), ir ao banheiro, tomar uma água, alongar um pouco. Paro totalmente de trabalhar para dar um descanso mesmo para o cérebro. Se chego a completar 4 Pomodoros, tiro um intervalo maior e depois retomo.

O objetivo é justamente evitar distrações e o legal você entrar no modo imersão total, sem sair nem um milímetro daquela tarefa. Eu costumo fechar todas as páginas do navegador que não sejam relacionadas ao trabalho e só abro nos intervalos. Se lembro de alguma coisa que tenho que fazer ou outra tarefa a cumprir, anoto na agenda e continuo focada.

Simples, né? E me ajudou MUITO! Eu fiquei bem mais ‘rápida’, porque não me distraio com outras coisas, termino as tarefas num horário mais aceitável e tenho mais tempo para dedicar a outras coisas. Até para o blog eu comecei a usar e tem tido um resultado ótimo, porque eu vou muito distraída mesmo. Saca o cãozinho de UP?

ESQUILO!

Você usa algum método desses para ajudar? Tem alguma outra dica para me dar? Conta aí!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!