cotidiano

bom, acho que tá todo mundo tentando entender como ter uma rotina de trabalho esses dias, né? trabalhar de casa sempre foi uma coisa comum pra mim – eu sempre trabalhei muito além dos estágios e empregos e precisei me adaptar a essa dinâmica.

rotina de trabalho

não que trabalhar demais seja o ideal, muito menos incentivado – pelo menos, por mim.

mas, voltando ao assunto, ter uma rotina de trabalho é tão importante quanto qualquer outra. é ela que te ajuda a não perder de vista o que você precisa fazer e evitar o desgaste. se tem uma coisa que a gente precisa ficar sempre atento, em qualquer momento da vida, é no nosso nível de desconforto com as coisas – e isso não é diferente quando se fala em trabalho.

então, vamos lá:

o básico de uma rotina de trabalho

se você perceber, tanto nos posts sobre rotina da manhã, quanto de rotina da noite, eu falo que você já tem uma rotina, um jeito que você faz as coisas. por isso que eu acredito muito que você não tem que implementar nada do zero, mas adaptar ao que você já faz.

com o trabalho é a mesma coisa. se essa é a sua primeira vez trabalhando de casa ou se você já faz isso há anos e quer entender como melhorar a dinâmica, o primeiro passo tem sempre que ser a observação. passa um ou dois dias olhando pra maneira como você faz as coisas, anota tudo num papel e, depois, considera o que precisa mudar.

pra mim, a melhor maneira de fazer isso é estabelecendo horários. eu sento no computador às 09h30 da manhã pra começar a minha própria rotina de trabalho. e, via de regra, paro às 19h, mesmo que seja para fazer uma pausa de uma hora e voltar depois.

por isso, a minha primeira dica pra quem tá tentando construir ou melhorar a sua forma de trabalhar de casa é estabelecendo horários pra começar e pra terminar. isso vai ajudar você a ter uma noção do tempo que tem disponível para fazer as tarefas, o que ajuda na priorização e na famigerada ~gestão do tempo~.

então, pra você ter uma ideia, o meu dia de trabalho funciona assim:

  • 09h30: sento no computador e me atualizo, olho e-mails, respondo mensagens, listo as tarefas do dia no bullet journal e separo o meu dia em blocos (mais sobre isso ali embaixo);
  • 10h: começo as tarefas do dia;
  • 12h: almoço;
  • 13h: volto pras tarefas do dia;
  • 16h30: pausa de 30 min pra descansar;
  • 19h: hora de jantar.

vale falar aqui que isso é só uma base. é claro que tem dias que varia! tem dias que almoço mais tarde porque tive uma reunião, ou faço a pausa mais tarde pelo mesmo motivo. mas eu tento seguir esses horários mais pra ter uma ideia de como separar o meu dia segundo as prioridades.

a dica dos blocos de tempo

eu comentei no Instagram que há um tempo tentei usar os incríveis calendários em blocos da Bru Miranda (amiga queridíssima e que faz um trabalho maravilhoso). eu não me adaptei porque tenho muita dificuldade de usar um calendário online pra me organizar, as coisas funcionam melhor no papel pra mim.

mas, de umas semanas pra cá, até pra me ajudar a ficar um pouco mais focada e menos distraída com as redes sociais (eu tava gastando muito tempo no Instagram e no Twitter), eu comecei a separar os dias em blocos de tempo, pensando em cada tarefa.

considerando uma situação hipotética, ficaria mais ou menos assim:

09h30 – 10h: checar e-mails e responder mensagens
10h-11h30: revisar anotações da reunião de alinhamento
11h30 – 12h: agendar postagens redes sociais
12H-13h: almoço

… e assim por diante. deu pra entender, né? considerando a tarefa, eu penso no tanto de tempo que levo pra cumprir e assim vai. eu gosto de fazer esse esquema nessa primeira hora inicial do dia, assim separo os horários segundo a demanda. pra mim, essa divisão em blocos mais freestyle funciona melhor.

ah, uma coisa bem importante: fazer pausas também entra nesse planejamento. na verdade, é tão importante quanto qualquer outra coisa, sabia? por isso que eu uso o Método Pomodoro dentro de cada bloco (assim, tenho pequenas pausinhas pra levantar, ir ao banheiro, etc.), e faço uma pausa grande de tarde pra passar um tempinho longe do computador.

escolha as suas ferramentas

tem coisas que eu uso no meu dia que são bem importantes pra me ajudar a manter essa rotina o mais próximo do ideal. são as tais ferramentas de organização. e eu tenho as minhas preferidas. são elas:

  • bullet journal: pra fazer a lista de tarefas do dia;
  • Evernote: pra fazer anotações/ montar os blocos de tempo do dia

pronto! é isso! não é muita coisa, né? mas costuma ser o suficiente pra eu fazer o que preciso durante o dia e não me embananar com prazos e outras coisas que tenho que fazer.

bom, daí, entra uma outra diquinha essencial se você não sabe por onde começar. que é: faça listas. se você tá cheia de coisa, não sabe como equilibrar o seu dia de trabalho com as coisas que tem pra fazer em casa, coloca tudo no papel, no formato de lista. daí, você consegue olhar com mais calma o que é prioridade, entende?

é a melhor coisa que você pode fazer por você ❤️

a questão da intenção

eu também contei lá nos Stories dessa semana sobre uma conversa que eu tive e que me deu um novo entendimento das coisas. a Joana me falou sobre como a procrastinação não existe, é tudo uma questão de onde você tá investindo a sua energia.

tem cinco anos também que eu estudo na Coexiste, e acho que isso também me ajudou a entender melhor o que ela tá querendo dizer, já que olhar pro que eu penso e sinto é uma prática diária pra mim. uma das coisas que eu aprendi lá é que não existe vazio de foco. ou seja, você tá sempre focada em alguma coisa, mesmo que não seja onde você acha que deveria estar.

somando as duas coisas, eu meio que tive um estalo, sabe? e comecei a ficar mais atenta em onde a minha mente tava indo a cada hora do dia. antes de fazer uma tarefa, eu checo comigo mesma como eu tô, o que eu to sentindo, e se isso tá alinhado com o que precisa ser feito. se eu percebo que não tá, eu só vou pra outra tarefa e depois eu volto.

e tudo bem, sabe? tem dias que fazer essa distinção é mais fácil. tem outros que é mais difícil. às vezes, voltar o foco pra tarefa é simples. outras eu preciso só fazer uma pausa pra recarregar as energias.

mas ficar de olho no que eu to sentindo e pensando é essencial pra tornar esse processo menos doloroso, sabe? porque, no fim, não é que eu to procrastinando, eu só com o foco em outro lugar. e tudo bem. eu tenho capacidade de colocar o foco onde quiser, não preciso ficar de mal de mim por causa disso, entende?

vamos pro resumo?

então, chegou aquele momento. como faz pra gente montar uma rotina de trabalho que seja legal pra gente?

  • pensar em horários pra começar e terminar de trabalhar;
  • fazer uma lista com as suas tarefas e ver quais são as prioridades;
  • não esquecer de fazer pausas durante o dia;
  • procurar entender onde tá a sua mente e a sua energia antes de fazer cada coisinha.

pronto! daí, claro, a Adri me ajudou a fazer mais um planner muito legal que vai ajudar a gente a olhar tudo isso mais de perto. tá a coisa mais linda do mundo e eu to apaixonada por ele. olha só:

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planner rotina de trabalho

eu espero, de coração, que ajude você a olhar pro seu dia de uma forma mais tranquila, sabe? e que esses conteúdos todos que eu tenho colocado por aqui (e não só o de hoje), sejam úteis pra você ter mais alegria na sua rotina!

me conta o que você achou nos comentários? vou adorar saber!

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Escrito pelaMaki
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6 Comentários
  1. Lary Zorzenone  em junho 14, 2020

    Olá
    Eu adoro todos os seus posts aqui do blog, mas esses com as dicas durante a quarentena tem me ajudado muito. Eu ando tendo dificuldades em definir horários pra mim. Eu sou uma pessoa bastante focada, mas ando muito dispersa, não sei. Vou tentar analisar melhor os horários que estou mais produtiva.

    Vidas em Preto e Branco

    • Maki  em junho 28, 2020

      oi, Lary!
      não esquece do contexto, tá? muitas vezes, a sua falta de foco tem a ver com um medo em relação a tudo o que tá acontecendo. dá um passinho pra trás e cuida de você também ❤️

  2. Priscila  em maio 26, 2020

    Oi Maki!

    que post delicinha e proveitoso viu! obrigada por tê-lo escrito e compartilhado! eu já havia trabalhado em homeoffice antes mas nunca por um tempo tão prolongado, e tem sido um ajuste importante para mim e minha família. Alguns dias fluem maravilhosamente, outros são caóticos, tentando equilibrar as necessidades e ritmos da família, meus e dos animais (2 gatiíneos) e as atividades de trabalho e gestão da casa. Seu post me ajudou a sair do modo “pressão – tenho que dar conta de tudo o tempo todo” e entender como conciliar minhas janelas de tempo e energia e as atividades, aceitando que é preciso flexibilizar e ser mais compassiva – comigo e com quem está perto de mim.
    Obrigada por escrever viu! Te acompanho sempre e o desancorando é uma nuvem de carinho e quentinho no coração 🙂 vamos seguir escrevendo e tomando chá! abraço 🙂

    • Maki  em junho 01, 2020

      Pri, eu amei esse comentário! brigada mesmo <3
      e fico muuuuuuuito contente que o post te ajudou a olhar pro dia de uma forma diferente. esse é o objetivo mesmo!então, missão cumprida!
      brigada pelo apoio, de coração! seguimos com nossas xícaras de chá e palavras bonitas!

  3. Rafaela Ribeiro  em maio 25, 2020

    Lista de prioridades em tempos como esse que estamos vivendo sempre funciona do lado de cá!

    • Maki  em junho 01, 2020

      siiiim! aqui também, Rafa!