cotidiano

Tem horas que parece impossível ficar motivada com o trabalho. Eu sei porque eu mesma já passei por fases que queria fazer de tudo, menos trabalhar. Qualquer coisa parecia mais interessante do que isso (mas quando eu tentava fazer qualquer outra coisa, a falta de empolgação era mesma).

Alguns dias, o Word parecia rir de mim, essa página em branco que ficava me encarando de volta como se dissesse ‘DU-VI-DO você conseguir escrever qualquer coisa que preste hoje’. E, claro, nunca dava certo.

3 formas de se sentir motivada no trabalho

Acontece que eu percebi que estava procurando a motivação no lugar errado. Era o ‘fazer’ que tinha que ser legal e não a minha sensação em relação a isso. Entende?

Não existe uma fórmula pronta pra melhorar a falta de motivação, porém, existem algumas coisas que você pode olhar como uma forma de mudar essa ideia:

  1. Procure a motivação em você

É muito fácil a gente esperar que o trabalho seja incrível e, quando não é, culpar o job que não acaba nunca ou o cliente chato pela nossa falta de motivação. Mais importante do que qualquer coisa, a gente tem que se perguntar: o que eu quero entregar com essa tarefa? Não no sentido físico – um projeto de casa, uma receita médica, o que seja – mas no que diz respeito as sensações.

Você quer que a pessoa que lê o texto sinta que ela tá entediada, sem saco? Pois saiba que é isso que vai acontecer se você escrever desse lugar (beijos, eu brigo com isso todo dia!). Pense na sensação que você quer entregar e as coisas fluem muito melhor, eu garanto! Assim você não coloca as suas expectativas em cima do que está do lado de fora. Só não vale confundir essa busca com pressão e achar que você tem que fazer tudo pra conseguir isso, ok? É um exercício de autorreflexão e introspecção.

  1. Na dúvida: pergunte

Quem está naquela fase do pré-vestibular com certeza deve pensar MUITO sobre esse tópico, mas ele vale para qualquer pessoa em qualquer fase da vida. O que você quer fazer? Você quer ser médico? Ok, mas você sabe o que um médico faz, como é a sua rotina? Não deixe pedra sem desvirar, pesquise muito e pense, de verdade, se a profissão ou o trampo que você vai fazer é algo que vai ser bacana pra você, que você vai gostar.

De nada ajuda ou adianta você escolher um trampo pelo ‘glamour’ da coisa, mas não ter uma ideia certa de como a profissão funciona no dia a dia, saca?

  1. Foque nas pequenas tarefas

Quando você tem uma pilha de coisas pra fazer – e o seu trabalho já não é daqueles que te faz pular de alegria – a melhor coisa fazer é focar em uma tarefa por vez. Não pense no todo. Usando a minha profissão como exemplo, se eu tenho que fazer uma matéria de 10 mil toques sobre economia (um assunto que eu não gosto), é mais proveitoso se eu dividi-la em várias pequenas tarefas. Pode ser assim: 1) ler X textos sobre o tema; 2) escolher fontes para entrevista; 3) definir as perguntas da entrevista; 4) entrevistar uma das fontes; 5) entrevistar a outra fonte; 6) transcrever as entrevistas; 7) começar a escrever o texto.

Pra mim, é muito mais fácil ‘ler sobre o tema X’ do que ‘escrever uma matéria de economia – AI-MEU-DEUS-QUE-SACO-EU-ODEIO-ECONOMIA-NÃO-QUERO-FAZER-ISSO’. Saca? Pense em pequenas tarefas que resultam no todo.

Muitas vezes, as pessoas acham que a saída pra falta de motivação está em mudar de trabalho ou de profissão. E pode até ser que isso ajude por um tempo. Mas o mais importante é você olhar pra dentro, e descobrir dentro de você o que você que você quer passar para frente. Se a motivação vem de dentro, de uma sensação que você quer entregar pra quem recebe o resultado do seu trabalho, então tudo já fica muito mais fácil! Tem que ser divertido, entende?

O que você faz para se motivar no trabalho?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
4 Comentários
  1. Aline  em abril 01, 2016

    Oi Maki,

    Adorei as “técnicas” que você usa para se sentir motivada e eu concordo que qualquer coisa vai parecer mais interessante do que terminar uma tarefa, imagino como seja difícil para você que trabalha em casa…
    Eu trabalho em uma indústria petroquímica e algumas vezes dá uma desanimada (como em qualquer trabalho), eu tento enxergar o que faço como parte de algo maior e então entendo a importância daquela partezinha que sou eu naquele todo. Isso me motiva a fazer o meu melhor sempre!

    Beijo grande!

    • Maki  em abril 01, 2016

      Oi, Aline!
      Pois é, trabalhar em casa é um convite pra se distrair o tempo todo e focar em qualquer coisa que não seja o trabalho! Por isso é tão importante focar na sensação!
      Ah, que dica ótima! Se ver como parte do todo é ótimo, você percebe a sua própria importância e como o trabalho precisa de você pra correr bem!
      Beijos!

      • Aline  em abril 02, 2016

        Pois é, quando eu estava fazendo meu TCC, até assistir Domingo Legal parecia melhor do que digitar minha monografia :/
        Esse pensamento funciona bem, principalmente para aqueles dias em que a gente acha que tanto faz se fizermos essa ou aquela coisa. Não, tudo é importante sempre 🙂
        Beijos

        • Maki  em abril 04, 2016

          Conheço bem essa sensação! Mas garanto que tudo que você faz com uma sensação verdadeira, gostosa, é importante ♥