cotidiano

Você acredita na morte? Pra você, o que é a morte? É o oposto da vida? Ou do nascimento? Pensar na morte, é um problema para você?

Pergunto isso porquê, há umas duas semanas, eu pensei na morte. O pensamento veio tão forte que eu levei um susto. Foi como um soco na cara, o primeiro em muito tempo. Pensei exatamente na forma como eu morreria – ou seja, eu pensei em suicídio. Senti o coração acelerar, as palmas das mãos gelarem, a respiração ficar ofegante. Isso me causou medo. Um baita medo, diga-se de passagem.

Até parece que eu não pensei nisso 24 horas por dia por um ano inteiro.

tudo bem pensar na morte

Mas a questão que eu quero levantar aqui é: o que a morte significa para você? Eu estou aprendendo e entendendo que a morte não passa de uma ideia na nossa mente, nada mais, nada menos. Então, por que temer uma ideia? Parece besta, não é? É como ficar apavorada com barulhos que você escuta à noite, mas se recusa a acender a luz e ver que não passa de um galho batendo na janela.

Quando esse pensamento veio – e eu senti medo – fui correndo buscar ajuda, e entendi que não tem problema nenhum em pensar na morte, o ‘problema‘ (que não é exatamente um problema) é o significado que eu dou pra ela.

Se eu considero a morte o oposto da vida, o fim de tudo, então, pensar nela é realmente algo assustador e pode até parecer como a ‘solução para todos os problemas‘. Porém,eu acho muita arrogância pensar que a nossa Vida dura apenas uma média de 75 anos e depois é o fim para todo o sempre.

Então, chame de reencarnação, de vidas passadas e futuras, o que seja, mas se essa Vida que nós temos agora não é finita, não tem um fim, se de alguma forma, a gente volta pro mundo, então a morte é mesmo o fim da linha? Ou só o game over daquilo que a gente chama de vida, antes de recomeçar a fase do zero?

Se for isso mesmo – e eu acredito que é – então morrer perde o significado. Perde o peso. Por que eu vou me preocupar com algo que não é real? Por que eu vou direcionar tudo o que eu faço pensando que a qualquer momento eu posso simplesmente sumir da existência por motivos podem parecer bestas?

Sendo assim, tudo bem pensar na morte. É só um pensamento, uma ideia. Não muda nada. Eu continuo sendo como sempre fui, mesmo pensando sobre isso. Eu continuo sendo igual ao momento que fui criada.

Claro, não sou ingênua de acreditar que todo mundo pensa da mesma maneira – eu ainda estou aprendendo sobre a Verdade da Vida -, por isso mesmo, vale o reforço: se você acha que esses pensamentos estão te atormentando, e a ideia de cometer suicídio aparece cada vez com mais frequência e você não consegue bloqueá-la, peça ajuda.

Não tem problema em falar com alguém sobre isso. Se for o caso, me manda um email, eu juro que sei o que você está passando e, pelo menos, a gente se ajuda. E não sinta vergonha em pedir ajuda a um profissional. Eles, com certeza, vão saber a melhor forma de te ajudar.

Mas, se eu posso deixar um pensamento bacana para mostrar que pensar na mostre não importa é ok, aqui vai: a morte não muda quem você é. Incrível. Perfeita. Eterna. E feita de amor. 

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
2 Comentários
  1. Chell  em dezembro 14, 2015

    Eu penso, e penso demais, por isso tenho algumas crises de panico. Fiquei até receosa de ler seu post. =( mas é a vida.

    • Maki  em dezembro 14, 2015

      Chell, acredite, eu sem bem do que você está falando. Mas ó, não fica receosa não. Tá tudo bem. É só um pensamento. E se precisar de alguma coisa, estamos aí 🙂