inspiração

Todo mundo está careca de saber que de tempos em tempos, alguma coisa – seja uma tendência, uma música ou um filme – praticamente prega a atenção de todo mundo num mesmo lugar (ou, no caso, nessa mesma coisa) e é praticamente impossível você não ter (ou não querer ter) alguma relação com isso.

porque-não-fazer-o-armário-cápsula

Com o armário cápsula é a mesma coisa. Acho que é um pouco aquela história do ‘quero comprar um carro vermelho’ e de repente você vê 30 mil carros vermelhos pelas ruas de São Paulo. É quase um imã inconsciente. E parece que todo mundo quer saber do tal armário cápsula, todo mundo quer fazer.

Mas, vamos à uma informação importantíssima sobre o tal armário cápsula: VOCÊ NÃO É OBRIGADA A FAZER.

Ufa, pronto. Desculpa, mas eu precisava falar. É verdade, você, nem ninguém, é obrigada a fazer o armário cápsula só porque fulana está fazendo, blogueira X está fazendo, porque ciclana disse que é legal. Ok?

Ok. Então vamos em frente: dito tudo isso, pensei em alguns motivos para NÃO fazer um armário cápsula e porque algumas pessoas podem não se adaptar a esse tipo de projeto.

1.Você arruma o seu armário periodicamente
Você é dessas que a cada seis meses tira tudo do armário, pensa bem no que vai ficar e não vai ficar, doa uma montanha de roupas e vende algumas outras online? Pois bem, talvez o armário cápsula não seja necessário para você. E o motivo é simples: se você faz essas limpezas periódicas, então você já conhece bem o que tem no seu armário, o que saiu, o que você precisa… Esse, aliás, é um hábito que eu acho que todo mundo deveria adotar, porque é ótimo para renovar as energias!

2.Você conhece muito bem o seu estilo
Eu comecei a fazer o AC por dois motivos: 1) queria consumir de maneira mais consciente e 2) queria entender melhor o meu estilo. Fazer numa planilha que pesasse a minha rotina, o que eu gosto de usar e realmente refletir sobre a imagem que eu queria passar foi muito legal para conhecer mais sobre mim mesma. Se você já tem tudo isso muito bem definido, então não tem porque limitar e/ou repensar muito, entende?

porque-não-fazer-o-armário-cápsula-2

3.Você tem hábitos de consumo saudáveis
Eu nunca fui de sair loucamente comprando tudo o que via pela minha frente. Mas, sim, eu comprava muita coisa errada. Daí o armário cápsula me ajudou a pensar melhor no que comprar e como comprar. Caso você seja o tipo de pessoa que sabe muito bem o que compra e porque compra, então, tá tudo certo!

Agora, ó, vem cá, senta aqui do meu ladinho e entende uma coisa: isso quer dizer que se você não se encaixa em nenhum desses três itens você TEM QUE fazer o armário cápsula? NÃO! Não tem. Fica tranquila, tá tudo bem. Você faz o que você bem entender com o seu armário e as suas roupas. O armário cápsula é só um jeito diferente de pensar o seu estilo e os seus hábitos como consumidora, sabe? Mas ninguém é obrigado a nada!

É isso! Você teria algum outro item para acrescentar à lista? Não adotou o armário cápsula? Me conta nos comentários!

Follow my blog with Bloglovin

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
6 Comentários
  1. Kálien  em novembro 15, 2015

    Pior é ver que eu já faço tudo isso.
    Porem tenho proporções erradas de roupas, coisas que não combinam, e me faltam roupas pra trabalhar. To seguindo o conceito de capsula para poder trabalhar bem vestida e saber que tenho sim o que vestir

    • Maki  em novembro 16, 2015

      Káilen, tudo bom?
      Entendo bem isso de proporção. Vale muito pensar na ‘regra’: três partes de cima (blusas, camisas, etc) para uma parte de baixo (saia, calça). Com certeza vale a pena seguir o conceito pra você entender melhor o que tem no guarda-roupa!

  2. Caroline Camargo  em setembro 16, 2015

    Oi Marcela! Não sigo essas tendências mas adoro experimentar a vida com menos, mais leve, e até fiquei interessada. Não implantei o conceito de cápsula mas sua matéria me motivou a limpar e arrumar o armário agora que está chegando o fim do verão aqui em NY. Já estava louca querendo comprar peças de outono e achando que eu não tinha nada!! Por fim descobri várias combinações e peças com a etiqueta!!😁😁 O próximo passo é deixar uma amiga consultora de imagem dar umas dicas também. Ela deu de presente pra minha filha e a mudança foi imediata. Até análise de cores ela fez. Enfim, valeu a dica! 😊👊🏼 Um abraço

    • Maki  em setembro 16, 2015

      Oi, Caroline!
      Que legal saber disso! É sempre bom a gente dar aquela boa e velha arrumada no armário, porque a gente esquece muito o que tem por lá e acaba só usando um número limitado de coisas! O mais bacana não é nem você adotar o tal armário cápsula, mas sim pensar de uma forma otimizada para você como o que você tem no armário pode funcionar a seu favor!
      Beijos!

  3. Bessie B.  em setembro 15, 2015

    O povo realmente foi na onda e nem sei se foi muito inteligente…. Acho que pode ser uma medida muito bacana, mas temporariamente, para se educar e tudo mais. eu sou dessas que faz limpa constante no armário, então não sinto essa vontade. Até pq não tenho taaantas peças assim para considerar a ideia de minimizar meu guarda roupa.

    • Maki  em setembro 15, 2015

      É, então. Eu também acho que o pessoal vai muito na hype e não pensa exatamente se aquilo seria realmente legal para eles sabe? Eu sempre fazia essas limpezas, mas comprava muito mal. Isso tem me ajudado bastante a pensar melhor o que eu compro e como essa peça nova se encaixa no meu guarda-roupa.