inspiração

Há muito tempo, eu li Madame Charme, um livro que, na minha opinião, é ótimo, escrito por Jennifer L. Scott, e que, basicamente, conta os segredos de estilo e etiqueta das mulheres francesas. A autora contou na obra, com detalhes, sobre o estilo minimalista dessas mulheres e principalmente, como elas tinham guarda-roupas minúsculos apenas com o necessário e tudo super de acordo com o seu estilo pessoal (algo que eu provei quando morei lá na França).

A Jennifer ainda explicou que esse guarda-roupa clássico francês tem só 10 peças (!) e que ela mesma adotou esse micro-closet e viveu muito bem com ele, diga-se de passagem. Na época eu super quis aderir a ideia, mas acabei não indo adiante por achá-la radical demais.

como montar um armário cápsula

 

Daí que há algumas semanas, a Gabi, do ótimo Teoria Criativa, fez um post falando sobre como montar o armário-cápsula, um conceito que ela viu no blog Unfancy sobre um guarda-roupa com apenas 37 peças. Fiquei tão inspirada que passei o resto do dia lendo tudo sobre a ideia na página da Caroline. E, logo em seguida, comecei a colocar em prática.

Quero muito comentar a evolução desse projeto por aqui, mas ainda preciso mexer no meu armário mais um pouco antes dele entrar mesmo no conceito de cabeça (já adianto que é bem difícil), mas como a Caroline e a própria Gabi, queria dividir algumas dicas para adotar esse estilo de vida (porque é bem isso mesmo!) e como você pode montar o seu armário cápsula.

1.Tenha tempo
Tenha em mente que não tem como pensar em fazer isso nas duas horas livres que você tem entre o fim do expediente e o curso de línguas (ou o jantar com os amigos, ou aquela festa, ou o que quer que seja). Separe um dia para fazer isso. Pode parecer exagerado, mas uma arrumação dessas demanda paciência e carinho.

2.Esvazie o guarda-roupa
E quando eu digo esvazie, eu quero dizer tire TUDO MESMO de lá de dentro! Nada de esvaziar uma gaveta por vez. Tire tudo para ter a ideia do espaço com o qual você trabalha. Nunca esqueci uma coisa que eu li no Vista O Que Você É, das meninas do Oficina de Estilo, que diz que roupas precisam respirar e ter espaço no armário. Se você é parecida comigo, com certeza tem muitas peças no closet e elas estão meio amontoadas ali dentro. Por isso, tirar absolutamente tudo dali é uma forma perfeita não só de deixar essa noção em mente, como também já organizar (e limpar!) tudo de uma vez.

3.Analise cada peça com carinho
Não importa se você vai começar primeiro pelos casacos, saias ou vestidos. O importante é pegar aquela peça e analisar muito bem o que você sente quando olha para ela, quando veste, se ela cai bem, se está com algum defeitinho por uso, se desbotou com o tempo… Eu sempre me faço a seguinte pergunta: ‘Eu usei essa peça há menos de um ano?‘. Se a resposta for ‘não‘, ela automaticamente vai para a pilha de doações ou para jogar fora, caso não esteja em condições de ser repassada. Lendo os posts da Gabi e da Caroline, aprendi também a perguntar: ‘Eu amo essa peça?‘ e, de novo, se a resposta for ‘não‘, é tchau e bença!

4.Faça quatro pilhas
Uma pilha de peças que ama e que vão voltar para o armário, uma para doar, outra para jogar fora e outra ainda para peças da estação oposta que não serão usadas no momento (tipo, guardar as roupas de verão se é inverno, etc) – essa última dica é super tirada do Unfancy e eu achei mara!

5.Pense em combinações
Outra dica preciosa que aprendi com o livro da e da Cris do Oficina: pense nas combinações. Acha que diminuir o guarda-roupa para 37 peças é radical demais? Pense assim: cada parte de baixo (uma calça, por exemplo) tem que combinar com pelo menos três partes de cima. Nessa lógica você já tem quatro looks diferentes com bem menos peças! E, claro que os acessórios não contam, então, dá pra variar bem.

6.Faça um planejamento de compras
Você seguiu todos os passo e aí percebeu que tem pouquíssimas peças de inverno que realmente você ama. E agora? Só porque você adotou um armário cápsula não pode nunca mais comprar? Claro que não! Você pode planejar para adquirir o que falta ou que você acha que precisa. Mas sempre lembrando da pergunta: ‘eu AMO essa peça e quero usá-la o tempo todo?‘. De nada adianta passar por todo esse processo e depois comprar roupas que você não vai usar e vão acumular de novo, né? Nesse caso, vale também fixar um orçamento para essa renovação.

7.Mentalize a palavra-chave: rotatividade
Como a Caroline explica, cada estação dura só três meses, então é interessante depois desse espaço de tempo sentar, olhar o guarda-roupa de novo, tirar o que não está mais na estação e reprogramar compras. É, realmente, um ciclo. A cada três meses o ciclo fecha e você precisa ‘recomeçar‘.

Ainda estou organizando o meu guarda-roupa (era pra eu ter terminado antes do inverno começar oficialmente, mas me enrolei) e adotando essas ideias, mas já estou bem feliz com o que fiz até agora. Estou contente com tudo o que tenho no armário e tentando explorar bem mais as combinações (os posts de Look da Maki me ajudam/vão ajudar muito com isso!).

Gosta da ideia? O que acha de ter um armário com um número limitado de peças? 

 

 

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
26 Comentários
  1. Sandra B. C.MENEZES  em setembro 18, 2018

    Adorei a ideia muito top , vou me preparar psicologicamente e vou conseguir me desapegar das roupas que quse não uso.por N motivos.PARABÉNS !!!!!

  2. Patrícia Gusso  em agosto 05, 2018

    Gente, que coincidência! Fiz meu armário cápsula ontem e tem exatamente essas duas peças da foto nele! Essa mesma blusinha da forever e essa mesma Melissa!!! Chocada!

    • Maki  em agosto 07, 2018

      ahahahahaha transmissão de pensamento! (ou seria de roupas?)

  3. Fernanda  em março 30, 2018

    Sempre tento fazer um guarda roupa cápsula, mas sempre quando vou arrumar achando que vou usar tudo que tenho e acabo não usando. O que devo fazer?

    • Maki  em abril 03, 2018

      coloca as roupas que você ‘acha que vai usar’ numa mala. se você não usar depois de um tempo, então elas não tem espaço mesmo no seu armário, e é melhor doá-las ou vendê-las ♥

  4. Euramir Saraiva  em março 26, 2018

    Legal,vou tentar me organizar!

  5. Camille  em dezembro 05, 2017

    Ooi,eu sei que o blog ja foi postado a muito tempo mas eu tenho uma dúvida. Para quem ja tem mais ou menos 40 peças de roupa e nunca separa por estação,quais peças indicaria que eu comprasse para deixar o armário mais simples e eficaz o possivel?Meu estilo é esportivo,tudo da certo em mim! Bjos e espero que veja.❤❤

    • Maki  em dezembro 06, 2017

      oi, Camille! olha, eu acho difícil dar indicações assim… você precisa ver o que você precisa e o que você sente que está faltando no seu armário! a minha sugestão é você rever o que tem no armário e fazer um balanço do que ainda precisa, porque aí você tem uma noção melhor, entende? é melhor do que eu te dizer peças de roupa aleatórias que eu acho que você precisa ahaha

    • Catarine Daros  em dezembro 30, 2017

      Oi Maki! Então o que pode te ajudar é dar uma olhada em vídeos ou posts sobre peças chaves fundamentais em um guarda roupa, partindo daí vc já tem uma noção. Vc tbm tem que ter em mente quantas peças vc quer ter no seu guarda roupa cápsula, pq cada cápsula pode abranger um aspecto da sua vida, tipo trabalho, lazer e etc. Outra dica é escolher cores neutras e modelagem que combinem com diversos estilos. Espero ter ajudado.

  6. Adriana  em novembro 20, 2017

    Vamos lá….o armário cápsula consiste em 37 – 45 peças por estação? ou para verão e inverno? Sendo assim, estaríamos falando de ~90 peças pro ano?

    • Maki  em novembro 21, 2017

      oi, Adriana! olha só, o conceito original é esse de 37 peças, mas eu acho que você não precisa se prender nos números. pense empeças que são essenciais pra você e que você gosta muito, só o que você sabe que é necessário para ter um armário que você goste, que seja prático e que se adeque ao seu estilo de vida ♥

  7. Liliane  em junho 01, 2016

    amei este post, Maki!

    Vou experimentar viver um estilo de vida mais simples, com certeza o guarda-roupa vai ser o primeiro a entrar na lista de mudanças!!!

    Bjoo

    • Maki  em junho 01, 2016

      Oi, Liliane!
      Pensar sobre essas mudanças é sempre bom, mas tenha certeza que elas te levam pra mais perto de quem você é de verdade, ok? ♥

  8. Jussara brusolati  em fevereiro 23, 2016

    QUAIS SÃO AS PEÇAS QUE PRECISO PARA ANOVA ESTAÇÃO (OUTONO/ INVERNO)

    • Maki  em fevereiro 24, 2016

      Oi, Jussara!
      Então, isso depende muito do seu estilo e do seu gosto pessoal. Não existe uma regra 🙂

  9. Jussara brusolati  em fevereiro 23, 2016

    quero adotar este no estilo.
    preciso de ajuda!
    pode me ajudar?

    • Maki  em fevereiro 24, 2016

      Oi, Jussara, tudo bom?
      Qual a sua dúvida sobre o armário cápsula?
      Beijos!

  10. Humberto santos  em fevereiro 14, 2016

    Gosto e ja fiz um é facil e economico

    • Maki  em fevereiro 15, 2016

      Oi, Humberto! É muito fácil e econômico mesmo! Concordo com você!

  11. Rafaela  em outubro 06, 2015

    Oi, Maki! Conheci teu blog através do grupo da Loma e adorei tudo <3

    Desde o ano passado estou passando por uma fase de desapego geral. é incrível como a vida fica mais bonita e organizada quando focamos no essencial. meu próximo passo é me desfazer completamente de roupas que não uso com frequência (tirando vestidos de festa), por isso adorei as dicas do post! Não conhecia o livro do oficina de estilo, vou buscar para ler 🙂

    Beijos!

    • Maki  em outubro 06, 2015

      Oi, Rafaela!
      Poxa, que legal que você gostou, fico feliz!
      Então, o livro delas é super legal! Não fala de armário cápsula exatamente, mas tem muuuuito a ver com o conceito geral. Fora que tem umas dicas de styling que dão bem interessantes!
      Beijos!

  12. Fernanda  em setembro 11, 2015

    Ola! Adorei a ideia das 37 peças apenas. Aos pouquinhos estou tentando me desapegar daquilo que não uso a mais de 1 ano (e nem pretendo voltar a usar) e aproveitando pra fazer uma graninha com um brechó online. Entretanto, meu objetivo era ter isso: poucas peças, coisas clássicas e muitas combinaçoes possiveis. E agora descobri como se chama “Guarda-roupa capsula”!! ADorei! só resta entrar de cabeça na mudança e com as tuas dicas vai ser ainda mais facil! bjos e obrigada pelas 7 dicas.

    • Maki  em setembro 11, 2015

      Oi, Fernanda, tudo bom?
      Poxa, que legal! É um processo muito bacana mesmo, e eu garanto que vale demais a pena!
      Boa sorte!
      Beijos!

  13. Cristiane  em agosto 18, 2015

    Olha, MAKI, CONHECI HOJE ESSA TÉCNICA NO SEU BLOG, E ESTOU MARAVILHADA. vOU REALMENTE TENTAR.
    mAS POR QUE MUDAR A CADA 3 MESES? pARA NÃO ENJOAR? pARA DAR UMA MUDADA NO VISUAL? oU SÓ A QUESTÃO DO CLIMA MESMO?
    pERGUNTO PQ SOU CARIOCA E ATUALMENTE MORO EM MANAUS, E AQUI NÃO TEM “ESTAÇÕES”. o CLIMA VARIA MUITO POUCO E É CALOR O ANO TODO, COM MÉDIA DE 30º A NO TODO. eNTÃO EU TERIA 4 VERÕES. aINDA NÃO SEI COMO ADAPTAR, MAS VOU PESQUISAR. ACEITO SUGESTÕES, RS.
    BEIJO E PARABÉNS PELO BLOG

    • Maki  em agosto 19, 2015

      Oi, Cristiane, tudo bom?
      Poxa que legal! Faça isso!
      É, a ideia de mudar a cada três meses é, realmente, para acompanhar a mudança das estações. Mas se elas não estão muito bem definidas onde você está, você pode seguir esse período apenas para rever o seu armário a cada três meses e ver se tudo continua de acordo com as suas necessidades e o seu estilo pessoal. Assim você também não se acomoda com aquelas peças e perde de vista o propósito do projeto, entende?
      Beijos!