cotidiano » internet

Todo mês o Rotaroots coloca lá no grupo no Facebook uma lista com Memes e Blogagens Coletivas para quem quiser participar. Como em agosto eu estou fazendo o BEDA, também do Rotaroots, e ideias de posts às vezes me faltavam, decidi também entrar na onda.

5 coisas que não gosto na blogosfera

Você deve ter percebido que o tema de hoje é um tanto quanto ~polêmico~, né? Pois é, é muito fácil apontar o dedo e falar do que não se gosta, mas, como esse é um Meme totalmente opinativo, queria deixar bem claro que tudo o que eu escrevo aqui são opiniões pessoais – afinal, eu não sou dona da verdade – e são apenas coisas que me incomodam no mundo online.

coisa-1Em terra de publipost, CTRL C + CTRL V é o comando de lei. Não sei quantas vezes eu já vi a mesma estrutura de post/tema/publieditorial em pelo menos uns cinco blogs no mesmo dia. Gente, as pessoas pagam as contas com ar? Não, ainda não. Mas isso não quer dizer que todo santo publi tem que ter o mesmo estilão sabe? Sinto falta de conteúdos que sejam identificados como pagos, mas que ainda assim acrescentem alguma coisa pra quem lê e não só faça uma super propaganda de um produto X.

coisa-2SDV, troco like, visita o meu site, etc. Eu poderia ficar um dia inteiro citando comentários que são, pela falta de uma palavra melhor, inúteis mesmo e que não acrescentam nada à discussão. Não é pra fazer barraco, gente, mas falar o que achou legal num look, uma série que você achou mais interessante que a que foi tema do post ou que o autor pode curtir ver, porque você curtiu o assunto X/Y/Z sobre o qual ele escreveu…

coisa,-3Não sei em que momento do universo de blogs as pessoas pararam de agir como amigas umas das outras e, de verdade, indicarem os blogs legais que elas leem. E não só fazer uma listinha com os seus preferidos, mas atualizar, manter em dia, linkar posts dos outros, agir mesmo no estilo sororidade, em que um ajuda o outro a ter alcance e relevância online. Tem espaço pra todo mundo, gente!

coisa-4
Fotos incríveis acrescentam? Óbvio. Elas são necessárias? Mas é claro! Agora, precisa fazer um post com todas as fotos da sua viagem pro Guarujá no final de semana? Não né? Desde que comecei a fazer blogs (láááááááá no começo dos anos 2000) sempre tive a noção de que esse é um espaço para treinar a escrita. Para colocar em palavras o que você pensa ou sente. Ligar isso com fotos maravilhosas é demais, mas acho que tem que ter noção. Eu canso muito de ver 30 imagens num único post. Tem plataformas mais legais para isso (tipo os próprios álbuns do Facebook!).

coisa-5
Olha, eu já fui dessas. Assumo mesmo que, por um tempo, tudo o que eu queria era estourar com o meu blog e ser alguém na fila do pão. Mas agora eu sei melhor do que isso e me incomoda demais quem insiste em cometer o mesmo erro que eu. E, principalmente, quando é muito forçado (o meu não era tanto assim…) e a pessoa usa e abusa do Item 2 dessa listinha.

Você concorda comigo? Me conta aí o que também incomoda para você na blogosfera hoje em dia!

Esse post faz parte dos Memes de agosto do Rotaroots.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
4 Comentários
  1. dani kopsch  em agosto 17, 2015

    Maki, acabei de descobrir o seu blog no brasil post e estou adorando 🙂
    fiquei muito inspirada pelo seu relato porque estou passando por um momento parecido. criei um desafio de passar um ano com 50 peças de roupa – sem comprar roupas novas – por motivos que explico melhor no blog, mas queria gritar pra todo mundo ouvir que ter menos é libertador, ter menos é maravilhoso, ter menos é uma solução urgente para muitos problemas pessoais e mesmo do planeta. gostaria que tantas amigas se sentissem inspiradas pela sua e pela minha iniciativa e descobrissem como o consumo coloca um cabresto nas pessoas. e como é delicioso voltar a ter o controle da própria vida (pelo menos neste sentido). adoro o teoria criativa e vou voltar sempre aqui no seu blog também. será o meu “grupo de apoio” 🙂 muitos beijos. dani

    • Maki  em agosto 17, 2015

      Oi, Dani! Poxa, que legal que você curtiu. É mesmo muito libertador uma experiência dessas e abre os horizontes para gente, né? Eu comecei a valorizar muitas outras coisas depois que comecei e a mudança é gritante!
      Volte sempre, viu?
      Beijos!

  2. BA MORETTI  em agosto 15, 2015

    essa dos comentários eu acho muito foda. acho um puta desrespeito mesmo. fica parecendo (isso se não for mesmo o caso) que a pessoa nem leu e tá ali só pra ser vista mesmo :\

    • Maki  em agosto 17, 2015

      NÉ? Eu penso a mesma coisa. Parece que ela só quer mostrar que passou ali e tals. Às vezes você fala de um assunto bacana, mais profundo e não cabe um comentário desses.