cotidiano

Quando eu paro para pensar, a minha carreira não é muito extensa. Afinal, eu me formei há quase quatro anos, então não é como se eu tivesse uma experiência gigantesca. Porém, levando em conta que eu trabalhei seis anos no mesmo lugar (contando o meu tempo como estagiária), eu acho que tenho um tempo razoável como jornalista para ter uma ideia do que funciona e o que não funciona no mundo das carreiras profissionais.

dicas-de-carreiraNos últimos dias, eu tenho pensado muito sobre esse assunto – carreira – tentando entender para onde eu estou indo agora (física e metaforicamente) e percebi que eu aprendi duas coisas muito valiosas – e não do jeito fácil, diga-se de passagem – nesse meu tempo no mercado que eu gostaria de passar para frente:

dicas-de-carreira-1Sabe quando você sai da faculdade e pensa ‘Meu Deus, estou livre!‘. Pois bem. Reveja os seus conceitos, parça. Uma coisa que eu percebi é que deixar de estudar – e, não necessariamente, estudar é igual a fazer um curso – é uma grande falha. Leia. Leia muito e leia tudo relacionado a sua área de atuação ou área que você gostaria de atuar. Devore tudo o que você encontrar sobre o tema. Só tem a acrescentar. No caso de uma jornalista, só pode deixar o texto mais completo e com mais embasamento. Por um booooom tempo, confesso, fiquei muito presa na minha cabeça e esqueci de ler sobre o que mais me acrescenta (apesar de eu nunca ter parado de ler).

dicas-de-carreira-2Eu sei! Essa frase pode parecer muito contraditória e até mesmo meio polêmica, mas, gente, é sério, vocês não trabalham para os chefes de vocês. Se colocamos na cabeça que o foco de um trabalho é fazer uma tarefa porque o chefe mandou, então estamos fadados a entrar na estatística de pessoas que estão infelizes no trabalho. Uma coisa que eu aprendi e me marcou muito é: ninguém faz nada do que não quer, ou seja, se você está no trabalho, é porque você quer, PORTANTO, você faz os trabalhos que faz porque QUER e não porque o seu chefe mandou. O trabalho que você faz é SEU e não do seu chefe, entende?

Lembram quando eu comentei que as minhas leituras mudaram? É justamente por causa disso. Desde que saí da faculdade, deixei totalmente de lado leituras sobre a área ou áreas de meu interesse, como empreendedorismo, histórias de mulheres inspirados e coisas desse tipo, e me foquei na leitura de ficção que, verdade, é muito legal também, mas que, para o meu trabalho, não ajuda muito. E eu também percebi que quando faço um trabalho POR mim e PARA mim, ele sai muito mais legal do que se eu fizesse só porque o chefe mandou.

E vocês, como lidam com essas coisas de trabalho? Têm alguma dica para dar?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!