livros

Superar uma depressão é um processo muito longo. As coisas não mudam de um dia para o outro, muito menos se transformam instantaneamente. É doloroso, leva tempo e paciência (principalmente, consigo mesma). O lado positivo desse processo é que, aos poucos, você percebe as mudanças e passa a sentir orgulho de si pela evolução que já fez.

livros-1

Parte da minha evolução é conseguir voltar a ler. Passei meses e meses sem conseguir terminar um livro sequer, começando e abandonando vários, tentando vez e vez de novo e não conseguindo passar da página 10. O que na minha cabeça era ressaca literária era, na verdade, a falta de foco que acompanha (sempre) a depressão. Era um sintoma do meu estado de espírito.

Percebi que meu foco estava voltando quando comecei e terminei de ler o primeiro livro da saga Harry Potter, Harry Potter e a Pedra Filosofal, um dos meus preferidos. Fiquei tão feliz com essa realização que logo saí em busca de novas leituras, querendo comprovar que eu tinha mesmo superado esse momento.

E qual não foi a minha surpresa ao perceber que o meu foco estava mesmo voltando? Mas mais interessante é que a minha vontade de leitura voltou também, mas por assuntos diferentes.

Logo que comecei a fazer terapia, contei que tinha o costume de ler muito, ficção e romance, principalmente. Minha terapeuta logo soltou “Interessante, isso quer dizer que você se sente muito entediada“. Ou seja, eu precisava de uma história mais interessante que a minha para me entreter. Fiquei com aquilo na cabeça até entender que, realmente, eu estava muito entediada. Usava a história dos outros para ocupar a minha vida porque a minha própria história não me interessava.

Agora, é diferente. Voltei a ler e a minha vontade é de aprender o máximo possível. É ir atrás de histórias que me inspirem e me tragam ensinamentos práticos que eu possa adotar no dia a dia, para melhorar o meu trabalho, o meu blog, o meu estilo de vida no geral.

livros

Alguns dos livros que eu li e mais amei nesse período de redescobrimento: #Girlboss, da Sophia Amoruso, Geração de Valor, de Flávio Augusto da Silva, Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven (que é romance, mas um dos livros mais lindos e sensíveis que eu já li na vida) e, neste exato momento: Criatividade S. A., de Ed Catmull.

Tirando e pondo alguns livrinhos mais tranquilos que li no meio do caminho, realmente, para distração (mas eu o fiz conscientemente dessa vez), esses foram os que mais me marcaram nos últimos tempos. Quero tentar falar de cada um deles com mais profundidade no futuro, mas quero muito saber: vocês já leram algum desses? Me contem!

 

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!