cotidiano

Até hoje, eu tive a sorte de viajar bastante e conhecer lugares que vão ficar para sempre na minha memória. A maioria dessas viagens eu não fiz sozinha, sempre acompanhada de amigos ou familiares, e, apesar de falarem que a melhor maneira de aprender sobre si mesma é explorar o mundo sozinha, tirei muito desses meus passeios mundo afora.

viajarFoto: Google Images

Mais recentemente, passei algum tempo morando em Nice, na França, e acho que essa foi uma das viagens mais marcantes que já fiz. Nunca pensei tanto sobre mim mesma e o rumo que a minha vida estava tomando, sobre onde estava e para onde quero ir, onde quero chegar. Também, por muitos outros motivos, me deu um orgulho enorme passar quase cinco meses morando num lugar tão maravilhoso como aquele e aprender tanto sobre quem eu sou, mesmo que, desde então, eu tenha esquecido algumas coisas.

De qualquer maneira, viajar é um dos melhores ensinamentos da vida,  na minha opinião, e tem três lições que eu aprendi que gostaria de dividir aqui:

viajar-1

Não importa o quanto você planeje, a verdade é que as coisas dão errado. Muitas vezes por erros humanos, nossos, outras por questões não podemos controlar. Mas é verdade. O melhor que se pode fazer em uma situação dessas é lidar com ela da melhor maneira possível e não deixar uma adversidade estragar um momento tão alegre. Uma vez, durante um mochilão pela Europa, eu e minha amiga não percebemos que saímos de Amsterdã para a Berlim um dia antes do previsto e, por isso, não tínhamos reservas no albergue. Tivemos que nos virar no 30 para arranjar um lugar para ficar aquela noite e convencer o gerente do lugar a nos aceitar uma noite antes. Erro nosso, mas aconteceu. Melhor aceitar e continuar em frente.

viajar-2

Já que estamos falando sobre coisas que dão é errado, é bom deixar bem claro que não dá para controlar absolutamente tudo 24 horas por dia. É impossível. Ninguém no mundo tem essa capacidade, e, de vez em quando, você precisa simplesmente abrir mão de algumas coisas em prol de outras, muito maiores. Aprendi isso, principalmente, nessa minha temporada na França. Perceber que não tinha como eu viver o meu momento lá e controlar como as coisas estavam indo com a minha família no Brasil foi muito difícil, e passei noites em claro me preocupando por causa disso. Uma hora ou outra, no entanto, eu tive que deixar os problemas do Brasil no Brasil, e lidar, aos poucos, com os que eu tinha por lá. Em especial, quando você tenta controlar tudo o tempo inteiro, esquece que o mais importante é controlar a si mesma e ter noção das experiências que vive e das decisões que toma.

viajar-3

O legal de viajar, ainda mais quando você faz uma viagem longa, é que você faz coisas que normalmente não faria quando está em casa, na sua cidade natal. Tipo visitar pontos turísticos, ir a museus para ver a arte, e não porque é um passeio obrigatório da escola, ir ao cinema sozinha, jantar em um restaurante sozinha, andar e andar e andar até não poder mais, sair com pessoas com quem você não seria amiga em situações ‘normais‘… A verdade é que quando somos tiradas da nossa ‘zona de conforto‘, percebemos que ela é muito menor do que acreditávamos, já que a facilidade em abrir mão de alguns medos por conta de uma ótima experiência em um lugar novo é muito fácil. É quase natural, na verdade. Caso contrário, todo mundo passaria o tempo todo trancado em um quarto de hotel, perdendo tempo precioso com medo de sair pela porta.

Engraçado como algumas dessas lições são bem maleáveis. A nossa zona de conforto pode voltar a ser o que hora na hora que desembarcamos em casa, mas outras coisas ficam para sempre. É a melhor sensação do mundo viajar e voltar com a certeza de que você conhece melhor os seus limites e as suas vontades e que se colocar em primeiro lugar, de vez em quando, é permitido sim e até mesmo necessário.

Vocês têm lições que aprenderam durante viagens também? É sempre legal perceber como cada um tira algum aprendizado diferente de uma experiência dessas.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
2 Comentários
  1. Mariana  em janeiro 14, 2018

    Acho que meu principal aprendizado quando viajei( é olha que foi uma viajem de carro, relativamente perto de onde moro) foi dizer não ao estresse para que ele não acabe estragando tudo. Porque como você bem disse certas coisas podem dar errado e nós temos que lidar com isso. A questão é como lidamos. Através de uma experiência ruim eu percebi que o melhor mesmo é tentar tirar o melhor daquela situação, mesmo ela sendo desconfortante. Você não perde o resto da viajem e ainda leva um novo ensinamento para casa 🙂 ♡♡

  2. […] pelo Youtube (assina lá o canal!), o post que eu falei nas imagens é o da semana passada, sobre três lições que eu aprendi viajando. Espero que vocês gostem! Acho que tô pegando o jeito dessa coisa de vídeo! […]