cotidiano

Uma coisa que eu descobri com o Manias de Moça (meu antigo blog) é que eu gosto muito de falar sobre viagens. Talvez isso seja, justamente, porque eu AMO viajar e não consigo pensar em uma maneira de adquirir conhecimento maior do que quando você visita um lugar novo. Seja no interior do próprio estado, do outro lado do país ou mundo afora.

viagemFoto: Google Images

Viagem é o único gasto que te deixa mais rico, diz a cultura popular, e eu acredito muito nisso. Tanto que, eu mesma, gosto de trabalhar para poder viajar depois. E não são viagens curtas, não! Eu gosto muito de vivenciar o lugar, conhecer o máximo possível sobre ele, aprender sobre a vida local. Por isso, acredito que as viagens de longo prazo são as que mais combinam comigo, gosto de vivenciar ao máximo um lugar novo.

Isso não quer dizer que eu vou abrir mão de viagens mais curtas, seja para a praia em um final de semana ou para passar uma semana em Belo Horizonte, terrinha deliciosa que eu amo tanto. Mas eu, particularmente, gosto de uma viagem de imersão, entender bem como aquele lugar tão diferente do meu funciona, entendem? Ainda mais se for um país diferente.

Eu imagino o mundo das viagens divido em três categorias principais:

Viagens de longo prazo: mochilões e intercâmbios, por exemplo, quando você passa bastante tempo em outro lugar ou conhecendo outros lugares, seja pulando de cidade em cidade, seja vivendo em alguma cidade por bastante tempo.

Viagens recreativas: aquelas que você faz de férias, uma semana visitando um lugar novo, relaxando e aproveitando o momento longe da loucura do dia a dia.

Viagens de compras: aquelas cujo intuito é – obviamente – fazer compras (como normalmente os brasileiros fazem para Miami, nos Estados Unidos).

Essa escolha de tipo de viagem, claro, pode mudar ao longo da vida, assim como tudo, praticamente, e vai muito do gosto de cada um e do que cada pessoa busca com uma viagem. Para mim, independente do objetivo final – seja estudar, visitar, descansar ou comprar – uma viagem só tem a acrescentar. Tenho para mim que é a melhor forma de autoconhecimento do mundo e que todo mundo – todo mundo – deveria, pelo uma vez na vez fazer uma viagem maior, de um mês por exemplo, para sentir na pele como é sair totalmente da zona de conforto e aprender a se virar em outro lugar.

Com qual tipo de viagem vocês combinam mais? Já tô coçando para ir para algum outro lugar do mundo de novo!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
1 Comentário
  1. […] de amigos ou familiares, e, apesar de falarem que a melhor maneira de aprender sobre si mesma é explorar o mundo sozinha, tirei muito desses meus passeios mundo […]