inspiração

pensamentos ruins desancorando

eu tenho uma relação de amor e ódio com as redes sociais. digo isso porque ao mesmo tempo que elas me dão ideias incríveis de posts, também são um poço sem fundo e é capaz de eu entrar em uma e só sair em 2019. no caso, a ideia do texto de hoje veio de uma leitora da Mel, que pediu uma ajuda no Twitter para lidar com pensamentos ruins – o tuíte foi uma resposta pra uma postagem sobre um projeto que a gente fez (num lembro qual agora), e eu acabei sendo marcada também.

conversei com a Mel também sobre isso, na época. de como queria escrever sobre o assunto e cá estamos. esse é mais um daqueles posts que eu demorei pra escrever por muitos motivos, mas o principal é que só existe um jeito de ‘lidar’ com pensamentos ruins:

reconhecendo que eles não são reais.

vou contar uma coisa pra você. agora são 19h40 do dia 18/04 e eu tô escrevendo o post do BEDA em cima da hora, depois de um dia que me sugou muitas energias. não porque foi ruim, mas porque me coloquei numa posição incrível que nunca estive antes e isso foi meio assustador, mas muito mais incrível do que eu imaginava e, como resultado, não eram nem duas da tarde e eu já queria reinstaurar a hora da soneca que a gente tem no jardim da infância e dormir até a minha mãe me acordar pro jantar.

tô falando tudo isso, porque mesmo depois de um dia tão incrível, cheio de descobertas e revelações e um treino claro na mente pra colocar em prática, eu fiquei bem propensa a ter pensamentos ruins sobre mim. ‘tô muito cansada‘. ‘não aguento mais‘. ‘não sou capaz de continuar com isso hoje‘. ‘eu não vou dar conta‘. ‘eu não sou boa o suficiente‘… e acredite quando eu digo que isso tudo é fichinha perto do que eu já pensei sobre mim há alguns anos.

agora, entre um gole e outro da minha deliciosa vitamina de banana com água de coco, eu estou me lembrando, de novo e de novo, que esses pensamentos não são reais e que tá tudo bem comigo. e acho que é a única coisa que a gente pode fazer, sabe? não é aceitar que eles estão ali, não é deixá-los de lado ou ignorar a existência deles. é reconhecer que eles não são reais.

acho que a coisa mais comum no mundo é a gente se confundir com as coisas que pensa. se alguém diz que a gente é um martelo ou uma girafa, a nossa reação é dar risada, porque isso não tem sentido algum. mas falam que a gente é incompetente, a coisa muda de cenário. o significado pra ‘incompetente‘ é diferente daquele que a gente dá pra ‘girafa‘ e isso fica girando na nossa cabeça ad eternum. até escrever a palavra parece meio agressivo. você faz qualquer coisinha e já vem um ‘ai, eu sou muito incompetente mesmo‘, ou não faz nada e pensa a mesma coisa.

mas, minha gente, você não é o que você pensa.

as coisas que passam na nossa cabeça não definem quem a gente é, nem o nosso valor. a gente foi ensinado a ter pensamentos ruins porque passamos a vida inteira aprendendo com pessoas que também foram ensinadas a mesma coisa. não tem como dar outro resultado. mas só porque o resultado é esse, não significa que ele é verdadeiro.

tem uma diferença entre quem a gente é e o que a gente pensa – porque a gente só pode pensar se for alguma coisa antes, entende? tipo, a gente não é essa vozinha que fica falando coisas na nossa cabeça. isso não é a gente. a vozinha que diz que você é incompetente não é você. você é quem está por trás dessa vozinha, você é quem manda nessa danada.

nossa, mas isso significa que eu sou uma pessoa horrível que fica falando mal de mim mesma‘. a parte do ser horrível é mentira. mas a de falar mal de você mesmo é verdade, porque todo mundo faz isso, em algum nível. como eu comentei ali em cima, a gente foi ensinada por pessoas que aprenderam a mesma coisa. esse é o único resultado possível, mas não significa que precisa continuar assim.

sabe, coisas muito loucas começam a acontecer quando a gente questiona as nossas certezas. quando a gente começa a se perguntar ‘por que eu acho isso de mim?‘ ou ‘mas será que isso é verdade?‘. porque, como diz o senso comum, mentira tem perna curta e é difícil manter uma coisa que não é verdade. você tem que repetir isso pra você mesma de novo e de novo até parecer que é assim mesmo e você não conseguir se ver separado das coisas que pensa.

naaaaaada, menina. é tudo invenção. o que você pensa não é a verdade sobre você. e o exercício que eu posso te passar, é esse. se você quer saber como lidar com pensamentos ruins, comece questionando se eles são reais, se é isso, se essa é a verdade sobre você. eu acho bem possível que você se surpreenda com a resposta.

e é um treino, viu? não é o tipo de coisa que você muda de uma hora pra outra, de um segundo pra outro. porque a gente passou muito tempo fazendo uma coisa e pra mudar pode ser complicado mesmo. pode ser difícil e até meio frustrante, se você cair de novo e de novo nos mesmos lugares. mas caaalma. respira fundo, tenta de novo, descondicionar o que você passou uma vida inteira fazendo não é fácil.

e tenha paciência com você, sabe? cuida de você com carinho, presta atenção no que a mente tá fazendo, onde ela tá indo e quanta energia você tá investindo em coisas que te fazem mal. mesmo que sejam só pensamentos. assim como vale a gente considerar um pouquinho mais como usa a nossa voz na internet e o que a gente tá ensinando pras pessoas, dá pra tirar uns minutos pra ver o quanto de energia ruim a gente tá depositando na gente mesma, né?

então, duvide da vozinha. questione. e lembre que pensamentos ruins não são a verdade sobre você. você é incrível. sempre foi e sempre vai ser. e nem martelo ou o que você chama de incompetência vão me fazer mudar de ideia.

frase linda dos meus professores da Coexiste, Kaw Yin e Yan YIn

como você lida com pensamentos ruins?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
11 Comentários
  1. Divana  em abril 24, 2018

    Que postagem maravilhosa Maki!
    É um exercício todos os dias, com toda a certeza!
    Estou amando o BEDA! <3

    • Maki  em maio 02, 2018

      que bom que você tá gostando / gostou , Divana!

  2. Wanuza Aguiar  em abril 23, 2018

    show de letrinhas… como adoro ler seus post vibrante de vida real e relatos de vida vivida, obrigada MAKI por me mostrar que durante dias andei consumida por pensamentos ruins, e que nesse emaranhado de pensamentos quase me afoguei…Subi a superfície, mas ainda Não sei lidar com pensamentos ruins, pois os tenho desde muito nova, mas acompanhar sua jornada de crescimento me alimenta e me auxilia na interpretação dos meus MEDOS. SEJA FELIZ… Bjs

    • Maki  em maio 02, 2018

      Wanuza, vamos juntas! esses pensamentos ruins não definem você, quem você é. você é infinitamente mais forte do que eles.

  3. Daniela  em abril 19, 2018

    Obrigada por este post. Faz um tempo que conheci o termo “limiting beliefs” e tenho aprendido sobre ele. Embora ainda não domine o assunto, estou caminhando. Digo isso porque acho que tem tudo a ver com os pensamentos ruins a que você se refere.

    • Maki  em abril 23, 2018

      Dani, não conhecia esse termo, mas vou dar uma pesquisada sobre ♥ brigada pelo seu comentário!

  4. Andiara  em abril 19, 2018

    Sabe Maki, faz um tempinho que ando fuçando pelo seu blog, mas esse post realmente mexeu comigo.
    Foi algo entre uma chacoalhada (bem merecida) e tudo que eu precisava no dia de hoje.
    De verdade, você tem um dom para escrever de uma maneira incrivelmente doce pequenas doses de realidade que muitas pessoas precisam, e seu blog é um verdadeiro paraíso. Parabéns, continue assim, você é uma inspiração.

    • Maki  em abril 23, 2018

      Andiara, seu comentário me deixou emocionada. brigada mesmo pelo carinho. pode deixar que vou fazer o que puder pra continuar ajudando as pessoas com as coisas que eu escrevo ♥

  5. Juliana  em abril 19, 2018

    Que post mais incrível! E caiu direitinho com umas coisas que andei pensando hoje enquanto escrevia minhas morning pages. Eu fiquei com uns pensamentos meio ruins sobre mim mesma porque me dei conta de umas coisas que eu sinto e não deveria sentir, e fiquei me achando egoísta, mal agradecida e mimada. Ainda acho que eu sou, mas valeu muito ler esse post e questionar um pouco essa vozinha que está me chamando de egoísta, mal agradecida e mimada. E respondendo a pergunta, a verdade é que eu não lido com os pensamentos ruins, eu meio que tento ignorar. O ruim disso é que as vezes chega no ponto de atacar minha ansiedade e eu volto a ter crises. Enfim, esse comentário foi quase um desabafo, mas só queria dizer mesmo que o post tá maravilhoso e foi muito bom ler o que você escreveu.

    • Maki  em abril 21, 2018

      Ju, é normal a gente tentar ignorar, sabe? mas questiona mesmo, porque tudo isso que você pensa de você não é verdade. você é incrível e amorosa e tudo de bom. não se deixe enganar pelo que você pensa.

      • Juliana  em abril 23, 2018

        Obrigada <3 <3 <3