internet

escrever para a internet desancorando

eu sei, eu sei. vocês já me perguntaram muito isso e eu demorei pra fazer esse post. mas sabe o que é, eu nunca sei exatamente onde busco as minhas inspirações. é óbvio que tenho alguns blogs específicos que sempre olho quando quero me inspirar um pouco mais. mas, ultimamente, com a rotina maluca que eu estou levando, anda meio complicado parar para ler qualquer coisa (vocês nem imaginam o tamanho da minha lista de links salvos). daí eu fico meio sem saber o que falar, sabe?

e isso é meio mentira, porque eu tenho muita coisa pra falar sobre escrever para a internet, por isso quero tanto colocar mais conteúdos sobre esse assunto por aqui. e acho que esse seria mesmo o melhor lugar pra começar.

esses últimos dias, eu andei conversando com a Loma e a Mel sobre como a internet anda hostil. você sabe do que eu tô falando, né? as pessoas têm se atacado muito por aqui e é impossível você entrar numa rede social sem passar por um textão sobre algum assunto polêmico ou ver alguém comentando sobre a raiva de outra pessoa. honestamente, acho que no momento em que estamos na história, isso é até meio esperado. mas não significa que a gente precisa se manter cercado disso o tempo inteiro.

e tudo começa pelo o que você quer escrever, né? é um post pra um blog? é um texto bonitinho pra sua legenda do Instagram? é uma newsletter bonitona pra quem te acompanha? é uma matéria pra um site bacana? afinal, o que você gostaria de escrever?

depois vem o que alguns consideram a parte mais difícil, que é escrever mesmo. pra mim, parece meio estranho essa coisa de ter um bloqueio, porque eu sempre encontro um jeito de colocar as palavras no papel (e, depois das morning pages, ficou mais fácil ainda). e por mais que não exista uma receita secreta e maravilhosa pra você escrever incrivelmente bem pra internet™, tem alguns passos que você pode seguir para se inspirar, olha só:

1.leia coisas que te inspirem

básico, né? mas talvez a melhor dica de todas. se você quer se inspirar para escrever, leia coisas que te inspirem, ué! pode ser um livro, um post do seu blog favorito, até uma thread incrível no Twitter (eu já vi tantas, meldels, que perdi as contas). mas cerque-se de um material que você gosta, acompanhe escritores ou jornalistas ou pessoas que escrevem aleatoriamente para a internet, e fique em contato com esse conteúdo. eu sei que é bem clichê soltar um ‘siga quem te inspira‘, mas isso tem um efeito enorme no seu dia a dia, viu?

2.busque a inspiração em você mesmo

correndo o risco de parecer frase de biscoito chinês, eu acho que a maior inspiração que a gente tem vem da gente mesma. sabe essa coisa de escrever do coração, de olhar pra si e se reconhecer no outro (e vice-versa) e de falar com honestidade sobre o que você tá sentindo? então, isso é muito inspirador e tanto faz se você vai escrever pra internet ou pra um jornal ou revista, buscar esse lugar é sempre a inspiração mais rica que você vai encontrar, hoje e sempre.

3.procure uma linguagem que te deixe confortável

você já se sentiu meio estranha lendo um texto formal demais? ou daqueles que tem tanta gíria que você nem entende as frases direito? pois é. inspiração significa ir atrás de coisas que conversem com você e com as quais você se identifica. eu sempre prefiro textos com uma linguagem como a minha, mais descontraída, mais leve, e fujo de textão muito difícil de entender (apesar de recorrer a eles de vez em quando pra pesquisas). mas no dia a dia eu prefiro sempre textos que conversem diretamente comigo e isso me faz conversar com você desse jeitinho também, entende?

4.desligue, de vez em quando

a gente recebe tanta informação, o tempo inteiro, que é praticamente impossível ficar 100% desconectada. mas uma coisa que eu aprendi recentemente é que é preciso um pouco de respiro pra se sentir inspirada pra escrever o que for. é aquela coisa de fazer pausas, desconectar um pouquinho, largar o celular antes de dormir e tals. entende? olhar pras outras pessoas, prestar atenção na gente e no que a gente tá fazendo, deixar a mente focada e presente é a melhor maneira de encontrar a inspiração para fazer qualquer coisa (e não só escrever pra internet). se não, a gente fica com aquela sensação de afogamento, de que é muita coisa e que a gente não dá conta. e a cabeça fica cansada, sabe? não consegue nem pensar em escrever uma linha sequer.

eu fiquei matutando aqui sobre como eu busco inspiração pra escrever, e acho que a melhor resposta que encontrei é: VOCÊ. escrever por mim não tem graça. talvez eu tenha começado o blog assim, escrevendo pra tirar da cabeça coisas que me atormentavam, mas hoje eu faço isso porque sei que tem pessoas que me leem e que precisam de um carinho de vez em quando. e que o desancorando é esse carinho, sabe? então, é assim que eu encontro a inspiração pros meus textões. em você e em cada palavrinha que você vai ler aqui. pensar em você me deixa muito inspirada e animada e alegre e me faz topar um BEDA e um projeto pro Instagram sobre bullet journal num mês super cheio de coisas pra fazer.

mas tudo bem. porque é por você.

onde você busca inspiração para escrever?

você acompanha blogs ou sites? conhece alguém que dá dicas legais sobre isso? me conta nos comentários! ♥

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
7 Comentários
  1. Stephanie Ferreira  em maio 03, 2018

    Eu só consigo sentar para escrever um post depois de ter visitado alguns blogs, virou até rotina. Visito, conheço, comento e então me sinto pronta. Parece bizarro porque o post ta pronto na minha cabeça, mas se não rolar a visitinha não sai credita?
    Tipo eu visitando aqui agora kk vc é uma puta inspiração maki 🖤

    • Maki  em maio 05, 2018

      hahaha entendo muito! às vezes você só precisa daquele empurrãozinho extra, né? e você é muito fofa, Ste! brigada mesmo pelos seus comentários sempre tão carinhosos!

  2. Claudia Hi  em abril 09, 2018

    Maki você realmente é uma inspiração. Sempre que leio um post seu eu fico mais animada pra criar algo. Adorei, em especial, a parte que você fala que se inspira em escrever para nós leitores. E é muito verdade. Nunca tinha pensado nisso.

    Continue nos inspirando, seja com textos e vídeos (mais resumakis, please!) ♥

    • Maki  em abril 09, 2018

      aaaaa você é maravilhosa, Claudia! ahahaha brigada mesmo por esse comentário ♥
      ô meu Deus, cê me pede muito resumakis, né? ahahahahaha será que eu tento fazer quinzenal? vamos ver ahahaha

      • Claudia Hi  em abril 10, 2018

        Seria um sonho realizado ter resumakis quinzenais ♥

  3. doki  em abril 08, 2018

    Eu tive blogs desde os 9 anos de idade (agora estou com 20) e, olhando agora todos em conjunto, os que mais gostei foram os que eu escrevia com o coração.
    Confesso que na adolescência fui tomada pela tentadora possibilidade de viver apenas blogando e ganhar a vida com isso. Porém, o que essa impressão gerou foram posts automáticos e sem vontade alguma.
    Fiquei alguns anos afastada desse mundo e agora voltei, 100% entregue ao meu coração. Posto apenas o que eu quero compartilhar. Isso tem gerado inúmeras ideias de posts, não tem espaço para bloqueio criativo.
    Suas dicas são muito valiosas <3

    • Maki  em abril 09, 2018

      aaaa Doki, super entendo, viu? eu fui picada por esse bichinho também, uma vez. mas hoje não consigo não amar o desancorando e o que eu escrevo aqui, sabe? parece que tô me traindo se faço alguma coisa diferente disso.