amorzices: como recuperar o amor pela blogosfera?

amorzices blogosfera

acho que o meu maior trabalho, nesse momento, é conseguir trazer um pouquinho mais de amor pra todos os lugares. mesmo que indiretamente, o blog nasceu desse meu desejo, né? e percebi que qualquer oportunidade de fazer isso vira uma prioridade na minha vida. daí, quando a Mel e a Lominha toparam a ideia de criar mais um projeto de blogagem coletiva, que mostrasse como colocar o amor em todas as coisas, eu fiquei tão feliz que quase chorei.

o amorzices nasceu dessa nossa vontade de colocar mais amor na web – independentemente da forma – e por que não começar falando de um lugar mais palpável pra gente? a própria blogosfera precisa de salvação, você não acha?

pensando sobre o tema desse post, eu tive um daqueles momentos ‘nossa, que ideia incrível‘, não anotei a tal ideia na hora e ela escapou por entre os meus dedos como água. e o quão metalinguístico é isso? como não fazer isso o tema do próprio post e ser o gancho que vai ajudar a gente a colocar um pouco mais de amor nesse assunto?

porque assim: já que eu esqueci a ideia que eu acho que é brilhante, nada do que eu escrever vai parecer tão bom quanto. e aí eu escrevo o post com essa sensação de ‘isso não é tão legal, mas tá valendo‘. e eu clico em ‘publicar‘ com isso em mente. e eu divulgo o post com isso em mente. e eu olho pra ele depois de um tempo e penso ‘não ficou tão incrível quanto a primeira ideia que eu tive (e não lembro), mas pelo menos o post saiu‘.

deu pra perceber onde eu tô indo com isso,né?

toda vez que a gente escreve um post ou um comentário achando que a gente é menos importante ou menos incrível ou pior do que qualquer outra pessoa, a gente tá colocando essa vibe na blogosfera. essa coisa de ‘não é tão legal quanto, mas tudo bem‘. de ‘eu nunca vou fazer igual, mas pelo menos posso deixar um comentário‘. a gente se ignora. se diminui. e de quebra diminui o amiguinho junto.

amorzices blogosfera

eu vou contar um segredo que, na verdade, acabou de me acertar aqui que nem um saco de tijolos na cara: quando a gente fala mal de si mesmo, fala mal do outro também. então, se você se diminui quando lê um post meu e diz que ‘nunca faria tão bom quanto‘, você me diminui também. eu sumo. eu apago. e eu me sinto mal comigo mesma. e a gente fica nesse loop.

daí a gente volta pra primeira pergunta. como recuperar o amor pela blogosfera? e acho que a única resposta plausível pra isso é: se permitindo. se permitindo amar blogs e aceitando que eles são amáveis. parando um segundinho pra pensar em quem escreve na hora de comentar. ‘puxa, o que essa pessoa ia gostar de ouvir sobre isso que ela acabou de escrever?‘. pensando em quem te lê também. ‘nossa, será que eu tô escrevendo isso com carinho, pensando nas pessoas que me acompanham?‘. divulgando com carinho e colocando essa vibe de amor até na hora de escrever o tuíte com o link. ‘olha aqui esse post que eu escrevi com carinho, leva um pouquinho pra você‘.

de tanto falarem que os blogs vão acabar, eu acho que eles decidiram voltar com força só pra provar o contrário. e aí é o nosso trabalho usar mais essa ferramenta pra distribuir carinho na internet e não reforçar essa coisa de ‘blog é melhor que youtube, sai daqui com essa câmera!‘. imagina. por que a gente vai falar mal da gente (e do youtuber, tadinho) desse jeito?

o que é distribuir amor pela blogosfera, se não lembrar de viver o amor que a gente já é. daí ele nem fica reservado só pros blogs, né? vai pra todo lugar, pra todos os lados, e a gente tem uma galera ajudando a gente nessa tarefa. coisa doida. a gente se une na meta do amor. dá até uma emoção. cai uma lagriminha que a gente limpa disfarçadamente pra não parecer manteiga derretida (sem sucesso, claro).

recuperar o amor pela blogosfera e na blogosfera é isso. é escrever com carinho pensando em fazer a pessoa do outro lado da tela se sentir melhor, abrir um sorriso, ficar o dia todo com um quentinho no coração. é deixar um comentário que reconhece que quem lê e quem escreve são parças numa coisa muito maior do que um texto publicado na internet. é reconhecer o carinho que tem ali, em cada palavra, em cada foto, em que cada hora dedicada a um projeto que, vamos combinar, não é o trabalho de muita gente.

amorzices blogosfera

é também compartilhar aquele texto muito amor que a gente leu no blog daquela pessoa que adora pra outras pessoas terem acesso a esse carinho também. ‘vai, textinho, distribui o seu carinho pra essa galera da minha timeline também, eles precisam disso tanto quanto eu‘. é deixar um like quando vê o link passando pelo Facebook, mesmo sem tempo de ler, só porque sabe que o que tem ali é o que você quer de verdade (amor, se não ficou claro). é mandar uma mensagem no Twitter quando você não consegue ler os posts das amigas, mas sabe que elas seguem funça. ou mandar um recado no Messenger só lembrando alguém que você admira que ele tá fazendo um bom trabalho.

é, às vezes, não fazer nada disso: só ler um texto, receber todo esse carinho em forma de palavras e levar ele com você pra distribuir entre as pessoas que você encontrar no seu dia. é voltar pra ele quando você precisa de um afago e lembrar que tanto faz o formato – se é vídeo, foto, textão -, a mensagem é sempre a mesma. o amor existe. e ponto final.

você pode fazer parte dessa blogagem coletiva com a gente. o amorzices é um projeto mensal, publicado todo dia 15, criado pelo trio amorzinho Sernaiotto + Serendipity + Desancorando e que terá um tema de base: amor. a partir daí, a gente vai falar sobre um monte de coisas. o tema de novembro é amor na blogosfera. então, faz um post no seu blog e deixa o link nos comentários pra gente ver também, tá bom?

44 comentários

  1. Menina, essa ideia maravilhosa, esse momento “Eureka”… é tão paralisante.
    A gente senta e espera, acha que vai vir, que uma hora todos os elementos do universo vão se encaixar de forma favorável e simplesmente não faz nada nesse tempo. Só que o mundo continua girando. Passam os dias, passam as semanas, os meses, os anos, e nossos projetos ficam lá, no limbo, esperando a Eureka chegar. Alguém esqueceu de contar pra gente que ela não chega, que a gente que gesta. Passo a passo, dia a dia, ideia a ideia.
    Se a “ideia incrível” passou correndo, muitas outras vêm atrás delas, algumas tão incríveis quanto, outras menos, umas talvez até mais e mais importante ainda: na hora que a gente mostra pro mundo, ninguém sabe o que ficou pra trás.
    Então tô eu aqui, participando da sua ideia incrível, colocando, à minha maneira, menos doce e mais direta, um pouquinho de amor na blogosfera.

    http://www.garrafanomar.com.br/2017/11/sobre-ser-nova-no-role-e-ser-old-school.html

    1. Maki respondeu Carolina

      Carol, você é muito maravilhosa! brigada por esse comentário incrível e por ter participado do projeto ♥

  2. Quero dizer que sempre encontro amor – e muito! – quando venho aqui e ler esse post me fez um bem danado! Temos que colocar amor em tudo que fazemos, com certeza. E ainda encontro muito disso pelo meu feed blogueirístico. Beijos!

    1. Maki respondeu Bruna Baez

      que bom, Bruna! fico muito feliz ♥

  3. Isa comentou:

    QUE BOM QUE A GENTE TEM VOCÊ. afe. que bom que a gente se cruzou. que bom que a gente pode sempre lembrar que podemos fazer as coisas porque as coisas fazem bem pra gente, e só <3

    escrevi também, ó: http://eagoraisadora.com/por-que-eu-blogo/ obrigada pelo incentivo :)

    1. Maki respondeu Isa

      A NÃO, SABE? assim eu fico emotiva ♥ brigada por esse comentário e por ter participado também ♥

    1. Maki respondeu Paloma Cristina

      obaaaa, que legal, Pam! ♥

  4. Adriana comentou:

    Maqui!! Vc é tão amorzinho que da vontade de te abraçar e apertar e só <3
    Acho que nunca disse aqui (falha da leitora que não se achava parça), mas seus textos são tão leves e trazem o acalento que eu sei que tu quer que vá enquanto escreve. Fico feliz pelo projeto das três e espero que ele se espalhe por aí, pelos faces, instas e twiiters levando um pouco de amor, que está em falta nessa época de briga por acessos.

    Indo ver os posts das meninas.

    1. Maki respondeu Adriana

      dá cá um abraço, Adriana: *abraça forte*

    1. Maki respondeu Diego Bonadiman

      boooaaaa, Diego! que legalllll! brigada mesmo por ter participado ♥

  5. Ai que post lindo <3. Já tinha lido o da Mel ~ encontrei ela através do youtube ~ e agora li o seu ~ te encontrei numa pesquisa do google!
    Os posts de vocês mexeram comigo. sério. Deu vontade de voltar a blogar e escrever sobre as coisas da vida. As coisas simples, mesmo. nos últimos anos me afastei da blogosfera, ao ver os números caírem, ao pensar mesmo que meu conteúdo não importava. Mas o importante é fazer com carinho mesmo, para nós e para o nosso leitor!
    meu domínio ainda segue ativo, e deu até vontade de voltar a mexer naquele cantinho
    beijos e lindo blog!

    1. Maki respondeu Angelica

      é que, na verdade, a vontade que a gente tem é de compartilhar o amor, né? e isso dá um comichão mesmo, essa coceirinha de fazer o que a gente puder pra entrar nessa onda! eu amo demais ♥

  6. Natasha Campaci comentou:

    Ai que felicidade encontrar um blog!! *o*
    Saudades textos fofos como esse!
    Vou voltar sempre!
    Beijão

  7. Tany comentou:

    Vou tentar fazer um post sobre isso também. :)

    Eu sou muito pró amor nessas horas. Acho que a vida tá tão difícil e corrida que qualquer momento que você pare pra dar atenção devida a quem você ama já é importante, mas alguém que para tudo pra deixar algo positivo no blog, texto, tweet, o que for? Ou principalmente, chega pra você e fala “ei, te admiro e me inspiro muito em ti. vamo se inspirar juntas?” é de ganhar a semana. Essas coisas fazem a vida ficar mais colorida e elas não podem ser perdidas, pelo contrário, devem ser mais e mais valorizadas então obrigada por isso. Obrigada pelo seu blog também que conheci pelo twitter da Duds.

    Beijo

    1. Maki respondeu Tany

      brigada você por esse comentário tão cheio de carinho, Tany ♥

  8. Ana Karina Laprano comentou:

    Olá Maki, fiquei encantada com seu texto. Aliás, esse blog me encantou e me desancorou do porto da bagunça kkkk Mas voltando sobre o seu texto… ele veio em uma hora para me dar um chacoalhão, pois eu estava fazendo uma encomenda e pensando: “Acho que minha cliente não vai gostar.” “Não ficou tão bom assim” … E de repente, caiu esse texto como uma luva. Estou fazendo a encomenda com tanto carinho e capricho e qual o motivo para minha cliente não gostar? Você estava falando sobre a blogosfera e eu já trouxe pra minha vida pessoal, mas acho que tá valendo.
    O que me trouxe ao seu blog, foi o Bullet Journal… mas encontrei tantas outras coisas interessantes… Agradeço por não desistir de escrever no blog… e na minha opinião, sempre vai ter espaço pra tudo: pra quem gosta de assisir videos no Youtube, para quem gosta de ler textão em blog, para quem gosta de ver fotos no Instagram e Pinterest…
    Grande abraço

    1. Maki respondeu Ana Karina Laprano

      Ana, que incrível que você conseguiu aplicar isso pra sua vida ♥ é por isso mesmo que eu escrevo! obrigada por esse comentário lindo!

  9. Adorei este post muito interessante o que acabei de ler aqui.

  10. Eu estou acompanhando o projeto detalhes de vocês, com uma vontade enorme de fazer parte! Agora quando vejo esse novo projeto, chega rolar lágrimas de felicidade por aqui.

    Como fiquei feliz em saber que tem pessoas como vocês que também se empenham e amam blogar, nesse mundo de hoje!

    Muita gratidão por esse projeto, e por todo esse amor que vocês passam!
    Já estou participando!

    Meu post do projeto: https://qame.us/2j0fyTP

    Beijinhos :)
    Bru Santos ❤
    http://www.queseame.com

    1. Maki respondeu Bru Santos

      aaaaaa Bru, brigada mesmo por esse apoio incrível ♥ vamos juntas!

  11. Estou amando esse projeto de vocês! <3 Por favor, continuem blogando.

    1. Maki respondeu Carol Mancini

      pode deixar, Carol!

  12. Eu tô amando desesperadamente essa idéia linda de vcs!
    Sou contra esse fim que alguns pregam sobre o fim dos blogs e amo de mais esse meio!
    Quero criar um “sistema” em meu blog para que pessoas vejam o quanto blogar é importante! O blog me libertou de muitas coisas e me sinto eu mesma quando estou nele sabe?! Jamais paparia de blogar mesmo que fosse só pra mim! hehehe…Volto a dizer que o projeto de vcs eh maravilhoso.
    Sorte e que Deus abençoe essa empreitada. Bjus para as 3!!!

    1. Maki respondeu Sheila Da Luz

      brigada, Sheila!

  13. Cássia comentou:

    Esse texto chegou na hora certa para mim. Obrigada por (mais uma vez) me fazer perceber o que eu vinha escondendo de mim mesma.

    Vou esperar os próximos posts, com muito amor e receptividade nesse meu coração.

    Beijos e bom restinho de semana <3

    1. Maki respondeu Cássia

      que fofinha você, Cássia ♥

  14. Mel Eduardo comentou:

    Amei, amei! Eu tenho sentindo muita falta de posts assim nos blogs, muito amorzinho esse projeto, quero ver todos já

    1. Maki respondeu Mel Eduardo

      veja, Mel! eles tão muito amor ♥

  15. Ai Maki,
    Que lindo esse post, que lindo esse projeto!
    Já declarei o meu amor no post da Mel e da Loma e vim aqui declarar o meu amor também!
    Porque amor nunca, NUNCA, é demais

    Acho que espalhar o amor, o carinho e a gentileza pelo mundo é o que devemos fazer para recuperar a atmosfera maravilhosa que os blogs sempre tiveram.

    Nós, blogueiras, compartilhadoras dos nossos cotidianos e das coisas que nos inspiram, devemos colocar todo esse amor que temos (e recebemos também) em cada post feito, em cada foto postada, em cada vídeo gravado.
    Pois o que move esse mundo da blogosfera, é o amor colocado em cada conteúdo feito e em cada leitor que o consome.

    Mil beijos!

    1. Maki respondeu Karin Paredes

      nossa, Karin, eu fiquei emocionada com o seu comentário, sério ♥ é isso mesmo. amor nunca é demais, ele só aumenta, só expande! e a gente tem que colocar esse amor em cada coisinha que faz pra todo mundo receber uma dose ♥

  16. Adorando as postagens de vocês três ♥

    Percebo mesmo que muitas pessoas só comentam pra se promover. Infelizmente. Mas ainda tem muita gente boa por aí que comenta, que apoia e que às vezes só lê o post, como você falou. Mas acho legal porque algumas vezes é melhor ficar calado do que comentar só por comentar. Pelo menos é o que eu faço.

    Parabéns pelo projetinho e continuem inspirando a todos!

    1. Maki respondeu Claudia Hi

      verdade, Claudia. se for pra comentar, comenta do coração, né?

  17. Vivi comentou:

    Já quero! <3 Vale postar depois do dia 15?

    1. Maki respondeu Vivi

      claro, Vivi! no próximo dia 15 sai outro tema, mas você pode postar quando quiser ♥

      1. Vivian respondeu Maki

        Depois que deixei o comentário pensei mais um pouco e vi que era claro que sim! hahaha! Daí fui lá no meu blog e fiz o meu post também! <3 http://www.vivacomsentido.com.br/falando-de-amor/
        Obrigada a vocês três por nos inspirarem a falar de amor, postar amor, ser amor! Beijos!

        1. Maki respondeu Vivian

          maravilhosa ♥ brigada por participar, Vivian!

  18. Mel comentou:

    Eeee tão feliz por ver nosso projetinho lindo no ar espalhando amor por aí :)
    Adorei a forma com que você abordou o tema e trouxe essa reflexão/puxão de orelha. Ninguém é melhor do que ninguém e todos nós temos coisas para falar e acrescentar no mundo.
    Cada pessoa tem experiências únicas, formas de pensar, sentir…e é tudo isso que torna o mundo dos blogs pessoais ainda mais especial :) a individualidade de quem escreve e de quem comenta <3
    Só amor por aqui :D

    1. Maki respondeu Mel

      pouts e é assim que a gente mostra que todo mundo pode ser representado, né? porque quem fala com as pessoas que amam maquiagem não vai alcançar quem adora anime. tem espaço pra todo mundo, e a gente tem mais é que incentivar o amor e não a competição, né? ♥

  19. Maki, eu realmente amo seus posts! Eu conheci seu blog recentemente e entro todos os dias para ver se tem post novo, mesmo que eu não deixe meu comentário, eu to aqui lendo ♥ mas hoje resolvi comentar porque eu quero dizer que concordo muito com você sabe? já ouvi muitos dizerem que a blogosfera estava em decadência, eu inclusive há três anos atrás parei de postar porque perdi o amor por esse world. mas resolvi voltar no meio desse ano e to amando ter voltado, voltei diferente, disposta a postar aquilo que eu gosto, eu adoro digitar e ter de volta um blog pra chamar de meu, ah isso é bom demais! e como você disse, independente de textos ou vídeos, o amor existe, através das palavras digitadas ou faladas!
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com.br/

    1. Maki respondeu Luana Souza

      ahhh que fofinha você, Luana! fiquei muito feliz com o seu comentário, mesmo! ♥ e é isso, sabe? o amor existe e a gente precisa lembrar as pessoas, independentemente do formato!

deixe seu comentário