52 pontos: pra que serve um índice?

52 pontos para que serve um índice

muito bem, agora que a gente já sabe como funciona um diário em tópicos e pra quê a gente precisa de um, é hora de começar a entender melhor cada partezinha que ele têm. a primeira é o índice – aparentemente uma das que mais gera dúvida entre as pessoas com quem eu converso sobre esse assunto.

tipo, sabe quando você vai pesquisar num livro (as pessoas ainda fazem isso? diz que sim!), e sabe que ele tem um capítulo específico que você precisa ler com atenção, daí você vai no índice e olha a página em que esse capítulo tá? então, o índice do diário em tópicos tem a mesmíssima função.

o index (nome em inglês do índice) é a primeira página do seu caderninho. você vai abri-lo e escrever no cabeçalho ‘índice’ do jeito que quiser e separar a página em duas colunas: numa vão os números das páginas e na outra o que tem cada uma. não precisa ser uma divisão super marcada, você pode pegar uma coluna do seu caderninho, se ele for quadriculado ou pontilhado, para colocar os números. daí pular um espacinho e colocar o que tem ali. assim, ó:

pág.                 título da página
01                    índice
02                    calendário de novembro

e assim por diante.

então, isso implica que você vai numerar, na mão mesmo, as páginas do seu caderninho. cada vez que você começar um novo mês, você olha o número da página e anota no índice onde ela tá. o mesmo vale pra todas as páginas importantes do seu caderno: os calendários, a página de legendas, de controle financeiro, dos seus livros lidos no ano, das séries que você está acompanhando… enfim, de tudo mesmo!

daí, vamos supor que no meio do mês de novembro você precisou usar uma página inteira pra anotar umas coisas bem importantes de um novo projeto do trabalho. é legal você sempre ter isso a mão, porque é algo que você vai usar muito e não pode ficar perdido por aí. isso é o que a gente chama de ‘coleção’ (ou ‘collection’, no original em inglês – a gente vai falar sobre ela mais pra frente!), uma parte do seu caderno com informações que são preciosas pra você. pra essas infos não ficarem perdidas por aí, você volta lá no seu índice e anota a página e o título:

pág.                 título da página
01                     índice
02                     calendário de novembro
03                     finanças novembro
04                     leituras do mês
05                     daily log novembro
10 – 12              anotações novo projeto trabalho

entendeu? o objetivo de anotar as páginas no índice é você saber onde está cada coisa, e não precisar revirar o caderno de frente para trás e de trás para frente só para encontrar o que você precisa. você bate o olho no índice, acha o que precisa e vai direto pra essa página! num é muito mais fácil assim?

ai, Maki, mas eu acho que preencher isso é um saco!’ olha, é questão de hábito. assim como usar o diário em tópicos exige um pouco de ‘forçação de barra’ no começo, você precisa pegar o hábito de olhar o seu índice sempre e ainda anotar tudo o que você precisa ali.

não tem uma regra (como tudo nesse método de organização), mas eu costumo deixar em torno de três páginas para o índice. já deixei menos do que isso e faltou no meio do caminho. se isso acontecer com você, não tem problema: é só você montar um novo índice na próxima página em branco do seu caderno e ligar um no outro (ou seja, anotar a página do novo índice no anterior) e continuar a partir daí.

você também não é obrigada a usar esse modelo de índice. tem muitas maneiras de você marcar páginas importantes no seu diário: usando fitinhas (isso mesmo, no plural, mais de uma!) para deixar as páginas dos meses marcadas, escrevendo no canto da página o que tem ali, colorindo uma ponta da página ou usando marcadores adesivos… os formatos são muitos, mas você precisa encontrar o que funciona melhor para você.

o meu conselho é: na dúvida, comece com o modelo básico. conforme você entende como funciona o método e como ele se adapta no seu dia a dia, você muda o que for preciso. no mínimo, você já cria uma forma de se organizar e adapta o seu índice conforme a necessidade!

ah, e adivinha só? a Duds criou vários modelos de índice maravilhosos pra você: é só clicar no link para baixar, escolher o que você mais gosta e colar na primeira página do seu caderninho como modelo! tem até um exemplo já anotado pra ficar mais prático e visual. sem dúvidas mesmo! (e ainda é no tamanho A5!)

CLICA AQUI PARA BAIXAR OS SEUS ÍNDICES FABULOSOS!

(*voz de locutor da Polishop*) E TEM MAIS! a gente também fez uma segunda página só com modelos de cabeçalho diferentes pra você imprimir em casa e colar como quiser no seu caderno, se preferir! é só clicar nesse segundo link pra imprimir ♥

CLICA AQUI PRA BAIXAR OS CABEÇALHOS MARAVILHOSOS!

pra gente começar a movimentar ainda mais esse projeto todo, e saber um pouco mais como o diário em tópicos tem funcionando pra você, a gente criou uma hashtag incrível pra você tirar uma foto do seu índice e postar no Instagram. é só usar #meus52, tá bom? pode marcar a Dudinha (@bujowithduds) e eu (@desancorando) se você quiser também. só não esquece de compartilhar, tá bom?

ficou alguma duvida? conta aí nos comentários!

52 pontos banner

8 comentários

  1. Mas é claro que vou baixar essas coisas lindas!! confesso que não sou muito ligada ao índice, passo meses sem lembrar de preencher, mas vou me esforçar mais no próximo bujo! hahaha

    1. Maki respondeu Wanila goularte

      Wan, às vezes tem alguma outra versão que funciona mais pra você (e cê pode usar esse freebies de váriooooos jeitos! principalmente os desenhos!) eu aboli o índice e agora vou usar um sistema de cores ♥

  2. Maki tô me inspirando a fazer o meu Diário em tópicos, (por sua causa, lógico), então queria saber onde vc comprou seu caderno, e quem sabe te sugerir um post com cadernos bacanas pra comprar online e fazer o bujo.

    Bjim

    1. Maki respondeu Gardenya Barbosa

      então! eu compro os meus da cícero (dá pra comprar online), mas o meu mais atual é de uma produtora independente ♥
      olha, eu posso tentar fazer, vou dar uma pesquisada, ver o que eu acho ♥

  3. Juliana comentou:

    Eu estou amando essa série de post sobre Bujo! Eu usava ano passado, esse ano voltei pra agenda comum e me arrependi muito! Ano que vem estou voltando pro Bujo <3
    Quanto ao Índice, eu prefiro fazer ele no fim do caderno do que deixar folhas em branco no começo. Pra mim funciona melhor.

    1. Maki respondeu Juliana

      que ideia ótima, Ju! o mais importante é isso mesmo, encontrar um formato que funciona bem pra você!

  4. Mel comentou:

    Que post maravilhoso, Maki! Tô adorando esse projeto maravilhoso. Certeza de que muitas pessoas vão perder o “medo” de ter um bujo e as que já usam vão aprender novas formas :))
    Vou compartilhar usando a hashtag 🖤

    1. Maki respondeu Mel

      aaaaa fofinha! brigada mesmo, Mel ♥

deixe seu comentário