52 pontos: como funciona um diário em tópicos?

52 pontos como funciona um diário em tópicos

a gente vê tanta coisa sobre o tal diário em tópicos na internet, mas parece que ninguém sabe exatamente como ele funciona – além do porque você deveria começar um, né? por isso, eu acho, as pessoas têm tanta dificuldade no ‘como é que faz’ um caderninho desses.

eu já falei sobre o que é exatamente um diário em tópicos aqui no blog antes (se você não lembra, pode clicar aqui pra ver). mas senti que era importante reforçar como ele funciona para deixar o projeto 52 pontos mais completo, e você conseguir encontrar todas as informações necessárias num lugar só.

então, é assim: o diário em tópicos não é uma agenda, como aquelas que a gente usava na época da escola, anos e anos atrás. também não é um diário, onde tudo o que você faz é escrever o que aconteceu no dia e registrar memórias da sua vida. ele é uma mistura dos dois, um híbrido de diário e agenda, que combina a sua necessidade de se organizar com o desejo de fazer um registro das coisas mais importantes que acontecem na sua rotina.

52 pontos como funciona um diário em tópicos

ele não é tão limitante quanto uma agenda comum: é você que monta os dias, as semanas, os calendários do mês. você coloca nele o que quiser. e é tão livre quanto um diário tradicional: você pode escrever quantas páginas quiser pra um único dia, fazer colagens, colocar fitas coloridas e fotos fofinhas (tipo o bullet journal da Duds!) e usar muitas canetas coloridas.

o principal é que o diário em tópicos te dá liberdade de fazer o que é melhor pra você. você não precisa ficar presa num formato (tipo as agendas – eu amava as da Capricho!) e pode montar o seu caderno de uma maneira que funcione para o que você precisa.

esse formato não surgiu do nada. ele foi evoluindo ao longo dos anos (a Rachel fala muito sobre isso no livro Diário em Tópicos), mas, oficialmente, quem desenvolveu o método bullet journal foi um moço muito simpático chamado Ryder Carroll. porque ele mesmo não conseguia se organizar, ele começou a explorar como tornar os dias menos bagunçados e assim surgiu esse método.

o principal é que ele exige um formato de registro rápido. tipo, não vale você passar duas horas por dia montando a sua página se você tem uma rotina mega corrida e com muitas demandas. então, tem que ser uma coisa prática: você bate o olho ali e sabe exatamente o que tem que fazer, como e quando.

por isso que esse caderno funciona com alguns símbolos chave (que eu vou explicar melhor mais pra frente), que você olha e imediatamente identifica o que é uma tarefa, o que é urgente, o que é um compromisso e o que é uma anotação. o mais importante é que você saiba exatamente quais são esses símbolos e o que eles significam, para o processo ficar mais prático.

então, é mais ou menos assim: você cria o seu diário em tópicos segundo o seu propósito. daí, seleciona símbolos que vão identificar o que você escreve ali e ajusta cada dia de acordo com as suas necessidades. independentemente de você fazer um layout pra semana toda ou uma página por dia ou algumas páginas por dia, você precisa ter em mente que a forma como você escreve ali tem que ser de fácil identificação.

é por isso que algumas pessoas não usam o modelo tradicional de índex (que a gente a vai ver no próximo post), e apostam num sistema de cores (uma cor diferente pra cada área da vida), pra facilitar ainda mais esse processo.

você não precisa fazer como elas, mas precisa encontrar uma forma de olhar para o seu caderninho e saber o que as coisas que estão ali significam e como esse formato se encaixa no seu propósito. pra te ajudar, eu ainda montei um videozinho que vai explicar exatamente como ele funciona e como ele pode te ajudar, tá bom?

você tem alguma dúvida sobre como o diário em tópicos funciona? me conta nos comentários!

52 pontos banner

 

12 comentários

  1. Maki amei a sua voz, nunca tinha visto um vídeo seu com sua voz, que legal, que linda, que maravilhosa ♥♥
    Faz mais vídeos assim.
    Bjimm

    1. Maki respondeu Gardenya Barbosa

      ahahahahahahahah fofinha, brigada! eu fico meio encabulada, ainda…mas quem sabe eu não adoto esse formato, né?

  2. yasnaya comentou:

    Adoroooooooooo bullet journal, tô comprando as coisinhas que preciso pra começar o meu.
    Amo papelaria, então né, tô passando superbem, menos o meu bolso que tá chorando.
    Loka pra compartilhar o meu!
    Gostei do vídeo ♥

    xoxo

    1. Maki respondeu yasnaya

      ahahahahahahah olha, conheço esse mal, viu? mas o mais importante é fazer com carinho e de uma forma que funcione pra você! ♥

  3. Sheila comentou:

    Amei de mais teu post!
    Estou voltando com meu Boju e ainda estou meio em dúvida sobre as legendas. Quero fazer algo bem prático e fácil de me localizar. Estou dando uma pesquisada, mas se você fizer um post falando só das chaves eu ficaria muiiiiiiiiito feliz!
    Bjus! E querooooo muito conteúdo sobre Bullet journal.

    1. Maki respondeu Sheila

      eu vou fazer, sim, Sheila! vai demorar algumas semanas ainda, mas eu garanto que sai ;) vai fazer parte do projeto 52 pontos ♥

  4. Essa série tá muito incrível Maki, vou recomendar pra todo mundo e aprender muito também <3

    1. Maki respondeu Wanila goularte

      ahhhh Wan ♥ brigada mesmo, você é muito amor!

  5. Sempre vejo imagens desses diários em tópicos e são sempre lindos.
    Eu tenho uma agenda e tento deixá-la colorida, mas nem sempre fica bonita.
    Beijos

    1. Maki respondeu Aline Amorim

      Aline, pensa um pouquinho na sua meta: você quer se organizar ou ter uma agenda bonita? porque, a partir dessa resposta, você consegue adaptar o seu método de acordo, entende? e outra, esses diários super bonitos não surgem do dia pra noite. são fruto de muuuuuuita prática e dedicação!

  6. Monique S comentou:

    A D O R E I O VIDEO! Estou buscando um novo método de organização e me indicaram o bullet journal. Estava, na verdade, estou me sentindo um pouco perdida, ainda nesse mundo!
    Tentei o planner esse ano, comprei um bem caro, não utilizei e isso me frustou muito. Fui entender que, via um monte de espaço vazio, e isso me desmotivava a usar.
    Tentarei o buJo. Ja vi varios sites, páginas, e não sabia por onde começar rs Não sou das mais criativas e ficava vendo cada um mais lindo do que o outro e perguntava se valia a pena. Mas, depois desse video, vi que não é preciso muito para começar e me animei a tentar. Vou aproveitar esses dois meses que restam pra tentar com calma.
    Obrigada!!!

    1. Maki respondeu Monique S

      boa sorte, Monique! depois me conta se deu certo? ♥

deixe seu comentário