como se recuperar de uma semana difícil

semana difícil

as pessoas sofrem muito no mundo. e tem semanas que nada parece fazer sentido, é um 7×1 diferente todos os dias. você ouve de longe os locutores gritando ‘goooool da alemanha‘ e a espinha fica toda arrepiada só pensando no tanto de coisa pesada que você vai ter que lidar nas próximas horas. tem semanas que parece não ser fácil viver.

mas a gente precisa lembrar de não desistir e que tudo isso tem um motivo. quando parece que o universo inteiro tá contra a gente, lembrar que a gente tem uma vida muito maior do que os nossos problemas no trabalho é uma saída pras coisas estranhas que a gente sente.

em uma semana tudo pode mudar, e o mundo é impiedoso. ele não espera a gente se sentir pronta o suficiente para lidar com as coisas. ele só as apresenta. e aí a gente tem que fazer um malabarismo pra conseguir equilibrar tudo e (tentar) não perder a cabeça. na maior parte das vezes, essa é a real missão impossível.

eu escrevo esse texto, então, pensando em você: você que precisa de um abraço depois de uma semana difícil e um pouco de esperança de que as coisas vão ser melhores na semana que vem (ou, quem sabe, amanhã).

1.se dê tempo para respirar

sabe sexta à noite quando você chega exausta do trabalho e só quer se jogar na cama por tempo o suficiente até a sua barriga começar a doer de fome e você precisar levantar pra comer? se dê esse tempo. respire. relaxe. tire uns minutinhos pra ficar deitada em posição fetal se você acha que precisa. abrace o seu cachorro. tente abraçar o seu gato (a gente sabe que às vezes eles não querem, né?). abrace a sua mãe. abrace qualquer pessoa ou coisa, vale até o seu travesseiro preferido ou aquele bichinho de pelúcia que você disse pra todo mundo que jogou fora, mas que continua em cima da cama.

2.faça um plano

cada pessoa lida com uma semana ruim de um jeito, mas acho que usar o papel e a caneta para colocar as ideias em ordem é uma das melhores coisas que eu aprendi nesse caminho. faça um plano. pense no que você precisa resolver e qual a melhor maneira de fazer isso, faça uma lista de tarefas que você possa cumprir. nem tudo pode ser planejado assim, mas colocar as coisas em perspectiva já ajuda –  muito – a lidar com momentos complicados. é uma das alegrias que o bullet journal me trouxe. ♥

semana difícil

3.faça algo que você ama

se você acompanha o blog, então sabe que eu nunca digo ‘não’ para uma boa xícara de chá. toda vez que sinto que o dia está complicado ou que a semana está puxada, eu paro tudo, faço um chá e tomo uma xícara aconchegada na cama, assisto um pouco dos meus doramas preferidos ou ouvindo uma música que amo. é tipo um momento de ‘desconecte-se’ pra eu lembrar do porquê estou fazendo as coisas, sabe? uma lembrança do meu propósito.

4.desabafe

uma coisa que eu aprendi nos últimos tempos é que falar sobre o que você sente é uma forma de aliviar o seu coração. quando a gente fica com esse monte de barulho mental rodando na cabeça, a sensação de que você está completamente perdida (e sozinha) é inevitável. mas se você conversa com alguém sobre o que está acontecendo, vai perceber que muito provavelmente o seu problema é mais fácil de ser resolvido do que você imagina. isso ajuda, sabe?

5.saia do seu casulinho

por mais que às vezes seja bom você ficar quietinha no seu canto, um dos melhores remédios pra superar uma semana difícil é saindo de casa e vendo o mundo – encontre com os seus amigos, dê uma volta no seu bairro, pare para tomar um café no Starbucks… saia de casa e aproveite os momentos de folga como eles merecem ser aproveitados! ficar em casa pode ser legal, mas é também o maior convite para você passar dois dias fritando e remoendo sobre o que aconteceu durante a semana. e ninguém precisa disso, né?

 

semanas difíceis podem acontecer mesmo, mas a boa notícia é que elas passam. ao invés da gente ficar alimentando o que rolou de ruim, não é muito mais produtivo a gente agradecer pelas lições aprendidas e olhar pra frente? eu gosto de acreditar que sim ♥.

o que você faz pra se recuperar de uma semana ruim?

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12 Comments

  1. Responder

    Pamella Feraidrus

    junho 13, 2017

    Tô amando seu blog, os assuntos abordados e sua escrita me agradaram. Eu sou tão noobie que não sei como faço para te seguir 0.o

    • Responder

      Maki

      junho 13, 2017

      oi, Pamella! você pode acompanhar o blog pelo Face, pelo Twitter ou pelo Bloglovin, se for mais fácil! se você olhar na barra lateral, todos os links estão lá!

  2. Responder

    Brenna

    junho 12, 2017

    Maki 😍

    Tu e essas dicas incríveis que me fazem acreditar que sim, aos pouquinhos meus dias difíceis (que são constantes) serão menos dolorosos.

    Vou tentar colocar em prática e me livrar um pouco dessa negatividade

    Gratidão 🌹

    Um xero potiguar. 😙

    • Responder

      Maki

      junho 13, 2017

      Brenna, cê é muito fofinha!
      brigada por esse comentário tão gostoso ♥

  3. Responder

    Clara Rocha

    junho 12, 2017

    Maki você e seus textos incríveis que ajudam a gente em tudo! Eu tive uma semana horrorosa (quer dizer…Não foi bem uma semana, para falar a verdade foi um dia só. Que me torturou e que eu fiquei com aquele nó na garganta engolindo o choro por causa de problemas da vida de adulto né ?! Eu fico pensando, que mesmo nesse dia eu tive meu alto e baixo. A primeira coisa que eu tive que enfrentar foi ir para um lugar longe da minha casa, sem eu saber exatamente como chegar lá de onibus. No final eu consegui chegar e fiquei feliz por ter vencido essa barreira. Então eu super concordo com o quinto item : Sair do casulinho faz um bem danado. Eu sei porque me senti assim nesse dia. No final, eu escolhi também tomar um chá de camomila ao final da noite pra ver se relaxava um pouco. Então basicamente fiz duas coisas dessa lista no mesmo dia. ♥

    Ainda acrescentaria mais uma coisa : Apagar a luz do quarto, colocar uma música bem alta e deixar seu corpo se mexer até não aguentar mais.

    • Responder

      Maki

      junho 12, 2017

      AFE, SIM! tipo uma festa no quarto. amo ♥
      ai, miga, fico feliz que no fim deu tudo certo e você se encontrou e conseguiu fazer duas coisinhas gostosinhas por você no mesmo dia. é por aí mesmo. até nos momentos complicados a gente se acha, né? <3

  4. Responder

    maria tereza

    junho 11, 2017

    oi maki!
    sexta-feira cheguei em casa bem cansada depois de uma semana difícil. antes de sair para encontrar com minhas amigas resolvi dar uma olhadinha no blog, vai que ela postou algo novo hoje? e encontrei esse texto lindo e tudo a ver com o momento que eu estava vivendo. simplesmente lindo, simplesmente o universo conspirando a favor. um beijo, ótimo domingo e que Deus te abençoe muito.
    maria tereza

    • Responder

      Maki

      junho 12, 2017

      oi, Maria” ai, fico tão feliz em saber que te ajudou ♥

  5. Responder

    Carina Pedro

    junho 10, 2017

    Gostei das dicas!! Obrigada por compartilhar <3

    • Responder

      Maki

      junho 10, 2017

      brigada você, Carina ♥

  6. Responder

    Grazi

    junho 9, 2017

    belas dicas, Maki ^^
    eu aprendi com o tempo que ficar trancada em casa só piora e me faz me sentir inútil, como se estivesse perdendo a chance de vivenciar coisas bonitas, sabe? Cada vez mais estou aprendendo a não ficar alimentando as coisas ruim e praticando a gratidão. Também acredito ser mais produtivo e saudável <3.
    ahh, chá ♥
    eu gosto muito de tomar um banho à noite com gotinhas de algum óleo essencial relaxante no chão do box. Depois aplico no rosto uma mistura de óleo de rosa mosqueta + OE de palma rosa e tomo um cházinho pra fechar com chave de ouro. Esse ritual me faz tão bem e então durmo tão plena hahah!

    beijão

    • Responder

      Maki

      junho 10, 2017

      num é? eu sinto isso também. quando eu fico trancada em casa parece que a sensação só piora e eu vou me sentindo mal cada hora que passa. às vezes, é difícil me ‘motivar’ a sair de casa, mas eu sempre fico feliz quando percebo o bem que me faz ver outras pessoas, sabe? é tão gostosinho ♥
      essa ideia de banho com óleo essencial é MARAVILHOSA. quero adotar já. e fazer essa rotininha de passar alguma coisa gostosa no rosto + chá é uma das minhas preferidas ♥

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