internet

Quando eu penso em internet, só me vem na mente coisas legais. Os fóruns que eu participei, as comunidades do Orkut que eu amava (‘Deve ser chato ser uma árvore’ – nunca mais esqueci dessa!), o Fotolog que eu já tive, os sites de fanfictions onde eu passei 99% da minha adolescência… Enfim, eu tenho muito carinho por essa tal internet.

Por que desistir dos blogs é tão tentador?

Acontece que eu sei também que o mundo online tem um lado obscuro que eu, ainda bem, consegui ficar longe por boa parte da minha vida na internê – salvo os eventuais comentários em páginas de notícias, que a gente sabe que não deve ler, mas lê mesmo assim. Recentemente, a Lominha, do Sernaiotto, que é uma referência em blogs – e principalmente, em conteúdo sobre blogs para blogs – fez um post falando que estava pensando em desistir desse mundo por causa dessa onda ~bad vibes~. E não à toa.

“As pessoas estão desaprendendo a ser gentis. É muito ódio gratuito, muita gente que acredita que você deve estar disponível, gente que critica sem conhecer as causas. Tá tudo muito frio entre os monitores, sabe? Atitudes que ninguém tomaria se estivesse ali, cara a cara, tomando um café”. A Lominha também acha que isso aconteceu porque a ideia de ganhar um ‘dinheiro fácil’ com a internet ganhou muito espaço na cabeça das pessoas e isso tirou um pouco a ‘humanidade’ das coisas.

“Tá tudo muito frio entre os monitores, sabe? Atitudes que ninguém tomaria se estivesse ali, cara a cara, tomando um café” – Loma, do Sernaiotto

Também, pudera. Não é de hoje que a gente vê blogs estourando da noite para o dia, Youtubers virando celebridades e aparecendo em outdoors de uma hora para a outra e muito dinheiro envolvido nessa brincadeira toda. Nesses casos, eu acho que a comparação é quase inevitável.

A Lominha me falou também uma coisa que eu achei muito interessante: a internet justa é uma ideia utópica. “Tudo que envolve pessoas e distintas opiniões tem conflitos”. E, realmente, isso é verdade. Opinião sempre vai gerar conflitos, e é impossível a gente impedir as pessoas de darem uma opinião sobre qualquer coisa (nem ditadura consegue). Mas, então, qual seria a saída desse mundinho obscuro?

Propósito.

Lembram quando eu falei que tudo o que você precisa pra fazer qualquer coisa é um propósito verdadeiro? Então. A Lominha também acha que os blogs mantêm o seu propósito: “Alguns blogs podem ter perdido o foco, ou foram o pontapé inicial para grandes projetos ou novas profissões. Mas o blog continua sendo aquele lugar que a gente compartilha experiências e faz amigos, mesmo que nem todo mundo o veja mais dessa forma”.

Quando eu comecei o Desancorando, saída de uma experiência não tão legal assim com um outro blog, que eu mantive por 5 anos, a ideia era justamente essa: fazer amigos. Criar um ambiente acolhedor pras pessoas conversarem sobre o que elas quisessem e que eu apenas levantaria a bola.

E, pensando assim, ficou muito mais fácil olhar para as coisas com um olhas mais carinhoso, porque era isso que eu procurava, e isso que eu queria – e ainda quero, todos os dias – proporcionar pra quem entra no blog.

É muito fácil a gente olhar pra uma tela que pisca e achar que não tem ninguém ali do outro lado, lendo o que a gente escreve. Mas isso é mentira. Tão mentira que não dá nem pra levar isso a sério quando a gente lê uma matéria num Uol da vida, por exemplo. Sempre tem alguém do outro lado da tela, seja escrevendo, editando, tirando fotos ou revisando um texto. E essa pessoa tem que ser levada em consideração.

Se a gente esquece que tem alguém do outro lado, trabalhando pra entregar uma coisa (qualquer coisa) que seja, então a gente está travando o fluxo natural das coisas. Entende?

Então, com tudo isso em mente, o que fazer com um blog em pleno 2016?

“Não busque seguidores, faça amigos. Não busque dinheiro, busque contatos. Não procure a perfeição, procure aprimorar o que você sabe. Com o tempo – e se o seu blog acabar – ficam os amigos, ficam as oportunidades e também ficam as suas habilidades bem aprimoradas em fotografia, texto, vídeo. Faça por você, compartilhe o que gosta e o resto, é lucro.”

Pronto, tá feito.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
44 Comentários
  1. Marina Menezes  em julho 18, 2016

    Meeninaa LINDA DO MEU CORAção!!!! Nem te conheci direito mas já te considero pacas! Amei o post, era exatamente o que eu precisava ler! Caí aqui meio de paraquedas procurando pelo blog da lominha (que tá fechado em reforma), aí sem nada para ler, caí na tag do seu blog chamada “sernaiotto” e pensei, porque não? resolvi ler e encontrei mais ou menos o que eu procurava. acabei de escrever um post com essa dúvida sobre o que fazer com meu blog agora, e bem, acho que eu só precisava lembrar porque eu comecei. thank you!!!

    • Maki  em julho 19, 2016

      oi, Marina! menina, que loucura! mas que bom que você chegou aqui! fico muuuiito feliz! e é foda, né? tem vezes que tudo o que a gente precisa é ser lembrada do porquê a gente começou!

  2. Clara Rocha  em junho 03, 2016

    Ok, esse vai ser mais um comentário super grande. e já vi que tem um monte deles. Primeiro, por partes, eu realmente sinto falta do orkut, eu sou da geração da internet, a primeira a fazer orkut da família, a ter um email, a ter um msn, a criar um fotolog, meadd, flogão, kit.net. Sei lá, eu sempre fui muito internáutica, é de mim, não consigo me lembrar de alguma vez em que eu não tenha, estado nesse mundo virtual. e na época do orkut, era ainda pior, porque eu era totalmente viciada, no fake! olha que louco! eu, não vivia sem o fake, eu criava vários fakes as vezes, só para ficar ali, jogando, escrevendo, e me comunicando, criando cenas, fazendo ações, e tudo isso sempre me fez muito feliz, imagina quando o orkut acabou…Acho que isso sempre fez com que eu gostasse disso, sabe ? Uma vida online, onde eu posso fazer amizades, ser quem eu quiser, montar e criar personagens. E eu também lembro de algumas comunidades do orkut, como achei que era sorvete, mas era feijão (eu amava essa), e é engraçado, porque mantenho amizade, até hoje com meus amigos, da internet. Fora que, isso sempre esteve em paralelo, com minha vida pessoal, com o meu blog. Desde muito criança eu já tinha blog. Mas eu tive um em especial, que foi muito querido pra mim, pois ele crescia muito rápido, meu problema é infelizmente, acabei desistindo dele, por um ex namorado, que não gostava da exposição. eu enrolei tudo isso, pra dizer…Que eu entendo, e concordo com tudo que você falou, acho que hoje em dia as pessoas mantem um blog, ou criam blogs, pensando no ganho financeiro, na possibilidade, de virar uma nova celebridade, ganhar jaba em casa, comprar casa, construir uma casa. E confesso que as vezes, eu também crio essas coisas dentro de mim, mas é porque eu vejo e acompanho essas pessoas, então o bom nessas horas, é se afastar um pouco da internet, dessa coisa tão repentina, e tudo isso para tomar consciência, de quem eu sou, o que que eu quero, onde quero chegar com meu blog. E é exatamente o que você escreveu, ter amigos, compartilhar experiências, conversar, aprender, desconstruir.

    • Maki  em junho 04, 2016

      Clara, que comentário maravilhoso! É isso mesmo!
      Eu também sou da geração internet, e sempre fui muito viciada nesse mundinho, sempre gostei muito dele. Mas tem horas que a gente tem que dar um passo atrás pra saber o que a gente quer com ele, sabe? De que forma ele vai deixar a gente mais próxima de quem a gente é de verdade. Isso é possível? (resposta: claro que é!)
      E tudo bem a gente criar esses pensamentos e essas ideias de vez em quando, desde que a gente se lembre de quem a gente é e do nosso propósito nisso tudo ♥

  3. Dinha Belmont  em junho 03, 2016

    caí de paraquedas por aqui, é a primeira vez que frequento seu blog e encontro um espaço tão acolhedor. Até parece que o post foi escrito pra mim, adorei viu!
    beijo e parabéns pelo trabalho

    • Maki  em junho 04, 2016

      Oi, Dinha! Ah, que fofinha você, obrigada! E volte sempre!

  4. Vanessa mendes  em junho 03, 2016

    Olha Há cada coisa que lemos, que realmente da vOntade de largar tudo, mas ai penso: se desistirmos os ‘hAters’ Triunfam…entao para cada comentario odioso, um comentario Sincero, boNdOso …otimo post 😉

    • Maki  em junho 04, 2016

      Exato. Sabe aquela coisa de devolver toda atitude violenta com uma gentil? É tipo isso, mas tem que ter sinceridade sabe? Se a gente pensar que cada pessoa que faz comentários odiosos online tá gritando por amor, não tem como a gente sentir raiva de volta… A gente quebra um ciclo e tudo fica mais tranquilo ♥

  5. Amannda vitorino  em junho 03, 2016

    Eu realmente estava precisando ler algo assim, sabe? Algo para saber que existem mais pessoas que não estão aqui apenas para procurar fama e dinheiro. Pessoas que ainda permanecem aqui para conversar, ajudar e fazer amizades. Muito obrigado por isso!

    • Maki  em junho 04, 2016

      Amanda, obrigada você por esse comentário super fofinho! E claro que ainda existem pessoas assim! Eu sou uma delas, e é um prazer ter você por aqui. Fica a vontade, vem quando quiser e dá um grito se precisar de alguma coisa ♥

  6. KIKA LEAL  em junho 03, 2016

    gostei. “Compartilhe o que você gosta e o resto é lucro.”

    • Maki  em junho 04, 2016

      Simples e no ponto, né?

  7. Alessandra diniz  em junho 03, 2016

    Olá Maki,
    não conhecia seu blog, primeira vez que entro, mas fiquei encantada pelo texto.
    tenho um blog a pouco tempo, e claro que a maioria como eu, também queria ganhar dinheiro com isso, porém não podemos deixar nossos valores de lado.
    depois que passou aquela ansiedade por ter um blog, vi que as coisas não são FÁCEIS e talvez nunca sejam como eu gostaria que fosse, porém se criei um blog deve ser porque eu gosto e não por dinheiro. porque se eu parar e ficar pensando só em dinheiro vou ficar deprimida porque é algo que não chega fácil e requer muita paciência e amor por aquilo que escolhemos fazer.
    hoje tento ver como você é um espaço que vou falar sobre o que eu quiser, vou dar dicas que eu acho interessante, mas vou fazer por amor e não para ter seguidores, ser famosa ou algo do tipo.
    um grande beijo,
    ale.

    • Maki  em junho 03, 2016

      Oi, Ale!
      Acho que todo mundo já passou por isso, né? E você tem razão, não é fácil manter um blog, dá trabalho, ocupa tempo e tem horas que aprece que a cabeça não funciona, mas quando a gente um foco certo, um propósito pra fazer aquilo, e quando a gente coloca esse propósito em prática com carinho e amor, não tem como a coisa não ficar bacana, entende? Faça porque você gosta mesmo e o resto vem!

  8. Lee  em junho 02, 2016

    Maki, que texto lindo. Com o tempo, vão-se os seguidores da moda, ficam os amigos. <3 Amei teu ponto de vista nessas mudanças todas aqui nesse mundão. Beijo e ótimo dia pra ti!

    • Maki  em junho 03, 2016

      Lee, sua fofinha! Obrigada pelo comentário e é bem isso mesmo, os amigos ficam e o carinho que a gente sente também ♥

  9. Thamires Oliveira  em junho 02, 2016

    PRIMEIRA VEZ QUE VENHO AQUI, E DEVO DIZER, ACHO QUE MUITAS PESSOAS ESTÃO PASSANDO POR ESSA FAZE. cREIO QUE QUANDO NÓS FOCAMOS NA RECOMPENSA, NA FAMA, NO DINHEIRO DEIXAMOS DE FAZER ALGO QUE GOSTAMOS E ASSIM TUDO SE TORNA MECÂNICO. o PENSAMENTO DE DESISTÊNCIA ANDAVA RONDANDO A MINHA MENTE, MAS DE CERTA FORMA ME IDENTIFIQUEI COM O TEXTO E ACABOU ME AJUDANDO A REENCONTRAR O OBJETIVO PRINCIPAL.
    qUE POSSAMOS FAZER TUDO COM AMOR ♥

    aMEI O BLOG *-*
    bEIJOS

    • Maki  em junho 03, 2016

      Isso, Thamires! Vamos fazer tudo com amor porque aí, independente do resultado, vai valer MUITO a pena, garanto <3

  10. carla nascimento  em junho 02, 2016

    Eu pensei em desistir recentemente, me dedicar a alguma outra coisa, uma das várias profissões que a internet me ensinou, mas não tenho coragem. A gente não percebe quem toca, porque nem sempre a pessoa nos conta, mas quando conta, faz toda a diferença. O blog acabou sendo TERAPÊUTICO pra mim, me obriga a fazer as coisas que eu enrolo a fazer por desmotivação, é um salva vidas tanto pra mim, quanto pros leitores (se me ver tentando desistir um dia e lembrar desse comentário, por favor, esfregue-o na minha cara).

    • Maki  em junho 03, 2016

      Carla, pode deixar que vou tirar um print e, qualquer coisa, te mando no inbox!
      Mas, sim, é uma terapia mesmo. A gente nunca sabe quem a gente vai tocar com o que a gente escreve, com o que a gente faz online e isso é o mais incrível de ter um blog: saber que, em algum lugar, alguém pode estar lendo o que você escreveu e se identificando com aquilo, usando aquilo pra ficar mais em paz consigo mesmo. Que alegria pensar nisso! E é impossível pensar em desistir quando a gente tem isso em mente.

  11. Victor Sky  em junho 02, 2016

    Nossa eu acabei de conhecer o blog através do compartilhamento da Lominha lá no FB e era o que eu precisava, adorei o blog aqui pq é realmente acolhedor como comentou no post, e é exatamente o que eu busco em meu blog, muitas vezes fico vários dias sem postar mas é exatamente pq eu me preocupo em fazer algo bom para que as pessoas entrem e saibam que foi feito com carinho e não fazer por fazer, realmente a blogosfera anda bem obscura cheia de ódio gratuito esses tempos, e já cheguei a me arrepender e pensar em desistir do blog em 2016 pq muitas vezes parece mesmo que não vale a pena, mas eu sei que sempre tem alguém que faz valer, sei que do outro lado tem leitores que acreditam em minhas verdades e que sempre voltam para descansar a mente ou buscar informação, ou até mesmo ajuda e é o que me tem feito continuar até hoje, pois nem mesmo os blogueiros iniciantes hoje em dia pensam em se ajudar, é cada um por si tentando ganhar alguma grana ou fama, mas esquecem que o que temos de buscar nessa internet que amamos tanto é a paz e tranquilidade, amizades e histórias para compartilhar.

    • Maki  em junho 03, 2016

      Victor, seu fofinho. ♥
      Sim, é isso, quando a gente tá online (e mesmo no mundo offline, viu) a gente esquece que tem alguém do outro lado da tela, lendo o que a gente escreveu. Ou que tem alguém ali que escreveu o que a gente tá lendo. É muito fácil ‘virar o rosto’ pra isso e vomitar qualquer coisa que vem na nossa cabeça. Mas quando a gente lembra que tem alguém ali do outro lado da tela, que tem Vida ali, aí tudo muda e não tem como a gente não olhar pro que quer que seja, uma postagem, um comentário (mesmo que maldoso), um vídeo, e não sentir um carinho enorme por quem fez aquilo, né?

  12. celle  em junho 02, 2016

    cada vez que alguém faz blog e começa a forçar uns posts tudo-a-mesma-coisa e fica forçando fama me dá uma gastura. não sei como conseguem, mudar tudo em si em troca de algo que nem sabe se vai rolar. triste :~
    o post ficou super motivador mesmo. claro, tem duas das pessoas mais maravilhosas da internet nele ♥
    beijo!

    • Maki  em junho 03, 2016

      celle maravilhosa ♥
      concordo, não dá pra ler um blog que vai sempre pro mesmo lugar comum. tem que ter a pessoa nele, sabe? quem escreve? a gente tem que se identificar com o que tá sendo escrito, se não, não rola!

  13. Thaysa  em junho 02, 2016

    Acabei de conhecer o seu blog por meio do compartilhamento da loma. foi uma grata surpresa, não só por esse texto que fez muito sentido pra mim, no alto dos meus 10 – ou menos – visitantes por dia, mas também por achar mais um blog pessoal cheeeio de propósito e posts bacanudos. 🙂

    • Maki  em junho 02, 2016

      Oi, Thaysa!
      Bem-vinda! Fico muuuuito feliz que você gostou e, acredite, tenho certeza que independente do número de visitantes que você tem por dia, se você escreve com amor, todos sentem ♥ E isso é o mais importante, né?

  14. Aline Amorim  em junho 02, 2016

    Disse tudo! Temos que pensar apenas em fazer amigos, e aprimorar habilidades.
    Beijos

    • Maki  em junho 02, 2016

      Sim, exato! Se a gente pensa só na fama… Aí, é frustração na certa, né?

  15. Carol Pestana  em junho 02, 2016

    Post que veio em boa hora e que deu um ânimo a mais, é tão bom ver que todas temps esses momentos crise de blog em que parece que não tem mais propósito, mas é exatamente o proposito que devemos usar como âncora para manter o foco (e a cabeça) no lugar!
    Amei muito! Beijão

    • Maki  em junho 03, 2016

      Isso, Carol! O propósito é o nosso norte, quando a gente sabe qual é a meta, fica muito mais fácil fazer qualquer coisa (inclusive escrever no blog!)
      Obrigada pelo seu comentário! Beijos

  16. Beatriz  em junho 02, 2016

    Engraçado você dizer isso … eu nunca tive umblog, mas acho tão legal acompanhar … só que em geral os poucos que acompanho são pouco conhecidos, são em geral bem pequenos e eu costumo lembrar de como a pessoa é (no que ela expõe pelo menos) …. acho muito legal essa onda de ter acesso as pessoas, a seus pensamentos e um pouco da intimidade delas, sendo q no Dia a dia é mto difícil ter isso (vida corrida, trabalhos, afazeres) pra ser sincera tenho uns 5 amigos que considero o suficiente pra partilharmos nossas vidas.

    Sinto que na internet é mais fácil encontrar pessoas “em sintonia “comigo , para “bater um papo” tipo co sua postagem agora. Obrigada

    Um beijão

    • Maki  em junho 03, 2016

      Beatriz, eu entendo muito o que você está falando. Parece que a internet quebra barreiras mesmo e fica mais fácil você conhecer pessoas de acordo com aquilo que você gosta, com as suas afinidades. E isso é ótimo! A internet serve pra isso mesmo, pra gente encontrar mais pessoas como a gente e usar esses contatos pra espalhar coisas boas por aí ♥

  17. Andressa  em junho 02, 2016

    que texto maravilhoso! As vezes é tão difícil manter um blog, porque além de blogueiros estarem apenas procurando por seguidores, muitas pessoas só querem ler blogs/ver vídeos de quem já é bem reconhecido. mas acho que o destino é esse mesmo. manter o foco, compartilhar coisas boas e fazer amigos por aí.

    • Maki  em junho 03, 2016

      Isso, Andressa! Vamos usar os blogs como uma forma de criar relacionamentos! É uma ferramenta incrível pra fazer amizades, conhecer pessoas diferentes e se aprimorar naquilo que você gosta, como a Lominha falou. Fazer as coisas com amor mesmo, sabe? Se o dinheiro tiver que vir por esse meio, ele vem!

  18. Aline Mesquita Miranda  em junho 02, 2016

    Já tinha gostado do post da Loma, como não amar esse também. Acho que hoje em dia as pessoas falam tudo o que querem justamente por não estarem olho no olho, isso dá uma coragem incrível. Já li vários comentários desnecessários. Que, ao meu ver,a pessoa poderia muito bem guardar para si a sua opinião. Tenho um blog (é recente) e nunca o fiz por pensar em ganhar dinheiro. Gosto de compartilhar com as pessoas o que eu gosto da vida. Se vão gostar ou não, não sei, mas faço por carinho e amor.

    Um beijo e sucesso…

    • Maki  em junho 03, 2016

      Oi, Aline!
      Pois é, quando eu vejo comentários maldosos online, eu prefiro ver como um pedido de amor. Sabe? A pessoa deve se sentir tão mal consigo mesma que ela tem que descontar isso de alguma forma, é um grito de ajuda. O que a gente mais pode fazer a respeito é cuidar, é dar carinho de volta, é fazer tudo com amor. E isso reflete sabe? Quando você vê, esses comentários sumiram da sua vista, porque não combinam com um ambiente amoroso mesmo!

  19. Laura Nolasco  em junho 01, 2016

    MARAVILHOSO seu texto (como sempre, né?). Sinto muito isso com blogs, mas ainda bem encontrei uma turminha na blogesfera pra chamar de minha, com a qual me identifico e sinto que são verdadeiras amigas, sabe? tenho sentido muito isso da frieza nos blogs, e algo que me incomoda sobre é que as pessoas pensam tanto na ideia de “grana facil” que se esquecem do que realmente gostam. A lógica é: se eu focar em um nicho vai ser mais fácil crescer e ganhar dinheiro então vou parar de falar de todo o resto… oi?
    Me vi nesse dilema de encontrar/me encaixar num nicho ano passado ou retrasado. minha mente ficou pensando que com anos de blog, não tinha parceria nenhuma por isso e que tinha que mudar isso… aí pronto, veio um bloqueio criativo. Depois disso, resolvi diversificar os assuntos e falar de tudo que eu gosto… PRONTO! Tudo ótimo, conheci blogs novos, tenho mantido a frequencia do meu… tão melhor, faz tanto mais sentido pra mim!
    Amei oo post!
    Beijos!

    • Maki  em junho 03, 2016

      Laura, exato! Uma coisa é você criar um blog com um propósito de fazer dele o seu negócio, tem todo um planejamento envolvido, outra coisa totalmente diferente é você fazer um blog esperando ganhar dinheiro. Percebe que são coisas diferentes? Não tem nada errado querer ganhar dinheiro com isso, a questão é que as pessoas acha que isso é fácil e que existe uma fórmula pronta que, se seguida, vai dar um resultado instantâneo! E a gente sabe que não é bem assim, né? Mas que incrível que você usou o seu blog pra fazer amizades e falar sobre o que você gosta, o que vier disso é lucro (e vale tudo, desde dinheiro, até amizades, até aquele email de leitora que te deixa com lágrimas nos olhos!)

  20. eu queria muito conseguir viver de criar conteúdo na web. mas claro, isso não é algo que vem de uma hora para outra.
    concordo com todo o seu texto. nós que vivemos a internet todos os dias, seja criando ou consumindo, temos que, de maneira inconsciente, estar preparados para os apontar de dedos gratuitos e para a avalanche de informações vinda daqueles que querem dinheiro e dinheiro.
    só há pouco tempo eu entendi que em algum momento eu fiz parte desse pessoal que queria dinheiro e não teve nada.
    hoje, tô bem na vibe das dicas da loma: compartilhar o que gosto e o que vier é lucro, seja isso contatos, conhecimento, experiências ou dinheiro.
    Adorei o texto. Beijo!

    • Maki  em junho 03, 2016

      Sâmia, sei bem o que você quer dizer, eu já passei por essa fase também. É difícil mesmo fazer essa mudança, mas é muito gratificante ver quando as pessoas veem ao seu blog porque elas gostam mesmo e não porque tem milhões de acessos e quem escreve é ‘famoso’ (jamais desmerecendo o que essas pessoas fazem, não deixa de ser um trabalho). Mas a gente tira a pressão da nossa própria cabeça, e isso é o mais importante. Fazer as coisas com carinho mesmo, sabe?

  21. amanda welp  em junho 01, 2016

    Eu penso muito nisso de ser fiel ao que eu escrevo e ao propósito do meu blog. Vejo muita gente que começou depois de mim e que ta crescendo exorbitantemente mas de uma forma totalmente desonesta, usando as pessoas (e ainda fingindo ser ~~good vibes~~) e isso me entristesse um monte, até me desmotiva. Mas quando vejo blogs lindos, com gente de verdade e que faz isso por amor (como no seu caso) eu sigo em frente.

    Beijão, e muito amor nessa blogosfera ♥

    • Maki  em junho 03, 2016

      Amanda, que coisa mais fofa esse seu comentário!
      Eu entendo o que você quer dizer porque já vi muita gente crescendo da noite pro dia e me senti MUITO desmotivada por conta disso (e eu? e o meu dinheiro? e as minhas parcerias? e as minhas campanhas e publiposts?). Mas hoje eu entendo que o que eu entrego no blog é muito mais importante do que qualquer cheque. Como falei num outro comentário aqui, se o dinheiro vier, então vai ser só mais uma forma de gratidão pelo o que eu entrego pras pessoas. Mas comentários como o seu são a minha maior motivação para continuar. Obrigada! ♥

  22. Aline  em junho 01, 2016

    Maki, seu blog é um dos lugares mais olho no olho da internet hoje em dia. E exatamente por você ter seu próprosito definido você consegue fazer o que planejou para ele. Sem contar que ele é inspirador.
    Eu acho que a monetização dos blogs ao mesmo tempo que ajudou muita gente, atrapalhou muitas outras. Não deveria ser o propósito, mas sim uma consequência. Vejo gente começando o blog em uma semana e na outra correndo atrás de parcerias, e aí quando não conseguem, mais um blog que poderia ser super bacana acaba sendo abandonado.
    Antes de criar meu blog eu sentei para pensar o que eu queria com ele, ele é um bebê, tem pouco menos de 5 meses, mas a experiência tem sido INCRÍVEL e me sinto muito feliz por ter meu é espaço e muitas vezes ajudar alguém do outro lado da tela.
    É o propósito, as coisas só acontecem quando é com propósito.

    Beijo❤

    • Maki  em junho 03, 2016

      Isso mesmo, Aline! Às vezes a pessoa perde a chance de fazer uma coisa incrível porque fica super focada no dinheiro e no possível retorno financeiro que o projeto tem, e esquece que ter um blog é muito mais do que fazer grana… Tem como fazer as coisas de uma maneira bacana, com Vida por trás, com muito amor… Se o dinheiro vier, então vai ser só mais uma forma de gratidão pelo o que você entrega ♥